Tópico das Casas

o mercado antecipa essas subidas do BCE

5% em Portugal seria um desastre

A Euribor a 12M caminha para lá, falta menos de 1,2%.
Subiu 4,2% num ano.

De qualquer das formas, será mais duro as taxas de juro irem para 4% e manterem-se aí uns bons anos, do que dar um toque nos 5% e cair logo de seguida rapidamente para metade ou menos...

Isto das opiniões sobre os juros é sempre muito engraçado.

É uma catástrofe quando sobem, coitado do povo trabalhador, não consegue pagar os empréstimos das casas.
Sabendo que a literacia financeira neste país é o que é, estica-se a corda ao máximo para pedir o máximo de dinheiro possível, taxa fixa, isso é muito caro, querem é saber o valor da primeira prestação, acham que se vai manter pelos (de preferência) 60 anos de empréstimo.

É subsídios e taxas bonificadas, é o levantamento popular.

No entanto, o facto de termos uma inflação a rondar os 2 dígitos, não parece preocupar ninguém (pelo contrário, quanto maior inflação, menor o valor daquilo que se deve), em que as poupanças de quem não embarcou em aventuras se esfumam com desvalorizações de ~10% ao ano, com juros ridículos e que muito pouco fazem para combater a inflação.

É o premiar da irresponsabilidade e da ostentação. Nada temam, o estado paga.

Eu devia era vender a minha casa e fazer uma de um milhão, vender o Ford e comprar um 911 Turbo. Se pedir uns cobres emprestado também consigo. Se não tiver dinheiro para pagar as prestações, peço mais emprestado, o estado não vai deixar de socorrer um pobre endividado.

Anda aqui um gajo sem dever nada a ninguém, e a recompensa que tem é empobrecer a cada dia que passa, mesmo com os juros de 3,5% dos CA... [8b]

Sei que isto que escrevi é altamente impopular, mas infelizmente isso é consequência de termos chegado onde chegámos.

O meu post em Outubro de 2022, quando começou o barulho das subidas dos juros:
Whatever.

Eu só espero é que o estado nao vá numa de agora ir dar colinho a essa malta, cada um mete-se naquilo que pode, se uns vestem umas calças que nao lhe correspondem, pois, apeitem-se.

Sei de "n" exemplos que tem casas completamente desajustadas daquilo que sao os seus rendimentos, muito por culpa do boom do imobiliário dos ultimos anos e da facilidade no acesso ao crédito. Onde é que um casal, jovem, independentemente das profissoes (diferenciadas ou nao), com rendimentos muitas vezes que nao chegam aos 3000€ liq do casal, têm capacidade para moradias a rondar os 300/400k que é a bitola normal em spots tipo Margem Sul?
Ok, ter vendido propriedades anteriores com bons lucros (muitas vezes apartamentos), mas mesmo assim a liability é enorme (sempre acima dos 200k).

Eu tenho o problema de nao curtir muito divida, mas aceito-a, agora nao me venham é meter o dedo num sitio que eu cá sei para ajudar pessoal que se mandou para fora de pé pq sim, quando muitos deles viviam tranquilos em apartamentos decentes, comprados a preços bons e com financiamentos que se suportavam tranquilamente, mas a sede de apropriar-se de bens XPTO e caros é tanta que se mandaram, agora aguenta e nao chora bebé... Fdx eu tb curtia ter um M4 Cabrio e um Apt fancy de frente po mar, mas olha, tenho um 220d Cabrio e um T1 de 60m2, é a vidinggggggg e nao morro por isso. [:)] Tenho uma educaçao péssima para viver em PT, já sei, a mim sempre me ensinaram a gastar de forma contida e moderada, algo que em PT nao é muito bem visto, aparentemente, já que o governo tá sp pronto para suportar as loucuras, talvez pq se revê na própria populaçao.

​Pelos vistos já esperava isto.

Eu já estive fora, e agora continuo a ter um pé muito fora a nivel profissional, mas cada vez começa a ser mais clara na minha cabeça a saída de Portugal a full outra vez... Chega desta mrd... Irrespirável é a palavra chave.

Eu moro na Maia e por esse preço deve ser num buraco não? É que nem usadas vi por valores como esses.

Por aquele valor são antigas com um tanque.

Novas perto do maia jardim, 650.

Este abaixo em pré-venda​ na rotunda do chantre são praticamente 600k. Um t5 a partir de 750k... Até na periferia esta tudo louco...

image.png

O meu post em Outubro de 2022, quando começou o barulho das subidas dos juros:

​Pelos vistos já esperava isto.

Eu já estive fora, e agora continuo a ter um pé muito fora a nivel profissional, mas cada vez começa a ser mais clara na minha cabeça a saída de Portugal a full outra vez... Chega desta mrd... Irrespirável é a palavra chave.

Isso não é exclusivo de Portugal. 58% dos Americanos vivem paycheck to paychek sem possibilidades de fazer face a uma despesa inesperada sem se endividarem, incluindo 30% dos que ganham mais de 250k USD por ano. A esmagadora maioria dos seres humanos não conseguem resistir à gratificação imediata.

Mas já disseram aí que nos US of A, quando nascem já vêm com os manuais de gestão decorados.... [;)]

É uma catástrofe quando sobem, coitado do povo trabalhador, não consegue pagar os empréstimos das casas.
Sabendo que a literacia financeira neste país é o que é, estica-se a corda ao máximo para pedir o máximo de dinheiro possível, taxa fixa, isso é muito caro, querem é saber o valor da primeira prestação, acham que se vai manter pelos (de preferência) 60 anos de empréstimo.

uns posts aí acima, um companheiro relatou que o próprio banco o incentivava a pedir mais, ou comprar casa mais cara, algo assim

o próprio banco !!!

ele foi sensato e não seguiu esse mau conselho, mas muitos devem ter seguido, e agora....

uns posts aí acima, um companheiro relatou que o próprio banco o incentivava a pedir mais, ou comprar casa mais cara, algo assim

o próprio banco !!!

ele foi sensato e não seguiu esse mau conselho, mas muitos devem ter seguido, e agora....

Se por esta altura ainda acreditam em bancos e em "gestores de conta"...

Nunca mais me esquece a 6ª feira antes do fim de semana em que o BES foi "resolvido" que me telefona a gestora de conta a dizer que o meu depósito "Cristiano Ronaldo" estava a acabar, e se o podia transferir para um "produto" com rentabilidade semelhante. Pedi que me mandasse a ficha técnica por email, e eram Obrigações BES London qq coisa... [:D]

Outubro 77. Junto ao Saldanha.

Apesar de não ser o melhor T3 do mundo, até vivia nesta casa.

O Chato é que custa 1.5 milhões. [:D]

Ah e o que se falava... T3 no Saldanha com.... 1 lugar de garagem.

Não te parece que nesta gama de preços deveria ter 2 ou 3 lugares de estacionamento e 3 suites?

Parece-me bastante bom e o sitio fantástico.

Tenho algumas dúvidas nas questões de luz natural, nomeadamente na Sala e claro na abertura da cozinha para a sala de jantar que não aprecio.

Sinceramente dada a conjugação de factores o preço até me parece adequado. Nesse local há uma forte possibilidade de um dos membros do casal (se for um casal) poder andar de transportes. Mas claro que 2 lugares de estacionamento eram desejáveis.

Neste tipo de valores provavelmente o casal tem 2 ou até mesmo 3 carros bons/muito bons.

Vai deixá-los na rua?

O promotor não pensa nisso?

Por aquele valor são antigas com um tanque.

Novas perto do maia jardim, 650.

Este abaixo em pré-venda​ na rotunda do chantre são praticamente 600k. Um t5 a partir de 750k... Até na periferia esta tudo louco...

Casas estão impossíveis de lhe tocar....

Apartamentos está a nascer muita coisa... Na Zona de Moreira junto á junta de freguesia estão a fazer 4 prédios, e estão mais 3 para arrancar... Pelo que vou vendo andam a rondar os 300k T3 e em planta andam entre 225k/275k (e até acho que já está quase tudo reservado).. Visto que no meu prédio estão a pedir 280k por um T3 com 25 anos até nem estão caros, mas já nem sei o que pensar...

Last edited:
Não te parece que nesta gama de preços deveria ter 2 ou 3 lugares de estacionamento e 3 suites?

Isto são preços completamente fora da realidade portuguesa, altamente disparatados, surreais, infundados, etc etc, etc, etc

Não tenho 3 suites, mas também 3 wc's e dividindo aquele preço por 5 tenho lugar para 3 carros.

Pergunta para os entendidos.

Neste momento parece-me que será a melhor altura para amortizar ou mesmo liquidar.

Contudo, tendo em conta o que veio nas notícias os juros serão bonificados até 720€/ano é isso.

Se pagar 1720€/ano de juros consigo ir buscar os 720€, por exemplo ?

Ou há algo que me está a escapar?

Pergunta para os entendidos.

Neste momento parece-me que será a melhor altura para amortizar ou mesmo liquidar.

Contudo, tendo em conta o que veio nas notícias os juros serão bonificados até 720€/ano é isso.

Se pagar 1720€/ano de juros consigo ir buscar os 720€, por exemplo ?

Ou há algo que me está a escapar?

Se podes amortizar amortiza.
Senão vais pagar 1720 para tentar recuperar 720???

Se podes amortizar amortiza.
Senão vais pagar 1720 para tentar recuperar 720???

O que eu tinha pensado é que toda as pessoas poderiam ir buscar os 720€ desde que empréstimo até 200k e escalão 6 de irs.

Ora eu considero razoável até 1k de juros/ano.

Pensei que poderia amortizar até ficar um valor +/- de 2k de juros/ano visto depois ir buscar os tais 720€.

Mas já vi que não será nada disto.

Parece que n há mais sitio nenhum....
Antes , bastava ir para Sintra ou similar que os preços desciam logo " a pique ", perfeitamente " fazível " para o comum mortal.

Mas a malta adora estar toda amontoada cada vez mais nos mesmos sítios mesmo que tenha de dar um rim.

Desculpa lá, mas porque raio vou eu para Sintra? Para estar a 1h30 de carro ao trabalho?

Amontoado?

Há quem goste da vida de cidade.

Se há locais espectaculares por todo o país? Sim há, há tivemos (em casal) três oportunidades para nos mudarmos de zona. Uma para o Norte, uma no centro e outra no Sul, mas nenhuma chegou aos valores necessários para tal mudança.

Back