Tópico das Casas

Não te parece que nesta gama de preços deveria ter 2 ou 3 lugares de estacionamento e 3 suites?

Sim devia ter mais lugares (até acho que devia ser obrigatório...)
As suites não acho que seja requisito primordial.

Mas também é uma remodelação parcial numa zona consolidada de lisboa e com as suas limitações.

O que tu escreveste não reflecte a maior parte das pessoas que comprou casa. Pode descrever a fatia dos irresponsáveis, mas esses seriam-no com juros altos ou baixos.
Eu também estou bem f***** porque como sou responsável, vou pagar a minha casa sozinho e agora vou ajudar a pagar a casa dos outros com os meus impostos.
Agora, sejamos honestos, eu por exemplo comprei a última casa com mais de metade do valor em capitais próprios, mas eu não tenho 25/30 anos nem estou a começar uma vida. Os jovens que tiveram que comprar a sua primeira casa no mercado actual (porque não há outro), por mais responsáveis que sejam vão sofrer a valer, e com euribor de 5% muitos vão falir, e depois deles sofrerem não pensem que há milagres, porque depois sofremos todos. Por coisas como estas, entre outras, é que passamos os dias a reclamar no tópico da crise...
A alternativa era uma geração a viver em casa dos pais, casados e com filhos, todos em comunidade...!

Exatamente. Um indivíduo sozinho é um péssimo observador de realidades agregadas. Há demasiados enviesamentos para tirarmos qualquer tipo de conclusão válida. O caso atual do crédito habitação é paradigmático: toda a gente se queixa das subidas das taxas e das prestações, a comunicação social pega nos casos mais chocantes e vai daí o cidadão conclui que é o fim do mundo em cuecas. Não é. As taxas de incumprimento atuais não passam dos 0,6%. Mesmo que passem dos 3% como aconteceu no tempo da troika, será um grande problema para os afectados sem dúvida, mas globalmente não vai ser nenhuma catástrofe.
Ao contrário da ideia que muitas vezes passa, os portugueses são na sua maioria desconfiados e precavidos. O problema é que a minoria dos que não são é muito mais ruidosa.

Leiam o que foi anunciado.

só é pago metade do excesso acima de 3 pontos do contratado, até esse valor.

é uma mão cheia de nada para a maioria dos casos.

Isto
As ajudas vão ser 50% do valor, quando a tx for 3 pontos percentuais acima da taxa do contrato. ( e desde que nao passe os 200k o imovel ou escalao 6 do IRS)
ex:

100k de empréstimo
contrato feito com 0% a 6 meses.
a Tx, quando passar para 5%, são mais 5000 euros de juros ao ano.
eles comparticipam 50% acima dos 3%, ou seja, no máximo, pagariam 50% dos 2000 euros ou seja 1000 euros/ano. Mas bate no limite, logo ajudam em 720 ( ou 760 ja nao sei)

Eu sou contra esta ajuda, mas o pessoal com a inflação que temos, e depois de ver os juros a aumentar mais de 400 euros por mês ( nestas contas), se estiver à espera dos 60 euros por mês... bem que vai passar fome[s)]

Isto
As ajudas vão ser 50% do valor, quando a tx for 3 pontos percentuais acima da taxa do contrato. ( e desde que nao passe os 200k o imovel ou escalao 6 do IRS)
ex:

100k de empréstimo
eles comparticipam 50% acima dos 3%, ou seja, no máximo, pagariam 50% dos 2000 euros ou seja 1000 euros/ano. Mas bate no limite, logo ajudam em 720 ( ou 760 ja nao sei)

Eu sou contra esta ajuda, mas o pessoal com a inflação que temos, e depois de ver os juros a aumentar mais de 400 euros por mês ( nestas contas), se estiver à espera dos 60 euros por mês... bem que vai passar fome[s)]

De acordo com esta explicação já podemos amortizar e mesmo assim ir buscar os 720€.

Mesmo que o valor seja pequeno interessa é ultrapassar os 3%

Fazendo o mesmo raciocino para 50k
Com 0% a 6M

A taxa quando passar para 5% são mais 2500€ de juros ao ano.
Comparticipando 50% acima dos 3%, ou seja, no máximo 50% de 1000€ que seriam 500€.

Pagaria de juros 2000€/ ano

Last edited:
Isto
ex:

100k de empréstimo

Baixem os impostos

De acordo com esta explicação já podemos amortizar e mesmo assim ir buscar os 720€.

Mesmo que o valor seja pequeno interessa é ultrapassar os 3%

Fazendo o mesmo raciocino para 50k
Com 0% a 6M

A taxa quando passar para 5% são mais 2500€ de juros ao ano.
Comparticipando 50% acima dos 3%, ou seja, no máximo 50% de 1000€ que seriam 500€.

Pagaria de juros 2000€/ ano

Mas tens de estar com uma taxa de esforço de 36% pelo menos...

Esqueci-me desse pequeno grande pormenor…
Já volto a não ser elegível.

😊😊😊

Isto é mais uma medida desenhada em cima do joelho... para dizer que fazem alguma coisa....mas mal

Quem comprou agora nos últimos meses também dificilmente será elegível...

Parece-me bastante bom e o sitio fantástico.

Tenho algumas dúvidas nas questões de luz natural, nomeadamente na Sala e claro na abertura da cozinha para a sala de jantar que não aprecio.

Sinceramente dada a conjugação de factores o preço até me parece adequado. Nesse local há uma forte possibilidade de um dos membros do casal (se for um casal) poder andar de transportes. Mas claro que 2 lugares de estacionamento eram desejáveis.

Saldanha um sítio “fantástico”…….

Gosto do Saldanha para trabalhar, mas para morar já estou quase como o EscapeLivre, não percebo a vossa panca pelas artérias principais da cidade.

Andava eu na faculdade e tinha uma “amiga” na zona do Saldanha. A casa (arrendada) era porreirinha, depois ia-se à varanda e era uma coisa fantástica ver prédios praticamente devolutos da década de 30.

A sério, não entendo, mas deve ser falha minha. Para dar 1,5M e já que não gostam de passar a ponte, eu olharia de caras para uma moradia no Belas Clube de Campo ou similar.

É preciso um estofo para morar no centro de Lisboa, que pessoalmente eu não tenho e nem sequer compreendo. E nasci em Lisboa, cresci em Lisboa, estudei em Lisboa e trabalho em Lisboa.

E ter 1 lugar de garagem… enfim, já comentei aqui muito sobre isso, ou não continue eu com a ideia de um T2 com dois lugares , cuja necessidade é tão maior quanto mais central for a localização.

São preferências...
Eu por exemplo prefiro mil vezes um bom apartamento na cidade do que uma casa em Belas.....

Aliás... não percebo o hype todo em volta do Belas Clube de Campo...

Saldanha um sítio “fantástico”…….

Gosto do Saldanha para trabalhar, mas para morar já estou quase como o EscapeLivre, não percebo a vossa panca pelas artérias principais da cidade.

Andava eu na faculdade e tinha uma “amiga” na zona do Saldanha. A casa (arrendada) era porreirinha, depois ia-se à varanda e era uma coisa fantástica ver prédios praticamente devolutos da década de 30.

A sério, não entendo, mas deve ser falha minha. Para dar 1,5M e já que não gostam de passar a ponte, eu olharia de caras para uma moradia no Belas Clube de Campo ou similar.

É preciso um estofo para morar no centro de Lisboa, que pessoalmente eu não tenho e nem sequer compreendo. E nasci em Lisboa, cresci em Lisboa, estudei em Lisboa e trabalho em Lisboa.

E ter 1 lugar de garagem… enfim, já comentei aqui muito sobre isso, ou não continue eu com a ideia de um T2 com dois lugares , cuja necessidade é tão maior quanto mais central for a localização.

São isso mesmo. Gostos.
Uns preferem a cidade outros o campo.

Exatamente. Um indivíduo sozinho é um péssimo observador de realidades agregadas. Há demasiados enviesamentos para tirarmos qualquer tipo de conclusão válida. O caso atual do crédito habitação é paradigmático: toda a gente se queixa das subidas das taxas e das prestações, a comunicação social pega nos casos mais chocantes e vai daí o cidadão conclui que é o fim do mundo em cuecas. Não é. As taxas de incumprimento atuais não passam dos 0,6%. Mesmo que passem dos 3% como aconteceu no tempo da troika, será um grande problema para os afectados sem dúvida, mas globalmente não vai ser nenhuma catástrofe.
Ao contrário da ideia que muitas vezes passa, os portugueses são na sua maioria desconfiados e precavidos. O problema é que a minoria dos que não são é muito mais ruidosa.

Se acontecer o que aconteceu no tempo da troika, não vamos esperar que os resultados sejam diferentes! Não sei se tinhas casa, observavas o mercado imobiliário dessa época, mas o que aconteceu foi uma catástrofe.
O mercado imobiliário, com tudo o que implica, desde o inicio da cadeia tipo construtores até aos bancos que emprestavam o dinheiro, e claro as pessoas que compraram, tudo implodiu, não foi por acaso que chegamos a 17% de desemprego sem contar os que imigraram...
Só foi bom para quem tinha imenso dinheiro e comprou casas ao verdadeiro "desbarato".

Espero que não chegue aí.

Desculpa lá, mas porque raio vou eu para Sintra? Para estar a 1h30 de carro ao trabalho?

Amontoado?

Há quem goste da vida de cidade.

Se há locais espectaculares por todo o país? Sim há, há tivemos (em casal) três oportunidades para nos mudarmos de zona. Uma para o Norte, uma no centro e outra no Sul, mas nenhuma chegou aos valores necessários para tal mudança.

Sintra 1h30 de carro? Bem em queluz nunca me aconteceu tal coisa. Havia dias dificeis sim, mas...ya, pa quem vem mais lá de algueirão e etc a coisa complica.

Mas estar no séc XXI e continuar a insistir no carro para commutes em grandes cidades, é completamente obsoleto.
É legítimo, mas ao não mudar o chip, vai ser dificil. Estar numa periferia com comboio ou metro ajuda muito.
Mas se a ideia for carro sistematicamente, boa sorte.
Aqui ou em qq grande cidade.
Amontoem-se todos ali no para arranca da cidade.

Mas o que quero dizer é que a procura por LX parece completamente doentia.
Atenção que isto n é critica, cada um gosta do que gosta, só que parece mesmo uma obcessão , dar valores ridiculos por....barracas muitas vezes.
E então nas avenidas novas....1 tremorzito de terra e cai tudo ao chão num instante.

Já me explicaram ao vivo o tipo de construções que aquilo tem, nossa ! que porcaria autentica.
Aqueles prédios dos anos 40 / 50.
vendidos por...1 fortuna.

São preferências...
Eu por exemplo prefiro mil vezes um bom apartamento na cidade do que uma casa em Belas.....

Aliás... não percebo o hype todo em volta do Belas Clube de Campo...

De vez em quando lá estou eu em pleno marquês à espera de transporte.
E tenho colegas que vivem ali, e tambem pelo Saldanha.
Eu só penso, porra, eu nem 10 min aqui me sinto confortável quanto mais morar aqui :D

Mas é como dizes, são gostos

Gosto mt de LX mas é só de passagem por baixo do chão :D

Tendo sido esse o objetivo, posso dizer que desde vim morar para o centro do Porto, perto do Marquês, a minha qualidade de vida melhor exponencialmente.

Estou na casa há pouco mais de 1,5 anos e impecável. Sem stress para trabalhar, metro/comboio para ir e vir do trabalho, os miudos vão a pé para a escola, a mulher entre metro e pé para o trabalho...

impecável.

Portanto, cada caso é um caso.

Sintra 1h30 de carro? Bem em queluz nunca me aconteceu tal coisa. Havia dias dificeis sim, mas...ya, pa quem vem mais lá de algueirão e etc a coisa complica.

Mas estar no séc XXI e continuar a insistir no carro para commutes em grandes cidades, é completamente obsoleto.
É legítimo, mas ao não mudar o chip, vai ser dificil. Estar numa periferia com comboio ou metro ajuda muito.
Mas se a ideia for carro sistematicamente, boa sorte.
Aqui ou em qq grande cidade.
Amontoem-se todos ali no para arranca da cidade.

Mas o que quero dizer é que a procura por LX parece completamente doentia.
Atenção que isto n é critica, cada um gosta do que gosta, só que parece mesmo uma obcessão , dar valores ridiculos por....barracas muitas vezes.
E então nas avenidas novas....1 tremorzito de terra e cai tudo ao chão num instante.

Já me explicaram ao vivo o tipo de construções que aquilo tem, nossa ! que porcaria autentica.
Aqueles prédios dos anos 40 / 50.
vendidos por...1 fortuna.

Acho que estás a generalizar muito.
Primeiro o tema transportes públicos é sempre o mesmo. Se não sabes as vidas das pessoas como podes dizer para irem de transportes?
Há crianças, há empregos, há necessidades que possam "obrigar" a carro. Digo "obrigar" porque de certeza que também se faz de transportes. Pode é demorar horas e horas.

Depois continuas na teimosia da cidade, falaste em queluz.
Procurei por T3 queluz, construção nova. Só há isto:
https://www.idealista.pt/imovel/32222957/?xtmc=1_1_queluz&xtcr=0
440.000€ por uma moradia em Casal de Cambra.... :sh)

Também me apareceu depois um apartamento novo de 390.000€

Já não estamos a falar de pechinchas. E queluz não tem metro.

E compra lá construção de 40/50 em Sintra a ver se aguenta um terramoto.

Acho que estás a generalizar muito.
Primeiro o tema transportes públicos é sempre o mesmo. Se não sabes as vidas das pessoas como podes dizer para irem de transportes?
Há crianças, há empregos, há necessidades que possam "obrigar" a carro. Digo "obrigar" porque de certeza que também se faz de transportes. Pode é demorar horas e horas.

Depois continuas na teimosia da cidade, falaste em queluz.
Procurei por T3 queluz, construção nova. Só há isto:
https://www.idealista.pt/imovel/32222957/?xtmc=1_1_queluz&xtcr=0
440.000€ por uma moradia em Casal de Cambra.... :sh)

Também me apareceu depois um apartamento novo de 390.000€

Já não estamos a falar de pechinchas. E queluz não tem metro.

E compra lá construção de 40/50 em Sintra a ver se aguenta um terramoto.

Na realidade já aguentou, 1969... Há até prédios com sequelas dele.

Como dizes, cada caso é um caso. Pessoalmente não posso deixar de me sentir afortunado quando olho para a minha casa, o dinheiro que lá meti, e os preços que pedem por apartamentos na AML. Mas a mim dá-me muito mais jeito morar onde estou que na AML, apesar de cá vir ao escritório uma parte dos dias.

Back