Tópico das Casas

Parecem-me boas opções para criar os filhos.

Além disso, pelo tamanho até vai ajudar a SS pelas comparticipações dos funcionários da manutenção. 😂😂😂😂

Valores? 5M?

se tu tens caixotes a valerem 1 milhão, então estes palacetes na zona em que é, e com tanto terreno que têm....no mínimo 50 milhões

eu já trabalho naquela zona desde 2002, e sempre os vi assim

nota-se que não estão totalmente "abandonados"....mas parecem

devem ser heranças e famílias em guerra, não faço ideia

no fim ninguém aproveita, morrem todos antes de resolverem o conflito

Last edited:
Até fico tentado a pedir alteração da variável para a fixa.

Como já escrevi aqui há uns dias atrás, decidi avançar com a proposta do Bankinter de taxa fixa 3,25% nos próximos 5 anos + variável nos restantes 25 anos.
Aguardo a aprovação da proposta, e além disso, o intermediário financeiro diz que tem conseguido manter as condições da proposta mesmo com o seguro de vida fora (que é o que pretendo).

Ao fixar a taxa, já sei qual será a minha prestação nos próximos 5 anos, e juntando ao plano de amortizações extraordinárias que tenho previsto, esta prestação em período de taxa fixa irá certamente baixar, e aumentar o montante amortizado em cada prestação.
O objectivo continua a ser a amortização completa do empréstimo nos próximos 8 anos.

Apesar de já ter decidido por esta solução um pouco tarde (há poucos meses atrás, era possível o crédito em taxa fixa a rondar os 2,25% / 2,5%), ao existir muita incerteza na evolução das taxas de juro (aliás, a única certeza que tenho é que as taxas vão continuar elevadas nos próximos anos), a inflação que se mantém elevada (e sem sinais visíveis de redução), e a completa descrença na actuação do BCE neste tema (intervenção tardia, desfasamento da realidade e aplicação de medidas lesivas para quem tenha créditos à habitação), levou-me a escolher esta solução.

Nota: Actualmente, para obter uma taxa variável melhor que a taxa fixa de 3,25%, seria necessário que a taxa Euribor fosse inferior a 2,4% (juntando depois o spread contratado). Não vejo isto a acontecer tão depressa. A inflação continua elevada, o BCE já disse que vai manter uma trajectória de aumento de taxas de juro para combater a inflação "custe o que custar", e somente quando houver sinais fortes de controlo e redução da inflação é que vão reduzir as taxas.
Até lá, as taxas Euribor (que são influenciadas por estas medidas) vão manter-se elevadas...

Compete a cada um decidir por si o que será melhor para o seu caso.

Ora essa. Claro que não. Está a ser em
Suaves prestações

Vives em que mundo?

Não podes ter sol na eira e chuva no nabal...ou tens a prestação mais baixa ou sais do supermercado com os 2 rins.
À bruta eram as taxas que tínhamos nos anos 80, em que os créditos tinham taxas de 2 dígitos.

• Like
Reactions: DMA
Como já escrevi aqui há uns dias atrás, decidi avançar com a proposta do Bankinter de taxa fixa 3,25% nos próximos 5 anos + variável nos restantes 25 anos.
Aguardo a aprovação da proposta, e além disso, o intermediário financeiro diz que tem conseguido manter as condições da proposta mesmo com o seguro de vida fora (que é o que pretendo).

Ao fixar a taxa, já sei qual será a minha prestação nos próximos 5 anos, e juntando ao plano de amortizações extraordinárias que tenho previsto, esta prestação em período de taxa fixa irá certamente baixar, e aumentar o montante amortizado em cada prestação.
O objectivo continua a ser a amortização completa do empréstimo nos próximos 8 anos.

Apesar de já ter decidido por esta solução um pouco tarde (há poucos meses atrás, era possível o crédito em taxa fixa a rondar os 2,25% / 2,5%), ao existir muita incerteza na evolução das taxas de juro (aliás, a única certeza que tenho é que as taxas vão continuar elevadas nos próximos anos), a inflação que se mantém elevada (e sem sinais visíveis de redução), e a completa descrença na actuação do BCE neste tema (intervenção tardia, desfasamento da realidade e aplicação de medidas lesivas para quem tenha créditos à habitação), levou-me a escolher esta solução.

Nota: Actualmente, para obter uma taxa variável melhor que a taxa fixa de 3,25%, seria necessário que a taxa Euribor fosse inferior a 2,4% (juntando depois o spread contratado). Não vejo isto a acontecer tão depressa. A inflação continua elevada, o BCE já disse que vai manter uma trajectória de aumento de taxas de juro para combater a inflação "custe o que custar", e somente quando houver sinais fortes de controlo e redução da inflação é que vão reduzir as taxas.
Até lá, as taxas Euribor (que são influenciadas por estas medidas) vão manter-se elevadas...

Compete a cada um decidir por si o que será melhor para o seu caso.

Na minha opinião de leigo, quem não pensa em amortizar forte e que tenha a perspectiva de terminar o empréstimo nos próximos 5 anos…

…a melhor coisa que faz é mesmo contratar a fixa.

isto deve ultrapassar o pico de 5.5 e provavelmente por um tempo mais prolongado

Não podes ter sol na eira e chuva no nabal...ou tens a prestação mais baixa ou sais do supermercado com os 2 rins.
À bruta eram as taxas que tínhamos nos anos 80, em que os créditos tinham taxas de 2 dígitos.

Já aqui foi falado

Os salários acompanharam e a Malta pagou os CH em dois tempos. Não comparável com agora.

há medida que os juros sobem, e os créditos forem atualizados, as pessoas retraem-se nos consumos

por isso manter os juros altos durante muito tempo é mau para a economia

há menos dinheiro disponível

Há outra coisa que é má para a economia e agrava-se com juros baixos - a inflação acima de 1-2%.

Choose your poison.

• Like
Reactions: DMA
Na minha opinião de leigo, quem não pensa em amortizar forte e que tenha a perspectiva de terminar o empréstimo nos próximos 5 anos…

…a melhor coisa que faz é mesmo contratar a fixa.

isto deve ultrapassar o pico de 5.5 e provavelmente por um tempo mais prolongado

Penso que mesmo amortizando e liquidando o empréstimo nos próximos 5 anos é capaz de valer a pena a taxa fixa.

Depois continuas na teimosia da cidade, falaste em queluz.
Procurei por T3 queluz, construção nova. Só há isto:
https://www.idealista.pt/imovel/32222957/?xtmc=1_1_queluz&xtcr=0
440.000€ por uma moradia em Casal de Cambra.... :sh)

Só um aparte, a moradia é na Serra de Casal de Cambra, e não em Casal de Cambra.

Fica paredes meias com o Belas Clube de Campo (não é a mesma coisa, claro) e "ao lado" do acesso ao IC16, que por sua vez dá acesso a toda e qualquer via principal de acesso a Lisboa, Norte e Oeiras. A nivel de transportes publicos creio não ser muito bem servido, de facto.

Não é zona que eu goste, mas fica a informação acerca da localização.

Para quem não tem divida e tem capital aplicado em poupanças, talvez seja o contrário.
Juros altos -> mais dinheiro disponível. 😊

Isso seria verdade se nao houvesse inflação.
Com inflação a rondar os 10% e mesmo que consigas 5% brutos ( dificil) em depositos, no fim do dia perdes quase 6,5%.
​​​​explica-me como ficas com mais dinheiro disponivel?

Só para informar que o Bankinter está com imensos processos de crédito habitação ou transferência de crédito com taxa fixa e bastante atrasado nas respostas.

Eles têm uma campanha de taxa fixa de 3,25% a 2 ou 5 anos, que penso ser a mais baixa disponível no mercado, neste momento.
Esta campanha devia ter acabado no dia 28 de Fevereiro, mas a "avalanche" de processos foi de tal ordem, que alargaram o período da campanha até dia 10 de Março. (Esta informação consta no site do Bankinter, quando se faz a simulação do crédito).

Nota: aguardo aprovação da transferência do meu crédito para o Bankinter, há quase 2 semanas.​

Ja aqui pus o meu caso.
Comecei a negociar com eles no final de setembro.
O emprestimo foi aprovado somente em janeiro.
Escritura somente em fevereiro.
A parte boa é que a tx (2,25%) era ate inicio de janeiro e devido ao atraso deles, mantiveram-me a taxa.
Eles estao completamente entupidos de pedidos de mudancas de creditos

Com inflação a rondar os 10% e mesmo que consigas 5% brutos ( dificil) em depositos, no fim do dia perdes quase 6,5%.

E que tal ele Gavela, não aplicar o €€ em lado nenhum? Será que ficava a ganhar?

Ou entramos em verdades de La Palice?

Obter mais de 10% anuais em produtos financeiros não é nada fácil e mais, impossível sem risco considerável.

Claro que a inflação afeta todos e quanto mais consumo tivermos mais sofremos com ela.
Mas a minha resposta ali naquele post, era contrapor uma situação de quem tem divida e com os juros cada vez mais altos, paga cada vez mais de prestação tendo cada vez maior aumento do lado da despesa e como tal cada vez tem menos dinheiro disponível.
E na situação de quem não tem divida, mas tem capital/poupança, interessa ter juros mais altos para ter um retorno maior dessa poupança e ficar com mais dinheiro disponível.
Com juros zero a poupança não retorna nada.
Era apenas isto.

Ja aqui pus o meu caso.
Comecei a negociar com eles no final de setembro.
O emprestimo foi aprovado somente em janeiro.
Escritura somente em fevereiro.
A parte boa é que a tx (2,25%) era ate inicio de janeiro e devido ao atraso deles, mantiveram-me a taxa.
Eles estao completamente entupidos de pedidos de mudancas de creditos

Sem stress.
Posso esperar até Julho, que é a data da renovação do meu empréstimo actual, com uma taxa de 1,802%.
Sempre vou pagando menos juros até lá e amortizando mais capital...

Back