Ontem tive a conhecer o apartamento de uma amiga. Fiquei algo mixed feelings sobre se isto é a realidade do normal do que acabamos a ter que nos sujeitar porque certos pormenores irritaram-me para o preço que ela pagou. Ou então estou completamente deslocado do que por aí se passa.
T2 de 90 m2 brutos numa área suburbana próxima a Lisboa, CPCV em 2021, aquisição na altura por ligeiramente menos que 268k.
Próximo à linha de comboio (estação a uns bons 15 min a pé, fica entre duas), bairro social do outro lado da linha. Imediatamente na proximidade do prédio não há grandes serviços (5-10 min a pé já alguma coisa), ouve-se os comboios a passar (mesmo com tudo fechado).
Uma boa sala com 2 frentes (sul / oeste) e uma vista até relativamente desafogada e uma varanda generosa a percorrer, dá para uma mesa de refeições à vontade e zonas para puff/sofá (a utilização já é mais discutível pois virada para uma estrada/bastante exposto pelo menos na vertente sul). P
O grande problema que "encontrei": portas da varanda a abrir para dentro, bloqueando bastante o espaço da sala. São portas grandes. Ou deixa o sofá no meio da sala ou vai ter uma abertura limitada. Acaba a prejudicar bastante a vida de uma sala que seria impecável pela área até generosa e as duas frentes.
AC expostos e não encastrados no tecto nas divisões...esteticamete é pena numa casa nova construída de raiz.
Cozinha independente. Mas estreita ao ponto de ser difícil fazer lá uma refeição. Talvez com uma solução de bancada e um banco alto na parede oposta à bancada (mas o construtor não a fez, acho eu porque o espaço é mesmo mínimo). A poupança mesquinha: não há gavetas pequenas (por exemplo as que usamos para talheres), só tem gavetões (ela que depois arranje uma solução de gaveta dupla interna disse-lhe o construtor). Mas cozinha Bosh.
Quartos: o maior problema. Na suite (que tem acesso a outra varanda e esta mais resguardada) teve que optar por uma cama 140x200. E mesmo assim praticamente não há espaço para mesas de cabeceira, a solução são umas prateleiras mínimas de cada lado. Isto apesar de um hall grande na entrada do quarto. Área de roupeiros fixe e iluminados.
Boa nota para a garagem. 2 lugares de acesso independente (apesar de 1d eles junto à parede) e de tamanho normal (reparei que outros ficam com pelo menos 1 dos lugares mais estreitos) e uma tomada azul para carregamento (32A pelo que percebi). Arrecadação pareceu-me boa.
Alarme já instalado e um sistema de video-porteiro xpto, aspiração central também.
E é isto.
Achei puxado mas pelos vistos é a realidade que temos. Diz ela que os apartamentos que ao lado vão construir já estão a pedir 300 a 350 para a mesma tipologia. :sh)