Tópico das Casas

Ja trabalhei em cascais alguns anos.
Imaginava-me a viver naquelas vivendas em birre, vá, no terminus da A5, mesmo terminos, em que para a direita é aldeia do juzo e para esquerda é birre.

Ora, aquelas vivendas upa upa.
Mas de resto não sou especial fã.
E como nao gosto de mar, tb n me iria seduzir por esse capitulo.

Não gostas de mar ?

Nem da sua presença ? olhar/contemplar o mar é uma coisa que gosto imenso. Ver as ondas a rebentar ou simplesmente o horizonte no ponto em que o mar toca o céu. E há zonas onde o mar pelas suas cores, temperatura, etc. é verdadeiramente idilico.

Não gostas de mar ?

Nem da sua presença ? olhar/contemplar o mar é uma coisa que gosto imenso. Ver as ondas a rebentar ou simplesmente o horizonte no ponto em que o mar toca o céu. E há zonas onde o mar pelas suas cores, temperatura, etc. é verdadeiramente idilico.

Nepia, nao gosto mm.

Gosto é de zonas do interior.

O que é juntar o util ao agradável já que até fica mais em conta hehe.

E depois zonas de mar, corrosão ( vide peniche por ex ) , vento constante, e claro fora quando é multidões em cima de multidões.
Quem mora junto ao mar, por muito que goste, tem sempre o reverso da medalha.
Embora haja zonas que não ficam afectadas com isto.

Já no interior, tb tenho algum reverso da medalha como um calor abrasador no verão.

Mas era gajo pa morar junto à Marginal com 1 sniper apontada aos pneus das biclas que andam fora da ciclovia haha.

Nepia, nao gosto mm.

E depois zonas de mar, corrosão ( vide peniche por ex ) , vento constante, e claro fora quando é multidões em cima de multidões.

Já no interior, tb tenho algum reverso da medalha como um calor abrasador no verão.

Mas era gajo pa morar junto à Marginal com 1 sniper apontada aos pneus das biclas que andam fora da ciclovia haha.

Ir beber um café ao Quebrado a seguir ao almoço, ou ao Baleal e não fazer mais um o resto da tarde 😎.

Bela vida que passei nessa terra.

Nepia, nao gosto mm.

Isso significa que não vais à praia ? nem passear ? A tua mulher/namorada também é como tu ?

Em férias ou fim‑de‑semana nnca vais para zonas litorais ?

Isso significa que não vais à praia ? nem passear ? A tua mulher/namorada também é como tu ?

Em férias ou fim‑de‑semana nnca vais para zonas litorais ?

Só gostamos de praia se estivermos alojados em frente à mesma ou, em 2ª ou 3ª linha de praia.

Quanto ao passear, é raríssimo ir para zonas de mar, e se for é somente no inverno com praia vazia. Mas há uns 3 anos que n o fazemos.
Passamos a vida a vaguear pelo interior e assim como que a planear comprar uma casinha lá, daqui a uns anos.

E gostamos mt de agua, mas mais piscinas.

Quando vão ver um imóvel antes da escritura, para confirmar que está tudo ok, há algo que tenham especial atenção?

No caso é um apartamento novo. Sei confirmar os acabamentos, equipamento, etc etc.... mas queria saber se vocês recomendam ter atenção a algumas coisas que costumam ser problemáticas.

Obrigado.

Acho que 12 meses está a 3,825%

pensei que a diferença fosse maior, é que sendo assim é só 0.2 % ?????

estou a pagar 445 euros por 90.000 euros, lá para Junho quando renovar devo pagar 500 euros

faço ideia quem deve mais

Last edited:

estou a pagar 445 euros por 90.000 euros, lá para Junho quando renovar devo pagar 500 euros

Tenho aqui uma simulação de dois anos atrás, com um valor bem maior do que pretendo pedir agora, com o mesmo prazo, e pagava 200 euros a menos por mês.
Excelente timing para pedir CH, sem dúvida. :sh)

Depende de quanto tempo falta para terminar o CH

Podem dever 90k e se faltar 35 anos pagam menos que 445€

Depende de quanto tempo falta para terminar o CH

Podem dever 90k e se faltar 35 anos pagam menos que 445€

a mim faltam 316 prestações, 26 anos

ou seja neste momento 90.000 a 30 anos, com euribor a 6 meses deve rondar quase 500 euros, sem contabilizar os seguros

com 90.000 euros não se compra casa nenhuma de jeito

ou seja neste momento 90.000 a 30 anos, com euribor a 6 meses deve rondar quase 500 euros, sem contabilizar os seguros

Sim, mas podem ter feito um CH a 40 anos, terem dado uma entrada de 100k, terem pedido outros 100k e agora deverem 90k e faltarem 35 anos.

Vão pagar menos do que 445€, praí menos 100€.

E devem o mesmo - 90k

E se ainda não tiver sido atualizada a 12M

Altar, somente por curiosidade e pelo que comentas estás a pagar presentemente (em 2023) uma mensalidade de 445 euros/89 contos por um empréstimo de 90.000 euros/18.000 contos, por isso questiono-te qual foi o prazo desse empréstimo ?

Essa minha questão é para verificar um pouquito a diferença entre um empréstimo dum imóvel que fiz em 1998 (ou seja, já há 25 anos) para um valor de 19.000 contos/95.000 euros, para um prazo de 25 anos (a mensalidade em 1998 era de 79 contos/muito perto dos 400 euros, por isso não assim tão diferente da tua actual).

O normal é a diferença ainda ser menor que isso, a diferença só alarga quando está a subir e a descer, pelo que devem estar a estabilizar.

Altar, só agora verifico que colocaste neste post que o prazo do empréstimo desse tal imóvel foi de 30 anos (por isso peço desculpa pela minha questão anterior).

Essa minha questão é para verificar um pouquito a diferença entre um empréstimo dum imóvel que fiz em 1998 (ou seja, já há 25 anos) para um valor de 19.000 contos/95.000 euros, para um prazo de 25 anos (a mensalidade em 1998 era de 79 contos/muito perto dos 400 euros, por isso não assim tão diferente da tua actual).

O grande problema é que o pessoal se habituou a taxas negativas.

Quando é a nosso favor nós habituamo-nos rápido. O pior é quando é contra nós.

O problema não é esse.

É o de anos a fio a taxas negativas. E de se contrair CH nesse cenário. E de os bancos nem sequer apresentaram alternativa à variável. Simplesmente não existia.

Back