Tópico das Casas

Boas Pessoal,

Após 4 meses e finalmente as licenças de habitação foram despachadas, apontam para escrituras para meio de junho, altura de começar a tratar do CH.

Partilho com vocês as propostas que estou a receber dos intermediários de Credito.

Para alem do Bankinter, para taxa fixa recebi propostas da CGD e Abanca mas sempre com prazos superiores ao que pretendo (=2 anos) logo com Taxas fixas bem piores do que no Bankinter e quando passa a variável o spread é pior do que o do bankinter (0,8%).

Uma nota, existe sempre a possibilidade de fixar a 2% a TAN na Abanca para 1 ano e restante período a variável, no entanto não é algo que pretenda, queria mesmo fixar a 2 anos.

Na taxa variável recebi também propostas muito semelhantes por parte da CGD e Novo Banco Spread 0,75 em ambos + Euribor mas implica sempre uma TAN superior a 4% que em nada é competitiva comparativamente á TAN do Bankinter.

Ainda me falta receber mais algumas propostas mas até agora o Bankinter é um claro vencedor.

PS: os Seguros é uma estimativa, ainda vai aumentar, principalmente o de vida porque tem de ser dentro do bankinter e as taxas e taxinhas também não sei se estão mesmo todas ai.... Só em impostos e taxas e taxinhas 23k, já estou preparado para isso desde o inicio mas vai doer tanto passar o cartão para isso (parece que comprei uma casa mais um carro, só que o carro é imaginário )

Last edited:
Que grande parte destas casas estarem vazias já tinha ideia. Lavagem de $ não me tinha ocorrido, mas faz sentido.

Até me lembro do 1o vídeo sobre essa penthouse que referi ter por default as legendas em árabe, o que não foi certamente uma escolha por mero acaso

Nestes países do médio oriente há guito sem fim para ser lavado e diz-se até que as pessoas mais ricas do mundo não são as da lista da Forbes mas sim malta do médio oriente (e não só), até mesmo o Putin (por exemplo), simplesmente não é oficial. Isto além de terem muito mais "cash real" já que não está quase na sua totalidade alocado em ações de grandes empresas como os oficialmente mais ricos do mundo.

Os arabes não precisam de lavar dinheiro, o que há muito é mafia sul americana chinesa e russos, e em muitas casas o preço é sobrestimado para que possam depois hipotecar a casa e levantar mais dinheiro.

Boas Pessoal,

Após 4 meses e finalmente as licenças de habitação foram despachadas, apontam para escrituras para meio de junho, altura de começar a tratar do CH.

Partilho com vocês as propostas que estou a receber dos intermediários de Credito.

Para alem do Bankinter, para taxa fixa recebi propostas da CGD e Abanca mas sempre com prazos superiores ao que pretendo (=2 anos) logo com Taxas fixas bem piores do que no Bankinter e quando passa a variável o spread é pior do que o do bankinter (0,8%).

Uma nota, existe sempre a possibilidade de fixar a 2% a TAN na Abanca para 1 ano e restante período a variável, no entanto não é algo que pretenda, queria mesmo fixar a 2 anos.

Na taxa variável recebi também propostas muito semelhantes por parte da CGD e Novo Banco Spread 0,75 em ambos + Euribor mas implica sempre uma TAN superior a 4% que em nada é competitiva comparativamente á TAN do Bankinter.

Ainda me falta receber mais algumas propostas mas até agora o Bankinter é um claro vencedor.

PS: os Seguros é uma estimativa, ainda vai aumentar, principalmente o de vida porque tem de ser dentro do bankinter e as taxas e taxinhas também não sei se estão mesmo todas ai.... Só em impostos e taxas e taxinhas 23k, já estou preparado para isso desde o inicio mas vai doer tanto passar o cartão para isso (parece que comprei uma casa mais um carro, só que o carro é imaginário )

Vê bem essas condições do Bankinter, quase de certeza que dá para fazeres isso sem pagar comissão de conta.

Os seguros deves conseguir tirar do banco, tens um aumento no spread de 0,2% se tirares o de vida para fora, e em principio compensa.

Já é carote…

Mas gosto da planta como já disse.

450K por um T3 é estupidamente caro, em qualquer zona do país. Mas acho que já não há volta a dar, e temos de nos acostumar com estes novos patamares do que é caro ou barato.

Daí eu dizer que é "relativamente" barato. Considerando os acabamentos de muito boa qualidade, a área do apartamento, e o zona central onde está inserido (apesar de menos valorizada do que o "centro do centro"), é um bom preço. O preço por m2 fica na média daquela zona, e o produto é bem melhor do que a média.

Vê bem essas condições do Bankinter, quase de certeza que dá para fazeres isso sem pagar comissão de conta.

Os seguros deves conseguir tirar do banco, tens um aumento no spread de 0,2% se tirares o de vida para fora, e em principio compensa.

O Bankinter para teres 3% de Taxa fixa a 2 anos, tens de ter os seguros no banco, não podes tirar.

Que grande parte destas casas estarem vazias já tinha ideia. Lavagem de $ não me tinha ocorrido, mas faz sentido.

Até me lembro do 1o vídeo sobre essa penthouse que referi ter por default as legendas em árabe, o que não foi certamente uma escolha por mero acaso

Nestes países do médio oriente há guito sem fim para ser lavado e diz-se até que as pessoas mais ricas do mundo não são as da lista da Forbes mas sim malta do médio oriente (e não só), até mesmo o Putin (por exemplo), simplesmente não é oficial. Isto além de terem muito mais "cash real" já que não está quase na sua totalidade alocado em ações de grandes empresas como os oficialmente mais ricos do mundo.

O próprio Sad dam quando foi capturado tinha armazéns e armazéns de dolares em numerário.... Claro está dinheiro que não pode entrar nas canais oficiais (bancos) mas que continua a ser cash!
Fonte: Filme Wardogs

Boas Pessoal,

Gosto.
Não só pela taxa fixa a 3% para 2 anos, como também pela Euribor 3M na parte da taxa variável do empréstimo.
O que sugiro é o seguinte: O prazo está a 35 anos que se não me engano é o máximo aceite hoje em dia pelo BdP.
Se tiveres margem, reduz um pouco o prazo. Por 2 motivos: Não pagares juros desnecessários, e principalmente ter o fim do empréstimo concluído antes da reforma.

Relativamente ao prazo, é meramente teórico em 10/15 anos pago o credito.

Actualmente o plano é caso exista condições melhores no fim da taxa fixa, pedir novamente transferencia de credito.

Relativamente á Abanca, eu espero receber uma simulação do tal 1 ano fixo a 2% e depois variável com spread 0,85%. No primeiro ano mensalmente poupava 70/80 euros só na prestação fixa e depois ainda falta comparar os seguros.

A questão é que eu acredito que passado um ano a Euribor ainda estará igual ou pior, logo teria já daqui a um ano uma TAN de 4 e tal %(aumento de 200 e tal euros)... e daqui a 1 ano pode não haver a oportunidade de fixar novamente com as condições do Bankinter.

Mas pronto isto é tudo futurologia, nada é certo tanto pode a Euribor subir ou manter-se, ou a Euribor descer para baixo de 2% e estar a perder dinheiro.​

Quanto ás comissões do Bankinter ainda é apenas uma simulação a ver se dá para melhorar a coisa, tal como os seguros ainda não sei o valor ao certo.... Penso que ainda vou avançar é com o processo da Abanca e o Bankinter ao mesmo tempo e depois deixo cair um

Ps: acho que vou abortar definitivamente a Abanca, não encontro um intermediário que fale bem deles! Já esperei quase 2 anos e meio, não vou arriscar a escritura por causa da Abanca.

Last edited:

Boas Pessoal,

A comissão não se paga no bankinter com conta de CH e domiciliação de ordenados. Risca esse valor.
Eu tenho lá o CH transferido, tx fixa a 5 anos. Não aceitei o Seguro de vida no banco, agravou a taxa em .2% mas o SV feito cá fora dá uma poupança que compensa umas 5x a diferença que pagas por mês.
Também tive propostas do abanca, mas não respondiam com celeridade e tive feedback mau de clientes deles.
O spread no final da Tx fixa é (quase) irrelevante neste momento, nessa altura todos deveriam rever o mercado e transferir para a melhor proposta, sendo que até pode ser negociado com o mesmo banco no final da tx fixa.

Bem, achei que tinha encontrado “A” casa e estava decidido a ir passar já o cheque sem ver ou querer saber de mais algo, até me brindarem com 400k por um T2 em Almada.

https://www.almar-living.pt/

É mesmo isto que procuro: condomínio, margem sul, zona verde qb, sem ser numa zona claustrofóbica.

É da Saraiva e Associados, que foi quem fez os projetos do Campo Novo e daqueles edifícios novos ali em Alcântara, os Allo.

O problema é que não queria ir além dos 250k e isso, neste momento, só encontro em prédios completamente banais e sem qualquer factor de destaque associado.

Eu gosto de ler artigos sobre as tendências dos preços, se antes era para rebentar a bolha até 2022, agora a conversa é outra, 2035, e as razões é que agora tens várias gerações a comprar casas (seja os +50 anos porque acham que é o melhor investimento, os com mais de +35 anos porque finalmente melhoraram a situação financeira e os mais de 25 anos porque entraram no mercado de trabalho fora da crise).

mas isto vai abrandar até 2030 e juntamente com o falecimento das gerações antigas e fraca natalidade (exercício pensem na vossa família daqui a 20 anos quantas casas provavelmente já estarão vazias) as coisas podem inverter na década de 30.

eu não acredito muito, porque as boas localizações vão estar sempre preenchidas, mas zonas envelhecidas e sem oportunidades económicas por efeito da natalidade podem sofrer correções de preço.

Bem, achei que tinha encontrado “A” casa e estava decidido a ir passar já o cheque sem ver ou querer saber de mais algo, até me brindarem com 400k por um T2 em Almada.

É mesmo isto que procuro: condomínio, margem sul, zona verde qb, sem ser numa zona claustrofóbica.

É da Saraiva e Associados, que foi quem fez os projetos do Campo Novo e daqueles edifícios novos ali em Alcântara, os Allo.

O problema é que não queria ir além dos 250k e isso, neste momento, só encontro em prédios completamente banais e sem qualquer factor de destaque associado.

Não te quero desanimar mas já há 11/12/13 anos quando andamos a procurar casa e tínhamos um orçamento de 200k não encontrávamos nada que se destacasse.

E nessa altura 200k era uma quantia razoável.

Lembro-me de estarmos a dizer isso numa imobiliária (de querer algo mais) e um agente virar-se para o outro e dizer - leva-os aquele prédio (disse o nome mas já me esqueci) ao lado do Estádio do dragão ver um T2.

Já não me recordo de valores mas penso que era um pouco mais e de facto o apartamento tinha alguns pormenores diferentes.

De resto, houve mais um que se destacou mas a arquitetura do edifício não era para toda a gente.

Tirando isso, podiam ter melhores ou piores vistas, um ou dois lugares, mas os apartamentos eram normais, maiores ou menores, mas normais.

Aí o inconveniente é não conseguires sair de carro entre as 8h e as 10h da manhã durante a semana. E os bairros manhosos mesmo ao lado. Num prédio na rotunda mais acima, lembro-me na altura da crise de 2008 a malta ficou chocada porque o último andar custou 500k.

Back