Tópico das Casas

Quanto ao tempo, uns 2 anos?

Do zero?
Nunca.
Entre comprares terreno, CPCV, escritura, arranjar arquitecto, reuniões, projecto e submeter à câmara? Diria que nunca menos de 6 meses.
Depois a Câmara é uma lotaria, mas apontar sempre a 1 ano.
Depois negociares construtor, e começar a obra etc etc. Mais uns 3 meses.
Depois contar com 24m de obra.
E no final as licenças e afins pelo menos mais 3 meses.

Ou seja de 3 a 4 anos.

Estava aqui a pensar com os meus botões…

Ora se atualmente aqui no Porto um T4 custa no mínimo dos mínimos 450-500k não será mais vantajoso a construção de uma casa?

Contas por alto:
150k terreno
200m2 - 200k
Total - 350k

Claro que o terreno terá de ser afastado e não no centro mas mesmo assim…
Sempre será algo a gosto…

Tambem não acredito que consigas esse preço na construção, diria que ficará mais proximo dos 300K do que dos 200K..

Por outro lado bem projetado com 150 m2 consegues uma solução bem interessante.

Do zero?
Nunca.
Entre comprares terreno, CPCV, escritura, arranjar arquitecto, reuniões, projecto e submeter à câmara? Diria que nunca menos de 6 meses.

Ou seja de 3 a 4 anos.

Negociar e arranjar construtor em 3 meses é excepcional nos dias que correm! [:D]
​​​​​​Conheço construtoras com lista de espera de 6 meses a 1 ano.

Preferia pagar 5€ o kg de arroz do que duplicarem a renda de casa. Eu até como poucos hidratos…
O que é que é mais fácil de pagar? Mais 100€ ao fim do mês pelos bens de consumo ou mais 300/400/500/600 pela casa?

Depende de quem paga. Se fores um idoso com casa já paga ou alguém que vive em casa alugada, é preferível que o arroz não suba.

Negociar e arranjar construtor em 3 meses é excepcional nos dias que correm! [:D]
​​​​​​Conheço construtoras com lista de espera de 6 meses a 1 ano.

Sim, mas podes começar o processo antes. Enquanto o projecto está na câmara.

Claro está que falta ainda um pequeno (grande) pormenor. Se for para fazer projecto de execução, são ainda mais uns meses. E o construtor só dá preço depois.

Do zero?
Nunca.

Ou seja de 3 a 4 anos.

3 a 4 anos?! E os casos que conheço de mais de 5 anos só à espera de respostas da câmara [:)][:)]

Para mim a construção tem uma grande vantagem que é o pagamento faseado.

E nos tempos que correm ao valor dos apartamentos cada vez será mais tida em conta.

Outra hipótese provavelmente mais rápida será a remodelação.

3 a 4 anos?! E os casos que conheço de mais de 5 anos só à espera de respostas da câmara [:)][:)]

estou à espera há mais de 1 ano e meio, num terreno urbanizado e com regras claras de loteamento, e um projeto sem espinhas ou seja relativamente "simples" e a cumprir as regras.

também por decisão minha pedi ao arquiteto para não acelerar (leia-se pressionar a camara)

E nos tempos que correm ao valor dos apartamentos cada vez será mais tida em conta.

Mas enquanto constróis tens que manter outra casa que é uma grande desvantagem.

Eu acho que é muito mais realista apontar aos 1500 euros por m2 sim.

Mas qual é a vantagem do pagamento faseado ?

Se é com emprestimo bancario, tens de pedir o valor total e os bancos não se esticam nas avaliações de projectos.
Depois o pagamento das tranches é por obra concluida, se não tiveres €€ para andar a cabeça nenhum empreiteiro te faz a obra a espera que tu recebas do banco ou discutas as % que estão em causa.

Obra nova sem ser do meio só é facil no papel ou por quem não tenha experimentado.

O valor dos apartamentos está caro mas os empreiteiros pequenos e bons também tb não têm qualquer falta de trabalho, pelo contrario.

Preferia pagar 5€ o kg de arroz do que duplicarem a renda de casa. Eu até como poucos hidratos…
O que é que é mais fácil de pagar? Mais 100€ ao fim do mês pelos bens de consumo ou mais 300/400/500/600 pela casa?

Não chegaste lá.
Quando pagarmos 1kg de arroz a 5€ significa que a inflação está nos 400 a 500%. Agora aplica a taxa de 400 a 500% de inflação em tudo o que te rodeia e que compras. Combustível a 6€, bifes da vazia a 80€/kg, iphones a 7000€.... and so on...
Acho que dá para perceber que é melhor os 300/400€ a mais pela casa.

A construção tem vantagens, sejam pelo lado da economia (há quem já tenha os terrenos) quer pelo lado da personalização, mas tem muitas desvantagens. Eu nunca construí, mas tenho vários amigos que construíram e não há nenhum que não tenha perdido anos de vida no processo.

A construção é uma dor de cabeça que acho melhor as pessoas evitarem. No final da obra estas envelhecido uns 5/10 anos devido ao stress, tempo de espera. Já passei por isso, tive tanto desgosto que a meio queria desistir.

Não sei da zona do norte, mas em Lisboa não constróis por menos de 1500€, até diria que uns 2000€ o metro quadrado.

Última edição:
como escrevi em cima, pedi revisão do spread na CGD, tenho atualmente 1.05 com 92.000 de dívida

é incrível que ao fim de 10 anos decorridos me peçam liquidação do IRS, comprovativos dos vencimentos, declarações patronais do vínculo contratual

e nem sei se vão baixar, mas já enviei tudo

que péssimo banco

estou à espera há mais de 1 ano e meio, num terreno urbanizado e com regras claras de loteamento, e um projeto sem espinhas ou seja relativamente "simples" e a cumprir as regras.

também por decisão minha pedi ao arquiteto para não acelerar (leia-se pressionar a camara)

1 ano e meio só à espera da Câmara?
Só para a Arquitectura?

Pois, as dores de cabeça toda a gente fala nisso.
Que é um terror e que deviam começar de novo depois de acabar porque agora é que sabem. 😁

Quanto a valores, se for 1500€ já se manda para os 450k.

Terreno - 150k (há mais baratos)
Casa 200m2 - 300k
Total - 450k

Voltar
Superior