Aquele chão está muito estranho![]()
Pensei o mesmo mas como diz que a casa é de 2022 pensei que poderia ser assim.
A casa tem cozinha. Não tem é cozinha separada.
Para mim não é surpresa mas só se vê preços elevados e mesmo assim as casas são vendidas.
Este é um exemplo de uma descida de preço visível.
E mesmo este preço como referi devido aos juros não sei se será fácil vender.
Há 2 anos por um empréstimo de 300k pagavas 800€ - não era nenhuma fortuna, hoje não é bem assim.
Há sempre um "maluquinho" que gosta de apartamentos e talvez possa pagar isso. Em todo o caso parece-me que é a exceção. Tendo esse dinheiro e numa cidade dessas comprar terreno e constrói uma casa, ou compra a casa já feita será sempre o mais habitual.Há que enquadrar expectativas, 800€ já não é pêra doce para a realidade de PT, mas posso admitir que perto dos grandes centros urbanos exista muita gente capaz de pagar isso. Agora em Vila Real? Isso é exactamente a mesma pergunta que faço em Évora (minha cidade natal, onde não vivo) e vejo apartamentos banais a 300/400k. Que tecido empresarial há nessas cidades? E é tecido empresarial de qualidade ou é industria precária? Eu digo já, em cidades Alentejanas, só alguma função pública e quadros médios/altos dessas industrias ou agropecuárias é que têm capacidade para comprar isso e tem de ser em casal.
Porque eu conheço engenheiros, formados por universidades de Lisboa (mais que um: IST e ISEL) e gajos válidos (mas que querem é viver ali), nessas mesmas geografias e ainda estão longe dos 2000€ líquidos com a carga fiscal que temos, portanto eu duvido que 800€ em Vila Real seja à vontadinha.
Ora casal, a viver no interior, a maior parte deles têm aquele mindset de comprar um terreno e construir uma moradia ou comprar directamente uma moradia.
Conclusão: Nunca vou perceber o conceito de apartamentos de 400k em cidades do interior.
Diploma da habitação vetado.
Daqui a umas semanas pode passar sem mais.
É uma bela treta, não serve para nada nem resolve nada, e acima de tudo não tem futuro, pelo que o melhor era ser deitado ao lixo e começar do zero.
Mais um diploma destes devia obrigatoriamente envolver os 2 maiores partidos pelo menos, para não se andar todos os anos com mudanças que só trazem problemas em vez de soluções.
https://www.jornaldenegocios.pt/eco...-veto-de-marcelo-as-sete-razoes-do-presidenteA finalizar, Marcelo Rebelo de Sousa, conclui que "tudo somado, nem no arrendamento forçado, nem no alojamento local, nem no envolvimento do Estado, nem no seu apoio às cooperativas, nem nos meios concretos e prazos de atuação, nem na total ausência de acordo de regime ou de mínimo consenso partidário, o presente diploma é suficientemente credível quanto à sua execução a curto prazo, e, por isso, mobilizador para o desafio a enfrentar por todos os seus imprescindíveis protagonistas – públicos, privados, sociais, e, sobretudo, portugueses em geral."https://www.jornaldenegocios.pt/eco...-veto-de-marcelo-as-sete-razoes-do-presidente
O idiota de serviço já veio esclarecer que não vão alterar o diploma. Deram maioria ao gang. Agora é aguentar.
Quanto ao tonto do PR já se percebeu que o pêésse está-se a defecar para ele e para os seus gelados do Santini.
https://www.google.com/amp/s/eco.sa...-vai-confirmar-diploma-do-mais-habitacao/amp/
@jdem
Obrigado pela dica do spread. Acabei de ter aprovação do BsT
Qual dica?
Não há muito a fazer. A maioria absoluta serve para isto mesmo, aprovar diplomas no parlamento sem que o PR possa fazer grande coisa...
Há que enquadrar expectativas, 800€ já não é pêra doce para a realidade de PT, mas posso admitir que perto dos grandes centros urbanos exista muita gente capaz de pagar isso. Agora em Vila Real? Isso é exactamente a mesma pergunta que faço em Évora (minha cidade natal, onde não vivo) e vejo apartamentos banais a 300/400k. Que tecido empresarial há nessas cidades? E é tecido empresarial de qualidade ou é industria precária? Eu digo já, em cidades Alentejanas, só alguma função pública e quadros médios/altos dessas industrias ou agropecuárias é que têm capacidade para comprar isso e tem de ser em casal.
Porque eu conheço engenheiros, formados por universidades de Lisboa (mais que um: IST e ISEL) e gajos válidos (mas que querem é viver ali), nessas mesmas geografias e ainda estão longe dos 2000€ líquidos com a carga fiscal que temos, portanto eu duvido que 800€ em Vila Real seja à vontadinha.
Ora casal, a viver no interior, a maior parte deles têm aquele mindset de comprar um terreno e construir uma moradia ou comprar directamente uma moradia.
Conclusão: Nunca vou perceber o conceito de apartamentos de 400k em cidades do interior.