Tópico das Casas

Tens mt apartamento a ser vendido para pessoal mais velho. Pessoal que anda a sair das casas grandes e a mudarem-se para o centro para apartamentos práticos..

Acredita que haja, como também há o contrário, pessoal que quer paz e sossego numa habitação rés do chão e com um jardim para não passar parte dos dias fechado entre 4 paredes. Hoje em dia estás perto de tudo em qualquer lado, pelo menos em cidades como Braga.
O que vejo aqui pela zona é pessoal atrás de terrenos para casas individuais. (além de jovens casais à procura de qualquer coisa a preços razoáveis...)

Sim, muita gente foi para a 2ª casa, no meu caso fui para a 4ª casa! eheheh
Mas para todos nós trocarmos de casa, alguém tem que comprar a sua 1ª casa, e a primeira casa está neste momento quase impossível de ser comprada pelo comum Português, matematicamente falando, atendendo à taxa de esforço com um mero CH... logo, o esquema ponzi cai como um castelo de cartas.
Quando vai ser não me atrevo a dizer... Mas que haverá imóveis a ser vendidos a metade do que estão anunciados hoje haverá (aqueles em que os proprietários pensam ter a cassa banhada a ouro), o restante mercado cairá forçosamente alguns pontos percentuais.

Estava-me a referir às casas mais caras.
Em todo o caso ouvia agora as noticias, 40% dos novos créditos, não são novos, são apenas renegociações...
A queda não vai ser abrupta porque há muita coisa com CPCV com entrega só para 2025 (que com sorte só está pronto em 2026), não fosse isto e a queda seria de 2 dígitos facilmente e bem altos.

mudei o CH para o Novobanco, fiz a escritura no dia 30 OUT

agora consultando o crédito indica que a próxima prestação é de 305 euros ( devo 91.386 )

ou seja, vou pagar só juros e nada de capital, devia pagar 500 e tal

isto é normal ?

Em todo o caso ouvia agora as noticias, 40% dos novos créditos, não são novos, são apenas renegociações...
A queda não vai ser abrupta porque há muita coisa com CPCV com entrega só para 2025 (que com sorte só está pronto em 2026), não fosse isto e a queda seria de 2 dígitos facilmente e bem altos.

Acho que ainda depende.

Como disse aqui, em Miraflores, vederam-se 90 apartamentos em menos de 10 dias. Sendo que começam nos 350k e acabam nos 1.2 ou por ai.

Tens mt apartamento a ser vendido para pessoal mais velho. Pessoal que anda a sair das casas grandes e a mudarem-se para o centro para apartamentos práticos..

Tenho um caso desses na família.

Uns tios, na casa dos 75, ainda muito bem a todos os níveis mudaram-se de uma imensa moradia bem localizada para um bom apartamento numa zona muito boa.

O apartamento apesar de bastante grande, originalmente T5 mas transformado por eles em T3, terá talvez metade do tamanho da casa o que implicou deixar muita, muita coisa para trás de que se estão a desfazer. É todo um processo.

Mas estão entusiasmadíssimos com a mudança.

Concordo.
Mas muita gente que está à espera da finalização da construção também tem imóveis à venda que eventualmente terão mesmo que vender, nessa altura esses terão que sair seja qual for o preço.

Acho que ainda depende.

Como disse aqui, em Miraflores, vederam-se 90 apartamentos em menos de 10 dias. Sendo que começam nos 350k e acabam nos 1.2 ou por ai.

Ainda vão havendo algumas excepções, em Braga o que estão a construir perto do Braga parque também se vende como pipocas mesmo sem um tijolo colocado, eu nem de borla gostava de viver lá. Tem Universidade, tem parque rodovia, tem shopping, vai ter metrobus, tem tudo a poucos metros, mas também tem trânsito que em alguns dias nem dá para sair da garagem.
E também acredito que o mais caro se venda melhor que o médio ou mais barato. Os ricos continuam ricos e sem problemas de financiamento. Se forem estrangeiros ainda mais fácil.

Já está à venda à uns 5 ou 6 anos, já esteve mais cara e também já esteve mais barata... Ninguém lhe pegou.

https://www.imovirtual.com/pt/anunci...tml#f9ec9bfe6a

A vista daquela piscina é fenomenal!

Alguém sabe o motivo pelo qual ele colocou à venda?

Apenas precisou do €€€€, não gostou do local, ou será que há algum problema grave com o imóvel? É estranho construir uma casa destas, altamente personalizada, e vender passados 3-4 anos.

Apenas precisou do €€€€, não gostou do local, ou será que há algum problema grave com o imóvel? É estranho construir uma casa destas, altamente personalizada, e vender passados 3-4 anos.

Bem, já está a metade do preço inicial.
Deve ter uns custos de manutenção brutais e tem um problema que nunca será resolvido. Tem um teleférico quase a passar por cima da casa, privacidade quase zero no exterior.

Tenho um caso desses na família.

Uns tios, na casa dos 75, ainda muito bem a todos os níveis mudaram-se de uma imensa moradia bem localizada para um bom apartamento numa zona muito boa.

O apartamento apesar de bastante grande, originalmente T5 mas transformado por eles em T3, terá talvez metade do tamanho da casa o que implicou deixar muita, muita coisa para trás de que se estão a desfazer. É todo um processo.

Mas estão entusiasmadíssimos com a mudança.

Hm boa, mas, qual a razão ou razões?

Eu vivi 20 e tal anos numa vivenda e desde há 10 que estou em apartamento o qual tem as suas vantagens mas o objectivo seria mais tarde ir para uma vivenda, mas relativamente pequena.

A parte de cuidar de jardim e isso, se formos nós a fazer, é trabalhosa....

Hm boa, mas, qual a razão ou razões?

Eu vivi 20 e tal anos numa vivenda e desde há 10 que estou em apartamento o qual tem as suas vantagens mas o objectivo seria mais tarde ir para uma vivenda, mas relativamente pequena.

A parte de cuidar de jardim e isso, se formos nós a fazer, é trabalhosa....

No caso deles há um conjunto de razões, mas a principal tem a ver com localização, mais concretamente saíram de Barcelona, onde viveram quase 30 anos para voltar para Madrid onde viveram antes e que preferem de longe.

Os meus sogros também passaram de uma vivenda nos arredores, para apartamento no centro. No caso deles, apesar de pessoas novas (<60), passaram ambos por doenças oncológicas que os debilitaram e culminaram no falecimento do meu sogro.

As desvantagens que se manifestaram no apartamento foram as normais e esperadas... condomínio... Mas a minha sogra tem paciência e jogo de cintura para aquelas novelas mexicanas.

O apartamento não tem terraço, porque não quiseram o r/c, e é mais confortável que a vivenda que tinham. Mas isto está relacionado com o tipo de construção.

Já a minha mãe, quando quis comprar-lhe a vivenda, recusou-se a sair. Cada um com o seu modo de vida.

Última edição:

O motivo não faço ideia...
Sei que o imóvel não tem nenhum problema. O "fangio" tem razão no teleférico, mas este já existia muito antes de a casa ser construida e não é impedimento para quem construiu/comprou casas de milhões nessa "linha", quase todos ex-jogadores da bola "companheiros" do Meira. Aliás, o pessoal que mora nessa zona(eu incluido) não liga puto ao teleférico. Aquilo praticamente só funciona aos fins de semana no verão e se não estiver avariado...[:D].

Bem, já está a metade do preço inicial.
Deve ter uns custos de manutenção brutais e tem um problema que nunca será resolvido. Tem um teleférico quase a passar por cima da casa, privacidade quase zero no exterior.

O motivo não deve ser o teleférico, pois ele já existe há pelo menos 25 anos (que eu conheça), então certamente não foi ignorado na altura da construção. Quanto aos custos de manutenção, será que alguém constrói uma casa deste tamanho e com estas infraestruturas, e não sabe que vai gastar umas dezenas de milhares de € por mês? Acho difícil.

Acho muito estranho alguém enterrar tanto dinheiro numa casa, colocar coisas tão pessoais como por exemplo campos de futebol, para ao fim de 3 anos vender...

Só consigo ver algumas explicações, como por exemplo ter algum problema financeiro e não conseguir manter a casa, ou então divorciar-se e não querer mais viver no local. Se não for isso, é algum problema sério com a casa, que não deve ser o teleférico.

Voltar
Superior