Tópico das Casas

Pois, não tá acolhedora não. Mas nem essa nem muitas outras em betão da moda, qual estaleiro das obras. Só faltava ser obrigatório capacete e colete.

Acolhedora tá aquela que o rasec postou, tipica casa de campo mt engraçada.

Ao contrário dos cleans e tudo branco digno de clinicas, como agora é moda.

Sim, a do Rasec está muito engraçada.

Mas exige alguma manutenção, o que para segunda casa seria sempre chato.

Na reforma? já seria outra conversa, um gajo tinha sempre algo para se entreter.

Estou a pensar contratar serviço de " mulher a dias " mas por empresas, para ser tudo certinho e n haver azares ( contratos, seguros, etc, já assisti a cada filme.. )

Ora bom, que valores acham razoável para 4h a cada 2 semanas? O que tenho visto mais é 4h por semana mas eu não preciso de tanto.

Isto agora de ter que estudar/praticar coisas do trabalho ao fim de semana torna mais complicado conciliar com a limpeza da casa.

Obg

Já agora, hoje apareceu esta (conheço os autores e o fotógrafo).

Que dizem?

https://www.publico.pt/2024/01/03/p...a-com-materiais-vista-olhos-para-douro-411382

Os blocos de betão à la TIC também lhe vão dar prémios de arquitetura? [:D]

Confesso que não sei se adoro ou detesto. Gosto muito dos tetos assim (cozinha) mas o que me faz mais comichão são mesmo os blocos de betão à vista.

Os meus pais têm uma casa devoluta em muito mau estado do outro lado do rio e confesso que uma solução assim não me chocava.
Depois de ler o artigo, fiquei com dúvidas se as soluções adotadas deveram-se a questões financeiras ou meramente aproveitamento de materiais por falta de disponibilidade.

Sim, a do Rasec está muito engraçada.

Mas exige alguma manutenção, o que para segunda casa seria sempre chato.

Na reforma? já seria outra conversa, um gajo tinha sempre algo para se entreter.

Sim, infelizmente não dá para ter como casa de campo, aquilo é um trabalho a tempo inteiro. Mas está muito engraçada.

O facto e ser tão isolada de tudo também não ajuda para quem é velhote (reformado).

Já agora, hoje apareceu esta (conheço os autores e o fotógrafo).

Que dizem?

https://www.publico.pt/2024/01/03/p...a-com-materiais-vista-olhos-para-douro-411382

Casa, e projecto típica para aparecer em revistas de ARQ. e artigos como esse.

Por norma é preciso um cliente muito especial que esteja disposto a investir em algo assim. Mas as vezes é mesmo intencional, para depois vender a casa como "casa de revista" "casa com prémio de arquitectura" "casa de arquitecto". Tentar ir buscar alguma diferenciação na venda.

Outra opção é usar toda esta publicidade para Airbnb, para quem vive ali 2 ou 3 noites é uma experiência a contar, é instagramável, etc etc. É o mundo actual onde vivemos, há situações que devido à sua publicidade ganham um destaque que nunca teriam.

Esta apareceu hoje no idealista, acho interessante considerando o espaço e as vistas.

​​​​​​Precisa é de uma cozinha nova que não gosto nada daquela, mas o alpendre e as áreas de refeição junto à piscina, adorei!

https://www.idealista.pt/imovel/32874297/

Parece-me haver um excesso de vontade de criar o rústico. Exgageraram.
Gosto da cor da caixilharia, deu-lhe carácter, mas depois tem demasidos "clichés rústicos" os azuleijos da cozinha mais que vistos, usra móveis como armários de casa de banho, a "barn-door", os barrotes de madeira 200% falsos (na casa principal). E até as malas "vintage" no chão a fazer decoração.

Acho que é mais um exemplo "airbnb"...

Gosto da cor da caixilharia, deu-lhe carácter, mas depois tem demasidos "clichés rústicos" os azuleijos da cozinha mais que vistos, usra móveis como armários de casa de banho, a "barn-door", os barrotes de madeira 200% falsos (na casa principal). E até as malas "vintage" no chão a fazer decoração.

Sim, cozinha era trocar logo, wcs de seguida. A decoração é o mais fácil. Mas sim, da forma que está mobilada e decorada neste momento parece dedicada a airbnb.

Dava uma excelente casa de campo, houvesse um caseiro que tratasse dela 😂

Não encontrei esses azulejos da cozinha :confused:

Concordo genericamente com o que referes, gosto das amplas janelas e entradas de luz e das paredes em pedra de granito à prova de quase tudo.

Não tem muitos pormenores, mas quanto chutavam para valor das obras?

https://www.instagram.com/p/C1nYhBTMnMN/

Nos comentários falam em perto de 60k.

Não é grande negócio entre risco de liquidez , tempo (obra e venda) e mais valias.

Gastou 90, vendeu a 140, com mais valias e afins…

Tenho uma casa ligeiramente pior que essa numa extremidade do distrito de Lisboa e por alguma razão ainda não fiz idêntico (para venda ou para consumo “próprio”). Há 20 anos o orçamento que tinha para restauro / mandar abaixo e construir eram 70k num pedreiro + burocracia.

Última edição:
Bem, depois de ver os vossos comentários, afinal não sou só eu que acho o resultado do interior um bocado foleiro, sobretudo a parte das paredes de bloco e lages aligeiradas à vista.
​​​​​​Mesmo o exterior, não acho nada de especial.

Entendo quando dizem que está bom para sites e revistas de arquitetura [:D], mas até para aí não me parece bom.
E eu gosto de arquitetura brutalista, betão à vista, pedra, madeira, até infraestruturas à vista em determinados edifícios...mas o resultado ali não é bom.

​​​​​​

Nos comentários falam em perto de 60k.

Não é grande negócio entre risco de liquidez , tempo (obra e venda) e mais valias.

Gastou 90, vendeu a 140, com mais valias e afins…

Tenho uma casa ligeiramente pior que essa numa extremidade do distrito de Lisboa e por alguma razão ainda não fiz idêntico (para venda ou para consumo “próprio”). Há 20 anos o orçamento que tinha para restauro / mandar abaixo e construir eram 70k num pedreiro + burocracia.

Não me parece que mais valias perto de 50% do valor investido seja um mau negócio.
aliás, parece-me até que poucos conseguiram chegar sequer perto desses valores.

​​​​​​Nao é a minha área, mas ouço muitas vezes falar em retornos por volta de 10% como algo normal.

Não me parece que mais valias perto de 50% do valor investido seja um mau negócio.
aliás, parece-me até que poucos conseguiram chegar sequer perto desses valores.

​​​​​​Nao é a minha área, mas ouço muitas vezes falar em retornos por volta de 10% como algo normal.

Se contabilizares o trabalho, tempo, risco de a mão de obra ser uma granda mrd, dinheiro empatado com o risco de não venderes ao preço que queres, a mim não me seduz muito.

Embora os retornos não sejam one shot (como aqui), acho que está melhor quem comprou uma casa há 13 anos por uns 130k e agora está, além de valer 300k, a receber 2k por mês em arrendamento (ou seja, pouco menos que 25k por ano + impostos).

Se contabilizares o trabalho, tempo, risco de a mão de obra ser uma granda mrd, dinheiro empatado com o risco de não venderes ao preço que queres, a mim não me seduz muito.

Embora os retornos não sejam one shot (como aqui), acho que está melhor quem comprou uma casa há 13 anos por uns 130k e agora está, além de valer 300k, a receber 2k por mês em arrendamento (ou seja, pouco menos que 25k por ano + impostos).

Esses números não são, nem pouco mais ou menos os normais.

Algo que se alugue hoje por 2 mil euros de renda mensais (ou seja 24 mil/ano), normalmente custará mais de 500 mil Euros hoje.

Há 13 anos não sei, mas diria que provavelmente uns 300 mil

Não encontrei esses azulejos da cozinha :confused:

Concordo genericamente com o que referes, gosto das amplas janelas e entradas de luz e das paredes em pedra de granito à prova de quase tudo.

Screenshot 2024-01-04 at 13.47.30.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2024-01-04 at 13.47.30.png Size:	1.00 MB ID:	14392890

Era só lacar aquilo tudo de branco, meter pedra branca em cima da ilha, candeeiro novo, uns apontamentos de madeira e estava feito! Até aproveitava o fogão antigo apr:)

Voltar
Superior