Tópico das Casas

Se contabilizares o trabalho, tempo, risco de a mão de obra ser uma granda mrd, dinheiro empatado com o risco de não venderes ao preço que queres, a mim não me seduz muito.

Embora os retornos não sejam one shot (como aqui), acho que está melhor quem comprou uma casa há 13 anos por uns 130k e agora está, além de valer 300k, a receber 2k por mês em arrendamento (ou seja, pouco menos que 25k por ano + impostos).

Quem faz um investimento como o gajo do tiktok, tem de saber muito bem o que está a fazer, além de, arrisco com 99% de certeza que tem de ser ele a fazer os trabalhos, ou pelo menos grande parte (há coisas que tem sempre de contratar, de modo a conseguir ter lucro.
AInda para mais a casa não parece ser numa zona muito central, de grande valorização do local.

Esse exemplo de comprar por 130k há 13 anos, valer agora 300k e receber 2k mês + impostos, parece-me demasiado otimista, para não dizer irrealista. Existe mesmo?

Por fim, não devemos tomar videos exemplificativos de tiktok sobre investimentos fantásticos, como algo verdadeiro, 100% credível [:D]

Nos comentários falam em perto de 60k.

Não é grande negócio entre risco de liquidez , tempo (obra e venda) e mais valias.

Gastou 90, vendeu a 140, com mais valias e afins…

Tenho uma casa ligeiramente pior que essa numa extremidade do distrito de Lisboa e por alguma razão ainda não fiz idêntico (para venda ou para consumo “próprio”). Há 20 anos o orçamento que tinha para restauro / mandar abaixo e construir eram 70k num pedreiro + burocracia.

Se gastou 90 e vendeu por 140 é excelente.

Como pode deduzir os custos da obra mais o valor de aquisição, pagará maisvalias sobre (140-90=50)/2 ou seja sobre 25 mil, que vão ser englobados com os restantes rendimentos. Se pensarmos numa taxa tipo 30%, pagará 7.500 de impostos, ou seja vai ter 42.500 euros de lucro.

Se o processo demorar 1 ano, não me parece nada mau é como ganhar 3.500 euros/mês limpos.

Parece-me haver um excesso de vontade de criar o rústico. Exgageraram.
Gosto da cor da caixilharia, deu-lhe carácter, mas depois tem demasidos "clichés rústicos" os azuleijos da cozinha mais que vistos, usra móveis como armários de casa de banho, a "barn-door", os barrotes de madeira 200% falsos (na casa principal). E até as malas "vintage" no chão a fazer decoração.

Acho que é mais um exemplo "airbnb"...

Realmente arquitectos vêm 1 coisa, eu vejo outra [:D]

Não reparei em nada disso que mencionas. Agora se for ver a 2ª vez já vou notar de certeza [:D]

E atenção aos 60k em obras dessa casa, acho muito barato.

E posso dar um exemplo concreto e atual:

- casa no Minho, em terreno herdado. Casa pouco maior que essa (3 quartos pequenos) e agora vem a parte mais curiosa: obras feitas através de conhecidos (proprietário está nesse meio) e feitas avulso, ou seja, um gajo vai fazer a caixilharia, outro vai fazer o chão, outro coloca o pladur, etc.

Derrapou e vai neste momento em 140k. Previsão inicial de 110-115k…

Esses números não são, nem pouco mais ou menos os normais.

Algo que se alugue hoje por 2 mil euros de renda mensais (ou seja 24 mil/ano), normalmente custará mais de 500 mil Euros hoje.

Há 13 anos não sei, mas diria que provavelmente uns 300 mil

Hm?

Um T3 na quinta da Trindade custa em arrendamento mais de 1500€ por mês hoje em dia. Basta abrires os classificados.

Quando a construção arrancou, há uns 10,15 anos, custou algo como 100 e poucos mil.

Eu sei o conceito de inflação, e tudo mais, mas em termos de investimento vs retorno, continuo a achar mais aliciante quem entrou em algo deste género.

Casa, e projecto típica para aparecer em revistas de ARQ. e artigos como esse.

Por norma é preciso um cliente muito especial que esteja disposto a investir em algo assim. Mas as vezes é mesmo intencional, para depois vender a casa como "casa de revista" "casa com prémio de arquitectura" "casa de arquitecto". Tentar ir buscar alguma diferenciação na venda.

Outra opção é usar toda esta publicidade para Airbnb, para quem vive ali 2 ou 3 noites é uma experiência a contar, é instagramável, etc etc. É o mundo actual onde vivemos, há situações que devido à sua publicidade ganham um destaque que nunca teriam.

Algumas famílias carenciadas vivem em casas assim, sim... [:D]

E atenção aos 60k em obras dessa casa, acho muito barato.

E posso dar um exemplo concreto e atual:

- casa no Minho, em terreno herdado. Casa pouco maior que essa (3 quartos pequenos) e agora vem a parte mais curiosa: obras feitas através de conhecidos (proprietário está nesse meio) e feitas avulso, ou seja, um gajo vai fazer a caixilharia, outro vai fazer o chão, outro coloca o pladur, etc.

Derrapou e vai neste momento em 140k. Previsão inicial de 110-115k…

Qual a área da casa, ou custo M2. Valores com ou sem IVA?
a obra é completa?

​​​​No meu caso, para já ainda não derrapou nada. Tive um gasto extra, mas vou recuperar esse valor nos revestimentos (só falta formalizar a encomenda).
mas também, para já passei a fase estrutural sem sobressaltos (é fácil haver aqui derrapagens em obras de reabilitação), está agora em acabamentos

No trono... via janelão...

Same same...

Lembrei-me agora desta do Sou Fujimoto [:D]

sou-fujimoto-public-toilet-in-ichihara-designboom-01.jpg

Casas instagramáveis, ir de escapadinha e selfiar-se para exibir no insta...

omfg , tou velho [:D]

Qual é um dos problemas da Farfetch? O ser on-line e ninguém a ver a comprar. A malta quer ir à loja e fazer live, e fotografar com o saco.

Há casos de malta a porta da LV na Av da Liberdade a pedir a quem sai com saco se podem só tirar uma foto à porta com o saco na mão... [:D]

É o mundo que vivemos, se não está na net não é verdade.... E tudo o que seja diferente dá likes.
Vê os maiores youtubers do mundo, o que fazem? Asneiras, porcaria e disparates.

Qual é um dos problemas da Farfetch? O ser on-line e ninguém a ver a comprar. A malta quer ir à loja e fazer live, e fotografar com o saco.

Há casos de malta a porta da LV na Av da Liberdade a pedir a quem sai com saco se podem só tirar uma foto à porta com o saco na mão... [:D]

É o mundo que vivemos, se não está na net não é verdade.... E tudo o que seja diferente dá likes.
Vê os maiores youtubers do mundo, o que fazem? Asneiras, porcaria e disparates.

Ele há coisas que me recuso a acreditar.... 🤣🤣🤣

Tirar fotos com um saco? Seriously? 🤦🏻🤦🏻🤦🏻

Eu nem consigo conceber o esperar à porta para entrar numa loja, quanto mais o resto 🤭🤭

Eu nem consigo conceber o esperar à porta para entrar numa loja, quanto mais o resto 🤭🤭

Uma "síndrome da maçã no espelho" no seu melhor [:D]

Nunca me tinha passado pela cabeça que coisas dessas acontecessem, mas não tenho problemas em acreditar, até porque todos os dias, nas redes sociais, somos bombardeados com uma infinidade de gente com falta de QI tremenda.

Esperar à porta também não é a minha praia. Aliás, cada vez mais compro online, sempre em busca dos melhores preços.

E o gajo que tem um cenário de um avião privado na garagem e aluga a $100 à hora para a malta postar no instagram? [:)]

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	698.2 KB ID:	14393218

Quase 1 milhão de seguidores... e a meter fotos numa garagem...

image.png

Por acaso até vi algo muito parecido agora antes do Natal.
Uma mulher sai de uma dessas lojas XPTO na avenida da liberdade e a primeira coisa que faz é por-se à porta a tirar fotografias com o saco das compras. Pelo menos essa acho que não pediu o saco emprestado...

Isso é igual para todas cidades/condados?

Mesmo assim, compensa estar no UK?

Compensa e cada vez mais, até emigrar para países de Leste.

Portugal só vale a pena se fores rico, ou tiveres uma profissão muito acima da média ou se trabalhares remotamente recebendo o mesmo salário como se vivesses lá.

Por acaso até vi algo muito parecido agora antes do Natal.
Uma mulher sai de uma dessas lojas XPTO na avenida da liberdade e a primeira coisa que faz é por-se à porta a tirar fotografias com o saco das compras. Pelo menos essa acho que não pediu o saco emprestado...

Pode ter comprado só o saco! [:D]

• Like
Reactions: Zar
Estou a pensar contratar serviço de " mulher a dias " mas por empresas, para ser tudo certinho e n haver azares ( contratos, seguros, etc, já assisti a cada filme.. )

Ora bom, que valores acham razoável para 4h a cada 2 semanas? O que tenho visto mais é 4h por semana mas eu não preciso de tanto.

Isto agora de ter que estudar/praticar coisas do trabalho ao fim de semana torna mais complicado conciliar com a limpeza da casa.

Obg

Do que sei valor é (era até ao fim do ano passado, não sei se se mantém) 9€+IVA e a qualidade do serviço depende de quem lá vai, que sendo empresa, pode bem acontecer de serem pessoas diferentes todas as semanas, ainda que se vão repetindo aqui e acolá.

Mas diria para não esperares um trabalho como se a limpeza fosse feita por quem estima a casa com tempo.

O normal para uma casa pequena são 2 pessoas 2 horas por semana. Tenho uma empresa a fazer a limpeza há alguns anos e a equipa é quase sempre a mesma, só alteram nas férias ou por doença. Na empresa as senhoras da limpeza também são as mesmas há vários anos. Nenhuma empresa que se preze altera as pessoas todas as semanas, se fazem isso foge dessa empresa.

Back