Tópico das Casas

São quase 300 m2 e varanda a toda a volta, gosto da planta mas nunca pagaria 1.5 milhões para viver ali. Preconceitos eu sei...

Entendo-te.

Confesso que quando este empreendimento apareceu fiquei abismado.

O Primeiro lote tinha T3/T4 e T5,
O Segundo só tem T4 e T5.
O terceiro vai ter T3, T4+ e T5.

Nada de T2 ou T1... E têm 2 bloco só de T5.
Por um lado é óptimo porque há famílias que precisam e raramente há T5. Mas por outro lado, os T4 em 2021 começavam nos 900k...
Por isso hoje em 2024, um dos T5 dos pisos mais altos tem de ser mais de 1.5 de certeza... Talvez 1.8... Por ai.
E a casa é espectacular, mas 1.8 nas colinas do cruzeiro. [s)]

Grande casa!
esta sim, difícil apontar defeitos.

Podemos sempre criticar. [:D]

O Hall de entrada é grande mas com espaço desperdiçado. Não tens um armário de jeito para sapatos e/ou casacos.

Os quartos estão em duas zonas e ali um pseudo corredor aberto, ou seja tens sempre de passar na salda para 3 suites.
Tanto que estando na mesa de jantar, consegues ver a cama da suite 2.
Depois não há assim tanta arrumação. com uma sala tão grande, fechava mesmo o corredor e fazioa tudo armários, ganhava-se uma arrumação enorme e mais funcional.

A Suite 1 a porta abre em cima da porta da asa de banho, vais a sair da casa de banh e alguém a entrar no quarto apanhas com a porta. e a casa de banho é grande, mas detesto ver duches assim de canto meio perdidos.
A suite 2 tem pouco armário, mas tem muito espaço para cómoda. E a casa de banho é estranha assim com dois lavatórios separados, tanto que até meteram a porta para fora.

A cozinha é óptima mas devia ser mais aberta por uma porta de correr para a sala aquela é tímida. [:D]

Partia logo a parede da cozinha para a sala e aí sim, perfeita! [:D][:D]

Claro que pelo preço que custa e localização, preferia de longe uma moradia com piscina [:D][:D]

Eu acho que a cozinha está perfeita para mim:
​​​​​​- é grande
- tem arrumação
- bem organizada
- tem ilha para quem gostar
- liga ao átrio da casa e à sala
- tem uma boa zona de lavandaria anexa, grande e bem iluminada
- tem uma ligação à varanda, dá para comer na rua.
​​​​​
​​​​​Tirar a parede iria expor a cozinha na sala, e eu não sou grande apreciador disso tanto por motivos estéticos como funcionais (não sou apreciador do cheiro a comida pelo resto da casa). Aceito num T1, numa casa de férias...agora numa casa de uso diário principal um T4, para mim é praticamente um "deal breaker" .

Podemos sempre criticar. [:D]

O Hall de entrada é grande mas com espaço desperdiçado. Não tens um armário de jeito para sapatos e/ou casacos.

Os quartos estão em duas zonas e ali um pseudo corredor aberto, ou seja tens sempre de passar na salda para 3 suites.
Tanto que estando na mesa de jantar, consegues ver a cama da suite 2.
Depois não há assim tanta arrumação. com uma sala tão grande, fechava mesmo o corredor e fazioa tudo armários, ganhava-se uma arrumação enorme e mais funcional.

A Suite 1 a porta abre em cima da porta da asa de banho, vais a sair da casa de banh e alguém a entrar no quarto apanhas com a porta. e a casa de banho é grande, mas detesto ver duches assim de canto meio perdidos.
A suite 2 tem pouco armário, mas tem muito espaço para cómoda. E a casa de banho é estranha assim com dois lavatórios separados, tanto que até meteram a porta para fora.

A cozinha é óptima mas devia ser mais aberta por uma porta de correr para a sala aquela é tímida. [:D]

Respondo o mesmo como respondi ao Rasec [:D]

O átrio para mim está bom, depende um bocado das nossas vivências.
eu não deixo os sapatos nem casacos na entrada de casa, segue tudo para dentro.

O corredor a atravessar a sala de facto é um ponto negativo, mas até me parece resolúvel de várias maneiras (parede, armário, ripado, vidro fosco, etc)

Podia ter uma porta de correr no acesso às 3 suites.

Ou seja, há sempre coisas a apontar, mas este é mesmo daqueles onde, para mim, está praticamente tudo no sítio, que é coisa muito rara de acontecer [:D]
​​​​​​

Cheiro a comida?! [:)][:)]

Here we go again.... adoram fechar a mulher bem fechadinha na cozinha enquanto vêem o preço certo na sala... [:)][:)]

Respondo o mesmo como respondi ao Rasec [:D]

O átrio para mim está bom, depende um bocado das nossas vivências.
eu não deixo os sapatos nem casacos na entrada de casa, segue tudo para dentro.

O corredor a atravessar a sala de facto é um ponto negativo, mas até me parece resolúvel de várias maneiras (parede, armário, ripado, vidro fosco, etc)

Podia ter uma porta de correr no acesso às 3 suites.

Ou seja, há sempre coisas a apontar, mas este é mesmo daqueles onde, para mim, está praticamente tudo no sítio, que é coisa muito rara de acontecer [:D]
​​​​​​

Estava mesmo só a ser picuinhas.
Mas o Hall acho grande e desaproveitado.
E pelo menos na minha vivência, casacos e sapatos (do dia a dia) estão todos na entrada. E sim também não tenho armário e é uma porcaria. [:D]

Para mim o "defeito" que essa casa tem é também uma qualidade. A varanda à toda volta retira muita privacidade de quem está nos quartos, ainda que possa ser apenas um feeling de estar exposto, mesmo que na prática não aconteça nada.

Exemplo: Um convívio qualquer na casa com 10 pessoas na sala, é inevitável que com uma varanda dessas, começem a sair, e há sempre alguns aventureiros / curiosos que vão andar no espaço para além da sala.

Se estiver alguém nos quartos (especialmente na suite 1), é obrigado a ter tudo fechado ou então não fazer a mínima ideia se vai aparecer alguém a qualquer momento a olhar para dentro.

E é de notar que essa varanda dá livre acesso até a uma janela de uma casa de banho.

Isto é algo que acontece em muitas casas atualmente, e não há uma solução eficaz, a não ser criar uma divisória num sítio qualquer.

Last edited:
Cheiro a comida?! [:)][:)]

Here we go again.... adoram fechar a mulher bem fechadinha na cozinha enquanto vêem o preço certo na sala... [:)][:)]

Não percebi qual a piada...

Quem fizer as refeições fora, comprar já feito ou só fizer umas coisitas simples, não chateia, agora quem cozinhar frequentemente, não me parece mesmo a melhor solução, porque depois de cozinhar podem ficar odores espalhados pela casa.

Já sei que nas revistas "Casa Cláudia" e nos "Pinterest's" da vida a malta até vê livros colocados na ilha e gosta, quer igual [:D]

Eu não acho fixe receber visitas na "cozinha", da mesma forma que não acho que faça sentido visitas terem acesso aos quartos e casas de banho dos quartos...
​​​​​​Na minha casa, com produtos da horta e do pomar a ir parar à cozinha, às vezes aquilo fica de pantanas, bem diferente dum apartamento onde as coisas normalmente chegam de forma mais residual.

Ou seja, cada um tem as suas vivências e necessidades, por isso as casas são tão diferentes nas várias regiões do país.
(Só por acaso, a casa que estou a construir não tem cozinha independente [:D]​​​​​​)

Não percebi qual a piada...

Quem fizer as refeições fora, comprar já feito ou só fizer umas coisitas simples, não chateia, agora quem cozinhar frequentemente, não me parece mesmo a melhor solução, porque depois de cozinhar podem ficar odores espalhados pela casa.

Já sei que nas revistas "Casa Cláudia" e nos "Pinterest's" da vida a malta até vê livros colocados na ilha e gosta, quer igual [:D]

Eu não acho fixe receber visitas na "cozinha", da mesma forma que não acho que faça sentido visitas terem acesso aos quartos e casas de banho dos quartos...
​​​​​​Na minha casa, com produtos da horta e do pomar a ir parar à cozinha, às vezes aquilo fica de pantanas, bem diferente dum apartamento onde as coisas normalmente chegam de forma mais residual.

Ou seja, cada um tem as suas vivências e necessidades, por isso as casas são tão diferentes nas várias regiões do país.
(Só por acaso, a casa que estou a construir não tem cozinha independente [:D]​​​​​​)

Cozinho todos os dias, e uma coisa te garanto, os cheiros passam quer tenhas as portas fechadas quer não tenhas portas, simplesmente é uma coisa que os cheiros têm... não respeitam portas... [:)][:)] Não queres cheiros, compra um sistema de exaustão de jeito! Eu tenho as portas da cozinha sempre abertas, sempre! Nunca tive problemas com cheiros em casa que não se resolvam com extração e janelas abertas.

Ainda este fds tive amigos em casa, estava eu a cozinhar e estava tudo na cozinha comigo a beber uns copos e a comer umas entradas, na conversa... porque das duas uma, ou estava eu sozinho na cozinha e as visitas na sala... ou estávamos juntos na.... cozinha....

Eu não acho fixe receber visitas na cozinha, e como tal, só faz sentido ter um open space, para os poder receber na sala, enquanto eu cozinho!

PS - fazemos todas as refeições na sala! Odeio comer na cozinha.

Os meus pais têm uma casa em muito mau estado na terra onde nasceram e estão a ponderar fazer obras de reabilitação.

A casa localiza-se no Norte, a sul do Douro, numa encosta voltada a poente. Temos cerca de 6x11m e a ideia seria fazer 2 quartos.
Por baixo deste piso há um antigo lagar que talvez possa vir a ser usado para mais um quarto. Vamos também explorar a possibilidade de acesso pelo interior.

A ideia é algo simples e barato para ser usado como casa de fim-de-semana/férias.
As melhores frentes são a direita e superior (noroeste e sudoeste)

Não sou arquiteto (nota-se :D) mas peguei nas premissas e fiz os seguintes "desenhos".
Já andei às voltas mas não vejo grandes alternativas para organizar os espaços.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	224.2 KB ID:	14404862​​
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	199.5 KB ID:	14404863
O que têm a dizer?

Critiquem à vontade 😂

Pequenos-almoços e lanches incluídos ?

Eu é ao contrário, adoro cozinhas e adoro comer na cozinha no dia a dia, simplifica o por e tirar mesas, ou o ir buscar qualquer coisa.

Também gosto da planta do T5 e também não daria 1,5 milhões ou até mais por um apartamento em Odivelas.

Cozinho todos os dias, e uma coisa te garanto, os cheiros passam quer tenhas as portas fechadas quer não tenhas portas, simplesmente é uma coisa que os cheiros têm... não respeitam portas... [:)][:)] Não queres cheiros, compra um sistema de exaustão de jeito! Eu tenho as portas da cozinha sempre abertas, sempre! Nunca tive problemas com cheiros em casa que não se resolvam com extração e janelas abertas.

Ainda este fds tive amigos em casa, estava eu a cozinhar e estava tudo na cozinha comigo a beber uns copos e a comer umas entradas, na conversa... porque das duas uma, ou estava eu sozinho na cozinha e as visitas na sala... ou estávamos juntos na.... cozinha....

Eu não acho fixe receber visitas na cozinha, e como tal, só faz sentido ter um open space, para os poder receber na sala, enquanto eu cozinho!

LOL, é tipo uma diferença brutal quando a porta da cozinha está fechada em termos do fedor que passa para o resto da casa, reduz uns 90% ....
E isto em 3 casas que ja vivi. Se calhar são especiais.

Não troco uma boa cozinha open space por nada. E felizmente o exaustor revelou-se muito bom.
Os meus pais quase que vivem na cozinha por conta das cozinhas tradicionais antigas.

Bem temos de ser racionais.

Estar numa cozinha fechada, com exaustor e janela aberta será claramente melhor em termos de cheiros e gorduras no ar.

Mas é isso precisamente que a se discute, estar 1 ou 2 fechados na cozinha e o resto na sala... Eu não gosto e há quem como o Rasec ou o Allstarfabio também não gostam.
Mas compreendo que haja quem prefira essa solução.

Eu também faço todas as minhas refeições na sala, pelo que ando sempre de um lado para o outro com as coisas e com a comida e com as pessoas.

E quando recebo pessoas em casa acabamos na cozinha, se formos muitos acabamos divididos uns na cozinha outros na sala... Se o espaço for só um, será claramente melhor em termos de família e de convívio.
Claro que tem desvantagens, tem de estar mais limpo, há mais barulho "na sala", há um pouco mais de cheiro, e o que me preocupa mais é o ruido dos frigoríficos que com o tempo ficam mais ruidosos.

As cozinhas tradicionais eram grandes, tinham fogões a lenha e grandes mesas para uma dúzia de pessoas ou mais e todos conviviam nessa grande divisão, chamem-lhe o que quiserem

As cozinhas tradicionais eram grandes, tinham fogões a lenha e grandes mesas para uma dúzia de pessoas ou mais e todos conviviam nessa grande divisão, chamem-lhe o que quiserem

Bem tens razão, mas há mais explicações.

Como dizes, eram grandes e era onde estava a lareira e o fogão a lenha, por isso eram o local mais quente da casa e onde as pessoas se juntavam, precisamente porque estava quente.
Em casas mais senhoriais, ninguém ficava na cozinha, havia salas com lareiras e/ou salamandras. [:D] E salas de jantar. A Cozinha era para o pessoal...

Back