Tópico das Casas

São processos incríveis :sh).
Uma estupidez.

Os orçamentos vão ser caros... Nesta altura não há milagres.

Poderás eventualmente esperar ou vender o lote com projecto aprovado que valerá muito mais do que pagaste. Mas assim "perdes" a ideia de ter a casa.

sim, ganharia no mínimo o dobro se vendesse agora o terreno, mas o potencial de capitalização de construir e venda é muito superior.
Neste momento estou com a cabeça entre os 2k e 2,25k o m2 como custo de construção, acima disso provavelmente vendo.

os preços são caros, mas há muitas empresas a construir na zona e com muita vontade de ficar com a obra, vamos ver.

Já aqui houve relatos de um user com uma boa varanda que de Maio a Set fez todas as refeições na varanda.

Eu não faço todas, mas faço muitas, quando está bom tempo. Desde que começou o bom tempo jantei na varanda todos os dias, e tomei pequeno almoço em vários deles.

O único inconveniente disso é que é preciso uma boa estratégia anti-abelhas, porque se não fizeres nada, elas vão acabar por aparecer mais cedo ou mais tarde. A minha "Maria" mete uns óleos essenciais e umas plantas na varanda, e até à data não temos tido visitas indesejadas (nem sequer de pássaros).

Por acaso também sinto isso, já vivi num apartamento com uma boa varanda e não usava muito, assim como outros vizinhos. Pensando sobre o assunto, penso que o motivo seria a privacidade, tinha vizinhos por cima e pelos lados e por mais que lá colocasse guarda sol e depois uma pergola, ficava-se sempre exposto, não era crítico mas suponho que esse fosse o motivo inconsciente que mantinha as pessoas mais fora das varandas que dentro delas.

Este é um fenómeno curioso. As pessoas adoram ir para cafés e esplanadas, com dezenas de mesas a uma curta distância, mas têm problemas em ficar sentadas numa varanda porque têm um prédio do outro lado da rua a 20 metros de distância e falta privacidade. [:D]

Este é um fenómeno curioso. As pessoas adoram ir para cafés e esplanadas, com dezenas de mesas a uma curta distância, mas têm problemas em ficar sentadas numa varanda porque têm um prédio do outro lado da rua a 20 metros de distância e falta privacidade. [:D]

Verdade [:D] Por acaso eu detesto esplanadas não por ter gente mais perto mas porque muitas vezes é chato para comer, ou é o vento, ou o sol, ou o fumo dos carros, pronto, é preciso ser uma esplanada muuuuito boa pa ser algo de jeito.

Já nas varandas adoro estar. Mas é mais um ponto de manutenção a ter em conta.

A privacidade sempre foi uma coisa muito portuguesa... [:D]

Não podes ver ninguém de roupa interior, mas depois na praia anda tudo meio despido.

Na minha casa tenho prédios do outro lado da rua. E parte da casa que dá para a minha são as cozinhas.
Eu na minha cozinha tenho uma janela e um rolo "black-out"... Nunca o usei [:D]
Os meus vizinhos da frente mais directos são 3 prédios de 3 andares, por isso tenho 6 cozinhas que vejo facilmente da minha sala. Só uma cozinha costuma estar aberta. Outras 5 cozinhas estão sempre fechadas com estores e rolos e tretas... O dia todo 365 dias por ano. [:D]
Cada um faz o que quer na cozinha, mas não me parece que seja caso para estar tudo fechado.

Não podes ver ninguém de roupa interior, mas depois na praia anda tudo meio despido.

Na minha casa tenho prédios do outro lado da rua. E parte da casa que dá para a minha são as cozinhas.
Os meus vizinhos da frente mais directos são 3 prédios de 3 andares, por isso tenho 6 cozinhas que vejo facilmente da minha sala. Só uma cozinha costuma estar aberta. Outras 5 cozinhas estão sempre fechadas com estores e rolos e tretas... O dia todo 365 dias por ano. [:D]
Cada um faz o que quer na cozinha, mas não me parece que seja caso para estar tudo fechado.

Eu mudei-me recentemente para um prédio novo, e em frente ao meu há um outro em construção, "irmão gémeo" deste. Toda a gente no meu prédio diz que é pena, e que vamos perder a privacidade. Eu particularmente não me importo, e até acho que a construção do prédio em frente vai trazer benefícios, pois cria uma zona privada de uns 25m entre os dois.

Dentro de casa, e como estou em um andar alto, sou um pouco como tu. Cozinha e sala abertas o dia todo, quartos com janelas abertas, e apenas uso as cortinas para criar privacidade.

Na varanda, estou à vontade. É óbvio que não vou sair nu, mas quando estou lá sentado, a minha última preocupação é que me estejam a observar. Não estou a fazer nada errado, estou dentro de casa, não devo explicações a ninguém. Quem quiser olhar, que olhe. E como disse mais acima, estou muito mais exposto em qualquer café ou esplanada, onde toda a gente não só vê, como também pode ouvir as minhas conversas.

Sempre admirei aqueles bairros de moradias nos USA com os quintais sem muro separador entre lotes e para a via pública! [:p]

E aí pelo sul, roupa interior a secar também o fazem nas varandas?

Por norma a roupa interior não seco na rua não por uam questão de privacidade, mas de higiene, na rua há sempre mais pós, e na minha zona há uns descampados, há sempre bichinhos e afins. Por isso prefiro secar no secador de toalhas da casa de banho. Principalmente as coisas da mulher e das miudas.

O problema são mesmo as osgas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

que pânico !!!! quem mora em RC's é pior, na zona sul.

eu tou cá no alto e tive 1 vez uma na WC, em 3 anos espero que tenha sido a unica.

sim, ganharia no mínimo o dobro se vendesse agora o terreno, mas o potencial de capitalização de construir e venda é muito superior.
Neste momento estou com a cabeça entre os 2k e 2,25k o m2 como custo de construção, acima disso provavelmente vendo.

os preços são caros, mas há muitas empresas a construir na zona e com muita vontade de ficar com a obra, vamos ver.

Quanto tempo demorou todo o processo de licenciamento, por curiosidade?

​​​​​​Esse orçamento de 2/2.5k, é já a contar com os 23% que o estado vai levar? Espero que não :sh)

O problema são mesmo as osgas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

que pânico !!!! quem mora em RC's é pior, na zona sul.

eu tou cá no alto e tive 1 vez uma na WC, em 3 anos espero que tenha sido a unica.

Na casa dos meus pais na aldeia há uma janela numa despensa (nunca é aberta) onde vivem umas 2 ou 3 há vários anos.
As ditas cujas não incomodam ninguém, não entram para dentro de casa e pelo meio vão comendo alguns insetos. É deixá-las estar.

Curiosidade lá na zona esses répteis inofensivo são tidos como altamente venenosos [:D]

Assim dito dessa forma absoluta até parece parvo, só que não é. Da mesma forma que tu não terás problema de estar sentado na esplanada com desconhecidos terias de abrir a janela e cortinas de um quarto ou sala que tivesse visibilidade directa para uma rua movimentada enquanto frequentavas esses espaços.
Aquilo que se faz numa esplanada está contextualizado ao local, são comportamentos sociais que ali se têm. Apesar de uma varanda de uma casa ter uma função com pontos comuns a uma esplanada, faz parte de uma casa, os comportamentos íntimos e privados de uma família em sua casa são ligeiramente (ou muito) diferentes dos que se têm em ambiente social e público.
Não é critico, mas parece-me que foi o que me afugentou e afugenta outros da varanda exposta. No meu caso não era o prédio em frente, eram mesmo os vizinhos em cima e dos lados.

Voltar
Superior