Tópico das Casas

Na verdade, o conceito do pátio central na casa é muito influenciado pela "domus" romana, que por sua vez já teve influências helénicas e que se alastrou a todo o Imperio Romano.

De uma maneira ou outra foi tendo sempre múltiplas interpretações e escalas diferentes, desde os claustros dos conventos/mosteiros, até à arquitectura tradicional um bocado por todo lado.

Na arquitetura contemporânea também há muitos exemplos de casas pátio um bocado por todo o mundo, com algumas variações conforme a região do globo.
Não dá para todos os lugares nem é uma opção óbvia para a maioria das pessoas.

Para mim o único problema das casas pátio é que muitas vezes tens 2 quartos, uma IS a dar para o pátio partilhado pela cozinha e sala. O que implica ter as coisas arrumadas ou fechadas
​​​​​​​

Já eu acho uma completa aberração isso de casas pátio. Daqui a nada só falta lá ter o tanque de lavar roupa em cima de cimento manhoso cheio de musgo [:D]
Bem agora mais a sério, não gosto mesmo.

Há tambem aquele conceito de " vilas " ( ? ) que as casas são todas viradas para o mesmo pátio comum. 'canhoto

Estive no fim de semana na casa que um amigo acabou de construir, conceito de casa pátio onde a sala, a cozinha e dois quartos (por enquanto um pode ser usado como escritório), abrem para um pátio, e dá um usufruto do espaço incrível.
Tinha as grandes janelas abertas (ligam num canto), que no fundo permite transformar os 3 espaços numa espécie de grande open space, tornando-se o pátio o espaço central da casa.
gostei bastante!

Numa varanda acho sempre mais difícil conseguir potenciar este tipo de vivências, mas também a maioria são varandas para ter só porque sim.

A casa que tínhamos em Vila Real era semelhante, em forma de L. Também tinha uma extensão onde fazíamos, praticamente, todas às refeições… no verão era simplesmente espectacular…

Como assim não há amigos?!

tão, já sabes que sou lobo solitário [:p]
sou até muito sociável no trabalho mas de resto, família mínima e nada de amigos pelo que também é por isso que sala pequena ou casa pequena pra mim até são vantagem, desde o preço à facilidade de limpeza se bem que agora vêm cá as senhoras fazer esse serviço.

Tu vais limpar o T3 sozinho ou vais contratar serviço, se me permites a curiosidade claro. T3 ainda é obra pa limpar e se for 2 WC's ai que tortura.

Para mim o único problema das casas pátio é que muitas vezes tens 2 quartos, uma IS a dar para o pátio partilhado pela cozinha e sala. O que implica ter as coisas arrumadas ou fechadas

Isso é verdade, mas conforme o projeto há formas de contornar.
Para mim, outro contra é que geralmente obriga a ter mais área consumida por espaços de circulação, e isso custa dinheiro. Mas se os utilizadores valorizarem esses espaços de percurso, não haverá problema.
isso e uma tendência para se gastar mais em caixilharia.

​​​​​​​No caso deste amigo o lote em si era bastante difícil, comprido e estreito, a maioria das pessoas nunca o compraria. Além do pátio, tem terreno para a frente e para a traseira também.

Já eu acho uma completa aberração isso de casas pátio. Daqui a nada só falta lá ter o tanque de lavar roupa em cima de cimento manhoso cheio de musgo [:D]
Bem agora mais a sério, não gosto mesmo.

Há tambem aquele conceito de " vilas " ( ? ) que as casas são todas viradas para o mesmo pátio comum. 'canhoto

Olha que um tanque (aka piscina) num pátio no meio da casa pode ser uma coisa bem interessante [;)]

As "villas", por norma são moradias individuais de grandes dimensões em zonas remotas (tipo Alentejo).
Também têm origem no império romano (ou até mais atrás no tempo) onde o pátio tem um carácter importante.
por norma têm plantas bastante complexas e tanto se abrem para o interior como para o exterior à volta.

O que é virado para o mesmo pátio comum são as "ilhas" (aqui no Porto chama-se assim), mas não tem nada a ver, é comparar o 8 com o 80 [:D]

Tens de visitar algumas casas alentejanas... [:p]

O EscapeLivre que venha dizer que não gosta desta [:p]

b67c869b50d35d9aac72870967722df6.jpg

tão, já sabes que sou lobo solitário [:p]
sou até muito sociável no trabalho mas de resto, família mínima e nada de amigos pelo que também é por isso que sala pequena ou casa pequena pra mim até são vantagem, desde o preço à facilidade de limpeza se bem que agora vêm cá as senhoras fazer esse serviço.

Tu vais limpar o T3 sozinho ou vais contratar serviço, se me permites a curiosidade claro. T3 ainda é obra pa limpar e se for 2 WC's ai que tortura.

Para já, vou fazer eu.

Sao 3 WC, embora uma delas seja apenas social. Apenas um quarto será usado numa fase inicial.

Entre a limpeza diária necessária na zona da cozinha, nao quero perder muito mais de 2h a um sábado de manhã (1x por semana) a limpar a casa.

A ideia é eu aspirar e a miúda limpar o pó e tratar das casas de banho, que será o que mais tempo requer.

Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
A ver se construo LOL , depende dos orçamentos…

São processos incríveis :sh).
Uma estupidez.

Os orçamentos vão ser caros... Nesta altura não há milagres.

Poderás eventualmente esperar ou vender o lote com projecto aprovado que valerá muito mais do que pagaste. Mas assim "perdes" a ideia de ter a casa.

Para já, vou fazer eu.

Sao 3 WC, embora uma delas seja apenas social. Apenas um quarto será usado numa fase inicial.

Entre a limpeza diária necessária na zona da cozinha, nao quero perder muito mais de 2h a um sábado de manhã (1x por semana) a limpar a casa.

A ideia é eu aspirar e a miúda limpar o pó e tratar das casas de banho, que será o que mais tempo requer.

2h para um T3 ? hmmm optimista, acho.

De qq forma quem sabe, talvez seja suficiente se vocês tiverem jeito, eu e a maria somos uns nabos. Acho que fazem bem em começar assim para ver como fica.

Por ex, nós limpávamos a casa de 2 em 2 semanas, umas 3h mas era tipo limpar o pó, aspirar e lavar, além das loiças da WC , bancada da cozinha e fogão ( placa, ajuda a ser mais rapido ).

É um T2 pequeno e só 1 WC.

Excluia o fazer a cama de forma correcta e limpeza de janelas por dentro e por fora.

Agora as senhoras da limpeza são 2, estão cá 1h40 / 1h50 e fazem o que nós fazíamos mas fazem a cama, lavam as janelas e ainda mexem as mesas de cabeceira e afins pa limpar o pó / sujidade escondido....
Em certa medida sinto que pago porque sou 1 inutil [:D]

Mas eu tenho de aprender coisas novas ao fim de semana relacionadas com a profissao e a maria tem tambem a micro empresa dela , que nos ocupa algum tempo portanto acaba por ser 1 investimento.

O EscapeLivre que venha dizer que não gosta desta [:p]

b67c869b50d35d9aac72870967722df6.jpg

Verdade, apetecível, e espero um dia ter 1 casa no alentejo.

Mas quando vocês falam em patio associo a um quadrado fechado ( :sh) )

Aquelas " vilas " que falo e nao sei o nome, penso que existiam ou existem pela zona de lisboa, tipo mini prédios de 2 ou 3 andares , virados para o mesmo patio comum.
Sim é outra coisa ok mas muito apreciada por muita gente.

Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
A ver se construo LOL , depende dos orçamentos…

Nao és tu que gostas do processo de compra de casa, mudança, etc ?

Então : iiiiiiiiiiiiinchaaa ! !!! [:p]

Este país burocrático é ideal pa isso hehehehe

Voltar
Superior