Tópico das Casas

A privacidade sempre foi uma coisa muito portuguesa... [:D]

Não podes ver ninguém de roupa interior, mas depois na praia anda tudo meio despido.

Na minha casa tenho prédios do outro lado da rua. E parte da casa que dá para a minha são as cozinhas.
Eu na minha cozinha tenho uma janela e um rolo "black-out"... Nunca o usei [:D]
Os meus vizinhos da frente mais directos são 3 prédios de 3 andares, por isso tenho 6 cozinhas que vejo facilmente da minha sala. Só uma cozinha costuma estar aberta. Outras 5 cozinhas estão sempre fechadas com estores e rolos e tretas... O dia todo 365 dias por ano. [:D]
Cada um faz o que quer na cozinha, mas não me parece que seja caso para estar tudo fechado.

São códigos de conduta. Não é uma coisa Portuguesa, é +- global.
Não é socialmente aceite andar-se de biquini no cinema e na praia sim. Assim como não é socialmente aceiteandar-se nú na praia e numa praia de nudistas é.

Não é socialmente aceite andar-se de biquini no cinema e na praia sim. Assim como não é socialmente aceiteandar-se nú na praia e numa praia de nudistas é.

O andar nu não é mesmo proibido fora das zonas especificadas?

Anyway, o socialmente aceite é algo curioso.

Para certas coisas somos um povo mt conservador [:D]

Estar na varanda de roupa interior, qual o stress? Não me digam que alguém fica chocado.

Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
A ver se construo LOL , depende dos orçamentos…

Do que se vai vendo, e sem dados mto concretos, o custo dos materiais de construção está um pouco mais baixo.

Na casa dos meus pais na aldeia há uma janela numa despensa (nunca é aberta) onde vivem umas 2 ou 3 há vários anos.
As ditas cujas não incomodam ninguém, não entram para dentro de casa e pelo meio vão comendo alguns insetos. É deixá-las estar.

Curiosidade lá na zona esses répteis inofensivo são tidos como altamente venenosos [:D]

Opah eu sei eu sei, são 1 bicho pacífico não fazem mal a ng nem barulho e até comem as moscas, insectos e afins, mas por amor da santa, são mini crocodilos !!!!

Não são nada venenosos. Convém é não os comer como é óbvio. e os gatos que o digam, ficam todos empenados.

Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
A ver se construo LOL , depende dos orçamentos…

Olha eu então sonho é pela burocracia.

Casa prevista para final de Julho, mas anda a tirar-me o sono pensar que poderei morrer na praia em termos da isenção do IMT.

Nunca me chorei tanto por ter de pagar 15k :sh)

Espero que a licença só venha quando a medida já tiver entrado em vigor - se entrar.

O andar nu não é mesmo proibido fora das zonas especificadas?

Anyway, o socialmente aceite é algo curioso.

Para certas coisas somos um povo mt conservador [:D]

Estar na varanda de roupa interior, qual o stress? Não me digam que alguém fica chocado.

Bem, era um exemplo, outros haverão que não envolvem lei.
O socialmente aceite é uma consciência coletiva que, ainda bem que existe. São códigos sociais que ajudam a manter uma sociedade coesa e pacífica. É algo que sofre evoluções e alterações e que em alguns casos é facilmente percebido como algo positivo noutros é menos.

Estar na varanda de roupa interior é pacífico, e tenho ideia que pode incomodar mais a pessoa que o faz do que quem vê. Mas por exemplo, se fores ao supermercado e andar por lá um tipo de 1.60m, 100kg, peludo tipo tony ramos, em cuecas a fazer as compras se calhar já não achas tão pacífico.

Acho que estás a extrapolar.
Claro que há regras de sociedade (que mudam de país para país e religião).

Agora o ter a casa toda fechada é algo muito português... Vais para o norte da Europa e o objetivo é Sol/Sol/Sol é perfeitamente normal teres casas todas em vidro sem qualquer cortina e as pessoas a viveram normalmente, à noite de luzes acesas vês tudo lá para dentro. Também é comum veres pessoas a apanhar sol na sua varanda.
Claro que depois podes roçar na linha do exibicionismo e afins.
Mas que é normal em Portugal as pessoas fecharem demasiado as casas é. Tanto que é super comum haver humidades e afins tudo porque gostamos é de estar fechados.

Acho que estás a extrapolar.
Claro que há regras de sociedade (que mudam de país para país e religião).

Agora o ter a casa toda fechada é algo muito português... Vais para o norte da Europa e o objetivo é Sol/Sol/Sol é perfeitamente normal teres casas todas em vidro sem qualquer cortina e as pessoas a viveram normalmente, à noite de luzes acesas vês tudo lá para dentro. Também é comum veres pessoas a apanhar sol na sua varanda.
Claro que depois podes roçar na linha do exibicionismo e afins.
Mas que é normal em Portugal as pessoas fecharem demasiado as casas é. Tanto que é super comum haver humidades e afins tudo porque gostamos é de estar fechados.

Para se fechar a visibilidade não é necessário fechar a passagem de ar, mas acredito que não se abram muito as entradas de ar (janelas).
Aqui "ninguém" gostava de viver numa casa envidraçada sem cortinas exposta aos outros. Maioria colocava cortinas.

Quanto tempo demorou todo o processo de licenciamento, por curiosidade?

​​​​​​Esse orçamento de 2/2.5k, é já a contar com os 23% que o estado vai levar? Espero que não :sh)

Mas casa é de construção extremamente simples (um L e casa térrea), por isso mais de 2k acho um absurdo.
é sem IVA que é 6% e 23%
o processo entrou na CM em Nov 21, por razões pessoais optou-se por não fazer pressão durante todo o 2022 e metade de 2023 - isto é deixou-se andar e começou-se a pressionar em Setembro de 23, agora estamos a fazer pontos de situação semanais.

a zona - Comporta - está com altíssima pressão de construção, que justifica em parte os atrasos das CM's da zona (Alcácer e Grandola)

Lá vou eu ser chato outra vez com este tema, mas há coisas que a mim fazem imensa confusão, e esta é uma delas. Um T3 com uma sala de 19m2, uma cozinha de 7m2, mas com 4 casas de banho!

A não ser que seja para alugar aos quartos, que lógica é que isto tem? As pessoas hoje em dia valorizam mais c@gar em privado do que ter espaço para cozinhar, conviver com a família e visitas.?

Chamar suites a quartos de 11 e 12 m2 é mesmo abusar um bocadinho...

Mas casa é de construção extremamente simples (um L e casa térrea), por isso mais de 2k acho um absurdo.
é sem IVA que é 6% e 23%
o processo entrou na CM em Nov 21, por razões pessoais optou-se por não fazer pressão durante todo o 2022 e metade de 2023 - isto é deixou-se andar e começou-se a pressionar em Setembro de 23, agora estamos a fazer pontos de situação semanais.

a zona - Comporta - está com altíssima pressão de construção, que justifica em parte os atrasos das CM's da zona (Alcácer e Grandola)

Não estou muito por dentro dos valores para essa zona, mas nesse caso já me parece razoável e exequível.

Quanto à câmara deixa ver se percebi, tiveram o processo na gaveta durante 2,5 anos e despacharam-no agora devido aos tempos máximos legais do DL 10/2024, eventualmente com diferimento tácito sem sequer olharem para (uma parte) do projeto? [:D][8b]

Enfim...volta e meia lá se vêm filmes desses, é incompreensível como há certas câmaras onde reina a incompetência (já existiam prazos legais para resposta) e clara corrupção. A malta habitua-se...

Bem, era um exemplo, outros haverão que não envolvem lei.
O socialmente aceite é uma consciência coletiva que, ainda bem que existe. São códigos sociais que ajudam a manter uma sociedade coesa e pacífica. É algo que sofre evoluções e alterações e que em alguns casos é facilmente percebido como algo positivo noutros é menos.

Estar na varanda de roupa interior é pacífico, e tenho ideia que pode incomodar mais a pessoa que o faz do que quem vê. Mas por exemplo, se fores ao supermercado e andar por lá um tipo de 1.60m, 100kg, peludo tipo tony ramos, em cuecas a fazer as compras se calhar já não achas tão pacífico.

Epah eu não acho nem deixo de achar, mas, se gosto? não, mas olho para outro lado e pronto tá feito [:D] O que eu gosto ou não é irrelevante.

se fosse uma jeitosa já todos adoravam ne?

Voltar
Superior