Tópico das Casas

Uma pia em pedra hoje em dia fica cara de mandar fazer. Por cá os tugas não gostam muito de remodelar casas com estilo mais rústico. São mais modernaços. Mas noutros países essas bancadas não se deitam fora.

​​

Ainda recentemente fizeram essa atrocidade num apartamento da família, só porque estava estalado... [8b]

Olhem lá 1 coisa, eu moro num andar alto. Quando for pedir orçamentos para substituirem janelas para vidros duplos além da caixilharia de aluminio ( é este o termo ? ) , vai ficar 1 balurdio? Não pela intervenção em si, a minha duvida é se eles precisam fazer algo do lado de fora e aí nao dava né.

Dá pa trocar tudo a partir do interior? metem alguma protecção para nao cairem objectos lá pa baixo durante a intervenção?

obg, é só pa ter 1 ideia, a curto prazo quero mudar isto.

Olhem lá 1 coisa, eu moro num andar alto. Quando for pedir orçamentos para substituirem janelas para vidros duplos além da caixilharia de aluminio ( é este o termo ? ) , vai ficar 1 balurdio? Não pela intervenção em si, a minha duvida é se eles precisam fazer algo do lado de fora e aí nao dava né.

Dá pa trocar tudo a partir do interior? metem alguma protecção para nao cairem objectos lá pa baixo durante a intervenção?

Quando mudei a caixilharia do meu fizeram tudo por dentro.

Sim em condições normais é tudo feito pelo interior. Mas (e sendo um 1º andar) devem descer a antiga e subir a nova por fora com cordas ou alguma roldana.

Uns sitios não deixam construir por falta de acessos a via publica, esses destroem um parque publico para fazer um acesso desnecessário.

A Carlinha anda preocupada com outras coisas, é vê-la sempre atrás dos candidatos do partido em tudo e mais alguma coisa, está-se borrifando para a terra que nunca foi dela.

O centro está a morrer, mais vale ir ao comércio ao concelho ao lado, onde Mercadonas, por exemplo, parecem cogumelos.

O último supermercado digno desse nome, abriu em 2020 e numa praceta com prédios de 15 e 16 andares, onde o estacionamento já de si era caótico.

Na freguesia onde se situam os Paços do Concelho, onde terreno não falta, estava prometida a nova esquadra da P.S.P., com cartaz e tudo, que logo após as eleições desapareceu, e a que existia, junto dos Paços do Concelho, fechou.

Só faltava lá o dicaprio armado em cristo rei, bem, que conjugação de séc XXI com prédios medonhos antigos, todos juntos fica com um aspecto....

Já viram a Av Miguel Bombarda em queluz ( junto a estação queluz-belas ) ? jasus que filme de terror, quando passava lá ( morava perto ) até me benzia :sh)

Ainda não percebi o teu problema, com os prédios construídos nos anos 50 e 60 do século passado.

Chamar de medonho a essas construçoes?

É mais bonito este ''bunker'' construído em pleno centro de Lisboa?

image.png
Ao passar por isto, veio-me à memória os bunker construídos pelos nazis na 2ªGG, nomeadamente, os construídos para abrigar os submarinos em La Rochelle, Bordéus e afins.

Devem estar com medo de um ataque da Rússia.

Ainda não percebi o teu problema, com os prédios construídos nos anos 50 e 60 do século passado.

Chamar de medonho a essas construçoes?

É mais bonito este ''bunker'' construído em pleno centro de Lisboa?

Ao passar por isto, veio-me à memória os bunker construídos pelos nazis na 2ªGG, nomeadamente, os construídos para abrigar os submarinos em La Rochelle, Bordéus e afins.

Devem estar com medo de um ataque da Rússia.

Esses que colocas são mais bonitos, de longe... se bem que o que estraga a estética dos que o user refere é a proliferação de marquises, e escolha duvidosa do esquema de cores de cada prédio.

MetalKing eu não tenho problema nenhum, mete na cabeça que apenas não gosto não por serem antigos mas por muitos deles estarem em mau estado, outros com aqueles molhos de cabos de conunicações por fora, etc é uma questão de gostos ok?

Quando algum deles está restaurado e pintadinho, nem parecem o mesmo ! ok, não são obra prima mas nem é suposto .

Mas são construções que quando estão mt juntas dá um ar mt cinzentão, passo a explicar: centro da amadora ou centro de queluz VS urbanização mais moderna ou dos anos 90 se quisermos.

Ou por ex em Alfragide quinta grande, torres mt altas , mas não dá aquele ar de suburbio manhoso.

Aqui o exemplo que mencionei:

https://www.google.pt/maps/@38.7639...12FDg!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

Outro exemplo:

https://www.google.pt/maps/@38.7689...mbfov=100!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

como estes há mais. Mas não é os predios isoladamente, é mesmo a conjugação final.

Esses que colocas são mais bonitos, de longe... se bem que o que estraga a estética dos que o user refere é a proliferação de marquises, e escolha duvidosa do esquema de cores de cada prédio.

Estes para mim são ''medonhos'', parafraseando o Escape Livre, ainda por cima, fizeram as paredes de betão do lado da vista rio.

MetalKing eu não tenho problema nenhum, mete na cabeça que apenas não gosto não por serem antigos mas por muitos deles estarem em mau estado, outros com aqueles molhos de cabos de conunicações por fora, etc é uma questão de gostos ok?

Quando algum deles está restaurado e pintadinho, nem parecem o mesmo ! ok, não são obra prima mas nem é suposto .

Mas são construções que quando estão mt juntas dá um ar mt cinzentão, passo a explicar: centro da amadora ou centro de queluz VS urbanização mais moderna ou dos anos 90 se quisermos.

Ou por ex em Alfragide quinta grande, torres mt altas , mas não dá aquele ar de suburbio manhoso.

Aqui o exemplo que mencionei:

https://www.google.pt/maps/@38.76391...5409&entry=ttu

Outro exemplo:

https://www.google.pt/maps/@38.76898...5409&entry=ttu

como estes há mais. Mas não é os predios isoladamente, é mesmo a conjugação final.

Era a arquitectura da altura e as cores que se usavam, mas concordo que a maior parte necessita de de pintura, mas o problema é a falta de dinheiro para o fazer.

O dos meus pais, é dos anos 50, levou uma pintura, a primeira na sua história, há 5 anos, e parece logo outro.

Ainda hoje fui a urbanização nova que não conhecia na zona de Loures, e olho para os prédios, e não lhe acho piada nenhuma.

Tal como a moradia cujas fotos coloquei há dias, eu não morava ali, não tem janelas, são dois blocos de cimento e as traseiras parecem muito mal amanhadas.

Epah, isto mesmo ! Marquises, cores manhosas e cabos pendurados nas fachadas , são alguns pormaiores consideráveis.

Antigamente era as antenas [:D]

Era a arquitectura da altura e as cores que se usavam, mas concordo que a maior parte necessita de de pintura, mas o problema é a falta de dinheiro para o fazer.

O dos meus pais, é dos anos 50, levou uma pintura, a primeira na sua história, há 5 anos, e parece logo outro.

Ainda hoje fui a urbanização nova que não conhecia na zona de Loures, e olho para os prédios, e não lhe acho piada nenhuma.

Tal como a moradia cujas fotos coloquei há dias, eu não morava ali, não tem janelas, são dois blocos de cimento e as traseiras parecem muito mal amanhadas.

Certo, há muita construção recente que tb n aprecio.

Mas para esta comparação que fiz por vezes nem precisamos de andar muitos metros, a linha de sintra tem zonas dos anos 70/80 ao lado de urbanizações dos anos 90/2000 e é uma diferença abismal.

Olha , massamá norte, tem logo outro aspecto.

EDIT: ah e claro, aqueles bairros de vivendas dos arredores de lisboa ( entre outros exemplos claro ) de vivendas dos anos 70/80 , é com cada coisa manhosa....

mas pronto era o que havia na altura, construia-se conforme cada proprietário conseguia ir juntando dinheiro por vezes a trabalhar arduamente, que os emprestimos não eram tão comuns.

Agora esperem 50 anos, para o ver o estado dos mais recentes para comparar.

A maior parte das vezes nem é preciso, já há por ai predios de 2010 em pior estado que os de 1970 nunca pintados.

Seja pela falta de qualidade de mão obra utilizada seja pela "ecologia" das tintas mais recentes que não dá a mesma garantia.

Ali pela quinta grande nota-se bem naqueles predios recentes de frente para o tribunal a comparar com tudo o resto bem mais "velho" ...

Certo, há muita construção recente que tb n aprecio.

Mas para esta comparação que fiz por vezes nem precisamos de andar muitos metros, a linha de sintra tem zonas dos anos 70/80 ao lado de urbanizações dos anos 90/2000 e é uma diferença abismal.

Olha , massamá norte, tem logo outro aspecto.

EDIT: ah e claro, aqueles bairros de vivendas dos arredores de lisboa ( entre outros exemplos claro ) de vivendas dos anos 70/80 , é com cada coisa manhosa....

mas pronto era o que havia na altura, construia-se conforme cada proprietário conseguia ir juntando dinheiro por vezes a trabalhar arduamente, que os emprestimos não eram tão comuns.

Estás a comparar prédios em centros antigos com prédios em zonas novas, com diferença de idades de 50 anos.

E o Casal da Barota, para estacionar é um mimo.

Estás a comparar prédios em centros antigos com prédios em zonas novas, com diferença de idades de 50 anos.

E o Casal da Barota, para estacionar é um mimo.

Nao tou a dizer que a comparação é justa, apesar de depois existirem, como referido,predios de 10 anos ja cheios de humidade e afins embora muitos dos anos 70 tambem sejam aquela construção fraquita.

Mas nos anos 90 ja havia predios com ar mt mais moderno, de 80 pa 90/2000's nao sao 50 anos e nota-se bem a diferença.

Vá, mais pa finais de 90's [:D]

Back