Tópico das Casas

Agora esperem 50 anos, para o ver o estado dos mais recentes para comparar.

A maior parte das vezes nem é preciso, já há por ai predios de 2010 em pior estado que os de 1970 nunca pintados.

Seja pela falta de qualidade de mão obra utilizada seja pela "ecologia" das tintas mais recentes que não dá a mesma garantia.

Ali pela quinta grande nota-se bem naqueles predios recentes de frente para o tribunal a comparar com tudo o resto bem mais "velho" ...

O meu tem 18 anos, e há 3 já foi pintado.

O dos meus pais e os da rua, eram pintados com ''marmorite'', ou que raio aquilo se chama.

Agora esperem 50 anos, para o ver o estado dos mais recentes para comparar.

A maior parte das vezes nem é preciso, já há por ai predios de 2010 em pior estado que os de 1970 nunca pintados.

Seja pela falta de qualidade de mão obra utilizada seja pela "ecologia" das tintas mais recentes que não dá a mesma garantia.

Ali pela quinta grande nota-se bem naqueles predios recentes de frente para o tribunal a comparar com tudo o resto bem mais "velho" ...

E se for com partes que não apanham com sol e em zonas humidas, jasus, tipo alguns em massamá norte, mas aí já é manutenção e não o aspecto que os antigos nao podem fugir, seja pela marquise seja pelo esparguete de cabos pendurados.

E sim há casas dos anos 70 com paredes manhosas mas as tintas duram até aos dias de hoje ! conheço várias aliás todos vemos isso.

Ainda não percebi o teu problema, com os prédios construídos nos anos 50 e 60 do século passado.

Chamar de medonho a essas construçoes?

É mais bonito este ''bunker'' construído em pleno centro de Lisboa?

Ao passar por isto, veio-me à memória os bunker construídos pelos nazis na 2ªGG, nomeadamente, os construídos para abrigar os submarinos em La Rochelle, Bordéus e afins.

Devem estar com medo de um ataque da Rússia.

Eu gosto do novo edifício da EDP.

Eu gosto daqueles predios da Damaia moderna, junto a pastelaria aquarios / Prio, têm fachadas a imitar os antigos, fica giro até.

Varandas minusculas [:D]

Ja agora ainda sobre lava loiças e sobre aqueles de marmore que odeio à vista ( mas se for de granito já gosto ):

Então dei por mim a pensar, mas eu tenho um daqueles em metal prateado estilo anos 90, opah não acho feio , acho até mt neutro, quando o for trocar nem sei o que meta lá.

Ja agora ainda sobre lava loiças e sobre aqueles de marmore que odeio à vista ( mas se for de granito já gosto ):

Então dei por mim a pensar, mas eu tenho um daqueles em metal prateado estilo anos 90, opah não acho feio , acho até mt neutro, quando o for trocar nem sei o que meta lá.

mete as chinesices da moda🤣

Olá pessoal!
Estou aqui com uma dúvida e acho que há aqui muitas pessoas capazes de me ajudar.

É o seguinte. Estou a morar num prédio que fica numa encosta. E o prédio tem dois "quintais". Um parece pertencer à pessoa da subcave e o outro há uma grande discussão.
A pessoa da outra subcave diz que é dela, as pessoas mais antigas do prédio dizem que é de todos. Sei que nesse "quintal" estão lá todos os contadores da água do prédio. Se o pessoal se chatear todo e a pessoa da subcave trocar as fechaduras, como é que o resto do prédio tem acesso aos contadores?

A caderneta predial da casa, onde estou é um 2º andar, nada diz.

Posto isto, onde é que me posso informar sobre o que é de quem? Na câmara municipal ? Se sim, em que departamento?
Posso ver isso online?
Obrigado!

Olá pessoal!
Estou aqui com uma dúvida e acho que há aqui muitas pessoas capazes de me ajudar.

É o seguinte. Estou a morar num prédio que fica numa encosta. E o prédio tem dois "quintais". Um parece pertencer à pessoa da subcave e o outro há uma grande discussão.
A pessoa da outra subcave diz que é dela, as pessoas mais antigas do prédio dizem que é de todos. Sei que nesse "quintal" estão lá todos os contadores da água do prédio. Se o pessoal se chatear todo e a pessoa da subcave trocar as fechaduras, como é que o resto do prédio tem acesso aos contadores?

Posto isto, onde é que me posso informar sobre o que é de quem? Na câmara municipal ? Se sim, em que departamento?
Posso ver isso online?
Obrigado!

Não pode impedir acesso aos contadores, que nem sequer são vossos, mas da entidade fornecedora da agua.

Na escritura de propriedade horizontal deve estar descrito o que pertence a cada fração.

Deves querer dizer Inox. Não são feios. São hediondos! [:D]

O que gosto é as cubas de inox "penduradas" sob bancada de pedra.

Olá pessoal!

Posso ver isso online?
Obrigado!

Na câmara não consegues saber quem é o proprietário apenas se tiverem o projeto quais as parcelas que existem.
Quanto ao terreno se os proprietários dizem que é deles é muito fácil, mostram a sua escritura de compra e o assunto fica resolvido em segundos.
Se isso foi loteado como parece na escritura (ou pelo menos em alguma) devia mencionar esses artigos.

No limite a pessoa pode ser proprietária e todo o prédio poder aceder aos seus contadores, se a pessoa mudar a fechadura tem que dar acesso aos mesmos.

Olá pessoal!

Posso ver isso online?
Obrigado!

Penso que não tens que ir a lado nenhum.

Está descrito na Certidão permanente que podes pedir online.
Na parte da composição da matriz explica a constituição do prédio.
Se não falar do terreno, é porque pertence a todos, nem há conversas.

Se por acaso as permilagem das caves forem iguais à dos andares, então melhor ainda...

Muito obrigado pela vossa ajuda pessoal.
Afinal aqui na caderneta predial diz o seguinte: "Prédio em Regime de Prop. Horiz.

Descrição: Prédio urbano de seis pisos (sub-cave, cave, r/c, 1º,2º e 3º andares) com três inquilinos por piso (dtº, esqº e poente) designado por lote 1, com cobertura de telha de duas águas e apresentando na fachada poente, na sub-cave, uma porta com envidraçado lateral e superior e janela; na cave dois envidraçados para iluminação janela com envidraçado da marquise e proteção de madeira e uma janela; no r/c uma porta envidraçada sob alpendre; nos 1º, 2º e 3º andares varanda com protecção de madeira, janela com varanda e uma janela, envidraçado para iluminação sobre a porta do centro; varanda para onde deita uma porta envidraçada e uma janela. S.C. 204m2."

Aqui nesta descrição nada refere em relação aos tais "quintais".

Nesta ainda no tópico dos Elementos da fraçcão diz:
Afetação: Habitação Tipologia/Divisões:3 Permilagem: 65,0000 Nº de pisos da fracção:1

Área do terreno integrante: 0,0000m2 -> ou seja, talvez nas outras cadernetas prediais dirá lá algo diferente caso sejam donos dos tais espaços.

É que andam todos mais ou menos à bulha por causa disso, do diz que diz.
Eu de vez em quando ponho lá a minha scooter no quintal, apesar de me dar bem com a pessoa de lá. Mas ok, só cada um mostrando o que é deles nas reuniões de condomínio.

Na Europa central e USA, existe actualmente um problema, dois, além da falta de pessoal, existe falta de material, seja eléctrico seja outro, que fazem prédios quase prontos ficarem parados durante meses à espera dos materiais, para quem está a construir em Portugal está a ser afetado por isto ?

Muito obrigado pela vossa ajuda pessoal.

É que andam todos mais ou menos à bulha por causa disso, do diz que diz.
Eu de vez em quando ponho lá a minha scooter no quintal, apesar de me dar bem com a pessoa de lá. Mas ok, só cada um mostrando o que é deles nas reuniões de condomínio.

Tens que consultar aCertidão permanente da propriedade toda. É nela que aparecem as permilagem de todas as fracções ( a tua a a dos outros) e as confrontações com lotes adjacentes.

Não é a tua caderneta.

Consegues pedir fazer isso pela net através do teu numero de artigo da tua fração.

Back