O Taveira está fortemente ligado a um estilo Pós Modernista que teve a sua época na 2a metade do século XIX, foi bastante forte em Lisboa mas que nas últimas décadas se tem diluído, sobretudo entre aqueles que são as maiores referências da atualidade.
O Taveira destaca-se pelo maior arrojo (até no contexto social [

]), na forma como sabe ser polémico e sobretudo tem um portfólio muito grande, daí acho que não se pode dizer que não teve oportunidade...
Arquitectos como o Nuno Teotónio Pereira, Manuel Vicente...acho que também têm essa identidade que falas.
No caso do Siza, foram-lhe dadas as condições para ser o maior representante da Escola do Porto, que tem uma identidade e um modo de fazer bastante diferente da "escola de Lisboa".
Tem de se ver as coisas tendo em conta o contexto da época, do lugar e sobretudo da sociedade da qual essa arquitetura nasce, que é tanto melhor quanto melhor a representar.
No geral acho que ele soube representar bem essa identidade que ainda persiste, apesar de de ir adaptando (ele próprio também foi evoluindo ao longo das décadas).
Já agora, não sou apreciador da arquitetura do Taveira, mas acho, por exemplo, uma
atrocidade o que fizeram ao Estádio de Alvalade com as alterações das bancadas e pior ainda das fachadas exteriores...