Tópico das Casas

Pa talhar carne é do melhor [:D]

c0372138-800px-wm.jpg

Fosca-se... Vem aqui um gajo buscar ideias para melhorar a barraquita de férias e depara-se com isto... :sh) [:D]

Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
Um exemplo de algo diferente que alguns têm optado:

filedata/fetch?id=14460927&d=1716970337

Armários cinza mate, caixotões em baixo. E bancada em terrazo. ​

Até gosto!
Ainda tenho de decidir como fazer a cozinha na casa que vou construir
Interessante... [br:)] [br:)] [br:)] [br:)] [br:)]

https://www.ft.com/content/24117a03-37c2-424a-97ed-6a5292f9e92e

Este artigo é a fonte dessa imagem .

Os dados dão para varias interpretações, tb há literalmente 10 anos eram estas as noticias.

https://www.theguardian.com/society...perties-enough-house-homeless-continent-twice

Mesmo em Portugal eram estas
https://expresso.pt/actualidade/ha-mais-de-735-mil-casas-vazias-em-portugal=f769205

O mal é que se passou do 80 para o 8 na construção. E a recuperação é lenta hoje em dia.

Acho que não é de todo desapropriado deixar aqui o link para um artigo de fundo ( sem duplo sentido) sobre a vida de um dos mais conhecidos arquitectos portugueses.

A sua obra pela paleta de cores utilizada é mais fácil de reconhecer para um leigo do que a obra de um Siza.

Os seus designs marcaram Lisboa nos anos 80.

Vindo de baixo, podia ter ido mais longe, mas caiu em desgraça por gostar de se filmar com o lápis na mão.

https://www.dn.pt/4212757867/tomas-taveira-as-colicas-de-um-arquitecto/amp/

Acho que não é de todo desapropriado deixar aqui o link para um artigo de fundo ( sem duplo sentido) sobre a vida de um dos mais conhecidos arquitectos portugueses.

A sua obra pela paleta de cores utilizada é mais fácil de reconhecer para um leigo do que a obra de um Siza.

Vindo de baixo, podia ter ido mais longe, mas caiu em desgraça por gostar de se filmar com o lápis na mão.

https://www.dn.pt/4212757867/tomas-taveira-as-colicas-de-um-arquitecto/amp/

O Taveira está fortemente ligado a um estilo Pós Modernista que teve a sua época na 2a metade do século XIX, foi bastante forte em Lisboa mas que nas últimas décadas se tem diluído, sobretudo entre aqueles que são as maiores referências da atualidade.
O Taveira destaca-se pelo maior arrojo (até no contexto social [:D]), na forma como sabe ser polémico e sobretudo tem um portfólio muito grande, daí acho que não se pode dizer que não teve oportunidade...
Arquitectos como o Nuno Teotónio Pereira, Manuel Vicente...acho que também têm essa identidade que falas.

No caso do Siza, foram-lhe dadas as condições para ser o maior representante da Escola do Porto, que tem uma identidade e um modo de fazer bastante diferente da "escola de Lisboa".
Tem de se ver as coisas tendo em conta o contexto da época, do lugar e sobretudo da sociedade da qual essa arquitetura nasce, que é tanto melhor quanto melhor a representar.
No geral acho que ele soube representar bem essa identidade que ainda persiste, apesar de de ir adaptando (ele próprio também foi evoluindo ao longo das décadas).

Já agora, não sou apreciador da arquitetura do Taveira, mas acho, por exemplo, uma atrocidade o que fizeram ao Estádio de Alvalade com as alterações das bancadas e pior ainda das fachadas exteriores...
​​​​​​

O Taveira está fortemente ligado a um estilo Pós Modernista que teve a sua época na 2a metade do século XIX, foi bastante forte em Lisboa mas que nas últimas décadas se tem diluído, sobretudo entre aqueles que são as maiores referências da atualidade.
O Taveira destaca-se pelo maior arrojo (até no contexto social [:D]), na forma como sabe ser polémico e sobretudo tem um portfólio muito grande, daí acho que não se pode dizer que não teve oportunidade...
Arquitectos como o Nuno Teotónio Pereira, Manuel Vicente...acho que também têm essa identidade que falas.

No caso do Siza, foram-lhe dadas as condições para ser o maior representante da Escola do Porto, que tem uma identidade e um modo de fazer bastante diferente da "escola de Lisboa".
Tem de se ver as coisas tendo em conta o contexto da época, do lugar e sobretudo da sociedade da qual essa arquitetura nasce, que é tanto melhor quanto melhor a representar.
No geral acho que ele soube representar bem essa identidade que ainda persiste, apesar de de ir adaptando (ele próprio também foi evoluindo ao longo das décadas).

Já agora, não sou apreciador da arquitetura do Taveira, mas acho, por exemplo, uma atrocidade o que fizeram ao Estádio de Alvalade com as alterações das bancadas e pior ainda das fachadas exteriores...
​​​​​​

Atrocidade era o que estava antes! Quem aprovou aquele projecto devia ser julgado em praça pública! K'ORROR!!

Só podia gostar do que estava antes quem não percebe nada de futebol nem da simbologia das cores para os adeptos. Finalmente foi reposto o bom gosto

Estadio-Jose-Alvalade-Cadeiras-Verdes.jpg

As cores das cadeiras no estádio do Sporting tinham apenas uma finalidade. Parecer que não estava vazio.
Esse sempre foi o conceito por trás dos estádios com cadeiras de várias cores.
Claro que isso tirou identidade ao Sporting e acho que também não resultava.

Também não gostava do excesso de amarelo que havia, nas torres e cabos principalmente, mas também acho que a opção de verde também não é a mais feliz. Gostava de ver mais branco no estádio. Para o aligeirar.
Fora de clubismos, nisso acho que o do Porto funciona muito melhor. E mesmo no do Benfica o que funcionar é o betão. O excesso de cor do club é exagero. E a mudança das torres para verde acho que não ajuda.
Já os azulejos exteriores não me chocavam muito.

Agora o que ninguém me convence é que num evento com o Euro 2004 onde foram feitos 10 estádios (entre intervencionados e novos) e o Taveira faz 3...

https://www.dn.pt/4212757867/tomas-t...rquitecto/amp/

Segundo o Expresso, num jantar com jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, então candidato à presidência da câmara de Lisboa, “passou mais tempo a descrever deliciadamente pormenores da cassete (falsos ou não, não se sabe), do que a abordar qualquer outro tema” (Expresso-R, de 14/10/1989).​

Os jantares com jornalistas e marcelices ...

Este que à noite parece o estádio do Sporting? [:D] Podia ser de qualquer clube do mundo basicamente, identidade zero...

5c90c10bcd43eqXIjjy0NavmB32V3.jpg

Sendo que o estádio faz parte da cidade, deve integrar-se na mesma, e não se deve utilizar a cor do clube só porque sim.
Para mim um dos melhores conseguidos, o Allianz Arena, utiliza o branco. Ok, tem os painéis que mudam de cor, mas nem precisava disso.

Neste caso concordo com o SilverArrow, acho que no Dragão o arq. Manuel Salgado fez um melhor trabalho em termos de integração. Tanto em termos de cor como do próprio desenho do estádio.
Dizer que não tem identidade para mim não faz sentido, visto que até se afasta um bocado do normal na forma como trata os topos do estádio (muito abertos), notório até quem desce a VCI, não é uma caixa fechada, sem passar a ser um corpo estranho (como acontece em muitas estruturas do género).

Agora, é claro que em termos de identidade (arquitectónica) não dá para comparar com o "ninho de pássaro" de Pequim, o estádio do Braga, o olímpico de Munique ou o estádio do Fullam, por exemplo.

Ter identidade desportiva, como La Bombonera ou o Westfalenstadion, isso já é outra história.

E a nova nave espacial do Real Madrid? Pena os edifícios de habitação em volta, péssimo planeamento urbanístico.

A renovação de 900 milhões de euros incluiu um telhado e um novo campo retráctil de última geração que permite a utilização do recinto para eventos, tornando-o "um epicentro do mundo do entretenimento", disse Perez em Novembro.

Mas o plano está a provocar uma fúria local por causa dos níveis de ruído, com os residentes a dizerem que vão recorrer à justiça para bloquear futuros eventos.

"Não nos resta outra alternativa senão recorrer à justiça", declarou Enrique Martinez de Azagra, presidente da Associação de Pessoas Afetadas pelo Bernabéu.

Durante o concerto de quarta-feira, os peritos contratados pela associação efetuaram as suas próprias contagens de decibéis, que podem ser utilizadas como prova num processo. Os peritos registaram valores de 80 decibéis, muito acima dos 53 permitidos pelas autoridades municipais para um recinto de concertos.

https://www.publico.pt/2024/05/30/c...tos-taylor-swift-apos-queixas-barulho-2092344

Bernabeu.app.png

As cores das cadeiras no estádio do Sporting tinham apenas uma finalidade. Parecer que não estava vazio.
Esse sempre foi o conceito por trás dos estádios com cadeiras de várias cores.
Claro que isso tirou identidade ao Sporting e acho que também não resultava.

Também não gostava do excesso de amarelo que havia, nas torres e cabos principalmente, mas também acho que a opção de verde também não é a mais feliz. Gostava de ver mais branco no estádio. Para o aligeirar.
Fora de clubismos, nisso acho que o do Porto funciona muito melhor. E mesmo no do Benfica o que funcionar é o betão. O excesso de cor do club é exagero. E a mudança das torres para verde acho que não ajuda.
Já os azulejos exteriores não me chocavam muito.

Agora o que ninguém me convence é que num evento com o Euro 2004 onde foram feitos 10 estádios (entre intervencionados e novos) e o Taveira faz 3...

E 2 são para deitar abaixo.... [8b][8b][8b][8b]

E a nova nave espacial do Real Madrid? Pena os edifícios de habitação em volta, péssimo planeamento urbanístico.

A renovação de 900 milhões de euros incluiu um telhado e um novo campo retráctil de última geração que permite a utilização do recinto para eventos, tornando-o "um epicentro do mundo do entretenimento", disse Perez em Novembro.

Mas o plano está a provocar uma fúria local por causa dos níveis de ruído, com os residentes a dizerem que vão recorrer à justiça para bloquear futuros eventos.

"Não nos resta outra alternativa senão recorrer à justiça", declarou Enrique Martinez de Azagra, presidente da Associação de Pessoas Afetadas pelo Bernabéu.

Durante o concerto de quarta-feira, os peritos contratados pela associação efetuaram as suas próprias contagens de decibéis, que podem ser utilizadas como prova num processo. Os peritos registaram valores de 80 decibéis, muito acima dos 53 permitidos pelas autoridades municipais para um recinto de concertos.

https://www.publico.pt/2024/05/30/c...tos-taylor-swift-apos-queixas-barulho-2092344

Bernabeu.app.png

É deitar esses prédios todos abaixo e fazer um belo jardim! São logo 2 favores que fazem ao mundo! [:)][:)]

Bernabeu.app.png

Esse estádio é o sonho molhado de qualquer um...

É verdadeiramente espetacular e com um custo absolutamente absurdo.
O Relvado sair em tranches e descer para uma cave onde tem luzes artificiais para manter a relva... Só em "sonhos".

Voltar
Superior