Tópico das Casas

T3 850k € Afurada.

Conceito um pouco fora do normal em Portugal, com distribuição em galeria e a estrutura em betão, assumida no interior e exterior

Casa do canto superior direito.

https://www.metro3realestate.pt/pt/i...NY-o7OF4szN7dQ

Gostos não se discutem, mas eu pessoalmente detesto aquela coluna em betão na cozinha. [:vm)] É que nem sequer tem a ver com o resto do conceito. Se fosse um apartamento todo com esses apontamentos, se calhar achava menos mau. Mas nesse caso, o resto dos materiais nada tem a ver com aquela coluna. Parece mesmo que faltou acabar.

Mas qual é a vantagem de um apartamento que só tem 1 casa de banho ter suíte? Numa casa grande há a questão da privacidade, porque a suíte é para ser usada apenas pelas pessoas daquele quarto. Numa pequena, onde toda a gente vai usar a mesma casa de banho, o facto de ser ou não suíte signifca dar mais 2 ou 3 passos para lá chegar. No meu ponto de vista é uma desvantagem, pois obriga as visitas a entrar no quarto.
Apenas compreenderia no caso de otimizar o espaço do apartamento.

Não há vantagem em ser "só" suite. Como já disseram e como eu também mostrei, ter a casa de banho dentro do quarto acab por obrigar a entrar no quarto.
Mas se optares por uma solução como meti, com uma parede divisória, e uma porta de correr, ou alguma solução semelhante, juntas o melhor de dois mundos, manténs a suite e consegues separação.

Um T1 é para uma pessoa sozinha ou um casal por isso 99% do tempo não haverá problemas da casa de banho estar mais perto do quarto. Além disso o facto de não ser suite ou não dar para uma antecâmara é que ficas com a porta da casa de banho na sala... Achas isso melhor? teres a casa de banho na sala ou na cozinha todos os dias ou 1% dos dias do ano teres só de fechar uma porta de correr?

T3 850k € Afurada.

Conceito um pouco fora do normal em Portugal, com distribuição em galeria e a estrutura em betão, assumida no interior e exterior

https://www.metro3realestate.pt/pt/...QiQmq1uAYVg8xXYLBA_aem_m_Kqy2iNNY-o7OF4szN7dQ

Há ai vários detalhes difíceis de "vender". Tanto a promotor como a cliente. [:D]

O acesso por galeria é um conceito de facto muito pouco usado. Pode significar uma manobra de poupança de área de construção. Mas também pode ser um desperdício de área. Vai sempre depender de muita coisa.
Curiosamente já fiz um com galeria uma vez, o terreno era muito complicado e o empreiteiro não queria dois acessos, (o custo dos elevadores seria demasiado pesado).

Os acabamentos em betão por fora gosto, por dentro não me choca, mas acho poucos, preferia ver uma laje em betão em parte da sala por exemplo.
E gostava de ver um detalhe técnico... a ver como estão resolvidas essas pontes térmicas.

Um detalhe ai também complicado de vender é o lavatório fora da casa de banho na suite... Aposto que como está feito vai haver muitaaaa gente a reclamar.

Depois acho que a escolha do granito na cozinha falhou completamente.

De resto por fora gosto bastante, e por dentro também gosto da generalidade das opções.

Gostos não se discutem, mas eu pessoalmente detesto aquela coluna em betão na cozinha. [:vm)] É que nem sequer tem a ver com o resto do conceito. Se fosse um apartamento todo com esses apontamentos, se calhar achava menos mau. Mas nesse caso, o resto dos materiais nada tem a ver com aquela coluna. Parece mesmo que faltou acabar.

As colunas são elementos estruturais do edifício que foram assumidos, e não escondidos.
Neste aspecto até acho que estão bem conseguidos: há dois no interior, um na cozinha e outro no átrio dos quartos, mais 4 nas varandas exteriores, cumprindo a métrica estrutural do edifício.

​​​​​​Os materiais, eventualmente pode é ter acabamento a mais, por exemplo a laje de teto poderia ter sido assumida em betão, mas isso ainda tornaria mais difícil de vender.

Há ai vários detalhes difíceis de "vender". Tanto a promotor como a cliente. [:D]

O acesso por galeria é um conceito de facto muito pouco usado. Pode significar uma manobra de poupança de área de construção. Mas também pode ser um desperdício de área. Vai sempre depender de muita coisa.
Curiosamente já fiz um com galeria uma vez, o terreno era muito complicado e o empreiteiro não queria dois acessos, (o custo dos elevadores seria demasiado pesado).

Os acabamentos em betão por fora gosto, por dentro não me choca, mas acho poucos, preferia ver uma laje em betão em parte da sala por exemplo.
E gostava de ver um detalhe técnico... a ver como estão resolvidas essas pontes térmicas.

Um detalhe ai também complicado de vender é o lavatório fora da casa de banho na suite... Aposto que como está feito vai haver muitaaaa gente a reclamar.

Depois acho que a escolha do granito na cozinha falhou completamente.

De resto por fora gosto bastante, e por dentro também gosto da generalidade das opções.

Conhecendo o autor, tem nas suas obras efetivamente alguns detalhes difíceis de vender, mas representam também identidade que foge um pouco ao comum que se faz em Portugal. Neste caso ele explora sempre muito o betão aparente, e um desenho um bocado austero, com influências suíças.

Neste caso até acho que está bem resolvido em termos de interiores, noutras obras resulta mais confuso, como por exemplo no Cais do Cavaco.

A galeria neste standard (ou mesmo noutros) é sempre um bocado discutível, percebo que aqui tenha a ver com a implantação do edifício. Mas o que acho mais estranho até é o modo como foi resolvido o rés-do-chao, que tendo em conta a nossa realidade de uso, é um espaço coberto que não serve basicamente para nada...

Em resumo: gosto de algumas coisas no edifício: as fachadas, a organização dos fogos e o modo como tira partido do exterior, sem ser nada transcendente, e o preço tendo em conta o que se pratica na zona.

Ainda há dias apareceram uns do empreendimento que estão a fazer do outro lado da rua, os preços eram superiores e o projeto mais fraco, na minha opinião.

Qual é a vida útil do betão armado ? 100 anos ?

Depois o ideal é demolir e fazer de novo ? É um fenómenos que vai afectar bastante algumas cidades.

Por acaso essa estratégia de Marketing acho que até pode sair um bocado tiro pela culatra.
Eu ando a namorar um T1 e é precisamente esse o tema que me está a fazer pensar duas vezes, nao acho piada nenhuma visitas a entrar no meu quarto, sobretudo porque tenho por hábito ter a porta do quarto sempre fechada.

T1%20Lagunas.JPG

Nao seria mais fácil meter o lavatorio e a retrete na parede exterior do apartamento e a porta naquele canto logo depois da entrada? É como está na minha casa actual...

Foi mera opção do autor. Há uns anos seria assim. Agora a moda são suites.

Depois o ideal é demolir e fazer de novo ? É um fenómenos que vai afectar bastante algumas cidades.

Seria 50 anos. No entanto há várias estruturas com mais que isso e em bom estado. É um material "recente" para avaliar já a longo prazo.

T3 850k € Afurada.

https://www.metro3realestate.pt/pt/i...NY-o7OF4szN7dQ

Esses interiores do "condominio" só me parecem habitação social , nem chega ao aspecto de apart-hotel de 80/90s

Se a pedra na cozinha era para condizer com betão tb n resultou e mais valia os pilares pintados de branco ou escondido que aquele no hall não é beleza nenhuma.

Last edited:
Seria 50 anos. No entanto há várias estruturas com mais que isso e em bom estado. É um material "recente" para avaliar já a longo prazo.

Por falar em coisas resistentes, é ao bater nesse material que se sente mesmo que aquilo é " indestrutível " ?

A titulo de exemplo uma vez dei uns murros ao de leve nos pilares das torres das Amoreiras, quando andava pra lá a fazer uma intervenção qualquer, e nota-se bem a diferença para uma parede " normal " [:D]

Curiosidade parva mas não é todos os dias que se vê os pilares na zona sem qualquer pintura.

O prazo de validade do betão armado é um bocado relativo, depende de vários fatores e, além disso, findo o prazo de validade, não quer dizer que a estrutura vá cair de um dia para o outro...

Antigamente falava-se num prazo de validade de 30 anos, mas entretanto com estudos de casos práticos esse prazo vai sendo dilatado e será seguro falar em 40/50 anos para a generalidade das estruturas, antes de começar a comprometer.

Nas estruturas em betão armado, além do sistema construtivo e do cálculo estrutural, existe também a classe do betão armado que se fabrica (ou não) em Portugal. É que o betão não é todo igual, o que se utiliza para construir uma casa não é da mesma classe do que se utiliza para fazer uma barragem ou uma ponte...

O tema que levantas é muito pertinente, temos neste momento muitos edifícios já com 40/50 anos em betão armado que podem dentro de alguns anos precisar de intervenções mais radicais.
O processo não tem de passar pela demolição, há formas de fazer reforços estruturais seja com substituição de elementos, estruturas metálicas ou reboco/recobrimento armado sobre as estruturas existes.
Além disto, há que ter em conta as restantes infraestruturas, segurança e acessibilidade, que ao fim de 40/50 anos vão estar obsoletas e também precisam de ser intervencionadas.

Neste aspecto acho mais intrigante os valores praticados em habitações destas idades, sobretudo habitação coletiva. Na minha opinião pode ser um problema, tanto a curto prazo com dinheiro investido em compra + pequenas obras, como pior ainda, as dores de cabeça a longo prazo, onde o caminho aos corrente deverá ser a degradação...

Mais preocupante, parece-me, a situação de grandes obras públicas e estruturantes, no caso particular de Portugal sendo um país onde não há dinheiro para mandar cantar um cego...

Temos o exemplo da ponte da Arrábida, uma estrutura crucial que neste momento conta com 60 anos, e salvo erro foi projetada para 100 anos.
Ora, esta estrutura (inovadora para a época) já está bastante desatualizada em termos de sistema estrutural, hoje em dia uma ponte desta envergadura dificilmente seria feita num sistema pilar-viga...
Além disto acresce que a estrutura foi calculada noutro tempo, para 2 vias em cada sentido com carros de cerca de 1000kg, enquanto agora serve 3 vias em cada sentido e veículos que, daqui a não muitos anos, andaram pela media dos 2000kg... só para terem uma ideia.
De qualquer modo, estruturas destas são monitorizadas com maior proximidade para se perceber o comportamento da estrutura e vão sofrendo intervenções. Mas convém estar consciente que as coisas não duram para sempre!

Hoje em dia dá-se muito mais importância ao ciclo de vida dos edifícios e pegada ecológica, à eficiência energética, à reciclagem e incorporação de materiais reciclados, à pegada ecológica dos materiais reciclados e sistemas modulares. Por vezes ainda é só um bocado "faz de conta", e os materiais "são todos super bons e ecológicos...", mas a longo prazo é natural que isto vá ganhando mais preponderância.

Na minha opinião podemos estar já numa época de pré-mudança do modo de construir que acontece de tempos a tempos.
Estamos neste momento com crises de mão de obra, inflação de preços e o problema da ecologia.
Ao mesmo tempo somos invadidos por novos materiais, novos sistemas construtivos e agora também a inteligência artificial, que poderá ter aqui um papel preponderante.

É tudo uma questão de gostos pessoais. Mas acredito que esse tipo de materiais desagrade a uma esmagadora maioria dos potenciais clientes, o que acaba por não fazer muito sentido do ponto de vista comercial.

Assim como em várias outras áreas, há uma certa tendência pseudo-elitista em valorizar o que é diferente, que nem sempre é sinónimo de ser bom.

Há uma questão adicional que também me chamou a atenção neste apartamento. Este open space parece bastante grande, e há uma área enorme que não tem nenhum ponto de eletricidade. Só vejo dois locais onde é possível aplicar candeeiros, sendo um deles na cozinha. Quem for morar para este apartamento e não gostar de ambientes escuros, como faz? Tem de refazer o teto quase todo?

0bc2f2ba-fc97-47cd-a3dd-5bfe283f10f4_295_0______54b74f92-185f-4682-9e5a-70f20de34f2d.jpg

Back