Tópico das Casas

Para mim, portas de correr fazem sentido em locais onde vão estar permanentemente abertas, ou fechadas.
Em situações de casas de banho até percebo por uma questão de espaço, mas prefiro sempre evitar se isso não for um problema. São portas que estão sempre a abrir e a fechar.
Em quartos já acho mais esquisito.

Além disso, depende de que tipo de porta estamos a falar, se é um sistema de correr exterior na parede, ou se corre por dentro da parede, em "cassete".
Uma porta de correr precisa também de espaço livre com para onde recolher, que nem sempre existe.

Construção de casa nova. É absurdo, ou sequer legal, colocar todas as tubagens por fora da parede? Em caso de alguma fuga, evitar partir no futuro ou ficar dias com pequenas fugas de agua. A estética não me preocupa aliás gosto de empresas sem tectos falsos, vê-se a " maquinaria " toda [:D]

Construção de casa nova. É absurdo, ou sequer legal, colocar todas as tubagens por fora da parede? Em caso de alguma fuga, evitar partir no futuro ou ficar dias com pequenas fugas de agua. A estética não me preocupa aliás gosto de empresas sem tectos falsos, vê-se a " maquinaria " toda [:D]

Não é absurdo, nem ilegal. Apenas inestético.

Já foi moda em prédios colocar tudo à vista na caixa de escadas, para facilitar manutenção. Pode ser visto em prédios na colina do Sol, Amadora, por exemplo.

Sim a maioria não deve gostar, mas a ver se um dia meto isto tudo como as paredes das galerias do metro [:cool:]
Numa renovação, já que construir será pouco provável.

wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Legal é, desde que cumpras as regras para isso. Há alguns tipos de tubagens obrigatórias para isso.
Absurdo, depende do que se querer. Conheço uma obra onde o cliente na remodelação de uma cozinha e casa de banho pediu precisamente para ser tudo por fora em caso de fuga e reparação. A verdade é que já passaram cerca de 20 anos, nunca foi preciso fazer nada e foram 20 anos de dor nos olhos. [:)]

Agora como dizes e bem há situações onde até pode ficar giro. Já o fiz. Bem desenhado e propositado.

​​

Está uma boa casa. Boa cozinha, boa sala e quartos acima da média.
Acho que a cozinha tem ali algum espaço desperdiçado, com aquela "necessidade" de fazer a ilha e logo na entrada uma parede vazia. Acho que podia ter muito mais armários e melhor organização.
O ter a lavandaria toda na rua, é algo que se tem feito, mas no inverso com chuva e vento ter de ir fazer máquinas de roupa "à rua" é sempre chato.

Mas no geral é uma boa casa.

€990.000 ali algures entre Porto Salvo e o Taguspark...

Com 3 lugares de estacionamento.

Que dizem?

Olhando à planta, está aí uma casa que oferece bastantes soluções diferentes em termos de uso dos quartos, de casas de banho e até da sala.
Cria zonas/espaços que podem ser ocupados/usados de diferentes maneiras, permite ter (alguma) identidade própria, coisa que falta à maioria das casas concorrentes. Prima pela flexibilidade de utilização com alterações pontuais de forma bastante simples caso o cliente assim o pretenda. Isto para mim é das coisas que tem mais valor no que é um bom projeto de um apartamento.
Critico bastantes vezes por aqui a falta dessas particularidades em casas que em teoria têm "tudo no sítio", no caso desta, tem essa qualidade.

A entrada é ampla e bem organizada, tem uma IS de serviço bem enquadrada.
A cozinha está bem posicionada, é grande e ainda oferece uma zona de refeições junto da janela. Tem lavandaria, não me parece a melhor do mundo, mas está bem.
A sala é grande e tem várias zonas, relaciona-se com uma varanda ampla em gaveto.
Nos quartos, tem dois que recorrem a uma casa de banho partilhada, podiam estar melhor posicionados, mas como estão têm a vantagem/flexibilidade de poder funcionar como escritório (o mais junto à entrada), ou apoio (o mais interior) dá para privatizar a zona de 3 quartos.
As duas suites, a maior tem uma forma um pouco estranha, mas oferece um closet e outro espaço que pode ser usado de outras formas dentro do quarto, algumas bem particulares/criativas [:D]
A outra suite, usufrui de uma varanda ou terraço privativo, ou partilhado com o quarto mais pequeno (que não é assim tão pequeno).

Não diria que está perfeita, porque a perfeição não existe e/ou é muito subjetiva, mas está bem interessante. Mas só estamos a ver a planta, não temos fotos dos espaços nem o conjunto do edifício, fachadas... onde às vezes tudo se deita a perder.
A própria localização e exposição solar também tem uma palavra a dizer.

Olhando à planta, está aí uma casa que oferece bastantes soluções diferentes em termos de uso dos quartos, de casas de banho e até da sala.
Cria zonas/espaços que podem ser ocupados/usados de diferentes maneiras, permite ter (alguma) identidade própria, coisa que falta à maioria das casas concorrentes. Prima pela flexibilidade de utilização com alterações pontuais de forma bastante simples caso o cliente assim o pretenda. Isto para mim é das coisas que tem mais valor no que é um bom projeto de um apartamento.
Critico bastantes vezes por aqui a falta dessas particularidades em casas que em teoria têm "tudo no sítio", no caso desta, tem essa qualidade.

A entrada é ampla e bem organizada, tem uma IS de serviço bem enquadrada.
A cozinha está bem posicionada, é grande e ainda oferece uma zona de refeições junto da janela. Tem lavandaria, não me parece a melhor do mundo, mas está bem.
A sala é grande e tem várias zonas, relaciona-se com uma varanda ampla em gaveto.
Nos quartos, tem dois que recorrem a uma casa de banho partilhada, podiam estar melhor posicionados, mas como estão têm a vantagem/flexibilidade de poder funcionar como escritório (o mais junto à entrada), ou apoio (o mais interior) dá para privatizar a zona de 3 quartos.
As duas suites, a maior tem uma forma um pouco estranha, mas oferece um closet e outro espaço que pode ser usado de outras formas dentro do quarto, algumas bem particulares/criativas [:D]
A outra suite, usufrui de uma varanda ou terraço privativo, ou partilhado com o quarto mais pequeno (que não é assim tão pequeno).

Não diria que está perfeita, porque a perfeição não existe e/ou é muito subjetiva, mas está bem interessante. Mas só estamos a ver a planta, não temos fotos dos espaços nem o conjunto do edifício, fachadas... onde às vezes tudo se deita a perder.
A própria localização e exposição solar também tem uma palavra a dizer.

Eu acho que as maiores falhas é que é uma casa grande e a arrumação não é assim tão especial.
O Hall de entrada tem mais de 9m2 e não tem um único armário. Ok dá para um aparador, dá para uma estante. E até dá para fazer ali um armário. Mas podia já estar melhor pensado.
A Cozinha idem 21m2 e tem imenso espaço desocupado. Dava um armário à entrada e algo atrás da mesa.

Na suite, não entendo porque não alinharam o closet todo e não continuaram com um armário enorme no corredor.

E a 2ª suite para um quarto de 17m2 tem menos de 2ml de armário, pouco.

image.png

Ele diagnosticou bem o problema! É um facto que existem muitas casas e que o problema é o preço. A questão é que ele dá a entender que a solução é distribuir as casas pelas pessoas (comunismo) e obviamente que isso é receita para o desastre. Agora, que faz falta mecanismos para combater a especulação, que nada mais nada menos é, o mercado da oferta e da procura, é.
Eu enquanto liberal assumido, acredito que o estado deve construir a preços acessíveis e deve legislar para a construção privada ter condições para construir uma quota a preços acessíveis e deve legislar para facilitar o arrendamento (não é ficar com 1/3 das rendas), etc. A roda já foi inventada, e só assim se pode eventualmente alterar a balança da oferta e procura.

Ele diagnosticou bem o problema! É um facto que existem muitas casas e que o problema é o preço. A questão é que ele dá a entender que a solução é distribuir as casas pelas pessoas (comunismo) e obviamente que isso é receita para o desastre. Agora, que faz falta mecanismos para combater a especulação, que nada mais nada menos é, o mercado da oferta e da procura, é.
Eu enquanto liberal assumido, acredito que o estado deve construir a preços acessíveis e deve legislar para a construção privada ter condições para construir uma quota a preços acessíveis e deve legislar para facilitar o arrendamento (não é ficar com 1/3 das rendas), etc. A roda já foi inventada, e só assim se pode eventualmente alterar a balança da oferta e procura.

Existem muitas casas? onde é que elas andam?

Como é que o estado constrói a preços acessíveis? contrata funcionários públicos para trabalhar nas obras?

Existem muitas casas? onde é que elas andam?

Como é que o estado constrói a preços acessíveis? contrata funcionários públicos para trabalhar nas obras?

Nas aldeias e cidades do interior deste país.... Não faltam casas.

Mas ofereçam-nas aos comunas a ver se eles querem ir para uma casa podre em cascos de rolha... Não não, eles querem o T2 na Graça ou no Campo de Ourique... Eles merecem, aliás eles têm "direito", basta ter cartão do PZP para ter direito a tudo!

Voltar
Superior