Tópico das Casas

Como é que se financia uma casa de 3 milhões?
Paga-se 50% em dinheiro e pede-se ao banco 1.5 milhões a 40 anos com uma prestação de 5000€

Quem é que compra estas casas?

Se tem jardim não é cave, para mim uma cave é um espaço subterrâneo [:p]

Cave é tudo o que está abaixo da cota de soleira. [;)]

Há prédios com 3 e 4 caves que têm varandas e vista. Tudo depende de onde é a cota de soleira e a entrada do edifício.
Até há histórias curiosas sobre detalhes destes e algumas obras.

Neste caso, claro que tendo Jardim não é algo que se associa a uma cave. Mas até era para demostrar que não tem vista nenhuma e está claramente exposto a todos os outros prédios. [;)]

Como é que se financia uma casa de 3 milhões?
Paga-se 50% em dinheiro e pede-se ao banco 1.5 milhões a 40 anos com uma prestação de 5000€

Quem é que compra estas casas?

há muitas formas de financiamento... leasing imobiliário, por exemplo.

CH deve ser das últimas opções

Os apartamentos nos anos 80 custavam o equivalente a um carro hoje segmento b

Ainda há dias estava a falar com um amigo que mora na Rua da Sociedade Farmacêutica, que comprou a casa em meados dos anos 90 por......18 mil contos (90k Euros).

Há prédios com 3 e 4 caves que têm varandas e vista. Tudo depende de onde é a cota de soleira e a entrada do edifício.

Neste caso, claro que tendo Jardim não é algo que se associa a uma cave. Mas até era para demostrar que não tem vista nenhuma e está claramente exposto a todos os outros prédios. [;)]

Quem me tira uma vista desafogada tira-me tudo.

Mas sei que há muita gente que não liga nada a isto e raramente vai a janela. Eu vou à janela/varanda varias vezes ao dia e adoro ter vista até ao horizonte.

Um dia disseram-me " quando tiveres uma boa vista só ligas nas primeiras semanas depois nunca vais à janela " .

Nada mais errado.

Aliás entrar num predio e ter de descer patamar pa entrar em casa é algo que me faz confusão , mas...aqui já é mesmo psicológico [:D] Mesmo nos casos em que a cave tem plena vista.

Quem me tira uma vista desafogada tira-me tudo.

Mas sei que há muita gente que não liga nada a isto e raramente vai a janela. Eu vou à janela/varanda varias vezes ao dia e adoro ter vista até ao horizonte.

Um dia disseram-me " quando tiveres uma boa vista só ligas nas primeiras semanas depois nunca vais à janela " .

Nada mais errado.

Aliás entrar num predio e ter de descer patamar pa entrar em casa é algo que me faz confusão , mas...aqui já é mesmo psicológico [:D] Mesmo nos casos em que a cave tem plena vista.

Eu vivo numa casa com 2 andares, R/C vejo muros céu e alguns 2os andares dos vizinhos, 2º andar tenho vista desafogada.
Se é melhor ter vista desafogada, acho que sim, numa escolha seria sempre com vista, mas na verdade agora que me fazes pensar sobre o assunto, são raríssimas as vezes que me meto numa varanda do 2º andar a apreciar a vista.

Há prédios em encostas que tem mais pisos inferiores que superiores, e todos com vista panorâmica.

Ainda há dias estava a falar com um amigo que mora na Rua da Sociedade Farmacêutica, que comprou a casa em meados dos anos 90 por......18 mil contos (90k Euros).

Final dos anos 80 / inicio dos 90, numa zona não nobre (mas também não era guetto) um apartamento rondava os 2.000 contos. Esse exemplo é uma casa 9 x mais cara do que o habitual portanto as coisas mante-se +- iguais... De notar que até abrirem a torneira do crédito nos anos 90 também não era qualquer pessoa que comprava apartamento e o mais comum era alugar.

Final dos anos 80 / inicio dos 90, numa zona não nobre (mas também não era guetto) um apartamento rondava os 2.000 contos. Esse exemplo é uma casa 9 x mais cara do que o habitual portanto as coisas mante-se +- iguais... De notar que até abrirem a torneira do crédito nos anos 90 também não era qualquer pessoa que comprava apartamento e o mais comum era alugar.

Bem, não lhe perguntei o ano exato, mas foi certamente na segunda metade da década de 90, onde as coisas já eram bem diferentes.

Comprei a minha casa, em Belas, que apesar de ser numa zona nova/recente era das zonas mais baratas da AML, por 65k em 1998, ou seja, por apenas menos 25k do que a dele. Certo que 3k á data era bem mais do que hoje, mas a diferença não era tanta assim. [;)]

Last edited:

Já morei aí. (num quarto num daqueles prédios clássicos de meados do séc. XX.)

Entre a Duque de Loulé e a Conde Redondo, rua com movimento noturno pouco recomendável. [:)]

Bem, não lhe perguntei o ano exato, mas foi certamente na segunda metade da década de 90, onde as coisas já eram bem diferentes.

Comprei a minha casa, em Belas, que apesar de ser numa zona nova/recente era das zonas mais baratas da AML, por 65k em 1998, ou seja, por apenas menos 15k do que a dele. Certo que 3k á data era bem mais do que hoje, mas a diferença não era tanta assim. [;)]

65K assim de repente parece-me que foi bem em conta.
65 para 90 são 25K [;)]

O primeiro T3 que comprei em 2003 custou-me 167K. Bem puxado na altura. :(

Os meus pais em 1985 também um T3 bem mais pequeno e sem garagem 1100 cts -> 5500€.

Falar na década de 80 ou década de 90 tem de ser visto com cuidado e e comparado ano a ano. O ser 1981 ou 1989 faz muita diferença a inflação, era galopante e os juros do Crédito acompanhavam.

65K assim de repente parece-me que foi bem em conta.

Usado recente na altura. No final de 2003 entreguei-o por 85k ao construtor do andar novo que comprei.

65 para 90 são 25K [;)]

Claro, que sim, que falha. :sh)[:D]
(corrigido)

O primeiro T3 que comprei em 2003 custou-me 167K. Bem puxado na altura. :(

O meu T3, em nov/dez de 2003 custou-me 175k. Já era puxadote, mas pelo menos na zona de Odivelas, já havia muita coisa mais cara, nomeadamente nas Colinas.

Os meus pais em 1985 também um T3 bem mais pequeno e sem garagem 1100 cts -> 5500€.

Falar na década de 80 ou década de 90 tem de ser visto com cuidado e e comparado ano a ano. O ser 1981 ou 1989 faz muita diferença a inflação, era galopante e os juros do Crédito acompanhavam.

Sem duvida.

O meu T3, em nov/dez de 2003 custou-me 175k. Já era puxadote, mas pelo menos na zona de Odivelas, já havia muita coisa mais cara, nomeadamente nas Colinas.

O meu foi escriturado em Maio, preço acertado em 2002 em construção ainda. Na altura achei puxado sim, mas parece em linha com o teu que ainda acabou mais elevado.

Já morei aí. (num quarto num daqueles prédios clássicos de meados do séc. XX.)

Entre a Duque de Loulé e a Conde Redondo, rua com movimento noturno pouco recomendável. [:)]

Penso que o prédio onde ele mora também é desses mais antigos, mas a casa está toda xpto.

Essa zona era bem movimentada sim, especialmente por determinada fauna duvidosa. [:D] Mas, segundo ele, parece que a coisa está bem mais calma.

Penso que o prédio onde ele mora também é desses mais antigos, mas a casa está toda xpto.

Essa zona era bem movimentada sim, especialmente por determinada fauna duvidosa. [:D] Mas, segundo ele, parece que a coisa está bem mais calma.

Muito mais. Eu quando lá morei, há mais de 10 anos atrás, aquilo era hardcore.

Agora há mais comércio aberto e a coisa teve forçosamente de mudar de registo. Tens o Elefante Branco também [:D]

Back