0bservador
Well-known member
Se tem jardim não é cave, para mim uma cave é um espaço subterrâneo []
É subterrêneo de um lado e ao nível do chão do outro. Muito comum, até podia ser cave de um e primeiro andar, ou segundo do outro.
Tomem lá seus pobretanas.
Centro, centro de Lisboa. Av Tomás Ribeiro.
3 milhões.
Como é que se financia uma casa de 3 milhões?
Paga-se 50% em dinheiro e pede-se ao banco 1.5 milhões a 40 anos com uma prestação de 5000€
Quem é que compra estas casas?
Os apartamentos nos anos 80 custavam o equivalente a um carro hoje segmento b
Cave é tudo o que está abaixo da cota de soleira. []
Há prédios com 3 e 4 caves que têm varandas e vista. Tudo depende de onde é a cota de soleira e a entrada do edifício.
Até há histórias curiosas sobre detalhes destes e algumas obras.
Neste caso, claro que tendo Jardim não é algo que se associa a uma cave. Mas até era para demostrar que não tem vista nenhuma e está claramente exposto a todos os outros prédios. []
Quem me tira uma vista desafogada tira-me tudo.
Mas sei que há muita gente que não liga nada a isto e raramente vai a janela. Eu vou à janela/varanda varias vezes ao dia e adoro ter vista até ao horizonte.
Um dia disseram-me " quando tiveres uma boa vista só ligas nas primeiras semanas depois nunca vais à janela " .
Nada mais errado.
Aliás entrar num predio e ter de descer patamar pa entrar em casa é algo que me faz confusão , mas...aqui já é mesmo psicológico [] Mesmo nos casos em que a cave tem plena vista.
Há prédios em encostas que tem mais pisos inferiores que superiores, e todos com vista panorâmica.Cave é tudo o que está abaixo da cota de soleira. []
Há prédios com 3 e 4 caves que têm varandas e vista. Tudo depende de onde é a cota de soleira e a entrada do edifício.
Até há histórias curiosas sobre detalhes destes e algumas obras.
Neste caso, claro que tendo Jardim não é algo que se associa a uma cave. Mas até era para demostrar que não tem vista nenhuma e está claramente exposto a todos os outros prédios. []
Ainda há dias estava a falar com um amigo que mora na Rua da Sociedade Farmacêutica, que comprou a casa em meados dos anos 90 por......18 mil contos (90k Euros).
Final dos anos 80 / inicio dos 90, numa zona não nobre (mas também não era guetto) um apartamento rondava os 2.000 contos. Esse exemplo é uma casa 9 x mais cara do que o habitual portanto as coisas mante-se +- iguais... De notar que até abrirem a torneira do crédito nos anos 90 também não era qualquer pessoa que comprava apartamento e o mais comum era alugar.
Ainda há dias estava a falar com um amigo que mora na Rua da Sociedade Farmacêutica, que comprou a casa em meados dos anos 90 por......18 mil contos (90k Euros).
Bem, não lhe perguntei o ano exato, mas foi certamente na segunda metade da década de 90, onde as coisas já eram bem diferentes.
Comprei a minha casa, em Belas, que apesar de ser numa zona nova/recente era das zonas mais baratas da AML, por 65k em 1998, ou seja, por apenas menos 15k do que a dele. Certo que 3k á data era bem mais do que hoje, mas a diferença não era tanta assim. []
65K assim de repente parece-me que foi bem em conta.
65 para 90 são 25K []
O primeiro T3 que comprei em 2003 custou-me 167K. Bem puxado na altura.![]()
Os meus pais em 1985 também um T3 bem mais pequeno e sem garagem 1100 cts -> 5500€.
Falar na década de 80 ou década de 90 tem de ser visto com cuidado e e comparado ano a ano. O ser 1981 ou 1989 faz muita diferença a inflação, era galopante e os juros do Crédito acompanhavam.
O meu T3, em nov/dez de 2003 custou-me 175k. Já era puxadote, mas pelo menos na zona de Odivelas, já havia muita coisa mais cara, nomeadamente nas Colinas.
Já morei aí. (num quarto num daqueles prédios clássicos de meados do séc. XX.)
Entre a Duque de Loulé e a Conde Redondo, rua com movimento noturno pouco recomendável. []
Penso que o prédio onde ele mora também é desses mais antigos, mas a casa está toda xpto.
Essa zona era bem movimentada sim, especialmente por determinada fauna duvidosa. [] Mas, segundo ele, parece que a coisa está bem mais calma.
Muito mais. Eu quando lá morei, há mais de 10 anos atrás, aquilo era hardcore.
Agora há mais comércio aberto e a coisa teve forçosamente de mudar de registo. Tens o Elefante Branco também []
Tomem lá seus pobretanas.
Centro, centro de Lisboa. Av Tomás Ribeiro.
3 milhões.