Mas qual persistir a lógica especulativa.
Em todas as transações existe especulação.
O consumidor se achar que as batatas vão descer de preço, pode especular que para a semana é mais vantajoso e não comprar.
Se achar que vai subir o preço da dourada pode especular e comprar logo.
Só deixa de existir se o estado tabelar. E mesmo assim pode existir se o estado mudar os valores da tabela.[

]
E quando tabela pode ocorrer vendas paralelas para fugir ao tabelamento.
Que é o que acontece com por exemplo tabaco e medicamentos.
Parece que existe um mito que não existe especulação em determinados itens, quando existe em praticamente todos, com algumas excepções.
Eu sei que no mundo dos arco iris não existiria especulação, mas faz parte da psicologia humana.
Só que ao longo dos anos transformou-se a palavra só para sentido negativo, até existe lei sobre isso, como se não pudesse haver especulação de preços para baixo.
O que é quase sempre verdade, já que temos um modelo económico suportado por inflação.[

]
Continuem a atacar o aumento de construção e aí é que o problema não se resolve mesmo.
E numa verdade de La palice quanto mais escasso o bem, mais fácil é haver especulação de preços para cima.
Usando uma notícia recente com contornos de activismo, um grupo quer identificar prédios devolutos. Eu nem acho má ideia, tirando as ideias pré-concebidas.
Lisboa perdeu muita população ao longo de 40 anos e passou muitas transformações.
Desde o quase quase fim das barracas até à degradação dos edifícios com muitas famílias a irem para os arredores porque as casas eram mais baratas e melhores.
A degradação também tira essas casas do mercado de habitação.
Até à passagem do centro para turismo e sua reabilitação e dispersão para outras zonas da cidade.
Em todos os momentos houve casas devolutas e haviam mais casas devolutas que hoje e com preços bastante mais baratos se pensarmos em poder de compra.
Não digo que não haja um problema sério, mas para algumas pessoas parece haver algum problema em perceber a relação oferta procura e como o turismo no centro alterou a procura em locais degradados onde as casas até eram mais baratas no geral.