Tópico das Casas

Tens um carro com quase 80 anos ? [br:)]

De qq forma so um pequeno off topic, os vidros manuais nos carros quando avariavam também eram um belo 31 !!!!

Caíam para dentro da janela e partiam-se todos!
Indo aos estores, da minha experiência pessoal nunca tive uma única avaria com o sistema elétrico de um estore. Já tive, isso sim, com estores propriamente ditos manuais, sobretudo com lâminas empenadas, fitas partidas e aquelas fitinhas que prendem a primeira lâmina ao tambor. Aliás, visto assim sem rigor científico nenhum, acho bem mais provável um estore manual avariar do que do elétrico, pela simples razão de que os estores elétricos têm um sistema mais simplificado e operam sempre a baixa velocidade e de forma suave. Ao passo que os estores manuais é com cada mau trato de vez em quando...

Caíam para dentro da janela e partiam-se todos!
Indo aos estores, da minha experiência pessoal nunca tive uma única avaria com o sistema elétrico de um estore. Já tive, isso sim, com estores propriamente ditos manuais, sobretudo com lâminas empenadas, fitas partidas e aquelas fitinhas que prendem a primeira lâmina ao tambor. Aliás, visto assim sem rigor científico nenhum, acho bem mais provável um estore manual avariar do que do elétrico, pela simples razão de que os estores elétricos têm um sistema mais simplificado e operam sempre a baixa velocidade e de forma suave. Ao passo que os estores manuais é com cada mau trato de vez em quando...

Ah pois !! faz-me lembrar as caixas manuais vs auto, as manuais levam com cada trato em alguns casos !! desculpem a comparaçao offtopic.

Mas quanto a estores manuais, existe grandes diferenças na qualidade ? parece que em muitas casas é sempre qualidade low cost. Aqui no meu até as caixas interiores sao foleirotas, tenho que ver se há forma de substituir aquilo.

Fiáveis, só se forem os vossos.

Tenho só em duas janelas e dá problemas todos os anos. Já penso em tirar.

Quando uso em casas de verão, também existe sempre um avariado.

E não tem nada a ver com janelas de carros, nem a analogia está correcta.

Os estores dão problemas constantemente, quer manuais, quer elétricos.

A diferença é que manuais sempre consigo reparar com mais ou menos trabalho, o electrico tenho de chamar alguém.

Janelas de automóveis nunca tive nenhuma avariada na vida, tirando as do carro com quase 80 anos.[:D]

Estore manual de alumínio. Leves. Mais fiáveis que PVC.

Estore manual de alumínio. Leves. Mais fiáveis que PVC.

Tenho um par deles instalados há 10 anos e nunca deram problema. Os de origem avariam com alguma regularidade, ou parte uma ripa, ou a fita, ou as que ligam ao tambor. São pesados porque as janelas são 2.00m x 1.60m e o plástico cede com o sol e as amplitudes térmicas.

Tenho um par deles instalados há 10 anos e nunca deram problema. Os de origem avariam com alguma regularidade, ou parte uma ripa, ou a fita, ou as que ligam ao tambor. São pesados porque as janelas são 2.00m x 1.60m e o plástico cede com o sol e as amplitudes térmicas.

Sim. Os de PVC são pesados e com o sol partem-se todos. Desde que mudei para alumínio com isolamento térmico nunca mais tive de reparar nenhum.

Não sei quem terá sido o arquiteto, mas os proprietários desta casa também são corajosos.

casa.png

Aproveitando a deixa da Domótica, eu uso Sonoff na casa toda mas infelizmente não existe módulo IR para ligar os splits do AC. Sabem se existe algum módulo compatível ou uma aplicação que agregue diferentes protocolos (uso ewelink)?

Aproveitando a deixa da Domótica, eu uso Sonoff na casa toda mas infelizmente não existe módulo IR para ligar os splits do AC. Sabem se existe algum módulo compatível ou uma aplicação que agregue diferentes protocolos (uso ewelink)?

Penso que a Tuya tem o hub de IR compatíveis, mas não tenho a certeza.

Não percebi a tua questão.

Mas já utilizei uns controlos remotos inteligentes que funcionavam com a Tuya do Aliexpress.

A pergunta para um milhão. [:D]

Eu até vi uma opção de fixar a 30 anos.

Quando comprei casa também fixei a taxa a 30 anos, a totalidade da duração do empréstimo.

Na altura (2019) era uma decisão fácil visto que as taxas estavam em mínimos históricos e era a altura certa para fixar.

Actualmente como estão num ponto "intermédio" (acho que andam ali a rodar os 3% para 30 anos) já é uma decisão mais complicada.

Ao inves da maioria dos economistas, tenho a impressão que em menos de um ano podemos estar perto de uma recessão a nivel global e ter uma nova fase de QE com taxas de juro a baixar.

Mas la está, eu não sou economista e posso aventar assim com estas impressões avulsas. Posso "achar".

De qualquer modo, previsões a mais de uns 3 ou 4 anos já comportam uma incerteza elevada.

Back