alguma dúvida porque é que os jovens portugueses não conseguem ter casa ??!!!
Estrangeiros representaram 28% das compras de casas em Portugal em 2025
Em 1o lugar, obrigado a todos.
Eu nunca iria vender a minha sem ter assegurado nova casa.
Compreendo a agente imobiliária, querem angariar e vender o imóvel, afinal é disso que vive.
Eu é a 1a vez que vou(???) trocar de casa. Comprei a minha em jovem, isto em 2006.
Sei que custa a dar 5%+ IVA á imobiliária. Quem já fez vários negócios, acredito que seja fácil vender sem intermediação. No meu caso, se um dia decidir avançar, vai ser sempre com intermediação imobiliária.
Um conselho:
Qualquer solicitador/notário/advogado poderá ajudar na parte burocrática / documental, por uma fracção do preço de uma agência imobiliária. (as próprias agências imobiliárias recorrem a estes serviços).
Ainda por cima, se o comprador necessitar de financiamento bancário, podem ter a certeza que o próprio banco da parte compradora irá assegurar que não faltará uma vírgula para salvaguardar o negócio. (o mesmo se passa com o banco da parte vendedora, caso exista hipoteca por saldar...)
5% + IVA para intermediação imobiliária, aos preços actuais dos imóveis, é uma barbaridade de dinheiro para tão pouco trabalho.
As imobiliárias apenas praticam estes preços, não pelo trabalho que têm, mas para suportar as estruturas pesadíssimas que desenvolveram (que se assemelham muito a esquemas ponzi...)
Cada um saberá de si, mas é algo que deverá avaliar...
Credo, parece um pecado capital.
Mais a sério, não percebi porque não compra " NUNCA MAIS " ..
É que foi o que fiz com a minha.
CPCV para comprar a que eu queria , assinado antes da escritura da venda da antiga.
Tem que se adiantar o dinheiro mas pelo menos nao perdi oportunidade.
Mas mesmo que ele venda a seco pa comprar depois, inclusive possivelmente a pronto e/ou com uma boa % para entrada e conseguir o negócio, qual o risco?
Porque com a valorização das casas, cada mes que passa sem encontrar a casa que quer comprar, é menos poder de compra (pelo facto das casas valorizarem), aliado à despesa com uma casa arrendada às pressas...
Eu percebo que 5% + IVA seja muito, e é, mas poderiar jurar que há algumas que fazem menos.
Mas foi mesmo isso que paguei pa vender a minha, foi algum dinheiro, e fiquei com a sensaçao que um advogado me tratava da parte burocrática por muito menos dinheiro.
Só que as imobiliárias não se limitam a isso, elas procuram uma vasta rede de clientes, têm muitos connects entre consultores de imoveis, consultores financeiros, avaliadores ( esta parte é muito importante para se conseguir um bom valor, note-se ) , além de a quem é mais inexperiente , aconselham relativamente ao seguro de vida, etc.
E quando me vieram parar propostas via imobiliária para me comprar a barraca, eu já sabia as condiçoes ao certo, viabilidade bancária, tipo de financiamento etc.
E já pa n falar da parte publicitária, que muitos compradores evitam particulares e só compram através dos portais profissionais.
Não pagar tanto às imob é uma boa opção mas que a meu ver, só para quem já tem uma boa experiência, conhecimento, e alguns connects em bancos, escritorios de advogados, e eventualmente mais qq coisa.
Construção está sem capacidade de resposta? Mota-Engil critica ideia — idealista/news https://share.google/1W6nM1trQrtz9S4pd
“Existe a ideia de que não há capacidade do mercado e esta é uma opinião que é pública e publicada e que é a tecla onde se costuma bater”, afirmou Horácio Sá, na apresentação da Fundação da Construção, em Lisboa. O administrador referiu que o setor da construção está quase ao nível do futebol, uma vez que “quase toda a gente tem opinião” sobre o novo aeroporto, sobre a sua localização ou sobre uma nova travessia no Tejo.
Construção está sem capacidade de resposta? Mota-Engil critica ideia — idealista/news https://share.google/1W6nM1trQrtz9S4pd
“Existe a ideia de que não há capacidade do mercado e esta é uma opinião que é pública e publicada e que é a tecla onde se costuma bater”, afirmou Horácio Sá, na apresentação da Fundação da Construção, em Lisboa. O administrador referiu que o setor da construção está quase ao nível do futebol, uma vez que “quase toda a gente tem opinião” sobre o novo aeroporto, sobre a sua localização ou sobre uma nova travessia no Tejo.
É óbvio que a construção está sem capacidade de resposta e por isso é que os preços em Portugal não param de subir.
Sendo que nas obras públicas fazem-se mas a preços quase obscenos.
os ordenados das pessoas que trabalham nas obras (pedreiros, carpinteiros, trolhas, etc) ... terão crescido 100% ou 200% ?
Ou é "apenas" muita especulação e imobiliárias a ganharem muito dinheiro ? ... e pessoas que "herdaram" casas que valem 50k e querem vender por 150k ?
"Os principais países de origem desses compradores estrangeiros (residentes e não residentes em Portugal) são Brasil, Angola e França."