Tópico das Casas

os ordenados das pessoas que trabalham nas obras (pedreiros, carpinteiros, trolhas, etc) ... terão crescido 100% ou 200% ?
Ou é "apenas" muita especulação e imobiliárias a ganharem muito dinheiro ? ... e pessoas que "herdaram" casas que valem 50k e querem vender por 150k ?

Se a casa é deles, vendem-na pelo preço que entenderem e que o mercado estiver disposto a pagar. Era agora o que faltava serem terceiros a decidir por quanto posso vender aquilo que é meu.

Tu tens uma casa que vale 200 mil euros. Aparece alguém disposto a pagar 300 mil. O que fazes?

"Não, não. Isso é um valor excessivo. Eu tenho princípios. Só aceito 200 mil."

As pessoas vendem pelo melhor preço que conseguem obter. Sempre foi assim. Quem acha o contrário é livre de dar o exemplo quando chegar a sua vez de vender.

os ordenados das pessoas que trabalham nas obras (pedreiros, carpinteiros, trolhas, etc) ... terão crescido 100% ou 200% ?
Ou é "apenas" muita especulação e imobiliárias a ganharem muito dinheiro ? ... e pessoas que "herdaram" casas que valem 50k e querem vender por 150k ?

Por acaso um bom trolha se não dobrou o salário deve andar lá bem perto, carpinteiros o mesmo. E vão continuar a aumentar com a falta que existe. Não arranjas pessoal que te faça menos de 150€ limpos ao dia. (sendo verdade que muitas vezes é ao negro, mas o valor tem que ser pago) E o pior é que mesmo pagando esse valor não arranjas ninguém.
Obviamente a maioria desses não são imigrantes que chegam como aprendizes e mal.
No fim todos estão a ganhar, sendo óbvio que as grandes empresas estão a ganhar muito e com margens interessantes.

Deve ser tudo por baixo da mesa.

Da minha experiência recente, a maioria trabalha assim. Para além de pessoas com quem fui conversando nos últimos meses - e que tinham obras em casa - relatarem mais ou menos o mesmo.

Sim, é verdade. O que não ajuda também a que quem tem empresas, e queira cumprir as regras, apresente orçamentos competitivos e consiga reter trabalhadores porque está a competir com tipos que fazem tudo pela porta do cavalo: não há empresa, não há seguros, não há descontos, etc,etc,etc,etc.

Há muitas profissões a fugir aos impostos e a construção civil está cheio de Ronaldo's da fuga aos impostos mas depois são os mesmos que criticam que este ou aquele, que lê/vê nas noticias, é um ricalhaço e foge ao fisco. A diferença entre ser um trolha ou ser um tipo de banco é apenas o que foge porque a cultura da fuga é a mesma.

Mas vá-se lá dizer que a classe trabalhadora também alimenta e foge sempre que pode...!! São só os donos do capital.

Last edited:
Sim, é verdade. O que não ajuda também a que quem tem empresas, e queira cumprir as regras, apresente orçamentos competitivos e consiga reter trabalhadores mas está a competir com tipos que fazem tudo pela porta do cavalo.

Há muitas profissões a fugir aos impostos e a construção civil está cheio de Ronaldo's da fuga aos impostos mas depois são os mesmos que criticam que este ou aquele, que lê/vê nas noticias, é um ricalhaço e foge ao fisco. A diferença entre ser um trolha ou ser um tipo de banco é apenas o que foge porque a cultura da fuga é a mesma.

Mas vá-se lá dizer que a classe trabalhadora também alimenta e foge sempre que pode...!! São só os donos do capital.

Há dias chamei 1 trolha cá a casa para me ajudar ali numas tarefas no páteo, pouco mais que arrumações , mover objectos pesados e uma pequena ligação nas tubagens de água.
Esteve cá umas 2h, paguei-lhe bem mais do que ele me pediu, e é a unica excepção que abro para serviços por fora.

Tudo o resto é com factura, sobretudo trabalhos especializados.
Já quando tinha a outra casa e contratei uma empresa para a limpeza doméstica, perguntaram logo se eu queria com ou sem factura...obviamente quis COM factura mas incrivel como existiu logo o convite pa ser pela porta do cavalo [:D]

E como disseram, não arranjas ninguém, estou à meses a espera que tenham tempo para fazer um trabalho

Quanto a preços, não sei, talvez em breve vá saber quando contratar alguém para a pintura exterior mas acredito bem nos valores que vocês mencionam.

Como vou solicitar factura, nem quero imaginar o preço, mas é o que é e se ficar bem feito não será por mim que a pessoa /equipa não é valorizada.

Mas é como vocês referem: é preciso arranjar quem tenha vagar.

Conheço pessoas há mais de meio ano à espera e neste processo de compra de casa que fiz há uns meses falei com alguns consultores inclusive alguns familiares / conhecidos de empreiteiros e quase todos eles, até ao final do ano, já tinham tudo preenchido.

Sim, é verdade. O que não ajuda também a que quem tem empresas, e queira cumprir as regras, apresente orçamentos competitivos e consiga reter trabalhadores mas está a competir com tipos que fazem tudo pela porta do cavalo.

Verdade. A fuga aos impostos nessa actividade está incrivelmente disseminada.

E como disseram, não arranjas ninguém, estou à meses a espera que tenham tempo para fazer um trabalho

Preciso de fazer obras numa segunda casa que tenho.

Foram lá três empresas fazer orçamentos, e todas referiram ter disponibilidade para começar quase de imediato.

Só não começaram, porque não me dava jeito.

Verdade. A fuga aos impostos nessa actividade está incrivelmente disseminada.

Mas a malta é doida, ou nao? Imaginem um trabalhador desses, cai de 1 andaime fica todo fdd, o seguro paga, caso nao exista factura do serviço?

por isso também que em minha casa as limpezas era sempre com factura, nao vá alguma aleijar-se ou deixar cair alguma coisa lá pa baixo ( eu morava num apartamento alto ) e ficar nalgum 31...o seguro com certeza deve acautelar isso?

Foram lá três empresas fazer orçamentos, e todas referiram ter disponibilidade para começar quase de imediato.

Ou eram muito fracos ou muito mentirosos

Mas todos pediram 50% antes de começar os trabalhos?certo?

A não ser que esse imediato seja para aparecer daqui a 3, 4 ou 5 meses, diria que é estranho.
Cá pela zona não se arranja ninguém minimamente competente para começar uma casa em menos de 1 ano. A maioria dos bons construtores tem já em carteira obras para 2 anos. Que diga-se não é muito, nalguns casos não são mais que 4 ou 5 habitações, dependendo das áreas.
De momento nenhum bom picheleiro ou eletricista contratado hoje entra numa obra antes de outubro/novembro. (não é que falte muito)

Em remodelações de interiores vai havendo mais pessoal, é uma área não tão dura, mas ainda assim, quem tiver qualidade no trabalho tem meses de espera.

Ainda assim numa das remodelações que vi em Lisboa recentemente, era de fugir!
Havia pessoal a trabalhar de chinelos... e era preciso um fiscal a 100% na obra e mesmo assim.

Last edited:

E isso quer dizer que somos todos malucos e inventamos falta de mão de obra ? [:p]

Há dias chamei 1 trolha cá a casa para me ajudar ali numas tarefas no páteo, pouco mais que arrumações , mover objectos pesados e uma pequena ligação nas tubagens de água.
Esteve cá umas 2h, paguei-lhe bem mais do que ele me pediu, e é a unica excepção que abro para serviços por fora.

Tudo o resto é com factura, sobretudo trabalhos especializados.
Já quando tinha a outra casa e contratei uma empresa para a limpeza doméstica, perguntaram logo se eu queria com ou sem factura...obviamente quis COM factura mas incrivel como existiu logo o convite pa ser pela porta do cavalo [:D]

por 2h, deveria receber cerca de 38/40€ (os tais 150€/8h)

E isso quer dizer que somos todos malucos e inventamos falta de mão de obra ? [:p]

Foi isso que depreendeste das minhas palavras?

O que tenho notado na minha actividade profissional, é não quererem fazer pequenos trabalhos de construção civil, como exemplo, reparações de muros, portões e afins.

Last edited:
A não ser que esse imediato seja para aparecer daqui a 3, 4 ou 5 meses, diria que é estranho.
Cá pela zona não se arranja ninguém minimamente competente para começar uma casa em menos de 1 ano. A maioria dos bons construtores tem já em carteira obras para 2 anos. Que diga-se não é muito, nalguns casos não são mais que 4 ou 5 habitações, dependendo das áreas.
De momento nenhum bom picheleiro ou eletricista contratado hoje entra numa obra antes de outubro/novembro. (não é que falte muito)

Em remodelações de interiores vai havendo mais pessoal, é uma área não tão dura, mas ainda assim, quem tiver qualidade no trabalho tem meses de espera.

Ainda assim numa das remodelações que vi em Lisboa recentemente, era de fugir!
Havia pessoal a trabalhar de chinelos... e era preciso um fiscal a 100% na obra e mesmo assim.

É efetivamente estranho.

Estou prestes a arrancar com uma construção de moradia na zona Norte do Pais - 45min do Porto.

Contatei umas 15 empresas de construção. As maiores que me inspiravam mais construção estão dedicadas à construção para auto-promoção e não querem andar a fazer moradias para particulares. As mais pequenas pouca confiança inspiram e as cotações vêm em 3 ou 4 linhas de email.

As pequenas com boas referências estão como tu dizes... lá para final de 2027 ou 2028 e sempre dependente de a malta não se querer reformar.

Curiosamente fui sempre perguntando da falta de mão de obra e da imigração.. todos se queixam que falta, mas que a imigração também não tem resolvido o problema.

Notei, também, que muitas empresas de construção apenas são gestores de projeto com subcontratação a 100%.

Quanto a ordenados, um trolha/pedreiro novo que se desenrasque e a fazer Sábados anda a rondar os 1500eur limpos/mês.

Back