Tópico das Casas

Estou a assistir a muita gente a trocar o coração da AML por zonas mais distantes, tipo Samora, Benavente, Porto Alto, Salvaterra, Sto Estevão, etc.

Não estou a falar de pessoas com baixos recursos, sendo malta que trabalha em Lisboa e que estão a fazer a troca da primeira para a segunda casa.

O motivo acaba por ser o preço das casas, por exemplo comprar novo ao preço de usado. Já não há pechinchas, como é lógico.

Isto aliado ao aeroporto, claro que está a determinar a expansão geografia da área metropolitana.

Estou a assistir a muita gente a trocar o coração da AML por zonas mais distantes, tipo Samora, Benavente, Porto Alto, Salvaterra, Sto Estevão, etc.

Não estou a falar de pessoas com baixos recursos, sendo malta que trabalha em Lisboa e que estão a fazer a troca da primeira para a segunda casa.

O motivo acaba por ser o preço das casas, por exemplo comprar novo ao preço de usado. Já não há pechinchas, como é lógico.

Isto aliado ao aeroporto, claro que está a determinar a expansão geografia da área metropolitana.
Eu fiz isso há 11 anos, a trabalhar no centro de Lisboa e sem teletrabalho, mas o trânsito não era o que é hoje, nem a lotação dos TP para aceder ao centro. Não vendi logo a que tinha, para comprar outra... conservei a que tinha e arrendei uma para perceber se nos aguentávamos à mudança (despesas directas e indirectas de deslocação, horas passadas no trânsito, etc.). O balanço foi extremamente positivo, e as alterações que o Covid trouxe ao regime de trabalho, foi a cereja no topo do bolo.

Mas há que analisar caso a caso...

PS: Santo Estevão já está assim há muito tempo, mas falamos maioritariamente de classe alta, em que os horários de trabalho não se aplicam da mesma forma, os custos de deslocação pesam menos no orçamento, existem empregadas domésticas todos os dias e outros factores que aliviam a sobrecarga doméstica diária.

Ainda vi preços dos sopés do ribatejo mas já anda me atraía, tal como as outras zonas todas a , se quisermos máx 50 ou 60 km da capital, como aliás a capital não me interessa, nem pensei mais nisso.

Mas acredito que o eixo da " recta do cabo " ainda continue a ser o ultimo refugio em redor da AML para quem assim o quer,mas sem gastar o ridiculo do preço que já contamina inclusive torres vedras por ex.

Comprei casa em novembro na AML (perto das portas de Benfica), completamente remodelada por 4.500€/m2. A qualidade d remodelação não é 5* mas para o que se vê por aí, está bastante acima da média.

Prédio de 1950, dentro do que vi e da localização que queria, foi o melhor que consegui e andei 9 meses à procura. Fiquei muito perto dos 50% de taxa de esforço, felizmente já baixou para muito perto dos 40% e prevejo que baixe para perto dos 35%. Foi um risco grande mas era agora ou nunca.

No meio de tanta porcaria que vi e do "baixo" orçamento, até considero que tive sorte. O mercado está uma vergonha.

As advogadas na escritura foram umas antipaticas de m#rda, levaram um belo karma... cobram-me apenas 50% do valor devido.

Mas porque é que o mercado está uma "vergonha" ?

Mas haver gente disponivel a pagar e gente disponivel a vender pelo preço que alguns pagam, é vergonha??

Vir trabalhar todos os dias para Lisboa, em horário das 9 às 17, acho que não é viável.

Mesmo que o custo da aquisição seja menor, ao longo da vida, vai certamente ficar mais caro, quer em termos monetários, quer nas horas perdidas nas deslocações.

Cheguei a ponderar há 25 anos atrás, ir morar para Mafra, ainda bem que não o fiz.

Por mim, não tenho grande problema, mas para a minha Maria em termos de deslocações, sim.

um T1 por 230k a precisar de muitas obras ... mas com mais 50k deve ficar bom (para 50m2 !) ...e depois aparece à venda por uns 300k !!!!

"Situado no 2. º andar de um prédio com dois elevadores, este imóvel necessita de remodelação total, oferecendo a liberdade de criar uma casa totalmente personalizada ou desenvolver um excelente projeto de investimento para o mercado de arrendamento ou revenda.

A localização é um dos grandes destaques deste imóvel. Encontra-se próximo de transportes públicos, comércio, supermercados, escolas, serviços e rápidos acessos às principais vias rodoviárias, permitindo uma ligação rápida ao centro de Lisboa e às restantes zonas da Área Metropolitana.

Com um enorme potencial de valorização após a remodelação, este apartamento representa uma excelente oportunidade para quem procura investir ou criar a casa ideal numa localização estratégica."

Vir trabalhar todos os dias para Lisboa, em horário das 9 às 17, acho que não é viável.

Mesmo que o custo da aquisição seja menor, ao longo da vida, vai certamente ficar mais caro, quer em termos monetários, quer nas horas perdidas nas deslocações.

Cheguei a ponderar há 25 anos atrás, ir morar para Mafra, ainda bem que não o fiz.

Por mim, não tenho grande problema, mas para a minha Maria em termos de deslocações, sim.
Mas tem que se gostar do sitio onde se vive....

A mim nao me servia de nada estar a 8KM se depois detestava a linha de sintra, e ja foi na altura menos critica, imagino se fosse agora.

• Like
Reactions: DMA
um T1 por 230k a precisar de muitas obras ... mas com mais 50k deve ficar bom (para 50m2 !) ...e depois aparece à venda por uns 300k !!!!

"Situado no 2. º andar de um prédio com dois elevadores, este imóvel necessita de remodelação total, oferecendo a liberdade de criar uma casa totalmente personalizada ou desenvolver um excelente projeto de investimento para o mercado de arrendamento ou revenda.

A localização é um dos grandes destaques deste imóvel. Encontra-se próximo de transportes públicos, comércio, supermercados, escolas, serviços e rápidos acessos às principais vias rodoviárias, permitindo uma ligação rápida ao centro de Lisboa e às restantes zonas da Área Metropolitana.

Com um enorme potencial de valorização após a remodelação, este apartamento representa uma excelente oportunidade para quem procura investir ou criar a casa ideal numa localização estratégica."

230 mil euros para ter passaporte para o cinzentismo, é dose :rolleyes:
Mas ng vai obrigado.

Mas tem que se gostar do sitio onde se vive....

A mim nao me servia de nada estar a 8KM se depois detestava a linha de sintra, e ja foi na altura menos critica, imagino se fosse agora.
Sempre morei onde moro, mais rua, menos rua, e a minha esposa igual.

Quer a família da minha esposa, quer a minha, estavam equidistantes de nós, ir morar a 30 km, sem transportes de jeito, demorar mais 1 hora para cada lado, preferi fazer um ''sacrifício'' e ficar a dois passos de Lisboa e a minha esposa demorar pouco mais de meia-hora a chegar na altura ao trabalho, trabalhava em Alvalade, do que 2 horas.

Aliás, hà 25 anos, Mafra parecia a terra onde Judas perdeu as botas e não melhorou muito desde então, mas as casas estão a preços absurdos.

No sábado pasado, não este último, o outro, tive de ir á zona da Rua da Madalena tirar umas fotos de trabalho, e não me apeteceu ir de carro, e meti-me no comboio, da estação aqui da terrinha até ao Rossio, foram 15 minutos.

Sempre morei onde moro, mais rua, menos rua, e a minha esposa igual.

Quer a família da minha esposa, quer a minha, estavam equidistantes de nós, ir morar a 30 km, sem transportes de jeito, demorar mais 1 hora para cada lado, preferi fazer um ''sacrifício'' e ficar a dois passos de Lisboa e a minha esposa demorar pouco mais de meia-hora a chegar na altura ao trabalho, trabalhava em Alvalade, do que 2 horas.

Aliás, hà 25 anos, Mafra parecia a terra onde Judas perdeu as botas e não melhorou muito desde então, mas as casas estão a preços absurdos.

No sábado pasado, não este último, o outro, tive de ir á zona da Rua da Madalena tirar umas fotos de trabalho, e não me apeteceu ir de carro, e meti-me no comboio, da estação aqui da terrinha até ao Rossio, foram 15 minutos.
Eu tambem pensava assim tanto que assim foi durante uns anos, mas era numa altura que se circulava na AML.
Depois tive que sair forçosamente para o eixo da azambuja que na altura era fixe e só depois de sair da selva urbana é que percebi o que ganhei.

É a tal cena depende dos critérios, mas como tb nunca gostei de centros urbanos nem arredores...e acho que continuam a ser absurdos em muita coisa especialmente quando mal geridos, mal planeados e sobrecarregados como é o que acontece agora.

Estive agora 1 semana em Porto centro e sinto-me lá melhor que em qualquer suburbio de Lx.
Aquele sistema de metro tb ajuda muito.

"oportunidade de investimento" por um T1 antigo na Damaia é 100k ou 150k€, não é 230k. Tudo louco.

Eu tambem pensava assim tanto que assim foi durante uns anos, mas era numa altura que se circulava na AML.
Depois tive que sair forçosamente para o eixo da azambuja que na altura era fixe e só depois de sair da selva urbana é que percebi o que ganhei.

É a tal cena depende dos critérios, mas como tb nunca gostei de centros urbanos nem arredores...e acho que continuam a ser absurdos em muita coisa especialmente quando mal geridos, mal planeados e sobrecarregados como é o que acontece agora.

Estive agora 1 semana em Porto centro e sinto-me lá melhor que em qualquer suburbio de Lx.
Aquele sistema de metro tb ajuda muito.
Eu só saio daqui quando deixar de trabalhar, aí sim, desopilo logo daqui.

Eu também estou farto de Lisboa, para aí desde 1 ano antes da pandemia, mais coisa, menos coisa, mas enquanto a empresa da minha mulher aqui se mantiver, tem de ser, porque por mim, ia já trabalhar para o Alentejo, por exemplo.

Só aqui no fórum é que o location, location, location continua no topo da pirâmide em termos de importância.

Mesmo malta que eu conheço com bastante dinheiro, está a comprar na margem sul.

Já “ninguém” quer morar no Saldanha e em prédios velhos só porque está central e perto do trabalho. A nova construção é para estrangeiros e para investimento.

Depois há quem diga que “Lisboa é que é” e afinal explorando a conversa, moram na Damaia, Cacem ou Algueirão… Esqueçam isso. Se quiserem sair de casa para dar uma volta rápida de bicicleta , vão para onde? Para a Av. dos Bons amigos? Para o Ic19? Ou dar uma corrida numa zona completamente congestionada de trânsito?

Cada vez mais é esta qualidade de vida que é valorizada.

Eu se estivesse comprador de casa em Lisboa, olhava para Alto dos Moinhos e Parque das Nações, só. São os únicos locais diferenciados. Vá, o Campo Novo também tem potencial.

De resto, fora do horário laboral, a margem sul continua a oferecer muito mais qualidade de vida. E contra mim falo, pois passei de uma zona central da MS para próximo de Palmela que estava borderline com o que considerei aceitável aquando do caderno de encargos da compra da casa.

Last edited:
Morar na Margem Sul, só trabalhando na margem Sul.

É um suplicio querer ir passar o fds à Aroeira e depois estar preocupado com o trânsito.

E estamos a falar de fds, dias de semana, jasus, passar horas parado no trânsito, não dá para mim.

Eu só saio daqui quando deixar de trabalhar, aí sim, desopilo logo daqui.

Eu também estou farto de Lisboa, para aí desde 1 ano antes da pandemia, mais coisa, menos coisa, mas enquanto a empresa da minha mulher aqui se mantiver, tem de ser, porque por mim, ia já trabalhar para o Alentejo, por exemplo.
Percebo, eu tou remoto, só vou à AML para o escritório quando quero, e se algum dia obrigarem, se for mais que 1x por semana,mudo de emprego, mas lá está tenho a sorte de estar numa área que nao só arranjo trabalho remoto como se for presencial, há umas boas empresas aqui no interior e nao me importo de fazer mais de 100 km por dia se valer a pena pa ir a outros distritos.
Além de haver alguns autocarros.

A minha maria teve de abandonar o emprego dela, é o que é, temos sorte de poder fazer isso.

O mais importante é que cada um esteja bem com as escolhas que quer e pode fazer.

Todos nós conhecemos gente, muita ou pouca, que seja lá por que razões forem, começam a semana já cansados, fartos do transito, fim de semana nem descansam, só sabem correr porque a cidade já lhes injectou isso e estão a morrer aos poucos sem saberem.

• Like
Reactions: DMA
Só aqui no fórum é que o location, location, location continua no topo da pirâmide em termos de importância.

Já “ninguém” quer morar no Saldanha e em prédios velhos só porque está central e perto do trabalho. A nova construção é para estrangeiros e para investimento.

Depois há quem diga que “Lisboa é que é” e afinal explorando a conversa, moram na Damaia, Cacem ou Algueirão… Esqueçam isso. Se quiserem sair de casa para dar uma volta rápida de bicicleta , vão para onde? Para a Av. dos Bons amigos? Para o Ic19? Ou dar uma corrida numa zona completamente congestionada de trânsito?

Eu se estivesse comprador de casa em Lisboa, olhava para Alto dos Moinhos e Parque das Nações, só. São os únicos locais diferenciados. Vá, o Campo Novo também tem potencial.

De resto, fora do horário laboral, a margem sul continua a oferecer muito mais qualidade de vida. E contra mim falo, pois passei de uma zona central da MS para próximo de Palmela que estava borderline com o que considerei aceitável aquando do caderno de encargos da compra da casa.
Pois esse ponto era o que mais me custava em Queluz, quer dizer, não tinha condições nenhumas para uma caminhada e muito menos bicicleta....insuportável.
Era uma jaula dentro de uma jaula.

Daqui a nada lá vou pegar na bicla e ir para os campos alentejanos navegar pelo silêncio em terra batida, e claro 1 ou 2x por hora lá passa uma pickup a levantar poeira , uma chatice :love:

Alto dos Moinhos e parque das Nações não têm nada a ver, para além de estarem em casa zonas quase opostas de Lisboa.

O único ponto em comum é que têm boas casas e muitas recentes.

Eu trabalho a 15m de carro do trabalho e faço 15m de carro para ir correr ou lazer.

Se preferia outras coisas, claro que sim, mas não se pode ter tudo.

Centralidade e calmaria são por exemplo antagónicos.

Back