Tópico das Casas

Tens razão... e são 4% líquidos durante 10 anos, salvo casos de force major... etc.

4% de 130 são... vá Guterres, puxa lá aí da calculadora... ora 4 x 130 (+IMT para estrangeiros que é 7,5%, IS 0,8% + notário e registo)/ 12 - impostos (IRS de 28% porque é turismo e pago na fonte a uma empresa? Não são só os novos 10% para habitação...), mesmo assim ainda dá para aí uns ... 310€ líquidos por mês... (~2,6% net)

É bom negócio! ;)

Para ambas as partes!

Última edição:
No outro dia esqueci-me de alguns pormenores e de outros "pormaiores" em relação a este tipo de investimentos, que podem ser bons para algumas pessoas!!!

O IMI será algo em torno dos 180€ para estes apartamentos de "130k€", portanto o retorno líquido será da ordem dos 295-300€/mês (menos de ~2,3% net).

O pagamento do investimento começará apenas após a data de escritura que será, presumivelmente!, em 2028 ou 2029... salvo casos de "force major", como atrasos de emissão das várias licenças por parte das autoridades competentes, guerras internacionais com grande impacto no nosso turismo, pandemias que nos possam afectar, queda de um meteorito que possa a afectar a indústria do turismo em Lisboa, etc. etc.

Contrato por 10 anos significa que, salvo negociação prévia e (não) aceite pelo promotor, em 2039/2040, estarão a receber os tais 5.200€ sujeitos a IRS, IMI. Sim, não se paga seguros nem condomínio.

Quanto valem esses 5.200€ "brutos" em 2040? É de equacionar um investimento em títulos do tesouro amanhã? Ou mesmo certificados de aforro?

Pessoalmente, penso que este tipo de contratos deverá ser negociado com um prazo inicial de 6 anos (muito aceitável!), sujeito às condições já aludidas anteriormente e que poderá ser então (em 2035 ou coisa que o valha) renovado pelo mesmo valor (ou não!) e por outros 6 anos (ou coisa que o valha).

O promotor é de confiança, basta ver o que já fez em Portugal e quanto investimento estrangeiro e nacional já captou para o nosso país.

Última edição:
Tens a vantagem de ver que parte do empreendimento já está construído, gente a viver lá, portanto licenças de utilização não deverá ser um problema...

É avançar! Vista de mar...

Olha... eu tenho alguma experiência neste aspecto... a vista de mar custa muito dinheiro, no Inverno/Outouno (por vezes no Verão e na Prima da Vera também...) vais levar com a ventania toda na cara, tudo o que seja metal vai ficar corroído em 2-3 anos mesmo que digam que é de aço inoxidável...

O sítio é porreiro! A praia tem dias... escolhe uma das casas o mais distante possível da orla marítima e quando quiseres ver o mar e sentir o cheiro a maresia... sais de casa e vais à praia! A pé! Que até faz bem andar um bocadinho a apreciar a paisagem e cumprimentar os vizinhos!

Zonas costeiras é preciso ter paciência, pelo menos pra mim que detesto vento e não ligo nada a mar 😎
A unica vantagem é estar imune aos picos de temperaturas do verão e inverno, mas havendo AC e lareira por mim tá impec.

@Cb32 Hammerite dá conta do recado de 3 em 3 anos ou nao?

Já vivi dois anos com vistas diretas de mar e para mim é impagável. Temos uma paisagem diferente e fantástica todos os dias.

Tem downsides como é óbvio em especial para quem seja proprietário.

Já vivi dois anos com vistas diretas de mar e para mim é impagável. Temos uma paisagem diferente e fantástica todos os dias.

Tem downsides como é óbvio em especial para quem seja proprietário.

West Cliffs Ocean and Golf Resort.

Via-me a viver aqui aquando da reforma, o problema, é que provavelmente não a vou ver, e o facto de o tempo ser também bastante instável, me deixa de pé atras.

Evidentemente o preço, não é problema. :cool:

Desde que gostes do tempo do oeste… preferia algo com melhor tempo e menos húmido

Sempre vivi ao pe do mar, sim as casas vais ter sempre tudo enferrujado, ventania, os carros vão degradar mais rapido, mas especialmente para quem cresce ao pé do mar é dificil sair, eu vivi um ano em Madrid e passadas duas semanas já estava a bater mal..

zona Oeste esta a crescer bastante e com novos projectos. No final do ano abre a Wavegarden em Obidos. eu ja comprei bilhete para ir la surfar 1 horinha

Vou brevemente fazer obras de remodelação numa moradia, e estou a pensar contratar uma daquelas empresas de arquitectura com obras "chave na mão", algo ao qual nunca recorri. Por exemplo esta Architect Your Home | Mais que um escritório de Arquitetura
Algo que deva ter em conta como critério de selecção? Gostava de pedir orçamentos, mas a realização do orçamento presumo que esteja dependente do projecto. Nesse caso peço projecto a várias empresas? Imagino que isso vá ter custos, pelo menos junto das que não sejam escolhidas.

Vou brevemente fazer obras de remodelação numa moradia, e estou a pensar contratar uma daquelas empresas de arquitectura com obras "chave na mão", algo ao qual nunca recorri. Por exemplo esta Architect Your Home | Mais que um escritório de Arquitetura
Algo que deva ter em conta como critério de selecção? Gostava de pedir orçamentos, mas a realização do orçamento presumo que esteja dependente do projecto. Nesse caso peço projecto a várias empresas? Imagino que isso vá ter custos, pelo menos junto das que não sejam escolhide
em 2025 para construção de moradia pedi preços a uma dezena ou mais de empresas de construção, meses para responderem, algumas meses a enrolar e nunca responderam. Fiquei com 3, no final 2 a negociar, até que escolhi (bem) e não paguei a nenhuma das outras

em 2025 para construção de moradia pedi preços a uma dezena ou mais de empresas de construção, meses para responderem, algumas meses a enrolar e nunca responderam. Fiquei com 3, no final 2 a negociar, até que escolhi (bem) e não paguei a nenhuma das outras
Infelizmente também é a minha experiência, muitas não respondem, há muita dificuldade de comunicação.
É um sector muito arcaico a nível de experiência do consumidor e o facto de haver mais procura que oferta não ajuda nada.

Na realidade não és tu que escolhes, são eles que escolhem o que querem fazer.

Edd :)

Infelizmente também é a minha experiência, muitas não respondem, há muita dificuldade de comunicação.
É um sector muito arcaico a nível de experiência do consumidor e o facto de haver mais procura que oferta não ajuda nada.

Na realidade não és tu que escolhes, são eles que escolhem o que querem fazer.

Edd :)
a tua última frase é uma verdade absoluta, por mais que custe a muita gente - a maioria não percebe isto.
basicamente tive de vender (literalmente) o projeto para conseguir ter respostas e finalmente fechar um construtor.

no meu caso foi mais complicado pois é uma das zonas mais caras (se não a mais cara) de construir do país.
Felizmente a terminar passado 14 meses de obra e só posso dizer bem do empreiteiro e do processo, apesar de algumas chatíces, a maioria com a CM. Repetia novamente a construção e com o mesmo construtor, criei uma relação de boa parceria e confiança, o que me parece ser raro pelas histórias que vou vendo. Ajudou muito ter pago à parte fiscalização (empresa 100% da minha confiança e muito experiente)

Há imensa falta de mão de obra com o mínimo de qualificação.

Idem para malta com (o mínimo) de vontade de trabalhar.

E isto é transversal aos diversos artífices que tem trabalhar numa obra deste tipo pedreiros/canalizadores/eletricistas/carpinteiros etc.

É natural que os empreiteiros “escolham” as obras.🏗️

Voltar
Superior