Semana passada recebi um código do Whatsapp durante a madrugada: era um código para utilizar o WA noutro telefone (penso que seria para autorizar a migração da minha conta para outro aparelho). Até agora não notei nada, mas por precaução activei o 2FA e fiz cópia de segurança. Recentemente um colega teve uns problemas com o WA dele, o que fez-me ficar ainda mais atento e desconfiado.
Hoje recebi uma chamada - dum número nacional - com uma gravação em inglês a dizer que era do Dep. de Segurança da Paypal e que tinha uma compra de mais de 600 euros "pendente", numa loja que nunca tinha utilizado anteriormente. "Carregue na tecla 1 yada, yada, yada". Desliguei.
Fui à minha conta e não tinha movimento nenhum; não tinha login de nenhum aparelho estranho. Pelo sim, pelo não, troquei a pass por uma mais longa (máx de 20 dígitos e limitam a utilização de vários caracteres especiais).
Uns conhecidos da minha mãe ficaram - há uns meses - sem um valor de 5 dígitos que uns fdp conseguiram rapar da conta dos Srs. Um colega também está envolvido numa situação chata, após terem conseguido sacar alguns dados de acesso de uma das contas dele e terem andado a fazer compras online ... "perdeu" na casa dos 4 dígitos e agora anda numa situação chata de contestar, advogados, etc.
É uma mrd e isto está uma selva. Estejam atentos e reforcem - no que puderem - a vossa segurança online.