Tópico das fraudes, burlas e afins

E hoje chamada da Alemanha.

Olha que há uns meses também recebi uma chamada da Alemanha num dia e outra no dia seguinte.
Lá decidi atender, era o serviço de ajuda da BMW/MINI e o operador era português.

Eu tinha requisitado ajuda online por causa de um erro numa compra no site uns dias antes.

Há dias recebi um SMS do SNS que tinha uma dívida de urgência de 16€ e pouco para pagar. A SMS vinha no seguimento de outras de receitas, etc. Achei estranho e fui ao site para procurar um contacto para ligar, de forma a esclarecer isso...ao entrar no site, vejo logo um alerta de fraude de mensagens para pagar uma dívida de urgência.

Há dias recebi um SMS do SNS que tinha uma dívida de urgência de 16€ e pouco para pagar. A SMS vinha no seguimento de outras de receitas, etc. Achei estranho e fui ao site para procurar um contacto para ligar, de forma a esclarecer isso...ao entrar no site, vejo logo um alerta de fraude de mensagens para pagar uma dívida de urgência.

Spoofing

Ainda hoje ligaram-me, a "devolver" uma chamada minha acerca do paypal... a Sra. do lado de lá não percebia que nao tinha sido eu a ligar...

Sim isso tem acontecido e é "perigoso" os trafulhas imulam o número de contacrto das entidades e a SMS que recebs vem com o nome da entidade e na sequencia das sms reais dessa entidade... :sh)

isto é umas atrás das outras e parece até aumentar de volume em vez de diminuir!

a digitalização de tudo e mais alguma coisa acaba por facilitar a criação de novos métodos
e outra questão, na minha opinião, antes era preciso ter "lata" para andar atrás do pessoal com esquemas
agora qualquer "corajoso" atrás de um ecrã, lembra-se de experimentar isto ou aquilo

Nova fraude da Ascendi, recebi uma carta a dizwer que por motivos de ordem técnica não foi possível a cobrança numa viatura que tem Via Verde. E vai dai cobram a portagem e os custos administrativos.

Ou seja, pago o identificador e pago custos administrativos por algo que não tenho culpa.

Nova fraude da Ascendi, recebi uma carta a dizwer que por motivos de ordem técnica não foi possível a cobrança numa viatura que tem Via Verde. E vai dai cobram a portagem e os custos administrativos.

Ou seja, pago o identificador e pago custos administrativos por algo que não tenho culpa.
É isso mesmo que tens de dizer: como sabem que a maioria come e cala, eles atiraram o barro a parede. Mandas o Emílio a dizer que não concordas.

É isso mesmo que tens de dizer: como sabem que a maioria come e cala, eles atiraram o barro a parede. Mandas o Emílio a dizer que não concordas.

Como é evidente mandar bocas num fórum não resolve nada, pelo que antes de colocar isto aqui foi feita uma reclamação no livro de reclamações. [;)]

Como é evidente mandar bocas num fórum não resolve nada, pelo que antes de colocar isto aqui foi feita uma reclamação no livro de reclamações. [;)]

Reclamaste mesmo no portal/apoio da Ascendi? Eu faria assim, ainda antes do livro de reclamações.

Reclamaste mesmo no portal/apoio da Ascendi? Eu faria assim, ainda antes do livro de reclamações.

Reclamei diretamente no livro de reclamações, acho que as entidades reguladoras têm que ter conhecimento destas espertezas saloias. No portal de apoio da Ascendi poderia resolver o meu problema, mas seria só o meu que não é o que me motiva.

Update:

Mandaram um email a dizer que tenho razão e para mandar o NIB para devolverem os 0,65 € de custos administrativos. Aproveitam e dizem que estão a rever os procedimentos de controlo, blá, blá, blá.

Basicamente é uma fraude em escala, limpam um valor pequenito a n pessoas que nem se dão ao trabalho de reclamar. Para a o cliente não é nada para eles a multiplicar por milhares de clientes...

Semana passada recebi um código do Whatsapp durante a madrugada: era um código para utilizar o WA noutro telefone (penso que seria para autorizar a migração da minha conta para outro aparelho). Até agora não notei nada, mas por precaução activei o 2FA e fiz cópia de segurança. Recentemente um colega teve uns problemas com o WA dele, o que fez-me ficar ainda mais atento e desconfiado.

Hoje recebi uma chamada - dum número nacional - com uma gravação em inglês a dizer que era do Dep. de Segurança da Paypal e que tinha uma compra de mais de 600 euros "pendente", numa loja que nunca tinha utilizado anteriormente. "Carregue na tecla 1 yada, yada, yada". Desliguei.

Fui à minha conta e não tinha movimento nenhum; não tinha login de nenhum aparelho estranho. Pelo sim, pelo não, troquei a pass por uma mais longa (máx de 20 dígitos e limitam a utilização de vários caracteres especiais).

Uns conhecidos da minha mãe ficaram - há uns meses - sem um valor de 5 dígitos que uns fdp conseguiram rapar da conta dos Srs. Um colega também está envolvido numa situação chata, após terem conseguido sacar alguns dados de acesso de uma das contas dele e terem andado a fazer compras online ... "perdeu" na casa dos 4 dígitos e agora anda numa situação chata de contestar, advogados, etc.

É uma mrd e isto está uma selva. Estejam atentos e reforcem - no que puderem - a vossa segurança online.

Last edited:
Back