Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Salvo erro, o teste de gases é feito a 3000 e a 4000rpm... até que ponto estes gajos têm que exceder essas rotações?! Eu já estou preparado para daqui a dois anos apanhar um caramelo desses a fazer isso, e se no final chumbar, alegar que o exame foi muito mal conduzido, colocar em causa a competência do funcionário e do IPO, e não sair de lá enquanto não ficar registado que o IPO foi incompetente!

Ah pois, se pegam por qualquer coisinha no carro, é altura de nós clientes começarmos a pegar com qualquer coisinha nos IPO, a ver se eles gostam!

A mim já me disseram que tinha o autocolante a GPL do lado errado, quando
na lei não especifica nenhum lado...
Ainda por cima normalmente são uns antipáticos do caraças,
uma vez queixei-me do tempo de espera, o gajo ainda foi
mais antipático, foi chamado de incompetente à frente de uma data
de gente que é para aprender.

Mas pior mesmo foi a minha aventura com uma inspecção tipo B para
a transformação de um carro a GPL. Havia certos pormenores que ninguém
sabia muito bem, nem DGV, e eu telefonei para a associação de centros
de inspecção para me queixar de um certo centro. E como eu já tinha lido
a lei toda, a gaja que me atendeu começou para lá a dizer asneiras, e depois
de eu a confrontar com certas circulares e portarias e depois de muita discussão,
e quando ela se apercebeu que o que tinha dito antes não era correcto,
começou a dizer que o que estava nessa portaria ou circular da DGV era ilegal, e mais não sei o quê,
comecei a ficar parvo com aquilo e perguntei-lhe se eles não estavam
sob a alçada da DGV e se não tinham que obedecer às circulares da DGV.

Depois telefonei mais uma vez para a DGV a dizer que a associação
de centros de inspecção achava que eles tinham uma circular ilegal
e que não obedeciam ao que lá estava escrito, hehehe...

É óbvio que não deu em nada, mas pelo menos ficaram a saber que o
nem toda a gente come e cala...

Última edição:
Eu já disse isto aos quatro ventos: não é só nas IPOs mas em todo o lado!

As empresas só pensam em facturar e pagar o menos possível e depois só metem incompetentes, porque por aquilo que pagam não podem ter profissionais em condições!

A incompetência começa logo no governo e acaba no varredor das ruas, passando pela AR...

Começa a estar na hora de se fazer uma revolução a sério, que nem para isso tivemos jeito; onde já se viu fazer uma revolução com cravos? Raio de incompetentes, deviam era ser todos fuzilados!

Eu quanto mais vejo, mais revoltado fico!

O meu carro também já chumbou o ano passado por causa do travão de mão.:sh)

Até me dói fazerem aquelas merdas ali ao carro ali à minha frente. Admite-se a velocidade que eles põem nos rolos e depois puxam o travam de mão?[8b] mas o travão de mão é para parar o carro em andamento?[8b]

O teste das suspensões também é um martírio. Como se não bastasse o FDP do inspector pôs-se a ouvir rádio dentro do carro, e nem me viram nem os cintos de segurança nem os limpa pára-brisas.:sh) Epá é sem palavras....A inspecção do meu é agora em Setembro, mas este ano passo pelo mecânico antes, para ver se eles na inspecção não me lixam com "F"....

Carro de origem com 3 stops, no ipo passa só com 2??

Carro de origem com 3 stops, no ipo passa só com 2??

Ontem andei o dia inteiro sem stops no carro[8b][8b] quando me avisaram fui a renault minuto e trocaram-me uma peça que faz tipo interruptor dos stops com o travão de pé, mas o terceiro stop fundiu e eles queriam 50€ por outro:sh):sh) carro vai ao ipo em setembro, segundo sei o obrigatório são 2 stops, mas como este já veio com 3... eu quero arranjar o 3º stop mas não pra já nem ao preço que ele me pediu[8b][8b]

Se o terceiro stop é de origem, olha que não passa. Isso aconteceu com o carro do meu irmão, ele tinha todas as lâmpadas do terceiro stop fundidas, menos uma e quando foi à inspecção os gajos reprovaram-no por causa disso, visto que no carro dele, o terceiro stop já vinha de série.

agora que penso melhor tambem não axo que passe
sei quem tinha um carro com duas luzes de marcha atras de origem e chumbou so por ter uma ( e legalmente só é necessario uma)

eu tambem penso que não passa, ainda mais sendo de origem... É a mesma historia dos cintos de segurança traseiros que são obrigatórios após 1990. Mas os carros que anteriormente traziam os cintos de origem, eles tem que estar em condições para passar na IPO.

Resumindo, estou lixado... o ordenado deste mês vai quase todo para o carro , é centralina de airbags é 3º stop... será que dá multa andar sem 3º stop??? é que assim passo ali num sucateiro e compro um...

cumps

agora que penso melhor tambem não axo que passe
sei quem tinha um carro com duas luzes de marcha atras de origem e chumbou so por ter uma ( e legalmente só é necessario uma)

As luzes de marcha atrás segundo o código não são obrigatórias, pois o que sinaliza a marcha atrás é o pisca da direita!!

Vai mas é a um sucateiro e com esses 50€ compras o 3.º stop, colocas no sitio e ainda sobra €€€.Já agora, que carro é? É que alguns é preciso algum trabalho e paciência para os desmontar..
cumps

Há uns anos, um colega de trabalho ia vendo o carro chumbado, um Punto GT, porque os "mija-mijas" dos faróis não queriam funcionar!!

Ora, um mecanismo que muito poucos carros tem e que não compromete o funcionamento do carro e chumbava... O que vale é que aquilo resolveu funcionar entretanto.

Ah e o meu triangulo de sinalização serviu para os 2 carros passarem...

Outra situação bizarra aconteceu comigo:
Num Punto, tinha a anotação do ano anterior de mau estado das escovas do vidro DIANTEIRO.

Nesse ano, tinha a escova de TRÁS em mau estado e eles chumbaram-me por reincidência!

Vai mas é a um sucateiro e com esses 50€ compras o 3.º stop, colocas no sitio e ainda sobra €€€.Já agora, que carro é? É que alguns é preciso algum trabalho e paciência para os desmontar..
cumps

um clio 2 fase 2, se for a um sucateiro compro logo akela barra toda preta que é de encaixar e já tá...[;)]

vejamos...sera que se deve olhar para a falta do 3o stop apenas pelo ponto de vista da multa?
ou sera que se deve usar um pouco de cimento (ou massa cinzenta, para os mais finos) e pensar na verdadeira funcao do 3o stop e a sua influencia?

Num Punto, tinha a anotação do ano anterior de mau estado das escovas do vidro DIANTEIRO.

Nesse ano, tinha a escova de TRÁS em mau estado e eles chumbaram-me por reincidência!
deixaste ser chumbado! ha muitos centros a chumbar carros por coisas que nao sao da sua aptidao, e a maioria simplesmente aceita.
das duas ultimas vezes que me chumbaram por coisas estapafurdias (tipo essa), voltei la, paguei a reinspeccao e o carro passou sem levar uma unica alteracao. claro, depois foi a luta para me devolverem o dinheiro, mas devolveram.

outra forma mais simples, mas que da muito menos gozo, e apresentares queixa logo quando te dao a folha de chumbo.

a 3a forma, mas que nao da jeito a muitos, e tornar os centros de IPO verdadeiramente profissionais e isentos...

Vai a um sucateiro. Quase que aposto que fazes isso por menos de 30€. Ainda para mais, peças para carros muito vendidos são fáceis de encontrar. [;)]

Voltar
Superior