Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Não tem lógica que num ano vás ao centro e ele passe sem problemas com o travão de mão, entretanto melhoras a travagem, voltes lá e ele chumbe por causa do travão de mão. É estranho.

Também não tem lógica chumbar por ferrugem num painel da mala. Eu tinha um carro com ferrugem no capot e nem sequer foi anotado, e muito bem pois não é algo contemplado na ficha. Não é ferrugem na estrutura do carro...

Exactamente! Era aí que queria chegar! Uma autêntica palhaçada!

Vi este tópico e não resisti a comentar e a partilhar com todos uma situação que achei ridicula. Assisti a uma inspecção quando esperava que o meu carro fosse inspeccionado na qual um fiesta de 92/93 tinha uma deficiente no farol de nevoeiro traseiro. Este acendia com os minimos ligados e só o deveria fazer com os medios ligados segundo o funcionario do centro. O carro chumbou e eu pergunto, "qual era o risco que esta situação provocava em estrada ?". Estas inspecções são apenas uma forma de tirar mais algum dinheiro ao bolso das pessoas e incentivar/obrigar as pessoas a comprarem carros mais recentes.

Em relação ao travão de mão...
Uma análise:

A MIM ENSINARAM-ME na escolda de condução que o travão de mão é para ser usado quando o carro está IMOBILIZADO.Além disso, deve deixar-se SEMPRE o carro engatado quando está parado.
Ora nos centros de inspecção, o que vemos a ser feito no teste de travão de mão?!
Vemos os rolos em movimento e só depois o carro a ser travado com o travão de mão?! O que acontece?! PRINCIPALMENTE em carros com discos atra´s, a eficácia do travão de mão qd as rodas em movimento é pequena. As vezes nem chegam a bloquear.E quanbto mais insistirem pior, já que só estão a aquecer os travões!!

mon amie,eu há muito tempo que gosto de carros "não-recentes" [:D] [:D]

e já tive os suficientes para perceber como é que funciona o IPO em portugal!

e é assim........

o IPO está feito para que exista actividade marginalizada (mercado paralelo) no mesmo!

o que eles pedem de condições minimas a um carro antigo, é uma barbaridade tão grande e tão longe de um bom senso que só me consigo rir ......[:D]

.......eles querem os carros antigos a circular como carros novos, bem não é que eu diga que é um absurdo completo, se eu fosse um ignorante,ingénuo que sempre andou com carros novos e que pensa by the book do género " a segurança á frente de tudo" [:D]

mas como sou um gajo mais terra a terra, mais consciente da realidade, o e como bom senso suficiente para saber que ninguem vai gastar 1500 ou 2000€ em reparações "secundárias" num clio de 91 ou ibiza de 87 ......que nem valem 700€........[:p] ........, e sabendo de ante-mão os preços dos carros novos no país e o ordenado minimo e médio nacional..

pá, não consigo deixar de rir, é que não consigo mesmo!

eu tento sempre passar os carros pela via legal, mas quando a via legal torna-se demasiado burocrática e blindfolded........então upa upa![;)]

no mercedes la de casa, ano apos ano passou com o espelho estilhacado.

punham sempre outras anotacoes, umas estupidas, outras realmente existentes, nunca puseram essa.
num ano o carro foi pra la PERFEITO, a excepcao do espelho. txaran!!! entao a lei nao muda, mas num ano o espelho e legal, noutro nao e?

ou ainda o famoso caso da Espace chumbada por ter pneus 205/65R15 quando no livrete dizia 205/65R15..foi a reinspeccao sem qualquer alteracao e...errr...passou!

idem para o Golf dum familiar...deficiencia com os farois de nevoeiro, muito altos! ok, correcto, vamos rever a situacao! err....ONDE ESTAO OS FAROIS DE NEVOEIRO??? o carro nao tem nem nunca teve farois de nevoeiro!!![:D] mais uma vez, foi a reinspeccao sem qualquer alteracao...e passou.
essa acabou em pancadaria, 500euros de compensacao "para nao fazer queixa"...e queixa apresentada as autoridades competentes[:D]

e contra isto que a malta de devia juntar e lutar. deveriamos exigir um servico relativamente competente, efectuado por pessoas que tenham nocao do que esta na lei e do que e um automovel, isentas...
mas o futebol esta ai, deixa andar.

Cá está para mim, a melhor opinião que li neste Tópico.

apr:) apr:)

Como diz o topico e bem IPO=A ANEDOTA fui hoje com o BM de 2003 fazer a inspecçao, viu tudo ao pormenor(desde o colete ate ao triangulo montado, fez o teste dos gases com o carro nas 4500rpm (o carro é a diesel:( ) resumindo, no final vejo ele a dirijir se com o papelinho vermelho, o seu veiculo chumbou porque o colete tem a norma de homologaçao mas nao tem o simbolo da CE e o farol de nevoeiro esta 1 grau acima.[8b]
Estes IPO´s sao uma palhaçada andam prai camioes e carros sem as minimas condiçoes de segurança, e estes palhaços chumbam por causa de um colete ter a norma mas nao diz CE.

Fui com o Corsa velhinho cá de casa a IPO. Um carro de 1995, com mais de 200.000kmesta impecavel de tudo!! Mas O farol direito estava mal focado. Et voilà... chumbo!!!

Caricato: nessa manhã, antes de ir a IPO, o carro foi à oficina focar os faróis. Depois do chumbo, foi a outro centro e passou!!! Já foi apresentava queixa nas instâncias competentes.

Nesse centro, estava lá um rapaz com um IBIZA TDI de 2005, comercial, que chumbou por causa do travão de mão ter um curso excessivo!!!
Ele não esmurrou o inspector por muito pouco...

Como diz o topico e bem IPO=A ANEDOTA fui hoje com o BM de 2003 fazer a inspecçao, viu tudo ao pormenor(desde o colete ate ao triangulo montado, fez o teste dos gases com o carro nas 4500rpm (o carro é a diesel:( ) resumindo, no final vejo ele a dirijir se com o papelinho vermelho, o seu veiculo chumbou porque o colete tem a norma de homologaçao mas nao tem o simbolo da CE e o farol de nevoeiro esta 1 grau acima.[8b]
Estes IPO´s sao uma palhaçada andam prai camioes e carros sem as minimas condiçoes de segurança, e estes palhaços chumbam por causa de um colete ter a norma mas nao diz CE.

Eu costumo ir ao centro de IPO da a-da-beja e atesto que eles sao... um grupo de patetas alegres que ali andam.
O meu ibiza quiseram chumbar pelas escovas traseiras e pela panela que fazia barulho... o carro ao lado que batia com a protecao do carter no chao quando foi aos rolos e que tinha um escape ainda mais ruidoso que o meu foi passado... com apertos de mao e abracos entre o dono do carro e o inspector.

Isto para nao falar de acelerarem o carro ate as 4000 - 5000 rpm, nao sei para que mas pronto.
Travoes nem viram, e descobri que um carro novamente deita oleo pelo escape....segundo eles era uma fuga de oleo no deposito da gasolina, ( nao tou a gozar foram palavras do inspector :sh)), na mesma tarde o carro voltou la sem ir ao mecanico... passou sem anotacoes.

Agora tirem daqui as elacoes.

PS.O teclado e de layout ingles, desculpem a falta de acentuacao.

no mercedes la de casa, ano apos ano passou com o espelho estilhacado.

punham sempre outras anotacoes, umas estupidas, outras realmente existentes, nunca puseram essa.
num ano o carro foi pra la PERFEITO, a excepcao do espelho. txaran!!! entao a lei nao muda, mas num ano o espelho e legal, noutro nao e?

ou ainda o famoso caso da Espace chumbada por ter pneus 205/65R15 quando no livrete dizia 205/65R15..foi a reinspeccao sem qualquer alteracao e...errr...passou!

nesse momento esfregava o livrete da espace na cara do gajo e seguia livro de reclamaçoes se nesse tempo houvesse/fosse obrigatório.

no dia a seguir estava lá uma inspecçao à porta... [8b]

Epá, por acaso já há algum tempo que queria criar um tópico de "Contem as vossas histórias de horror com a IPO" [:D]

Eu cá tenho algumas... mas deixem-me ler a thread antes...senão ainda pareço o Quintela no sketch dos alcoólicos anónimos do Gato Fedorento
.

O teu colete não tem CE??!!!
TU és um verdadeiro assassino da estrada! Street-racer! Criminoso! Violador!
A mim, sinceramente, custa-me ver os testes de gases... é que eles abusam. Vá lá que a IPO do meu não a vi, mas houve uma no Punto que estive para ir às bentas de um...

Eu posso considerar-me um sortudo, desde que tenho carta e carro, nunca fui à inspecção porque os carros na minha mão não chegam nunca a completar 4 anos. Mas acho que com o Qashqai vai ser diferente. Logo se verá.

Por isso é que nunca levei um carro ao IPO! É sempre o mecânico que trata disso. Até já tive um carro com o catalizador estragado a fazer montes de barulho e passou! Nunca um carro aqui chumbou! Porquê? [:D] Ás vezes até fico a pensar se os carros chegam mesmo a ir ao IPO! [:D]

Ainda no fim de Julho foi com o corsa b à inspecção. No teste de gases andou sempre com o taquímetro nas 4000rpm's, mas no final mandou umas 3/4 gasadas até ás 6000 e tal rpm's :sh) granda estupido! Deve-se ter entusiasmado por ver um 1.6 [:vm)]

Esses gajos dos IPO sao uma parodia, que até metem nojo...alguns de carros nada percebem[:vm)] já tive desatino com um que me chumbum o carro com tudo , foram precisas 2 folhas e no mesmo dia passou á 1ª em Leiria...

Aqui na zona de Almada já tou proibido de entrar em 2 centros de inspecções por ter chamado incompetentes e palhaços aos gajos.[8b]
Apartir daí escolho os melhores centros e não tenho tido problemas[kiss]

Qualquer dia tens que meter o carro num barco para fazer a IPO nos Açores! [:)] [:)] [:)]

Bem, ou eu tenho experiencia das duas versões. [;)] Com o meu carro, o alfa 33, fui com ele no ano passado a inspecção, vai a fazer tudo direitinho. Quando está no fosso, o inspector, chama-me la abaixo. Aponta-me para o filtro de gasolina que parecia uma torneira a pingar, eu com uma cara de assustado tipo: qé isto!?!?!? e ele, bem, se tiver com gasolina a mais, avise-me pra meter aqui um balde, lol. Aquilo pingava a escassos cms do colector de escape! O que tinha acontecido: uns dias antes, tinha mandado fazer uma revisao ao carro, e entre outras coisas, mandei trocar o filtro de gasolina. o incompetente do mecanico em vez de apertar aquilo com 1 anilha, meteu 3, todas encavaladas. Nesse mesmo dia vou la ao gajo, ele arranja aquilo e volto a inspecção, passa sem problemas, e com um elogio ao estado do carro. Este ano, passa sem problemas, tenho um dos sinoblocos com uma pequena folga e estava com medo que nao passasse. Falaram-me disso, mas que para já nao influenciava em nada no carro, mas era melhor verificar aquilo, pois tem tendencia a piorar. Meteram anotação por causa das medidas de pneus, mas ja sabia disso. Portanto, nada mesmo a apontar.

Em contrapartida, no carro da minha mulher, e num outro centro, ela nunca conseguia que o carro passasse a primeira. Da ultima vez foi por causa de uma rotula qq, tudo mto bem, manda-se trocar, apesar do mecanico dizer q aquele tava bom, e implicaram tambem por causa do raio do colete, que nao tinha a marca CE, ou outra referencia qq! bem, troco a rotula, e vou la com outro colete a precaução, e com o decreto lei imprimido. Bem, quando ele vai a ver o colete, so lhe digo: aonde é que na LEI, diz que tem que ter a referencia o que voces falaram!?!? Atrapalharam-se, disseram logo que o carro reprovou nao só por causa disso, bla bla bla. Só lhes disse entao para verificarem o que tinham a verificar, e que seria a ultima vez que la levava o carro.

Eu sou a favor das IPO's, à excepção de um dos testes que eles fazem. Estou a referir-me a um teste da suspensão em que colocam as rodas de um mesmo eixo em cima de 2 travessas móveis que se afastam, alterando a geometria da suspensão, primeiro à frente e depois atrás.
Esse teste rebenta com os casquilhos da suspensão num instante, e é uma autêntica aberração. Já tive até prejuízos à conta disso.

Fora isso, há sempre o factor humano. Na IPO a que costumo levar os meus carros nunca tive problemas e o pessoal é impecável, até costumo ser eu a passar com o carro pelos testes todos porque já conheço os cantos à casa (na altura em que tinha o 33 ia lá todos os anos [:D] ).
No entanto, a minha irmã levou lá o carro há uns meses e apanhou um puto novo que foi lá cair, recambiado da DGV, e que não percebe nada daquilo. Depois de tentar implicar com tudo e mais alguma coisa (sem razão), de ter abusado nas "aceleradelas" e nalguns testes, acabou por reprovar o carro exigindo uma reinspecção por um motivo idiota que já nem me recordo. Com gente assim não há pachorra nem rigor. Afinal o que é mais importante? A segurança dos carros que circulam nas nossas estradas, ou os caprichos de pessoas com complexos de poder?

Bem, ou eu tenho experiencia das duas versões. [;)] Com o meu carro, o alfa 33, fui com ele no ano passado a inspecção, vai a fazer tudo direitinho. Quando está no fosso, o inspector, chama-me la abaixo. Aponta-me para o filtro de gasolina que parecia uma torneira a pingar, eu com uma cara de assustado tipo: qé isto!?!?!? e ele, bem, se tiver com gasolina a mais, avise-me pra meter aqui um balde, lol. Aquilo pingava a escassos cms do colector de escape! O que tinha acontecido: uns dias antes, tinha mandado fazer uma revisao ao carro, e entre outras coisas, mandei trocar o filtro de gasolina. o incompetente do mecanico em vez de apertar aquilo com 1 anilha, meteu 3, todas encavaladas. Nesse mesmo dia vou la ao gajo, ele arranja aquilo e volto a inspecção, passa sem problemas, e com um elogio ao estado do carro. Este ano, passa sem problemas, tenho um dos sinoblocos com uma pequena folga e estava com medo que nao passasse. Falaram-me disso, mas que para já nao influenciava em nada no carro, mas era melhor verificar aquilo, pois tem tendencia a piorar. Meteram anotação por causa das medidas de pneus, mas ja sabia disso. Portanto, nada mesmo a apontar.

Esse foi precisamente o problema que eu referi: esse teste do fosso rebenta com os sinoblocos (casquilhos). E eu senti bem os efeitos disso precisamente com um 33, que teve que levar 4 braços de suspensão novos atrás, com o jogo de sinoblocos. O que vale é que isso tudo custou apenas 20 contos, na altura [:D]

Quanto à fuga de gasolina nessa zona, é um perigo. Os colectores aquecem muito e, caso a gasolina pingue em cima deles, pode pegar fogo.
Eu tive um problema parecido, mas com uma pequena fuga de óleo, e cada vez que caía uma gota de óleo no colector era uma fumarada do caraças.

O objectivo do Governo é rejuvenescer o nosso parque automóvel, pelo que esses carros já são um pouco "indesejados" nas estradas;

Por isso é que eles isentam de IA os carros muita velhos que são importados do norte da Europa. Se fosse como dizes, esses carros levavam com IA a dobrar, ou então com Imposto de Circulação especialíssimo de corrida.
É só demagogia, caso ainda não tenhas reparado...

Voltar
Superior