Tópico das Lâmpadas

Concordo com tudo o que disseram. Apenas por curiosidade liguei para lá para ouvir o que me iriam dizer acerca deste assunto. Em Abril vou lá fazer a inspeção ao meu carro e vou colocar ao inspetor que me atender as mesmas questões para ver se me diz o mesmo que o de ontem, ou se já me diz outra coisa.

FM

Um colega de trabalho teve um pequeno acidente com o seu A3, sem culpa.
Aproveitou e colocou um kit Xenon.

Passou sem problemas na inspecção.

Informem-se antes de falarem mal !

Tu e que te devias informar antes de falar. Esses kits sao ilegais e o carro do teu amigo devia ter reprovado. O teu post so vem confirmar o que eu disse.

Por curiosidade liguei há pouco para o Centro de Inspeções da minha zona. Perguntei ao Inspetor que me atendeu se podia instalar um kit xenon no meu carro visto que ele não trás esse sistema de origem. Ao qual ele me respondeu que sim, que não há problema e que passa na inspeção, desde que emita luz branca, visto que existem carros com esse sistema de origem. Também coloquei a questão do lava-faróis e sistema de nivelamento automático ao qual me respondeu que não é necessário em carros que não têm de origem.

E esta hein?

FM

Isso não é bem assim ... e as Brigadas da GNR que andam em cima disso como "cães esfomeados"? E o vidro da ótica tem de ter lá a homologação (norma UE) gravada ...

Sobre esse inspector sem comentários... (nem devia estar naquele posto de trabalho)

Sobre as pessoas que têm ideias de investir em xénon ou é um trabalho como origem ou só estão é a prejudicar os outros condutores.

Acham que o xénon aftermarket de €50 é a mesma coisa que o xénon original de €1200???

Tenho pena que a legislação portuguesa a respeito disto esteja obsoleta...

Cumprs [;)]

Apoiado ... 100% de acordo ... quem leva com eles de frente é que sabe a porcaria que teem montado ...!!!!

Boa tarde. Fui hoje pessoalmente de manhã à Esquadra da PSP (Secção de Trânsito) da minha zona. Coloquei ao Chefe da Secção a questão sobre o que diz a lei em relação à montagem de iluminação xenon em veículos que não trazem este sistema de origem, se posso montar e se é legal e a resposta foi a a seguinte: "Pode montar e é legar. Tem é que obedecer ao Código de Estrada que diz que a iluminação frontal do veículo em mínimos, médios e máximos tem de ser de cor branca e estar bem nivelada, a partir daí não há problema". E mais me informou de que os problemas que têm aparecido são por causa das pessoas que colocam luzes azuis, logo são ilegais.

FM

Por curiosidade liguei há pouco para o Centro de Inspeções da minha zona. Perguntei ao Inspetor que me atendeu se podia instalar um kit xenon no meu carro visto que ele não trás esse sistema de origem. Ao qual ele me respondeu que sim, que não há problema e que passa na inspeção, desde que emita luz branca, visto que existem carros com esse sistema de origem. Também coloquei a questão do lava-faróis e sistema de nivelamento automático ao qual me respondeu que não é necessário em carros que não têm de origem.

E esta hein?

FM

Boa tarde. Fui hoje pessoalmente de manhã à Esquadra da PSP (Secção de Trânsito) da minha zona. Coloquei ao Chefe da Secção a questão sobre o que diz a lei em relação à montagem de iluminação xenon em veículos que não trazem este sistema de origem, se posso montar e se é legal e a resposta foi a a seguinte: "Pode montar e é legar. Tem é que obedecer ao Código de Estrada que diz que a iluminação frontal do veículo em mínimos, médios e máximos tem de ser de cor branca e estar bem nivelada, a partir daí não há problema". E mais me informou de que os problemas que têm aparecido são por causa das pessoas que colocam luzes azuis, logo são ilegais.

FM

E agora a sério, onde é que fazes operações Stop?

Eu não sou polícia[:D]. Apenas mais um cidadão que gosta de manter-se bem informado acerca das coisas. E como tal, como coloquei no tópico acima, depois de ter ligado para o Centro de Inspeções, fui pessoalmente à PSP para ouvir da boca de um responsável pela secção de trânsito se havia alguma contradição em algumas das partes, o que pelos vistos não aconteceu.

FM[:D]

Eu não sou polícia[:D]. Apenas mais um cidadão que gosta de manter-se bem informado acerca das coisas. E como tal, como coloquei no tópico acima, depois de ter ligado para o Centro de Inspeções, fui pessoalmente à PSP para ouvir da boca de um responsável pela secção de trânsito se havia alguma contradição em algumas das partes, o que pelos vistos não aconteceu.

FM[:D]

Sabes que nem tudo o que a policia diz é verdade...

A grande verdade é que as lampadas de xenon precisam obrigatoriamente de nivelador automatico e lava farois. (e tenho as minhas duvidas se tal nao precisa de tal homolgado...)

Se fosse assim tao simples como te disseram, nao achas que todos os fabricantes metiam lampadas de xenon e deixavam-se de mariquices de lava farois e etc?

Boas pessoal, eu tambem este sabado falei com um colega meu da brigada de transito e ja tinha falado com outro da GNR e eles disseram que nao estao muito para ai virados para essas coisas dos nivelamentos automaticos e mijas mijas, se for uma tonalidade branca e bem focadas nao ha problemas.
Eles tem mais que se preocupar com seguros, alcool e essas coisas do que com o farol deste e daquele.

As nossas forças policiais são uma valente anedota, nem sequer a lei sabem![8b]
São pessoas para multar um desgraçado que não tenha a medida de pneus segundo o livrete, mas estes tipos que andam a encandear meio mundo, não lhes ligam nada - é bem Portugal!apr:)

Eles não sabem é o que dizem, isso sim.
Mas vindo de quem vem já não dmira.
Continuem a montar desses kits e a encandear o pessoal, que pelos vistos, ninguem vos incomoda.apr:)

Eu realmente fiquei admirado com as duas respostas que obtive, visto que aí no Continente exigem os niveladores e os lava-faróis. Mas aqui na ilha Terceira/Açores que é onde vivo foram estas as respostas que obtive e não exigem os dois acessórios que referi acima, apenas têm de estar bem nivelados e as lâmpadas serem de cor branca :confused:

FM

Isto já foi dito várias vezes. O principal problema do xenon aftermarket é a dispersão de luz. Os faróis para halogéneo não estão preparados para a lâmpada xenon, nem para a quantidade de luz emitida. Até podem estar regulados para a posição mais baixa, no entanto irá sempre existir luz emitida para a frente e lados.

Amigo buncamps , disse tudo, é isso mesmo , já montei muitos kits , e por muito bem afinados que sejam , ha sempre dispersão de luz para onde não deve.

Boas pessoal, eu tambem este sabado falei com um colega meu da brigada de transito e ja tinha falado com outro da GNR e eles disseram que nao estao muito para ai virados para essas coisas dos nivelamentos automaticos e mijas mijas, se for uma tonalidade branca e bem focadas nao ha problemas.
Eles tem mais que se preocupar com seguros, alcool e essas coisas do que com o farol deste e daquele.
há um ano atrás é que eles deviam andar atrás disso, em vez de me "levarem" €250[:D]

por acaso, parece-me que cada vez se vê menos carros com kit xénon

Voltar
Superior