Tópico das Lâmpadas

SR38, colocar "kit xenon" num farol de halogeneo também é alteração às caracteristicas. :)

Lâmpadas Xenon H4/H7/H11 whatever tb é alterar as caracteristicas.

As lampadas Xenon sao D1S/D1R etc...

Posso sempre pedir ao chines da esquina para me fazer uma lâmpada fluorescente com casquilho H7. É possivel... [;)]

Eu com um holofote de estadio ilumino eficazmente a 30mt.. nao é por isso que nao corro numa infração ;)

As coisas nao sao assim tao lineares.

Quando for à inspecção com o carro hei de perguntar, por curiosidade, qual o decreto-lei que fala disso. É que ás vezes as próprias autoridades que são responsáveis pelo assunto não têm o total conhecimento.

Eu próprio já uso umas Osram NBU no meu carro e gostava de ter umas lampadas que iluminassem ainda melhor, mas pelos vistos não há nada melhor que seja legal para o meu carro (isto tendo em conta o que leio aqui). Não sou capaz de me meter em ilegalidades e por isso estou sempre a pesquisar sobre o assunto.

Irei ler o Decreto com atenção :sh)

Em relação à lâmpada fluorescente no automóvel iria ser considerada alteração às características, visto que tinhas de alterar o casquilho e as ópticas, devido ao suporte da mesma. E também não iria iluminar eficazmente numa distancia de 30mt, ocorrendo numa infracção [;)]
Então e para montar o xénon, que leva balastro, ligações novas à bateria e afins? Não é alteração das características dum carro? Se o carro é vendido sem xénon e este está disponível como opção, através não só de lâmpadas e instalação eléctrica mas também de novas ópticas, como é que mudar para xénon (especialmente sem mudar ópticas) não constitui alteração?

Tenho comigo a maior prova que se pode ter, o email do Major da BT/GNR, a partir daí o resto, como diz o Jorge Jesus, é piners
O SR38 deve anda desfasado do tempo ou vs, ou escreve do que lê em outros fóruns antigos.

Que data tem esse e-mail do Major Barão Mendes da BT?

O "Major" Barão Mendes foi promovido a Tenente Coronel em Fevereiro 2008 (ver Portaria nº. 186/2008.

A Brigada de Trânsito foi extinta em 31 Dezembro de 2008 ( nem sequer respondiam a e-mail a partir dessa data e mesmo antes)

O Tenente Coronel Barão Mendes foi promovido a Coronel em 2013,há mais de 2 anos e nem sequer existe Brigada de Trânsito.

9EY54vU.jpg

Muito menos o Coronel Barão Mendes agora da GNR (dado que foi extinta a BT), não ia responder a qualquer e-mail enviado como é óbvio, para esses casos o Departamento de Relações Publicas da GNR.

Ou seja, esse e-mail (se for verdade ter sido elaborado, seria em data 2007 ou inicio 2008, ou seja há mais de 7 anos e nesse período muita legislação se alterou e nomeadamente a legislação de luzes.

Acho haver um certo abuso no uso dos Xénon (não legais) ou que não venham de origem com a viatura, havendo updates posteriormente, sem falar naquelas coisas que andam aí na estrada que apenas causam um encadeamento a condutores que circulem em sentido contrário ou a frente desse e por caso se dizem os utentes desses carros com Xénon ilegal não conseguem ter iluminação em condições.

Dado que temos que respeitar a lei e a manter a segurança rodoviária sem causar danos a terceiros com ilegalidades, este assunto no tópico em causa, para mim, terminou aqui!

Os kits xénon deviam ser óptica + nivelador + mija mija. Assim provavelmente conseguiam vender tudo a um preço que valesse a pena e as pessoas usavam xénon legalmente e sem causar dano a terceiros.
Um gajo que queira meter tudo como manda a lei (sem ter tudo legal) gasta o salário de 1 mês de trabalho lol

O 500x com xénon de origem não traz lava-faróis. Parece que há uma variedade de lâmpadas de xénon a que a lei não obriga a usar isso. Não sei como é com o nivelador (se ainda tem que ser automático).
Alguém sabe?

Um gajo que queira meter tudo como manda a lei (sem ter tudo legal) gasta o salário de 1 mês de trabalho lol
Olha que para a maioria dos carros e tendo em conta a média dos vencimentos em portugal tens de aumentar ai o 1 [:D]
É que montar "cá fora" (ou seja sem vir de fábrica) implica cablagem, sensores de nível, ópticas, lava-faróis, parachoques, depósito lava-faróis costuma ser maior, tubagem para lava-farois, programação electronica, etc...

Voltar
Superior