Tópico das Lâmpadas

Também tenho bi-xénon + halogeno e estou a reparar que as luzes de xénon parecem que estão a "perder rendimento"
Já tem 10 anos as luzes.
Costumam trocar as luzes de xénon ao fim de um período, ou só quando queimam? [;)]

Depende, se a perca de rendimento for acentuada o melhor é trocar, se não, é deixar andar até pifar uma.
O meu pai, no carro anterior, começou a notar uma notória perca de rendimento pelos 5 anos de existência da viatura, até que uma começou a ter uma côr rosa e a piscar de vez em quando.
No carro actual uma delas pifou do nada, com 8 anos de existência e sem perca de rendimento acentuado.
De notar que foi sempre substituido o par. No actual a compra das lâmpadas foi efectuada na VideoSom.
Eu, no meu anterior, vendi-o com 6 anos e não notei perca de rendimento nenhuma.

Também por algum motivo o Xenon precisa sempre de lava faróis e os LED não.

Não está relacionado.

O xenon obriga a lava faróis porque, ao contrário do halogénio / led, a luz xenon não emite calor.

Os lava faróis, para além de lançarem água, também a aquecem. Desta forma removem o gelo que se forma em temperaturas mais baixas.

Não está relacionado.

O xenon obriga a lava faróis porque, ao contrário do halogénio / led, a luz xenon não emite calor.

Os lava faróis, para além de lançarem água, também a aquecem. Desta forma removem o gelo que se forma em temperaturas mais baixas.

Xenon de 35w não necessita de lava-faróis nem auto-niveladores.

Para quem precisar Osram Nightbreaker Unlimited H4 a 19,90€ na Roady.

Não está relacionado.

Então porque tenho um carro com xénon de 25W e não tem lava-farois?

Fui rever as fontes e, de facto, já não é como falei.

Hoje em dia, está assim:

Esguicho / lava faróis - Obrigatório para todos (halogénio / xenon / led) acima dos 2000 lumen de output
Auto- niveladores - Obrigatório para halogénio / xenon acima dos 2000 lumen e para TODOS os led

Não está relacionado.

O que é que eu li aqui??
A "luz" xenon não emite calor? E o LED emite para a otica?

O que é que eu li aqui??
A "luz" xenon não emite calor? E o LED emite para a otica?

ORIGINALMENTE, tinha ideia que era isso, li por diversas vezes isso, até não me pareceu muito descabido...

Se for um mito ridículo peço desculpa [:D]

De qualquer forma, desde 2005 que há xenon cá em casa, e os lava faróis (obrigatórios na altura para todos os carros com xenon) esguichavam água quente. Depois, num recall, os aquecedores da água foram desactivados / retirados por risco de incêndio [:D]

E já agora, a VERDADEIRA razão sobre a qual a ECE se baseia relativamente à legislação desta matéria, pelo que parece, é evitar que a sujidade na ótica não permita que a luz seja projectada de forma apropriada e provoque o chamado 'glare', que encandeia os condutores da faixa contrária. Quanto maior intensidade, mais glare, por isso a obrigatoriedade dos 2000+ lumen.

Last edited:
Tenho sempre imensas dúvidas na hora de escolher lâmpadas, e acabo sempre por escolher as lâmpadas base/qualidade original.

As lâmpadas de halogéneo "GTI's", a chover á noite ou em nevoeiro, são mesmo superiores em relação às lâmpadas standard? É que vejo tanta opinião contraditória, que é difícil fazer uma escolha sem risco. Interessa-me um jogo de lâmpadas H7 (ótica olho de boi) e H4 (ótica aberta de vidro), que sejam realmente eficientes em condições difíceis (chuva, nevoeiro...), e não incomodem os outros condutores. Mais branco, mais azul, não me importa, desde que cumpra as condições acima. E obviamente, legais.

ORIGINALMENTE, tinha ideia que era isso, li por diversas vezes isso, até não me pareceu muito descabido...

Se for um mito ridículo peço desculpa [:D]

De qualquer forma, desde 2005 que há xenon cá em casa, e os lava faróis (obrigatórios na altura para todos os carros com xenon) esguichavam água quente. Depois, num recall, os aquecedores da água foram desactivados / retirados por risco de incêndio [:D]

E já agora, a VERDADEIRA razão sobre a qual a ECE se baseia relativamente à legislação desta matéria, pelo que parece, é evitar que a sujidade na ótica não permita que a luz seja projectada de forma apropriada e provoque o chamado 'glare', que encandeia os condutores da faixa contrária. Quanto maior intensidade, mais glare, por isso a obrigatoriedade dos 2000+ lumen.

Qual foi a viatura em que isso aconteceu?

Já o fiz, o halogénio aquece MUITO mais a óptica, talvez pelo xenon estar atrás do olho de boi. Xenon 35w.

Já o balastro / lâmpada acredito que aqueça mais que o halogénio [:D]

Vectra GTS de 2005

Obrigado.
Desconhecia que o Vectra tinha essa função. Antes de... deixar de ter... propositadamente [:p].

Obrigado.
Desconhecia que o Vectra tinha essa função. Antes de... deixar de ter... propositadamente [:p].

Em 2002/2003 o vectra já tinha bixenon, adaptativo... Outras marcas começavam a introduzir iluminação xenon nos modelos de gama alta, outras ainda estavam a alguns anos de o fazer....

Afl.gif

Last edited:
Em 2002/2003 o vectra já tinha bixenon, adaptativo... Outras marcas começavam a introduzir iluminação xenon nos modelos de gama alta, outras ainda estavam a alguns anos de o fazer....

Afl.gif

Estava a referir-me ao facto do jacto ser aquecido. Conhecia a parte do Bixenon adaptativo, mas não sabia que era aquecido. Realmente a Opel no campo da iluminação adiantou-se a outras marcas ditas não premium.
Pelo que li em tempos foi das primeiras marcas a introduzir o Xenon (Vectra B e Omega B2), a par da Mercedes com o Classe S e a BMW no Série 7.

Bom dia malta,

Gostava de trocar as lâmpadas de halogéneo que tenho no meu carro (Vw polo 6R).
Estive a ver as osram nightbreaker unlimited e as laser. Não queria de todo perguntar novamente uma vez que já deve ter sido falado mas encontrei respostas ambíguas relativamente a isto.

Posso trocar sem problemas as minhas lâmpadas por estas que mencionei sem incorrer em algum tipo de ilegalidade?

Abraço e obrigado.

Last edited:
Bom dia malta,

Gostava de trocar as lâmpadas de halogéneo que tenho no meu carro (Vw polo 6R).
Estive a ver as osram nightbreaker unlimited e as laser. Não queria de todo perguntar novamente uma vez que já deve ter sido falado mas encontrei respostas ambíguas relativamente a isto.

Posso trocar sem problemas as minhas lâmpadas por estas que mencionei sem incorrer em algum tipo de ilegalidade?

Abraço e obrigado.
São legais.

Back