Tópico das Lâmpadas

Exactamente as que pensei, as Nokya 5000K. O problema é a potência delas, pois no site onde vi são de 90/100W, bastante superior ao normal 55/60W. Não quero dar cabo da instalação eléctrica do carro....

Se fosse por aí, o meu pai já tinha derretido a instalação electrica toda da mégane Dti! Pois tem lampaddas de médios de 100W![8b]
Eu pessoalmente não o faria, mas que não fez mal nenhum não fez!![;)]

Boas a todos!

Actualmente tenho as Philips X-Treme Power 80%+ no meu Grande Punto mas encomendei hoje um par de Osram Nightbreaker 90% para ver como comparam ás "topo de gama" da Philips....vou tentar postar fotos quando elas chegarem (espero eu 6ª salvo seja um roubo nos CTT).

Fico a aguardar então! Amanhã, em principio, meto aqui as fotos do Clio com umas OEM, Philips VisionPlus e as Osram Nightbreaker!

Se fosse por aí, o meu pai já tinha derretido a instalação electrica toda da mégane Dti! Pois tem lampaddas de médios de 100W![8b]
Eu pessoalmente não o faria, mas que não fez mal nenhum não fez!![;)]

Bom, vamos lá ver... Partindo do principio que são mesmo de 100W isso está a "puxar" demasiado pela instalação eléctrica. Não é por não ter feito (ainda) mal nenhum que não quer dizer que esteja a funcionar devidamente. É evidente que existem tolerências do material, e concerteza que é por isso que ainda não deu problemas mas....... mas.......... não é seguro fazer isso, pois correm-se riscos.
Dou-te o exemplo de uma instalação eléctrica caseira, onde tens um limite de 40W e pões uma de 60W, funciona sim, mas notas logo que o material aquece mais... mas funciona.

Última edição:
Bom, vamos lá ver... Partindo do principio que são mesmo de 100W isso está a "puxar" demasiado pela instalação eléctrica. Não é por não ter feito (ainda) mal nenhum que não quer dizer que esteja a funcionar devidamente. É evidente que existem tolerências do material, e concerteza que é por isso que ainda não deu problemas mas....... mas.......... não é seguro fazer isso, pois correm-se riscos.
Dou-te o exemplo de uma instalação eléctrica caseira, onde tens um limite de 40W e pões uma de 60W, funciona sim, mas notas logo que o material aquece mais... mas funciona.

Eu não disse que concordava ou que não fazia mal...até porque avisei o meu pai para o perigo e ilegalidade de tais lampadas...
Mas no caso ainda não houve problemas!![;)]

eu sinceramente até tenho medo de comprar as osram...lá que parecem ser branquinhas parecem, mas na pratica sao ???

tenho Philips BV com minimos Blue Xion...e por vezes aquilo parece mesmo branco, outras vezes parece azulado, outras vezes e geralmente quando vou com alguem que tenha xenon atras ou á frente, já me parecem amareladas...

o que é certo é que vejo bem com elas...mas acho que por mais que tentemos obter a luminosidade do xenon com lampadas de halogenio pintadas de azul, com mais gás, com mais voltagem etc etc...nao dá...e andamos a gastar €€€ em barda...

Ora viva! Não tenho aqui as fotos mas para terem a noção, as Osram Nightbreaker em Médios são melhores que aquelas hid-xenon-plasma-super em máximos! [:)]Pois é. Confirmo também que são melhores que as Philips VisionPlus que tinha anteriormente. Recomendo a TODOS os que não tem xénon. Custaram 35€ em H4 com oferta das Philips Bluevision W5W e portes incluidos pelo site da Powerbulbs.

Sobre o azul que elas tem no vidro, é tão fraquinho que mal notam. [;)]

Última edição:
Ora viva! Não tenho aqui as fotos mas para terem a noção, as Osram Nightbreaker em Médios são melhores que aquelas hid-xenon-plasma-super em máximos! [:)]Pois é. Confirmo também que são melhores que as Philips VisionPlus que tinha anteriormente. Recomendo a TODOS os que não tem xénon. Custaram 35€ em H4 com oferta das Philips Bluevision W5W e portes incluidos pelo site da Powerbulbs.

Ok então pode-se dizer: Recomendadas! Certo?

Já agora em relação às lampadas Osram Nightbreaker estamos a falar em quanto de kelvins ? E a potência ? Estou a ponderar comprar um pack H4 para a Navara, agradecia sugestões.

Abraço

se essas se fundirem como as BlueVision (pelo menos as minhas que duraram 6 meses), bem que preferias meter xenon![:p]

Antes de mais convém esclarecer uma coisa, as lampadas "Xenon look" ou como aqui as chamam, "pintadas de azul", utilizam filtros azuis para poderem produzir uma luz com uma temperatura (em K - Kelvin) de côr mais fria.

Facto #0 (antes de mais!): Xenon é um gás inerto, mais nada. Aquelas lampadas que custam prai €700 na lista de extras chamam-se H.I.D. - High Intensity Discharge. Não tem filamento e utilizam um arco entre dois polos para produzir um feixe de luz bastante intenso.

Facto #1: A utilização de filtros em qualquer tipo de lâmpada reduz o número de lumens (indice de luminosidade) que a mesma consegue emitir.

Facto #2: Para contrariar o facto #1, os fabricantes adicionam uma maior concentração de gás xenon nas lampadas de halogénio. O gás xenon acelera a reacção, produzindo mais calor e logo intensidade. Isto claro, reduz o tempo de vida útil que uma lampada de halogénio tem.

Facto #3: Aquele efeito "azul" que as lampadas HID produzem não é da lampada em si. Na maior parte dos carros equipados com este sistema, a optica é de tipo "projector" (o que muitos chamam "olho de boi") e não do tipo "reflector". A luz ao passar na lente curva, age como um prisma e produz o efeito de sintilação que muitos de nós estamos habituados a ver nos espelhos retrovisores....infelizmente sempre quase a 5m do nosso para choques mas isso é outra história.

Facto #4: Quanto mais alta for a temperatura de côr produzida por uma lampada, menos luz "útil" para os nossos olhos é produzida. Dou o exemplo extremo de uma lampada de luz negra, não ilumina nada. Conduzir durante longos períodos de tempo com lampadas de 8,000k por exemplo, cansa bastante a vista.

Facto #5: Os sistemas HID de origem nos carros vem equipados com lampadas que variam entre os 4,100K e 4,3000K. Uma lampada Blue Vision salvo erro, produz uma côr com...dizem eles...4,000K de temperatura mas olhando para o seu filtro e a luz que produz, diria que anda nos 3,600K ou menos. Quanto mais forte o filtro (facto #1), mais fria a temperatura mas menos lumens produz.

Depois disto tudo ja me esqueci o que ia dizer....LOL :)

Eu sempre tive a mania das luzes e por causa disto também ja gastei uns bons trocos nelas....eis as lampadas que ja experimentei ao longo dos anos:

- Philips Vision Plus 50%+ em lampadas H4. H7 e H1
- Osram Silverstar 50%+ em lampada H7
- Philips Blue Vision 30%+ em lampada H7 e H3
- MTEC Super White 4,300K em lampada H7
- Philips Night Guide 50%+ em lampada H7
- Philips X-Treme Power 80%+ em lampada H4

Também tive sim montado ha pouco tempo um kit HID no meu Grande Punto, com uma temperatura de 6,000K. Devo dizer que apesar da luz ser muito intensa, a temperatura da côr faz com que a luz produzida seja muito absorvida em situações onde existe iluminação nas ruas como por exemplo em cidade. Como as opticas do carro não estão preparadas para este tipo de lampada (que tem um ponto focal diferente), a dispersão e precisão do feixe na estrada também não era o melhor.

Resolvi tirar o kit e agora ando com as X-Treme Power da Philips mas espero reçeber as Night Breaker para a semana que vem. Logo tento tirar umas fotos para fazer um comparativo entre as duas.

eu sinceramente até tenho medo de comprar as osram...lá que parecem ser branquinhas parecem, mas na pratica sao ???

tenho Philips BV com minimos Blue Xion...e por vezes aquilo parece mesmo branco, outras vezes parece azulado, outras vezes e geralmente quando vou com alguem que tenha xenon atras ou á frente, já me parecem amareladas...

Serem "branquinhas" vão diminuir a intensidade produzida...experimenta andar com aquelas Xenon XPTO mto branquinhas numa cidade com iluminação laranja....nem as vês!

O tom azulado pode ser logo ao incio quando as ligas porque estás habituado a côres mais quentes no dia a dia. Depois pareçem-te "amarelas" porque é o mesmo efeito....estás habituado á temperatura das tuas e derrpente vês os carros com HID que tem mesmo temperaturas mais frias que as Blue Vision!

Se quiseres o "look" Xenon mete as lampadas com o filtro mais azul que encontrares...acho que as Katz nos EUA fazem umas porreiras pra isso. Mas se quiseres mesmo ver para onde vais, posso recomendar as X-Treme Power da Philips e se calhar as Night Breaker quando as experimentar!

Mas claro, não ha mesmo nada como um sistema HID de origem...:)

Voltar
Superior