Tópico das Lâmpadas

Vallux... interessante haver uma marca manhosa que vende lâmpadas 5000K e com oferta de LED... deve ser muito legal essa empresa. Se é que existe mesmo porque nem site tem. (ou não encontro)

As caixas têm marcação CE ao menos?

Vallux... interessante haver uma marca manhosa que vende lâmpadas 5000K e com oferta de LED... deve ser muito legal essa empresa. Se é que existe mesmo porque nem site tem. (ou não encontro)

Depende do CE:

CEchina.gif

Vallux são chinocas como a maior parte mas vem numa embalagem pipi e vendedores online/importadores. A diferença deles para os do Ebay é a embalagem e o preço.

100% razão no que escreveste, sempre tive carros com opticas abertas (H7 e H4 estas últimas a pior experiência) e tive muitas lampadas hologénio e xenon em optica aberta, as lampadas de hologénio Philips Blue Vision sempre iluminaram bem e xenon tb mas espalha muito, tem que estar bem nivelado, agora tenho optica olho de boi e pensei que ficava melhor mas enganei me redondamente, quando mais branco for a lampada pior se vê, se for na cidade é como o outro mas se for fora desta é para esquecer eu por exemplo gosto de testar as lampadas quando vou a Portalegre e subo a serra de São Mamede ai sim testo as lampadas, testei as Philips Diamond Vision e foi para esquecer... medo, agora tenho as Blue Vison e ve se um pouco melhor mas acho que o que se vai sair melhor nesta optica é a xtreme vision.

Tenho um amigo do clube Leon e eles testaram as Diamond e as novas Vallux (todas 5000k) e as Vallux (Norauto €24.99, com oferta de 2 leds) sairam melhores e mais baratas, mas lá está esse meu amigo tem olho de boi e a itensidade vai se quem tem otica aberta já se safa melhor.

Cumps.

Sim, geralmente olho de boi é melhor para quem tem xenon.

Eu tenho as Diamond em H4 em optica aberta vai para 2 anos e estou plenamente satisfeito.

Anteriormente tinha as Bluevision e com chuva eram realmente melhores, em piso seco é ela por ela. Em relação às de origem qualquer uma é melhor em qualquer circunstância.

Também já experimentei muita lâmpada mas essas Vallux não conheço. Podem é ter o inconveniente das Osram, durabilidade muito reduzida em comparação com as Philips, ou então o mais provável é ir perdendo intensidade ou outras propriedades ao longo do tempo.

Lá por dizer na caixa que são lâmpadas de 5000k, não quer dizer que assim o seja... Estas lâmpadas levam todas uma cobertura em azul que sempre ajuda a fugir do tom amarelado das lâmpadas de halogéneo.
Não estou a ver nada de ilegal nestas lâmpadas e os leds são completamente legais em Portugal.

Lá por dizer na caixa que são lâmpadas de 5000k, não quer dizer que assim o seja... Estas lâmpadas levam todas uma cobertura em azul que sempre ajuda a fugir do tom amarelado das lâmpadas de halogéneo.

Se não são 5000K para que diz na caixa? Para enganar o consumidor?

Não estou a ver nada de ilegal nestas lâmpadas e os leds são completamente legais em Portugal.

Ai sim? Então porque são completamente ilegais, diz lá, é que no resto da Europa (mundo civilizado) não são. A própria OSRAM e PHILIPS vendem LED e dizem que não são "road legal".... estranho.. [:D]

Se não são 5000K para que diz na caixa? Para enganar o consumidor?

Ai sim? Então porque são completamente ilegais, diz lá, é que no resto da Europa (mundo civilizado) não são. A própria OSRAM e PHILIPS vendem LED e dizem que não são "road legal".... estranho.. [:D]

Não me digas que nunca viste nenhumas lâmpadas à venda a dizer "xenon gas inside". Já agora o que vem na lei não fala nada em temperaturas de cor, mas sim que as lâmpadas podem emitir cor amarela ou branca.
Os leds são ilegais porquê? Se emitirem a cor correcta onde quer que estejam instalados são completamente legais. mais uma vez na lei não diz que as luzes tem que ser de halogeneo, leds, etc, Apenas fala (mais uma vez) na côr.
Mas se os leds são ilegais todos os carros que saíram com leds de origem têm que ser apreendidos [:)]

Não vou perder muito tempo a explicar o que já foi explicado.

Se quiseres ler: http://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r48r6e.pdf

O código da estrada não é a "lei" , existem regulamentos internacionais que regulam (passo a redundancia) os equipamentos senão isto era uma balburdia.

Um carro que traz LED de origem, está legal pois foi tudo feito consoante enumeras normas de segurança e testes. Um carro que traz de origem HALOGENEO e se mete LED, está-se a alterar as caraterísticas do veiculo e da luminária.

RETROFITING de lâmpadas LED para halogeneo (t5w, w5w whatever), e de xenon para halogeneo (h7 h4 h1 etc) não são permitidas!!

Não vou perder muito tempo a explicar o que já foi explicado.

Se quiseres ler: http://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r48r6e.pdf

O código da estrada não é a "lei" , existem regulamentos internacionais que regulam (passo a redundancia) os equipamentos senão isto era uma balburdia.

Um carro que traz LED de origem, está legal pois foi tudo feito consoante enumeras normas de segurança e testes. Um carro que traz de origem HALOGENEO e se mete LED, está-se a alterar as caraterísticas do veiculo e da luminária.

RETROFITING de lâmpadas LED para halogeneo (t5w, w5w whatever), e de xenon para halogeneo (h7 h4 h1 etc) não são permitidas!!

Em Portugal tens que te orientar pela lei portuguesa e não por normas internacionais.
Qual é o problema de trocar os mínimos por leds de cor branca por exemplo? As lâmpadas de led além de uma melhor visibilidade gastam menos energia.

Errado, as normas europeias e mundiais existem por alguma coisa e para qualquer fabricante.

O problema não é nenhum, simplesmente não é legal. Ninguém que garante que os LED não possam eventualmente causar danos ao automóvel.

Errado, as normas europeias e mundiais existem por alguma coisa e para qualquer fabricante.

O problema não é nenhum, simplesmente não é legal. Ninguém que garante que os LED não possam eventualmente causar danos ao automóvel.

A tua definição de legal é ter na caixa "road legal" ou normas europeias e mundiais que dizem que são ilegais.

O código da estrada é claro nesta questão, para mim claro.

É legal, o que impera no nosso país é a lei nacional, e a lei nacional só fala na cor da luz, não no tipo de luz ou lâmpada.

Então a Europa não serve para nada...

Os fabricantes dizem uma coisa, mas cada um faz o que quer.. está bem! LOL

Ainda por cima temos lá isto:

4/ 1 for Germany, 2 for France, 3 for Italy, 4 for the Netherlands, 5 for Sweden, 6 for Belgium, 7 for Hungary, 8 for the Czech Republic, 9 for Spain, 10 for Serbia and
Montenegro, 11 for the United Kingdom, 12 for Austria, 13 for Luxembourg, 14 for Switzerland,
15 (vacant), 16 for Norway, 17 for Finland, 18 for Denmark, 19 for Romania, 20 for Poland,
21 for Portugal, 22 for the Russian Federation, 23 for Greece, 24 for Ireland, 25 for Croatia,
26 for Slovenia, 27 for Slovakia, 28 for Belarus, 29 for Estonia, 30 (vacant), 31 for Bosnia and
Herzegovina, 32 for Latvia, 33 (vacant), 34 for Bulgaria, 35 (vacant), 36 for Lithuania,
37 for Turkey, 38 (vacant), 39 for Azerbaijan, 40 for The former Yugoslav Republic of
Macedonia, 41 (vacant), 42 for the European Union (Approvals are granted by its Member States
using their respective ECE symbol), 43 for Japan, 44 (vacant), 45 for Australia, 46 for Ukraine,
47 for South Africa, 48 for New Zealand, 49 for Cyprus, 50 for Malta, 51 for the Republic of
Korea, 52 for Malaysia, 53 for Thailand, 54 and 55 (vacant), 56 for Montenegro, 57 (vacant) and
58 for Tunisia. Subsequent numbers shall be assigned to other countries in the chronological
order in which they ratify or accede to the Agreement Concerning the Adoption of Uniform
Technical Prescriptions for Wheeled Vehicles, Equipment and Parts which can be Fitted and/or be
Used on Wheeled Vehicles and the Conditions for Reciprocal Recognition of Approvals Granted on
the Basis of these Prescriptions, and the numbers thus assigned shall be communicated by the
Secretary-General of the United Nations to the Contracting Parties to the Agreement.

Já agora:

Marcação CE é um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu. Esta marca indica que um produto atende a legislação da União Européia em quesitos como segurança, higiene e proteção ambiental estando, desta forma, credenciado a circular por todo Espaço Económico Europeu.[h=2][editar]Utilização[/h]A marcação CE é colocada pelo próprio fabricante em seus produtos. Ao fazer isto, o fabricante assume integralmente toda a responsabilidade pela conformidade do produto em cumprir as diretivas legais vigentes na Europa. Nem todos os produtos, porém, estão obrigados a ostentar a marcação, mas apenas aqueles sujeitos a determinadas regulamentações, como brinquedos, equipamentos elétricos ou de uso médico, dentre [SUP][1][/SUP].

Última edição:
Não sei porque traduzem estas coisas para Português já que não tem cá validade.. [:D]

A Comissão publica em seguida um quadro com o resumo da situação no que diz respeito aos regulamentosUN/ECE, com a última redacção que lhes foi dada (anexados ao Acordo de 1958 relativo à adopção de prescrições técnicas uniformes aplicáveis aos veículos de rodas, aos equipamentos e às peças susceptíveis de
serem montados e/ou utilizados num veículo de rodas e às condições de reconhecimento recíproco das
homologações em conformidade com essas prescrições), a que a Comunidade Europeia aderiu, em 31 de
Dezembro de 2006, ainda que algumas das alterações entrem em vigor após esta data.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2007:166:0007:0010:pt:PDF

Mas onde ta a dizer nesse acordo que substituir uma lâmpada normal por uma led vai ter alguma consequência ou é ilegal?

Tas a confundir um acordo entre países com as leis de Portugal. Uma coisa não tem nada haver com a outra!

É legal, o que impera no nosso país é a lei nacional, e a lei nacional só fala na cor da luz, não no tipo de luz ou lâmpada.

Artigo 8.°
4. As disposições dos tratados que regem a União europeia e as normas emanadas das suas instituições, no exercício das respectivas competências, são aplicáveis na ordem internal nos termos definidos pelo direito da União, com respeito pelos princípios fundamentais do Estado de direito democrático.

Aqui está.

Mas onde ta a dizer nesse acordo que substituir uma lâmpada normal por uma led vai ter alguma consequência ou é ilegal?

Tas a confundir um acordo entre países com as leis de Portugal. Uma coisa não tem nada haver com a outra!

Aquele documento chamado ECE 48 que muito trabalho dá a ler diz que quando um farol é HOMOLOGADO para lâmpada Halogeneo para luz de presença ou luz de cruzamento não pode ser alterado para LED ou XENON pois deixa de estar HOMOLOGADO!

É como a pelicula nos vidros, quem quer mudar alguma coisa no carro, tem de pedir HOMOLOGAÇÃO e pagar para isso.

Aquele documento chamado ECE 48 que muito trabalho dá a ler diz que quando um farol é HOMOLOGADO para lâmpada Halogeneo para luz de presença ou luz de cruzamento não pode ser alterado para LED ou XENON pois deixa de estar HOMOLOGADO!

É como a pelicula nos vidros, quem quer mudar alguma coisa no carro, tem de pedir HOMOLOGAÇÃO e pagar para isso.

Não encontrei isso no documento.

Então eu mudei os meus mínimos e luz de matricula para led. Já fui 3 vezes à inspecção e nunca me disseram nada nem tive nenhuma anotação.

Já vi que és daqueles que tem de levar a bicicleta, leva lá isso. eu fico com o guiador.

Mas antes de ires põe ai a legislação portuguesa sobre essa matéria. Especificamente onde fala sobre o tipo de lâmpadas nos mínimos. Onde me obriga a usar lâmpadas incandescentes nos mínimos.

E tu a dar-lhe..

O Código da Estrada tem de dizer tudo? A marcação CE e as homologações servem para quê?

Se a PHILIPS e a OSRAM dizem que os seus LED não são "road legal" porque é que hão-de ser em Portugal? Somos mais que os outros?

Se perguntares essas coisas ao IMTT eles remetem a resposta com base na ECE 48 e não no código da estrada.

Voltar
Superior