Tópico das Lâmpadas

E o equivalente às de halogéneo. Dantes as lâmpadas eram amarelas, que é a melhor cor, pois é onde os nossos olhos vêem melhor. Estou a pensar aqui numas com chip Philips, de 30W para os médios, 60W para os máximos que encontrei no Aliexpress [;)]

Onde é que te baseias para dizer que a melhor cor das luzes para os nosso olhos é o amarelo?
Pessoalmente sinto-me melhor com a iluminação branca por volta dos 5000K. Tenho ideia de já ter ouvido que seria a melhor temperatura de cor par conduzir (branco 5000K). Mas se houver algum estudo ou argumento cientifico que diga que para os nosso olhos é o amarelo estou curioso.
Quanto ao facto dos faróis antigos originais serem amarelos, já ouvi dizer que tinha a ver com o facto de serem os filamentos mais faceis/baratos de fazer na altura, mas mais uma vez não tenho factos posso estar enganado.

Amarelo vê se melhor com chuva ou nevoeiro, em tempo seco não.

As lâmpadas que tenho no carro são de 3700k.

Sim, concordo, tenho umas lâmpadas amarelas para os médios que coloco no inverno, mesmo por causa disso.
As x-treme power e as x-treme vision iluminam bem em seco, mas com chuva ou nevoeiro parece que vou com as luzes desligadas...

A nossa visão é mais sensível no espectro do amarelo. De que cor é a estrela que nos ilumina? ;)

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

A cor da luz do sol é de 5000K branco puro. Se olhares para o sol quando ele incide a 100% por volta do meio dia se olhares ele é todo branco.

Sempre ouvi dizer que a luz amarela em tempos de chuva era melhor, pois reflete menos. Mas não sinto isso.
E segundo este video parece mito:

Para mim luz amarela seja em carros ou em casa, faz-me sono. Prefiro o branco. Mas pronto cada um com a sua mania.

Alguns Mercedes e BMW novos de origem trazem umas luzes mínimos e médios que já são mas é azuladas. O que é estranho se o amarelo é de facto a melhor cor para a vista. Pode ser por uma questão de ser moda, as marcas sempre foram mais atrás das modas.

Eis a resposta do olho humano:
Plant-Human-Eye-Response_02.jpg

E a melhor luz para "penetrar" nos meios transparentes, dentro do espectro visível é o vermelho. No espectro não visível, é o infra-vermelho que é a cor usada nos laser/LED para transmissão em fibra óptica [;)]

Nao toco no vidro. Os suportes estão intatos. As ultimas ecovision que tive duraram imenso, ainda duram. Apenas mudei pela estética.

Sim, concordo, tenho umas lâmpadas amarelas para os médios que coloco no inverno, mesmo por causa disso.
As x-treme power e as x-treme vision iluminam bem em seco, mas com chuva ou nevoeiro parece que vou com as luzes desligadas...
Concordo e quando há 3 semanas começou a chover intensamente, fui aos carros e tirei as x-treme e as NBU e coloquei as originais que vinham com os carros. Quando vier novamente o bom tempo para o próximo ano, volto a mudar para as x-treme, "se me lembrar", um carro com essas lampadas NBU e as x-treme Vision + (?) acho que as antigas eram melhores que as +130 estas ficam sombras e tem menos durabilidade.

EcoVision ou as Ultra Life duram 4xs ou 3xs mais, respectivamente [;)]

Claro, mas à custa de menos luminosidade.

É sempre um jogo, basta encontrar o equilibrio certo.

Como aqui não sao obrigatórios médios sempre acesos, a mim não me parece fazer sentido a opção por lampada de muito longa duração.

Claro, mas à custa de menos luminosidade.

É sempre um jogo, basta encontrar o equilibrio certo.

Como aqui não sao obrigatórios médios sempre acesos, a mim não me parece fazer sentido a opção por lampada de muito longa duração.

Sabes lá se ele não tem um Smart ou um Megane... ou um Modus [:D]

eu tinha xenon no meu "nissao" nao fui incomodado com eles na estrada se é que me entendem, na inspeção nem me arrisquei a ir mas perguntei a resposta não podia ser mais direta " Veio com o carro? não pois nao entao é illegal, tudo o que nao vier de origem é ilegal"

tambem me disse que podia omolgar mas pelo preço que nao devia compenssar (dizer isto so meesmo para desmotivar a ideia)

Back