Topico das Pastelarias

Por todo o país há pastelaria fina que é uma delicia.
É impossível descrever toda a experiência gastronómica que se pode obter por Portugal.

No entanto não posso deixar de ressalvar alguns clássicos.

No campo do Conventual:

Pasteraria Conventual Pão de Rala: Évora
Casa de Pão de Ló Alberto Teixeira Pinto & Filhos : Arouca
A Pousadinha: doçaria conventual de Tentúgal: Tentúgal

muitos mais há.... mas estes são um exemplo vivo da pastelaria conventual de excelência que se faz em Portugal.

Passando para a pastelaria fina, alguns dos bolos mais deliciosos que já comi:

Clarinhas de Fão: em Fão, ou na Padaria Ribeiro (Porto)
Jesuítas: Pastelaria Moura (Santo Tirso)
Tíbias com creme de ovo: Ferreira Capa (Braga)
Tíbias/eclairs com recheio de nata: Leitaria Quinta do Paço (Porto)
Chus: Pastelaria Miranda (Trofa)
Mil Folhas: Paradia Riberio (Porto)
Tarte de Amêndoa: Padaria Ribeiro(já se começa a notar um padrão...)
Bolas de Berlim: Padaria Miranda (Trofa) e Natário (Viana do Castelo).

Podia estar aqui a escrever até à eternidade...

Bem certo é que perto de cada um de nós há com certeza um bolo especial...

[h=1][/h]

Abrir a meio, e "rodar" a parte de cima de modo ao açúcar ficar no meio [;)]

E já vi meterem fiambre a acompanhar...

Sim exatamente...

Essa coisa de colocar acrescentos... é modernice.. mas o limite é a imaginação.... até um courato deve dar para colocar...
Assim de momento estou a lembrar-me de manteiga de amendoim... não devia ficar mal não...

Sim exatamente...

Essa coisa de colocar acrescentos... é modernice.. mas o limite é a imaginação.... até um courato deve dar para colocar...
Assim de momento estou a lembrar-me de manteiga de amendoim... não devia ficar mal não...

Olha que não é modernice... vi isso nos 90', era ainda uma criança...

Duchaisses, ou lá como se escreve... divinais e o meu preferido.

Mas a malta em LX não sabe fazer aquilo, usam aquele creme branco manhoso em vez de chantilly verdadeiro.

Os melhores que comi foram em Setúbal.

Os melhores Ducheses em Setubal? onde???[;)]

MOURA, em sto tirso.

Santo Tirso, o único local onde se comem os jesuítas da forma correta... alguém sabe como é?

A catedral dos Jesuitas é Guimarães. Aí sim qualquer Pastelaria os faz como deve ser, de massa fina, baixos e com a glacé fininha como mandam os livros![;)]

Os melhores Ducheses em Setubal? onde???[;)]

Melhores em comparação aos de LX...

havia... no largo da misericórdia (não me lembro do nome). E na tutilanche, ao pé da antiga Portugal Radical.

Estou um bocado desactualizada nesse campo, tenho que tratar disso.

Duchaisses, ou lá como se escreve... divinais e o meu preferido.

Mas a malta em LX não sabe fazer aquilo, usam aquele creme branco manhoso em vez de chantilly verdadeiro.

Os melhores que comi foram em Setúbal.

Tenho ideia, mas pode ser errada, que o chantilly verdadeiro é muito facilmente dado a ganhar bactérias e que por isso é proibido ou muito controlado pela ASAE.

Melhores em comparação aos de LX...

havia... no largo da misericórdia (não me lembro do nome). E na tutilanche, ao pé da antiga Portugal Radical.

Estou um bocado desactualizada nesse campo, tenho que tratar disso.

Perguntei, porque vivo na zona e conheço relativamente bem a oferta de Setúbal, e a maioria é francamente má.

Excepção á Anjodoce, em frente ao Hospital, e á Bambu junto á Luisa Todi. A Capri, a Abrantes, e Toutilanche, acho que estão decadentes....

A catedral dos Jesuitas é Guimarães. Aí sim qualquer Pastelaria os faz como deve ser, de massa fina, baixos e com a glacé fininha como mandam os livros![;)]

Sim tens Jesuítas e Cardiais até...

Mas os famosos são mesmo os da Moura. Ninguém vai a Guimarães de propósito para comer Jesuítas... A Santo Tirso vai muita gente de propósito à Moura....

Para bolos de aniversário, os normais, não os de cakedesign, é na fábrica de bolos Alves&Alves em Trajouce. Também têm outro tipo de bolos. Todos de [br:)]

Sim tens Jesuítas e Cardiais até...

Mas os famosos são mesmo os da Moura. Ninguém vai a Guimarães de propósito para comer Jesuítas... A Santo Tirso vai muita gente de propósito à Moura....

OK. Fica a curiosidade de quando for a Sto Tirso ir á Moura![;)]

Tenho ideia, mas pode ser errada, que o chantilly verdadeiro é muito facilmente dado a ganhar bactérias e que por isso é proibido ou muito controlado pela ASAE.

Epa... mas é delicioso... [:p] Sempre comi e nunca me fez mal... e depois com fios de ovos por cima...

Perguntei, porque vivo na zona e conheço relativamente bem a oferta de Setúbal, e a maioria é francamente má.

Excepção á Anjodoce, em frente ao Hospital, e á Bambu junto á Luisa Todi. A Capri, a Abrantes, e Toutilanche, acho que estão decadentes....

Anjodoce? em frente a que lado do hospital? não conheço... é recente?

A bambu é mais bolos de aniversário, não é? ou pelo menos era...

Sempre temos a pastelaria Vitória... [:p] Setubalenses, bolas de berlim, rins...

..........................
Anjodoce? em frente a que lado do hospital? não conheço... é recente?

A bambu é mais bolos de aniversário, não é? ou pelo menos era...

Sempre temos a pastelaria Vitória... [:p] Setubalenses, bolas de berlim, rins...

Hospital de S. Bernardo, por baixo da Clinica do Coração, tenho ideia de os ver lá já uma data de anos.

Em Alcobaça sugiro a Alcoa... é mesmo boa! [:D] Os gajos têm um stand no ECI mas brevemente vão abrir loja em Lisboa.[br:)]

Hospital de S. Bernardo, por baixo da Clinica do Coração, tenho ideia de os ver lá já uma data de anos.

Tenho que ir espreitar.

Uma coisa que reparo nas pastelarias em Setúbal, é que nenhuma (só a delicia latina, para quem conhece) tem serviço de mesa! Nada! Zero!
Em LX, a qualquer tasca a que vás, vêm servir-te tudo!

Por todo o país há pastelaria fina que é uma delicia.
É impossível descrever toda a experiência gastronómica que se pode obter por Portugal.

No entanto não posso deixar de ressalvar alguns clássicos.

No campo do Conventual:

Pasteraria Conventual Pão de Rala: Évora
Casa de Pão de Ló Alberto Teixeira Pinto & Filhos : Arouca
A Pousadinha: doçaria conventual de Tentúgal: Tentúgal

muitos mais há.... mas estes são um exemplo vivo da pastelaria conventual de excelência que se faz em Portugal.

Passando para a pastelaria fina, alguns dos bolos mais deliciosos que já comi:

Clarinhas de Fão: em Fão, ou na Padaria Ribeiro (Porto)
Jesuítas: Pastelaria Moura (Santo Tirso)
Tíbias com creme de ovo: Ferreira Capa (Braga)
Tíbias/eclairs com recheio de nata: Leitaria Quinta do Paço (Porto)
Chus: Pastelaria Miranda (Trofa)
Mil Folhas: Paradia Riberio (Porto)
Tarte de Amêndoa: Padaria Ribeiro(já se começa a notar um padrão...)
Bolas de Berlim: Padaria Miranda (Trofa) e Natário (Viana do Castelo).

Podia estar aqui a escrever até à eternidade...

Bem certo é que perto de cada um de nós há com certeza um bolo especial...

Confirmo a Pousadinha, sou de Coimbra, e costumo la ir frequentemente ao f-d-s.

Um vitrine enorme com todo o tipo de bolos de fabrico próprio e tudo de excelente qualidade

Mafraria... no Pinhal Novo. Não ligo a pastéis de nata mas aqueles... [br:)]

10256768_835682843118032_5548071174582107625_o.jpg

Back