Tópico de todas as dúvidas em excel.

Folha excel - Finanças

Folha excel - Finanças

Estou a recibos verdes e em regime de iva. Para quem sabe o que isso é sabe que a contabilidade é trabalhosa.
E para quem não sabe, somos obrigados a meter declarações d eiva treimestrais, declaração de irs, declaração anual (está na altura de a meter), e temos que ter uns livros preenchidos, onde são lançadas todas as facturas.

Ora, o problema dos livros não é encontrá-los (ja os tenho). O problema é que aquilo é um bocado complicado de entender e preencher.

Perguntei nas finanças e disseram-me que apesar de não ser legal, não tendo os livros preenchidos, pelo menos é aconselhável ter as facturas lançadas numa folha excel.

A ideia é lançar as facturas (é preciso descriminar se são de gasoleo, telefones, etc), fazer o somatório e depois fazer o cálculo trimestral de imposto a entregar ao estado, ou a receber...

Alguém faz isso ou tem algum ficheiro que o faça?
Já procurei na net mas não encontro nada.

Encontrei este link: http://baixaki.ig.com.br/categorias/cat216_1.htm
Tem muitos programas, e são freeware.
O problema é que são todos do Brasil...

Não haverá nenhum português, adequado à minha situação? Há por aí tanta gente como eu, a passar recibos verdes... Isto dava muito jeito. Pelo menos era uma forma de termos as contas organizadas.

Alguém consegue ajudar?

Não, não é isso.

Eu procuro é um programa ou folha de excel onde se registem as facturas e o iva recebido. Interessa-me mais em relação ao iva, porque tenho sempre bastantes facturas e têm que ser registadas.

Se não encontrar nenhum programa tenho que fazer numa simples folha de excel com algumas formulas. Isso é possível mas um programa que estruturasse as coisas e permitisse a impressão, era o ideal.

Isso fazes tu com facilidade!

Cria uma folha, depois basta preencher o nome da factura, meter o valor total e depois num campo metes quanto de iva foi cobrado e depois dá-te o resultado final e no fim somas tudo!

Bastante fácil!

Eu tenho um feito por mim em 2min para passar recibos verdes! Meto o valor com Iva e dá-me o valor base, o iva, o valor total, a retenção de irs e o valor a receber!

SilverArrow, pelo que já vi noutro tópico acho que também estás a recibo verde.
Mas a minha questão não é essa. Os recibos são fáceis de passar, até porque os meus são todos iguais, só muda a data.

O problema é que existem uns livros (não me recordo do modelo), onde tens que registar toda a actividade. Um para os recibos verdes (este ainda se vai preenchendo), e outro para o IVA. Aqui tens que registar o iva recebido e o pago. É preciso lançar todas as facturas (facturas de gasoleo, telefones, enfim, todas aquelas em que o iva é deduzido), e depois fazer as contas todas, por trimestre e por ano. Isto é que é complicado.

Entretanto encontrei um programa interessante: http://www.o-informador-fiscal.pt/rverdes.asp

Estou a instalar, mas parece-me que não tem a componente do IVA.

Certamente existe, o problema é encontrar. O Nthor deu-me uma ideia: pesquisar com gestão de recibos, e encontrei este.

Eu também tinha um ficheiro em excel feito em casa ... vou ver se tenho, já não estou a recibos verdes a uns anos, se encontrar depois digo-te qualquer coisa.

Mas faz como o silver disse, aquilo é muito facil criar

Precisas um campo para a referência factura, nº de ordem da factura, valor da mesma e valor do iva.

Para teres os apuramentos mensais e trimestrais e anuais até ... basta fazeres por exemplo, uns 12 sheets para cada mês do ano e colocar o excel a fazer somas ... tão simples como isso, penso eu :sh) :sh)

Sim, esses livros continua a ser os mesmos que à... uns 20 anos atrás, ou mais.

Já instalei o programa. Parece bom, mas parece que as funcionalidades são quase iguais às que temos no site das declarações electronicas. E parece que muitas opções não funcionam na versão gratuita.
Para além disso, acho que para o iva só tem o preenchimento das declarações, para isso uso o site das finanças, pelo menos é "gratuito" e oficial.

Eu quando estive a recibos verdes tive esses livros, mas nunca os preenchi e nunca ninguem me chateou por isso.

Limitava-me a enviar as declarações e a pagar o que devia(quando me lembrava:sh) ).

Mas alguma vez foste fiscalizado??
A questão é essa. Se não formos fiscalizados tudo bem, mas se temos o azar de ser...

Está visto que pagar não é o suficiente.

Este programa (escritório fiscal), parece ser uma ajuda, mas pagar 400€ por ele, é deitar dinheiro fora. Ainda não percebi se faz os cálculos automaticamente para a declaração de irs, mas pelo menos dá para lançar os recibos e depois faz relatórios. Dá jeito, mas não é isto que procuro.

Eu quando estive a recibos verdes tive esses livros, mas nunca os preenchi e nunca ninguem me chateou por isso.

Limitava-me a enviar as declarações e a pagar o que devia(quando me lembrava:sh) ).

Pois, mas por lei era necessário preencher ... se isso já foi a muito tempo atrás também já não deverás ter problemas com isso ...

Cumprimentos [;)]

[AJUDA] Para os experts em Excel

[AJUDA] Para os experts em Excel

Pessoal há alguma hipótese de o Excel mostrar, na tabela colorida, os valores totais de cada item, buscando automaticamente cada parcela à lista na esquerda, consoante a categoria discriminada na coluna A?

9082061.jpg

Sim, é um sumif

=SUMIF(A:A;G6;C:C)
Isto para a celula H6, e depois é só copiar para baixo.

Mas isso com uma pivot table ficava melhor

Thank you a lot!
Poupaste-me imenso tempo a ter de pesquisar + pesquisar + pesquisar.

Já agora, visto que o meu Office é em português, o nome da função é SOMA.SE (informação útil para alguém que mais tarde venha a ter a mesma dúvida) [;)]

Thank you a lot!
Poupaste-me imenso tempo a ter de pesquisar + pesquisar + pesquisar.

Já agora, visto que o meu Office é em português, o nome da função é SOMA.SE (informação útil para alguém que mais tarde venha a ter a mesma dúvida) [;)]
Sempre que tenhas mais alguma dúvida em Excel, é só dizeres.

Tópico da ajuda Excel - Eu sei que dá, mas como...?

Não é necessário fazer uma longa introdução sobre este tópico. O título diz tudo, serve para cada um de nós colocar questões e dúvidas sobre o Excel.

Índice:

Eu sei que dá, mas como é que faço para manter a primeira linha sempre visível (sem se mover) e apenas mudam as restantes à medida que desloco a barra de deslocações?
Solução página 1

Pessoal onde posso tirar um curso de office?
Sugestões na página 1

Última edição:
Voltar
Superior