Excel, contas automáticas...
Excel, contas automáticas...
É assim, estou a dar voltas à tola e ainda não descobri como fazer o que pretendo. Concretamente o que eu pretendo é uma ligação entre duas tabelas em excel, por forma a que cada vez que eu escreva determinada palavra numa coluna da primeira tabela me marque 1 ponto na segunda à frente da palavra igual.
Por exemplo, vamos supor que pretendo fazer um levantamento ao longo do ano de quantas vezes choveu em Setúbal. Ora bem, com as duas tabelas iniciais, uma à esquerda e outra à direita, o que eu pretendo é que de cada vez que eu escreva "Setúbal" na tabela da esquerda (vamos supor) seja somado na tabela da direita e à frente da palavra Setúbal 1 ponto para, no final, e preenchendo completamente a coluna da esquerda, de todas as vezes que eu escrever essa palavra, seja em que célula for ao longo da coluna, por cada uma vez seja somado um ponto na tabela da direita. No final teria o número de dias de chuva relativos a Setúbal num dado ano.
Mais complicado ainda... É possível formatar uma mesma célula para, automaticamente, "fazer o mesmo raciocínio" mas com a possibilidade de se poder lá escrever várias palavras diferentes, embora apenas uma possibilidade?
A ideia é formatar uma mesma célula para que em função da palavra que lá se escreva a mesma a reconheça e some 1 ponto à frente da palavra igual na tabela da direita. No caso, vamos supor que, em vez de só Setúbal, eu pretendia fazer um levantamento das vezes que chove em cada Concelho do Distrito. Para isso, e porque o factor "chover" é aleatório e o preenchimento da coluna é cronológico, cada célula teria de estar formatada para reconhecer a palavra e, automaticamente, somar 1 ponto por cada vez que a mesma fosse escrita na tabela da direita e à frente da palavra correspondente .
Simplificando, é possível formatar uma célula numa folha de excel por forma a que uma palavra aí escrita se traduza num ponto (soma do algarismo 1) numa outra célula de outra tabela, tipo base de dados?
Já pensei em atribuir um código de números a cada palavra, prevendo que fazer "=SOMA(...)"...