Tópico de todas as dúvidas em excel.

Fogo e eu chumbei a Aplicaçoes Informaticas e nao vi este tópico [:D]

Exel é uma coisa fácil, o que eu dava era funçôes, solver, atingir objectivo, calculo de amortizaçoes e juros de capital, chumbei mais pela falta de empenho que outra coisa, mas é uma disciplina que se faz em qualquer altura, vou seguir atentamente [;)]

A solução que me deram anteriormente já me serviu bastante, mas agora tenho de fazer outro documento em que vou usar esta formula mas o problema é que o excel só deixa fazer 7 funções seguidas e eu preciso de 24, como é que posso resolver este problema???

Obrigado pela ajuda

Desconhecia esse limite...

Assim sendo, tens duas hipóteses:
-Dividir a fórmula em várias partes, usando células auxiliares para cálculos intermédios;
-Fazer uma função específica através de Visual Basic;

tens que fazer duas coisas distintas,

uma é como já foi dito, um if para surgir excelente, bom, mau

outra é surgir o excelente a verde, o mau a encarnado, etc isso consegue-se com a formatação condicional.

Quando sao muitas formulas, uso celulas auxiliares noutra pagina...
Assim ate se torna mais simplificado.

Pois é. Agora que falas nisso veio-me à cabeça uma ideia de como fazer isto funcionar, e tens razão, é mais simplificado e tudo.

Quando chegar a casa já vou experimentar.

Obrigado

Tenho uma dúvida no EXCEL.

Tenho uma média calculada, com duas casas décimais e agora queria que essa média num calculo final pesasse 70% e depois inseria outras dois numeros, cada com um com o peso de 15% para dar a nota final. [;)]

Tipo
Nota 1 - (Peso 70%)
Nota 2 - (Peso 15%)
Nota 3 - (Peso 15%)
Total Média - 100%

Basicamente quero dar pesos diferentes na média e não fazer uma média aritmética. [;)]

O que tu queres é fazer uma média ponderada. Podes usar a função SOMARPRODUTO para o efeito.
Admitindo que tens os pesos nas células A1, A2 e A3 e que os valores das notas estão nas células B1, B2 e B3, então a fórmula poderá ser algo como:

=SOMARPRODUTO($A$1:$A$3;B1:B3)

Boas,

estou de novo a precisar do vosso auxilio em excel. Neste caso na forma de apresentaçao dos dados.

Ora bem tenho uma lista extensa para por num excel, que é composta por 3 colunas. A- Host; B- Database; C- Users; Sendo que um host pode ter 1 ou mais databases e uma database pode ter um ou mais user.

O que eu gostava era de ter algo do genero:
Host------- Database -------User
A ----------DB1------------- Joao
-----------------------------Joana
-----------------------------Manuel
B----------- DB2------------ XPTO
-------------DB2------------ ABAB
-------------DB3------------ ABCD

De modo a que de preferencia quando se filtra nos campos dos headers, apareça:

Host---------- Database -----------User
A------------- DB1---------------- Joao
-----------------------------------Joana
-----------------------------------Manuel

E nao apenas a primeira linha, que é o que me está a acontecer agora. Alguma ideia de como conseguir isto?

Obrigado

A unica maneira que eu estou a ver é construir pivot-tables.

Isso implica que na tabela base tenhas de preencher todos os campos, em todas as linhas para todos os utilizadores.

Depois podes fazer a pivot-table e aí ja lhe consegues dar o aspecto que queres.

Se não souberes o que são pivot-tables dá uma olhada no ficheiro que anexei. [;)]

Preciso da vossa preciosa ajuda para resolver uma questão em excel:

Tenho uma tabela para registar os meus treinos em bicicleta.
Resumidamente:

Coluna A: Data
Coluna B: km
Coluna C: Tipo de percurso (estrada/btt)
Coluna D: Bicicleta (tenho 3)

Nas colunas C e D criei listas pendentes. No final de cada mês tenho o somatório e tenho um gráfico com os totais mensais.
Agora gostava de criar uma tabela com o total de cada bicicleta, pata saber o q andei na estrada e em btt.

Conseguem ajudar-me na fórmula?
O que eu pretendo é fazer o somatório dos km se a bicicleta for = x numa célula e se for = y noutra célula.
Depois disso gostava de fazer também a velocidade média para cada bicicleta, mas em 1º lugar os km.

(...)
O que eu pretendo é fazer o somatório dos km se a bicicleta for = x numa célula e se for = y noutra célula.
Depois disso gostava de fazer também a velocidade média para cada bicicleta, mas em 1º lugar os km.
Boas 100do,

Penso q exista uma função para o q tu queres, q é a SUMIF.

Edd :)

Não consigo encontrar essa fórmula. Na ajuda também não consegui encontrar nada.

Penso que deve ser algo dentro deste género:

=SE(A2=100,SOMA(B5:B15),"")

Vi isto na ajuda. O problema é que o "SE" tem que ser feito em todas as linhas.
Ou seja:

Se(B2=Trek, soma( ???? ),**)
Se(B3=Trek, soma( ???? ).**)

Julgo que esta é a lógica.

Última edição:
Não consigo encontrar essa fórmula. Na ajuda também não consegui encontrar nada.

Penso que deve ser algo dentro deste género:

=SE(A2=100,SOMA(B5:B15),"")

Vi isto na ajuda. O problema é que o "SE" tem que ser feito em todas as linhas.
Ou seja:

Se(B2=Trek, soma( ???? ),**)
Se(B3=Trek, soma( ???? ).**)

Julgo que esta é a lógica.

Sumif ou soma.se.

Escreve +s e faz shift + F3 e aparece o quadro de ajuda

Sumif ou soma.se.

Escreve +s e faz shift + F3 e aparece o quadro de ajuda
Isto já ajudou [;)]

O problema é que não me está a aceitar texto :confused:

A fórmula que introduzi foi:

=SOMA.SE.S(Dados!E8:E38;Dados!I8:I38,"Estrada")

O objectivo é somar se a coluna I tiver Estrada, mas dá erro :( O que é que estou a fazer mal?

Preciso da vossa preciosa ajuda para resolver uma questão em excel:

Tenho uma tabela para registar os meus treinos em bicicleta.
Resumidamente:

Coluna A: Data
Coluna B: km
Coluna C: Tipo de percurso (estrada/btt)
Coluna D: Bicicleta (tenho 3)

Nas colunas C e D criei listas pendentes. No final de cada mês tenho o somatório e tenho um gráfico com os totais mensais.
Agora gostava de criar uma tabela com o total de cada bicicleta, pata saber o q andei na estrada e em btt.

A melhor forma (embora um pouco complicada no início) de fazer esse tipo de cálculos é utilizar a seguinte fórmula:

{=SOMA(SE((intervalo_critérios1=critério1)*(intervalo_critérios2=critério2);intervalo_soma;0))}

As {} indicam que é uma fórmula matriz. São introduzidas automaticamente quando, em vez de Enter, se faz Shift+Ctrl+Enter.

Todas as áreas têm que ter o mesmo número de linhas. Podem-se incluir células em branco, nomeadamente no fim da tabela, para não ter que actualizar a fórmula sempre que se adicionem dados à tabela.

A condição pode ser um número ou texto, mas neste caso deve ser indicada entre "".

Podem-se adicionar vários SE, seguindo as mesmas regras, não sei se existe limite, mas as possibilidades de combinação são grandes.

O símbolo * siginifa o mesmo que a condição E e o símbolo + a condição OU. Pode-se combinar * e + de acordo com as necessidades.

O intervalo_soma pode-se substituir pelo valor 1 e neste caso obtem-se a contagem do número de condições verdadeiras verificadas.

Última edição:
Viva

Uma ajudinha, pf. Uma dúvida, provavelmente parva e de iniciante:

- Tenho numa célula um número de contribuinte xxx xxx xxx, mas preciso que fique no formato xxxxxxxxx.

Como são 10000 linhas, dava jeito não andar a tirar espaços célula a célula...

Já experimentei usar o localizar/substituir, mas não dá.

Obrigado

Viva

Uma ajudinha, pf. Uma dúvida, provavelmente parva e de iniciante:

- Tenho numa célula um número de contribuinte xxx xxx xxx, mas preciso que fique no formato xxxxxxxxx.

Como são 10000 linhas, dava jeito não andar a tirar espaços célula a célula...

Já experimentei usar o localizar/substituir, mas não dá.

Obrigado

Olá!

Experimenta:

=COMPACTAR(texto)

Isto se o conteúdo da célula estiver em texto.

Edit:
Afinal não resolve o teu problema. Mas experimentei localizar/substituir e funcionou. Em localizar metes apenas um espaço e em substituir não metes nada. Funciona!

Última edição:
Voltar
Superior