Tópico de todas as dúvidas em excel.

Parecem-me "SE()'s" a mais. Podes somar 1 mês directamente na função DATE(). Assim nem necessitas de colunas escondidas.

=DATE(YEAR(A3);MONTH(A3)+1;DAY(A3))

Obrigada, Amora!

Já estive a testar e está quase bem. No entanto, há uma coisa que não sei se devo estar a fazer mal. Coloquei em anexo o ficheiro em Excel para ser mais fácil de explicar o que quero dizer.

Quando estiver em fev de 2011, vou querer ver a evolução desde fev de 2010 a fev 2011. Mas parece-me que quando mudo para Fev, ele assume os valores de Janeiro como fosse os de Fev. Não sei como poderei fazer isso em termos de fórmula. Se der, gostava que não ocultasse a informação de Jan.2010, Fev.2010...ou seja, à medida que for avançando nos meses porque pode ser necessário construir algum gráfico em particular. Achas que dá?

Entretanto mudei a fórmula abaixo para +1 porque mudava dois anos. Ou seja, de 2010 passava para 2012.

=DATE(IF(B14>12;YEAR($A$3)+1;IF(B14>12;YEAR($A$3)+1;YEAR($A$3)));C14;$B$3)

Fizeste bem em alterar na formula para +1 porque tinha feito isto para um plano de 24 meses. Como já tinha criado isto há muito tempo, já não me lembrava desses pormenores.

Quanto aos valores...esse é que pelos vistos continua a ser o tey problema. Mais do isto não tenho solução porque esta fórmula apenas altera as celulas onde indicas os meses, depois tens sempre que copiar em bloco toda a parte de valores para uma linha acima (ou uma coluna para a esquerda como é o meu caso)

Infelizmente não consigo abrir o link que me enviaste (remete-me para o administrador :confused:)

Mensalmente tenho de fazer uma apresentação em powerpoint, que contem alguns gráficos.

Numa folha 1 tenho os dados mensais onde vou inserindo os dados, por exemplo, agora em Janeiro inseri os valores já conhecidos de Dezembro. Na folha 2 e 3 tenho gráficos que são criados a partir da informação contida na folha 1.

Para o mês de Dezembro os gráficos apresentam informação desde Dez. 2009 até Dez.2010 e no próximo mês terei de mudar para Janeiro de 2010 a Janeiro 2011.

Queria perguntar se há alguma forma automática de a selecção dos dados (dez 2009 a dez.2010, jan.2010 a jan2011, fev.2010 a fev.2011,...etc...consoante o que pretender) ser mais rápida através de algum passo do que andar a fazer seleccções em cada uma das colunas?

Obrigada

Olá!

Se percebi bem o teu problema, julgo que a solução que encontras no ficheiro anexo irá resolvê-lo.

Com apenas a alteração de alguns dados terás sempre os gráficos com o período que pretendes.

Espero que os esclarecimentos que coloquei sejam suficientes para o adaptares às tuas necessidades, mas em caso de dúvida posso sempre esclarecer melhor.

Um abraço

Anexos

Olá!

Se percebi bem o teu problema, julgo que a solução que encontras no ficheiro anexo irá resolvê-lo.

Com apenas a alteração de alguns dados terás sempre os gráficos com o período que pretendes.

Espero que os esclarecimentos que coloquei sejam suficientes para o adaptares às tuas necessidades, mas em caso de dúvida posso sempre esclarecer melhor.

Um abraço

Já guardei esse ficheiro. Vai-me dar jeito! Está bem porreiro! Não era para mim, mas obrigado. [:cool:]

Olá!

Um abraço

Obrigada Nandin! Era isto que procurava!
Tenho de ver se consigo aprender mais alguma coisa com o excel.

Já guardei esse ficheiro. Vai-me dar jeito! Está bem porreiro! Não era para mim, mas obrigado. [:cool:]

Se te faz jeito, é por que também era para ti. [;)]

Boa, DomQuixote...adeus à tarefa "à la pata" :)

Olá!

Um abraço

Boa Nandim, a mim também vai dar um jeitão !! apr:)

Desculpem a demora, mas estive a jantar com a Angelina Jolie. lol [:p]

Agradeço a vossa simpatia e ainda bem que vos pode ser útil. Da próximo posso ser eu a precisar da vossa ajuda.

É par isso que servem estes tópicos.

Um abraço [;)]

Na eventualidade de interessar a alguém, aqui vai uma pequena aplicação em Excel que permite saber em que dias calham os feriados móveis.

EDIT: Esquece... tenho o Excel 2007 e estava-me a dar um conflito qualquer. Abri de novo e já funcionou! Sorry! :sh)

Obrigado! [;)]

---------

Está porreiro, mas está aí a falhar qualquer coisa.

Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Carnaval - Wikipédia, a enciclopédia livre

Depois tens que acrescentar uma base com um calendário lunar:

Calendrio Lunar 2011

Ah... e reparei agora que a Páscoa calha sempre a 08/04/AAAA

Mas está tão protegido que não consegui ver a base que usas. [:p]

Última edição:
Boas,

Precisava de uma ajudita vossa[:p].

Imaginemos que escrevo o valor "25,5", precisava que noutra célula ficasse com "vinte e cinco euros e cinquenta cêntimos". Há forma simples de o fazer?:sh)

Thanks[;)]

Boas,

Imaginemos que escrevo o valor "25,5", precisava que noutra célula ficasse com "vinte e cinco euros e cinquenta cêntimos". Há forma simples de o fazer?:sh)

Thanks[;)]

formatar células , números, moedas e escolher euro

ou querias que colocar em extenso?

xiii noutra célula ? mmmm isso já não sei , desculpa

Última edição:
Boas,

Thanks[;)]

Não há uma função no excel que faça isso. Eu lembro-me de ter uma coisa dessas programada em VBA. Se encontrar logo, ponho aqui.

Edit: Entretanto, encontrei esta na net: http://cpap.com.br/orlando/VBAExtensoMais.asp
Tem lá o link para download. Acho que é só copiar os dois módulos de VBA para o teu ficheiro.

formatar células , números, moedas e escolher euro

ou querias que colocar em extenso?

xiii noutra célula ? mmmm isso já não sei , desculpa

Quero mesmo colocar por extenso, obrigado:)

Não há uma função no excel que faça isso. Eu lembro-me de ter uma coisa dessas programada em VBA. Se encontrar logo, ponho aqui.

Edit: Entretanto, encontrei esta na net: Função fExtenso() em VBA
Tem lá o link para download. Acho que é só copiar os dois módulos de VBA para o teu ficheiro.

Um colega meu já tinha experimentado algo do género mas sem efeito. Tenho que ver melhor isto, obrigado:)

Boas,

Thanks[;)]

Tenho precisamente o que pretendes.

Há uns anos fiz uma função em excel que escreve o extenso de qualquer número (no máximo com 12 algarismos na parte inteira e duas casa décimais). Vou procurá-la e depois coloco aqui.

Já agora alguém me sabe dizer qual a pasta em que devem ser guardadas essa funções para serem carregadas automaticamente quando se abre o Excel? Já não tenho bem a certeza mas penso que era numa pasta designada XLSTART. Podem-me confirmar?

Tenho precisamente o que pretendes.

Há uns anos fiz uma função em excel que escreve o extenso de qualquer número (no máximo com 12 algarismos na parte inteira e duas casa décimais). Vou procurá-la e depois coloco aqui.

Já agora alguém me sabe dizer qual a pasta em que devem ser guardadas essa funções para serem carregadas automaticamente quando se abre o Excel? Já não tenho bem a certeza mas penso que era numa pasta designada XLSTART. Podem-me confirmar?

É exactamente o que pretendo, no entanto o valor deve incluir "euros" e "cêntimos". Se o teu não tiver eu depois tento acrescentar[;)]

Muito obrigado:)

É exactamente o que pretendo, no entanto o valor deve incluir "euros" e "cêntimos". Se o teu não tiver eu depois tento acrescentar[;)]

Muito obrigado:)

Essa parte está incluída na expressão "Tenho precisamente o que pretendes."

Os únicos problemas são que este meu disco está um pouco "desarrumado" e a função foi feita utilizando as macros do Excel 4.0 (bons tempos [:D] ). Mas vai funcionar na perfeição.

Vou procurar agora e já volto. [;)]

Aqui vai. [;)]

Não obstante ser antiga já testei e funciona bem.

Podes executá-la directamente ou copiar o ficheiro para os suplementos do Excel. Neste caso a função será carregada automaticamente sempre que abrires o Excel.

Vai também um ficheiro com algumas ajudas para utilização.

Depois diz se resolve o teu problema.

Anexos

Voltar
Superior