Tópico de todas as dúvidas em excel.

Aqui vai. [;)]

Não obstante ser antiga já testei e funciona bem.

Podes executá-la directamente ou copiar o ficheiro para os suplementos do Excel. Neste caso a função será carregada automaticamente sempre que abrires o Excel.

Vai também um ficheiro com algumas ajudas para utilização.

Depois diz se resolve o teu problema.

Muito obrigado:)

Bem, estive a testar e é exactamente o que pretendo. Apenas precisava de duas pequenas coisas que me esqueci de referir:

- O texto deverá ser apresentado entre parêntesis e com maiúsculas na primeira palavra e na palavra "Euros" e "Cêntimos" porque isto é para colocar em recibos e deve corresponder à formatação que estamos a usar agora.

Ou seja, 130,65€ ficaria "Cento e trinta Euros e sessenta e cinco Cêntimos".

Eu tentei aceder ao código para fazer estas alterações mas aparecem-me caracteres esquisitos e não dá para perceber nada:sh)

Thanks[;)]

Muito bem, é a minha vez de recorrer a este tópico

Estou a fazer uma tabela que tem de recorrer a um "IF" com um "VLookup".

O Vlookup está a ir "beber" a uma Pivot Table

o que acontece é que quando o valor de referencia para busca do Vlookup não existe na Pivot Table, o resultado é #N/A

Então quero por um "If" que diga que quando o resultado é "#N/A" então, 0. Caso contrario, aplique o Vlookup

Assim, o que tenho é isto

=IF(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0)="#N/A";VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0);0)

Mas ele não identifica a parte do ="#N/A" de forma a aplicar o If.

O que tou a fazer mal?

Muito bem, é a minha vez de recorrer a este tópico

Estou a fazer uma tabela que tem de recorrer a um "IF" com um "VLookup".

O Vlookup está a ir "beber" a uma Pivot Table

o que acontece é que quando o valor de referencia para busca do Vlookup não existe na Pivot Table, o resultado é #N/A

Então quero por um "If" que diga que quando o resultado é "#N/A" então, 0. Caso contrario, aplique o Vlookup

Assim, o que tenho é isto

=IF(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0)="#N/A";VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0);0)

Mas ele não identifica a parte do ="#N/A" de forma a aplicar o If.

O que tou a fazer mal?

Tenta =IF(ISNA(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0));0;VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0))
Para "leres" um #N/A precisas da função ISNA
Não experimentei porque aqui não tenho excel, mas dá uma vista de olhos e vê se funciona.

Abraços
XO

Bem, estive a testar e é exactamente o que pretendo. Apenas precisava de duas pequenas coisas que me esqueci de referir:

- O texto deverá ser apresentado entre parêntesis e com maiúsculas na primeira palavra e na palavra "Euros" e "Cêntimos" porque isto é para colocar em recibos e deve corresponder à formatação que estamos a usar agora.

Ou seja, 130,65€ ficaria "Cento e trinta Euros e sessenta e cinco Cêntimos".

Eu tentei aceder ao código para fazer estas alterações mas aparecem-me caracteres esquisitos e não dá para perceber nada:sh)

Thanks[;)]

Como referi fiz esta função há alguns anos utilizando as macros do Excel 4.0, pelo que estar agora a mexer no código, em princípio, está fora de questão. No entanto se tiver algum tempo disponível posso ver que se pode arranjar mas não prometo nada.

A questão dos parêntesis é muito fácil de resolver. Basta escreveres na célula onde pretendes ter o extenso o seguinte:

="("&NSNumExt(num;tipomoeda)&")"

Quanto ao resto sugiro que optes pelo texto todo em maiúsculas, ou seja:

="("&MAIÚSCULAS(NSNumExt(num;tipomoeda))&")"

Cumps

Tenta =IF(ISNA(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0));0;VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0))
Para "leres" um #N/A precisas da função ISNA
Não experimentei porque aqui não tenho excel, mas dá uma vista de olhos e vê se funciona.

Abraços
XO
Na versão portuguesa a função é É.ERRO, pelo que na versão em inglês deves usar:

=IF(IS.ERROR(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0));0;VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0))

Mas confirma

Última edição:
Na versão portuguesa a função é É.ERRO, pelo que na versão em inglês deves usar:

=IF(IS.ERROR(VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0));0;VLOOKUP(A5;Sheet13!A:B;2;0))

Mas confirma

Acho que a diferença entre os is.error e o isna é que o isna so analisa um #N/A e o is.error verifica todos os outros tb (#value e por aí fora) se não estou em erro.

Abraços
XO

Acho que a diferença entre os is.error e o isna é que o isna so analisa um #N/A e o is.error verifica todos os outros tb (#value e por aí fora) se não estou em erro.

Abraços
XO

Como tenho a versão em português não posso confirmar, mas julgo que a função ISNA não existe, pelo menos não encontro uma correspondente.

Sabes qual é a correspondente na versão em português?

Como tenho a versão em português não posso confirmar, mas julgo que a função ISNA não existe, pelo menos não encontro uma correspondente.

Sabes qual é a correspondente na versão em português?

Pah, de cor não tenho a certeza mas acho que é qualquer coisa coisa É.NÃO.DISP ou assim. Mais logo já posso confirmar.

Abraços
XO

N/D Não disponível, N/A Not available, é o mesmo erro... Ou estou completamente enganado? :confused:

Abraços
XO

És capaz de ter mesmo razão.!

Como há muito tempo que não trabalho com uma versão em inglês que agora estou baralhado. :confused:

As minhas desculpas :sh)

De qualquer forma no caso colocado é preferível usar a função IS.ERROR, que fica assim prevenido qualquer erro.

És capaz de ter mesmo razão.!

Como há muito tempo que não trabalho com uma versão em inglês que agora estou baralhado. :confused:

As minhas desculpas :sh)

De qualquer forma no caso colocado é preferível usar a função IS.ERROR, que fica assim prevenido qualquer erro.

Quais desculpas meu caro [;)]
Eu é que também já me estava a atrofiar todo porque costumo trabalhar com o 2003 pt e 2007 en e não tinha nenhum na altura e já estava a pensar que devia começar a tomar umas cápsulas pra mona...

Abraços
XO

Como referi fiz esta função há alguns anos utilizando as macros do Excel 4.0, pelo que estar agora a mexer no código, em princípio, está fora de questão. No entanto se tiver algum tempo disponível posso ver que se pode arranjar mas não prometo nada.

A questão dos parêntesis é muito fácil de resolver. Basta escreveres na célula onde pretendes ter o extenso o seguinte:

="("&NSNumExt(num;tipomoeda)&")"

Quanto ao resto sugiro que optes pelo texto todo em maiúsculas, ou seja:

="("&MAIÚSCULAS(NSNumExt(num;tipomoeda))&")"

Cumps

Vou experimentar isso, mais uma vez, obrigado[;)]

Boas.

Preciso da vossa preciosa ajuda!!!!

Tenho uma tabela com o registo do número de horas diárias de funcionamento de um determinado equipamento. O que preciso é que o excel me indique sempre o acumulado das horas de funcionamento ultrapasse os múltiplos de 100 (por exemplo quando ultrapassar as 100 horas, as 200 horas, etc.).
Para ajudar a perceber, anexo um ficheiro com a estrutura do que tenho. O que necessito é que haja uma notificação na célula E9, outra na E14 e outra na E19, ou seja, sempre que muda de centena.
Já parti a cabeça a tentar arranjar uma solução e não consegui, mas também não sou nenhum expert no assunto!!!!:(

Obrigado.

Anexos

Boas.

Preciso da vossa preciosa ajuda!!!!

Tenho uma tabela com o registo do número de horas diárias de funcionamento de um determinado equipamento. O que preciso é que o excel me indique sempre o acumulado das horas de funcionamento ultrapasse os múltiplos de 100 (por exemplo quando ultrapassar as 100 horas, as 200 horas, etc.).
Para ajudar a perceber, anexo um ficheiro com a estrutura do que tenho. O que necessito é que haja uma notificação na célula E9, outra na E14 e outra na E19, ou seja, sempre que muda de centena.
Já parti a cabeça a tentar arranjar uma solução e não consegui, mas também não sou nenhum expert no assunto!!!!:(

Obrigado.

Boas.
Tenta esta fórmula em E4 e depois copia por aí abaixo
=SE(D4>99;SE(RESTO(D4;100)>0;"Nota";"");"")

Deve haver outras formas e tal, mas de repente foi o que me lembrei.
Substitui "Nota" pelo que quiseres.

Abraços
XO

Boas.
Tenta esta fórmula em E4 e depois copia por aí abaixo
=SE(D4>99;SE(RESTO(D4;100)>0;"Nota";"");"")

Deve haver outras formas e tal, mas de repente foi o que me lembrei.
Substitui "Nota" pelo que quiseres.

Abraços
XO

Boas.

O problema com a utilização dessa fórmula é que vai notificar todas as células que sejam superiores a 100 e o que necessito é que notifique apenas quando atinja a centena ou qualquer múltiplo da centena.

De qualquer maneira, obrigado pela resposta rápida.

Abraço.

Boas.

O problema com a utilização dessa fórmula é que vai notificar todas as células que sejam superiores a 100 e o que necessito é que notifique apenas quando atinja a centena ou qualquer múltiplo da centena.

De qualquer maneira, obrigado pela resposta rápida.

Abraço.
Daqui para baixo esqueçam hehehe -------
Da forma que está feita acho que te notifica assim que ultrapassa qualquer múltiplo de 100.
Ou seja, se for 101 aparece "Nota", assim como quando for 205 ou 901. Acho eu :P
A função RESTO() devolve o resto de uma operação. Ora se D4 divido por 100 obtiver um resto que não 0 então ultrapassou essa centena.
Se quiseres que avise quando chegue às centenas certas acho que só que terás alterar isto RESTO(D4;100)>0 para isto RESTO(D4;100)=0

Mas de qualquer forma logo mais à noite vou tentar ver qualquer coisa se entretanto não tiveres conseguido resolver a tua situação

Abraços
XO
----- Daqui para cima esqueçam -------
Esquece, já percebi a tua dúvida :) Vou pensar nisso

Abraços
XO

Última edição:
Voltar
Superior