Tópico de todas as dúvidas em excel.

Aproveito este tópico para perguntar se alguém tem conhecimento de escolas em Lisboa onde leccionem cursos de excel avançado? Aqui o termo avançado pode ser subjectivo, mas será ao nível de criação de macros, por exemplo.

Obrigada!

estou às voltas com esta questão em excel:

quero comparar o meu GRO (grau de realização objetivos) com o do Geral.

sendo valores positivos...pacifico. Algo como =A1*100/B1, sendo A1 o meu e B1 o Geral.

Tentando ser simples, neste exemplo: A1=10 e B1=20, temos um GRO comparativo de 50%, ou seja, no Geral (total das lojas) estão bem mais avançados que eu.

só que, sendo valores de sinal contrario ou negativos não sei como fazer. Nestes, não dá para aplicar a mesma formula.

p.ex.:

1º caso
o meu é +21% e o Geral -84%. Neste terei bem acima de 100% e dá -25%

2º caso
o meu é -21% e o Geral -84%. Ainda que A1 negativo, é comparativamente mais favorável e dá +25%.

como monto a(s) formula(s) ? Dá ideia que se tem de inverter a logica de cálculo.

nem sei se me consegui explicar bem [8b]

Última edição:
tabela.png

Boas, tou aqui com uma duvida sobre como realizar esta função:

Com a tabela seguinte, pretendo que nos espaços sem valores se façam a soma da quantidade de determinado valor das celulas N.
Ou seja, o total de 1's seria somado no espaço correspondente (amarelo) com o valor de 2 (pois existem dois 1 nos N), o dois teria um valor de 1 (apenas existem um dois). Como não há Três, a o espaço correspondente (vermelho) para o 3 teria o valor de 0.

Não sei se me fiz entender. (Já experimentei o somar se, mas dá erro, por isso não deve ser)

Edit: Não da para colocar tabelas? (ficou desformatada a minha)

Última edição:
tabela.png

Com a tabela seguinte, pretendo que nos espaços sem valores se façam a soma da quantidade de determinado valor das celulas N.
Ou seja, o total de 1's seria somado no espaço correspondente (amarelo) com o valor de 2 (pois existem dois 1 nos N), o dois teria um valor de 1 (apenas existem um dois). Como não há Três, a o espaço correspondente (vermelho) para o 3 teria o valor de 0.

Não sei se me fiz entender. (Já experimentei o somar se, mas dá erro, por isso não deve ser)

Não dá com um contar.se (acho que é isso em português)? Em inglês é countif(range;criteria)

o que tu precisas é de usar a formula countifs em português talvez seja "contar ses".

Vamos supor que a celula amarela é a N5, a verde a O5 e a vermelha a P5.

Então as formulas serão as seguintes:

N5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;N4)
O5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;O4)
P5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;P4)

Acho que é o que pretendes.

o que tu precisas é de usar a formula countifs em português talvez seja "contar ses".

Vamos supor que a celula amarela é a N5, a verde a O5 e a vermelha a P5.

Então as formulas serão as seguintes:

N5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;N4)
O5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;O4)
P5 - =COUNTIFS(B4:M4;N3;B5:M5;P4)

Acho que é o que pretendes.

Da erro... Diz que introduzi demasiados argumentos para esta função.

tabela.png

Consulta o post #666 neste tópico.

No ficheiro anexo encontras exemplos de fórmulas que resolvem este tipo de situações.

Obviamente que as expressões do tipo ="xx", utilizadas naqueles exemplos, podem ser substituídas por referências a células onde se encontram os valores/condições.

eu acho que o problema foi mesmo os intervalos serem de celulas separas e não seguidas, pois quando seleccionava o intervalo seguido (logo com celulas que não me interessavam), já funcionava.
Mas arranjei forma. Em vez de numeros faço com letras, como as restantes celulas é tudo em numero, o facto de fazerem parte do intervalo nao vai influenciar.

Pessoal, preciso de uma ajuda simples. ;)

Como é que posso calcular uma percentagem? Tenho uma tabela com uma soma. Quero pegar nesses valor e converter em %. Existe formula automática?

Pessoal, preciso de uma ajuda simples. ;)

Como é que posso calcular uma percentagem? Tenho uma tabela com uma soma. Quero pegar nesses valor e converter em %. Existe formula automática?

Basta dividir pelo total e formatar o resultado como percentagem... por exemplo se o total estiver em a5 e quiseres saber a % de a1, basta escreveres em b1 a fórmula: "=a1/$a$5"

É possivel um célula mostrar um nome diferente do que tem lá escrito?

Por exemplo uma célula tem a formula "=5+5". Na célula vai aparecer "10". É possivel que em vez de "10" apareça por exemplo "Benfica", mas mantendo a fórmula?

Por exemplo uma célula tem a formula "=5+5". Na célula vai aparecer "10". É possivel que em vez de "10" apareça por exemplo "Benfica", mas mantendo a fórmula?

Sim, basta usar a fórmula "se." Por exemplo na célula a1: "=se(a1=fórmula que falas;benfica;a1)"

vais ao menu FORMATAR - CELULAS - Escolhes a opção personalizado - e escreves entre aspas "Benfica"

Sb

No Excel se tentares introduzir numa célula uma fórmula que dependa de um valor contido nessa mesma célula vai-te aparecer um aviso de Referência Circular (consulta a Ajuda do Excel para ficares a saber mais sobre o assunto) e, por norma, apresenta o valor 0.

No entanto, em algumas situações, é possível uma célula mostrar um valor/texto diferente do conteúdo dessa célula.

Exemplo:

- Selecciona a célula A1. Em Formatar células » Número escolhe Personalizado.
- Apagas o que aparece em Tipo e escreve o seguinte: "Positivo";"Negativo";"Zero";"Texto". Concluir em Ok
- Escreve um valor na célula A1. Se esse valor for positivo aparecerá sempre Positivo, se for negativo aparecerá Negativo e qualquer texto que escrevas na célula aparecerá sempre Texto.
- Contudo o valor/texto da célula A1 será sempre o valor/texto que lá se introduziu. Podes fazer o teste e escrever em A1 "=5+5" e em A2 "=A1*2" e verás que o valor em A2 será 20.

Boas pessoal.

Sabem como se faz para inserir uma busca numa lista suspensa? É que eu tenho uma lista com muita informação e era muito mais rápido, por exemplo, escrever a 1ª letra e só me aparecer na lista as palavras começadas por essa letra!
O texto está confuso, mas espero que percebam e consigam ajudar.

Se for possivel explicar por passos era mesmo ideal.

Cumprimentos

Voltar
Superior