Tópico do BTT

Concordo com o paulors, por esse valor o equipamento nunca vai ser famoso (tal como o peso!!!). Macavenco já pensaste em trocar só de quadro? Assim mantinhas todo os componentes que tens actualmente e só comprarias o quadro e mais algumas coisas que não sejam compatíveis.

Por exemplo:

78181-viper-cadre-nitro-noir-bleu-2012.jpg

660€

Cadre Viper suspendu,

Etudié pour le cross country marathon et la randonnée,

Amortisseur FOX Float RP 23,

Poids : 2.7 Kg avec amortisseur,

VIPER Cadre NITRO Noir Bleu 2012 - Probikeshop

Ainda não tive tempo para andar mas ontem testei em casa a situação das mudanças e verifiquei que o que tem 3 mudanças muda o prato maior que se encontra junto aos pedais o outro mais pequeno na roda traseira serve para mudar entre os 8 andamentos.

Basicamente podes usar o seguinte da cassete em cada prato:

View attachment 109306

attachment.php

No prato do meio podes correr a cassete toda sem grandes problemas.
No prato grande usa até meio da cassete a começar dos carretos menores
No pequeno, usa até meio mas a começar dos grandes.

Pelos testes que fiz ontem então para velocidade o melhor será a mudança três em qualquer os 5 primeiros andamentos. para subidas a 1ª mudança nos andamentos mais altos. para normal sera a 2ª em qualquer andamentos.
Se bem que eu geralmente ando na 3ª mudança e 5 andamento e só os vejo passar. Mas vou testar novamente.

admitamos que tens um pedaleira 22-32-42 e uma k7 traseira 11-13-15-17-20-23-26-30

dizes que andas em 3 - 5 ou seja 42 à frente e 20 atrás

podes (e deves) usar as restantes atrás (desde que as pernas aguentem)

passares de 42/20 para 42/11 , com a mesma pedalada, é igual a aumentar 80% a velocidade.

imagina que pedalas a 20 km/h em 42/20 , ao desceres o desviador traseiro para a 11 (e mantendo a cadencia) dá logo 36 km/h

numa situação real é algo aí pelo meio, por isso os vês a pedalar "tão pouco" e andar tanto

speccy

admitamos que tens um pedaleira 22-32-42 e uma k7 traseira 11-13-15-17-20-23-26-30

dizes que andas em 3 - 5 ou seja 42 à frente e 20 atrás

podes (e deves) usar as restantes atrás (desde que as pernas aguentem)

passares de 42/20 para 42/11 , com a mesma pedalada, é igual a aumentar 80% a velocidade.

imagina que pedalas a 20 km/h em 42/20 , ao desceres o desviador traseiro para a 11 (e mantendo a cadencia) dá logo 36 km/h

numa situação real é algo aí pelo meio, por isso os vês a pedalar "tão pouco" e andar tanto

speccy

é uma diferença imensa em termos de velocidade.
Se eu ando em terceira e quinta então neste caso fazer em 3ª e o andamento sexto conseguirei aumentar a velocidade mesmo que não seja esses 80% mas aumenta.

Pelos testes que fiz ontem então para velocidade o melhor será a mudança três em qualquer os 5 primeiros andamentos. para subidas a 1ª mudança nos andamentos mais altos. para normal sera a 2ª em qualquer andamentos.
Se bem que eu geralmente ando na 3ª mudança e 5 andamento e só os vejo passar. Mas vou testar novamente.

Isto de mudanças e andamentos faz-me cá um confusão, até porque nem tenho visores nos manipulos. [:D][:p]

Usa os nomes deles:
Prato grande = Talega
Prato do meio = Prato do meio (acho que não tem outro nome)
Prato pequeno = Avozinha.

No prato do meio consegues andar até perto dos 30km/h dependendo da cadencia que consegues manter.
Uma bike de roda 26" tem rodas com cerca de 2m de perimetro. Se mantiveres uma cadência de 80 rpms, consegues fazer em 32/11 (prato meio e carreto menor da cassete) 28kms/h

Se queres andar constantemente acima dos 25 kms/h passa para o prato grande.

Se a tua cassete for esta: 11-13-15-17-20-23-26-30

No prato grande 44d no carreto 11 fazes às mesmas 80 rpms, 38 kms/h.
No prato grande 44d e no carreto 13 (2º menor) fazes 32.5 kms/h.
No prato grande 44d e no carreto 15 (3º menor) fazer 28 kms/h.

Como podes ver, ir em 44/15 ou 32/11 é quase o mesmo porque 44/15 e 32/11 dá cerca de 3. [;)]
O que quer dizer que no prato grande só tens 2 velocidades mais pesadas que a mais pesada no prato do meio.

Ora então com fotos pode tornar as coisas mais faceis. O manipulo com as 3 mudanças (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting) muda a corrente na talega (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting), se for este o prato grande claro.

O manipulo dos 8 andamentos (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting) regula o prato do meio vulgo avozinha (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting). Por baixo desta ultima foto surge esta roda (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting).

Será assim?

Attachments

• 20121011_180515.jpg
    20121011_180515.jpg
    27.8 KB · Views: 0
Ora então com fotos pode tornar as coisas mais faceis. O manipulo com as 3 mudanças (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting) muda a corrente na talega (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting), se for este o prato grande claro.

O manipulo dos 8 andamentos (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting) regula o prato do meio vulgo avozinha (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting). Por baixo desta ultima foto surge esta roda (ImageShack® - Online Photo and Video Hosting).

Será assim?

Isso vai ai uma confusão...

O manipulo da esquerda (3x) regula a pedaleira, o manipulo da direita (8x?) regula o carreto atrás.

A avozinha é a mais pequena da pedaleira (3x) depois a do meio e depois a maior a Talega.

Atrás tens 8 mudanças.

não, a avózinha é a mais pequena das da frente , da pedaleira,

para estrada colocas o manipulo das 3 mudanças no 3 (como nas fotos)

e o outro no maior nº que as tuas pernas permitam :-) , a foto está no 5 , mas podes (e deves) ir para o 6 o 7 e 8

(na foto parece-me que a k7 traseira é só de 7 velocidades, não invalida nada do que se disse, mas pode reduzir as opçoes)

:-)

speccy

Será assim?

Pessoal (mais experiente), ando a ver possibilidades de bicicletas de suspensão total, até 1.100,00€ (nem mais um cêntimo!). Refiro que não estou com pressa, ando a "sondar" o mercado, portanto tenho tempo para ir procurando.

Que hipóteses há no mercado?
Estive a ver a Canyon mas mais básica XC 6.0, nova, é acima deste valor, quanto muito procuraria uma usada já que me pareceu uma hipótese muito boa.
Também via algumas em páginas anteriores aqui do tópico, mas a maior parte passa o orçamento.

Para já a Rockrider 9.1 ficaria um pouco atrás na preferência, visto que o sistema da marca não tem as melhores opiniões, quando em comparação com outros mais tradicionais.
por esse preço, novas, e sem ser berg ou RR, não há muita margem...
vê esta commençal
Commencal Premier S Suspension Bike 2012 | Buy Online | ChainReactionCycles.com

os componentes não são grande espingarda, mas o quadro é de uma marca conceituada.

Será assim?

Estás a confundir tudo.
O Tommy já explicou.

O manipulo esquerdo controla a pedaleira. Faz a passagens entre os 3 pratos no teu caso.
O manipulo direito controla a cassete. No teu caso é de 8 velocidades.

Basicamente o prato do meio é para andamentos normais. A avozinha (prato pequeno da pedaleira) é como um caixa redutora que alguns Jipes têm. É para zonas bem ingremes. O prato grande é como uma overdrive e serve para "alta" velocidade.

Concordo com o paulors, por esse valor o equipamento nunca vai ser famoso (tal como o peso!!!). Macavenco já pensaste em trocar só de quadro? Assim mantinhas todo os componentes que tens actualmente e só comprarias o quadro e mais algumas coisas que não sejam compatíveis.

Por exemplo:

78181-viper-cadre-nitro-noir-bleu-2012.jpg

660€

Cadre Viper suspendu,

Etudié pour le cross country marathon et la randonnée,

Amortisseur FOX Float RP 23,

Poids : 2.7 Kg avec amortisseur,

VIPER Cadre NITRO Noir Bleu 2012 - Probikeshop

Excelente aspecto e deve ser uma excelente opção mas comprar apenas o quadro por esse preço ainda não faz parte dos planos. Como não há pressa vai aqui ficar nos favoritos.
[;)]

por esse preço, novas, e sem ser berg ou RR, não há muita margem...
vê esta commençal
Commencal Premier S Suspension Bike 2012 | Buy Online | ChainReactionCycles.com

os componentes não são grande espingarda, mas o quadro é de uma marca conceituada.

Tenho de lhe dar uma segunda olhadela... que a primeira não me convenceu [:D]

Também vou ver o que se arranja mais em usados.

estou a ponderar comprar esta pedaleira para a minha Rockrider 8.1 Na medida de 175mm? Isto dá para a minha bike?

Caraterísticas

Bash
Não
Comprimento da Pedivela
165mm, 170mm, 175mm, 180mm
Dentadura
44/32/22
Entre-Eixo dos Pratos
104/64mm
Movimento Central
Fornecido, 68/73mm
Número de Pratos