Tópico do BTT

Depende sempre para que queres a bike, mas se primas pelo conforto avança logo para uma FS, mas lembra-te que para teres uma FS ao nivel de uma HT tens de gastar sempre mais.
Ao mudares esses periféricos todos vais notar melhorias no peso claro.
Eu para FS só de epic para cima, portanto não sou fonte fiável [:D]

Enganei-me no peso da Grand Canyon AL 7.0 é mais leve ainda 10.90.
A minha bike actual HT, ainda pesa mais que a Nerve AL 7.0.
Estou nesta indecisão porque uma FS sempre passa melhor em certos sitios que uma HT, onde por vezes passamos mais devagar ou para não cair ou para poupar a bike a tanta cacetada.

Estou nesta indecisão porque uma FS sempre passa melhor em certos sitios que uma HT, onde por vezes passamos mais devagar ou para não cair ou para poupar a bike a tanta cacetada.

Sim, as canyon mesmo em AL estão a apresentar-se "leves".
Poupas a bike mas as revisões também são mais caras.. É uma escolha complicada! Eu neste momento prefiro uma HT nervosa a uma FS pastelona, mas isto sou que ando com a mania que faço XCM [:D]
Se é para curtir uns singles calmamente aposta na FS se queres fazer alguns raids a fundo para mim nada melhor que uma HT.

Sim, as canyon mesmo em AL estão a apresentar-se "leves".
Poupas a bike mas as revisões também são mais caras.. É uma escolha complicada! Eu neste momento prefiro uma HT nervosa a uma FS pastelona, mas isto sou que ando com a mania que faço XCM [:D]
Se é para curtir uns singles calmamente aposta na FS se queres fazer alguns raids a fundo para mim nada melhor que uma HT.

Eu não faço raids a fundo, nem me importo com classificações, o pessoal com quem ando tem um andamento médio.
O que entendes por uma FS pastelona?

brandaopj as valvulas em principo devem dar se dizem que são compativeis com shimano.

Eu não faço raids a fundo, nem me importo com classificações, o pessoal com quem ando tem um andamento médio.
O que entendes por uma FS pastelona?

brandaopj as valvulas em principo devem dar se dizem que são compativeis com shimano.

Para mim um amortecedor traseiro sem brain não é grande coisa, não gosto de sentir o bombear a pedalar, a descer dá jeito e tal mas para o que gosto de fazer acho que não compensa.

Eu estava no mesmo dilema que tu, no meu caso, dou mais prioridade ao divertimento e como não vou participar em provas de competição não me interessa ir de A a B mais rápido mas sim com mais diversão! Foi assim que me decidi pela FS (Canyon Nerve XC 7.0 2012).

No teu dilema pondera também HT 29er.

Abraço

Para mim um amortecedor traseiro sem brain não é grande coisa, não gosto de sentir o bombear a pedalar, a descer dá jeito e tal mas para o que gosto de fazer acho que não compensa.

No meu FOX RP2, só notas o bombear se fores a pedalar em pé no modo Open. Em Propedal não noto praticamente qualquer bombear.

Acho que esta questão HT vs FS depende muito do tipo de voltas que se faz.

Desculpa intrometer-me, mas qualquer amortecedor decente evita o bombear sentado.

Outra coisa que as pessoas se esquecem é que uma HT e FS são diferentes. Na concepção, na maneira de conduzir e o que muita gente se esquece na técnica a pedalar. Mesmo com um amortecedor fraquinho se houver técnica a pedalar não bombeia. E para isso basta veres pessoal com calo em FS a subir no monte e olhares para o amortecedor (a ar, de mola ou ambos)[;)]

No meu FOX RP2, só notas o bombear se fores a pedalar em pé no modo Open. Em Propedal não noto praticamente qualquer bombear.

Acho que esta questão HT vs FS depende muito do tipo de voltas que se faz.

Desculpa intrometer-me, mas qualquer amortecedor decente evita o bombear sentado.

Outra coisa que as pessoas se esquecem é que uma HT e FS são diferentes. Na concepção, na maneira de conduzir e o que muita gente se esquece na técnica a pedalar. Mesmo com um amortecedor fraquinho se houver técnica a pedalar não bombeia. E para isso basta veres pessoal com calo em FS a subir no monte e olhares para o amortecedor (a ar, de mola ou ambos)[;)]

Tudo bem que dá para fechar o amortecedor mas em transições rápidas não é fácil fazer isso, um gajo vai a descer curva contra curva e logo a seguir vê uma subida se não der tempo de tirar uma mão para mexer no amortecedor para subir a fundo é lixado e para não falar ao tirar a mão do guiador em descidas técnicas que pode dar origem a graves quedas.
Atenção que eu não defendo nada, apenas referi o que eu gosto mais como é óbvio cada um anda à sua maneira.
Quanto à técnica até para subir numa HT sem bloquear a suspa dá para controlar sem bombear, uma questão de inclinação corporal certa.

A minha duvida agora não seria FS ou HT mas sim HT 26 ou 29er já que as 29 parecem proporcionar mais conforto mas também são menos nervosas.

Sem dúvida que, quem quer descer mais rapidamente sem sacrificar o peso e a versatilidade de uma HT, uma 29er é a solução ideal.

Pessoalmente só bloqueio o amortecedor em subidas com poucas irregularidades, se a subida tiver muitas pedras e buracos a suspensão bombeia muito pouco, assimila muitas dessas pancadas e dá mais tracção.

São pontos de vista diferentes e claro que no campo das FS não haverá melhor que o brain.

Sem dúvida que, quem quer descer mais rapidamente sem sacrificar o peso e a versatilidade de uma HT, uma 29er é a solução ideal.

Pessoalmente só bloqueio o amortecedor em subidas com poucas irregularidades, se a subida tiver muitas pedras e buracos a suspensão bombeia muito pouco, assimila muitas dessas pancadas e dá mais tracção.

São pontos de vista diferentes e claro que no campo das FS não haverá melhor que o brain.

Isso é totalmente verdade, e aí é que eu gostava de ter um quadro epic! Fiz um raid em Carvalhal(Mafra) que foram 60kms com 30kms de pedra, nem a direito conseguia andar rápido.

A intenção é ficar pelas 26'' eu por norma so ando normalmente ao fim de semana, acho que uma 29'' é preciso ter um pouco mais de pedalada/treino, o que implica andar mais durante a semana.
A Nerve AL 7.0 o amortecedor tem três posições Climb/Trail/Descend. Será que na posição Climb fica totalmente bloqueada ou a que percentagem fica? 90%? mais ou menos?
Além disso a Nerve tem mais 1.5kg que a HT.

Vocês a falar de amortecedores e suspensões, mas por acaso a moda agora parece que são bikes totalmente rígidas, cada vez há mais.

Praticamente todos os fins de semana em que vou andar, tenho visto pessoal com elas. Estamos a voltar aos tempos antigos. [:D]

Vocês a falar de amortecedores e suspensões, mas por acaso a moda agora parece que são bikes totalmente rígidas, cada vez há mais.

Praticamente todos os fins de semana em que vou andar, tenho visto pessoal com elas. Estamos a voltar aos tempos antigos. [:D]

Até em competição já vi pessoal com rigidas !!

Se bem me lembro nos Jogos Olímpicos todos os que participaram na prova iam de rígidas... à excepção do vencedor [:D]

Estavamos a falar de totalmente rígidas, não de HT. Bikes HT em provas de XCO é perfeitamente normal, aliás, é a maioria.

O que estava a dizer era tipo isto:

ktm_teamlc_prestige_500.jpg

Última edição:
Essas HT com a forqueta rígida, para mim fazem tanto sentido como as single speed, é renegar a evolução que houve [:D] Já me bastou andar com uma dessas totalmente rígida no inicio das minhas lides BTTisticas.

Em relação às HT vs FS tudo depende dos trilhos, por exemplo para um local tipo Jamor uma FS poucas vantagens tem.

Totalmente rígidas costumava vê-las nas mãos de pessoal que se dedicou ao bmx e as SS idem.

Em relação às SS também não me apelam, mas são de facto mais leves, baratas, fiáveis e têm normalmente uma altura do chão ao prato maior.

A minha Cube andou assim na parte final. Totalmente rigida, com um forqueta em carbono. Ainda a testei uns kms no fora de estrada mas é para esquecer. É preciso um kit de unhas bem grande e uma capacidade de sofrimento maior!!! [:D] É cada coice.
Em estrada era impecável. [:cool:]

Para matar saudades:
105889d1334441061-topico-do-btt-dsc000561.jpg

Voltar
Superior