Tópico do BTT

Como já tinha dito por aqui este ano chegou finalmente a minha vez de ir a Santiago de bicicleta [:cool:]
Parto já na segunda e por isso o nervoso miudinho já começa a aparecer, mas ainda não tive muito tempo para organizar a viagem. :sh)

Basicamente a única coisa que já delineei é que será feita em 4 dias e com a partida na sé do Porto.

A ideia não é somar quilómetros, por assim dizer, por isso decidi-me pelos 4 dias. Espero poder parar, apreciar as paisagens, fotografar e conhecer as histórias dos peregrinos e das gentes das terras por onde passar. [;)]

Assim de repente ainda tenho de ver onde vou dormir, que material levar de apoio à bike, que bagagem levar, e se a levo numa mochila ou alforges. :confused:

Como já tinha dito por aqui este ano chegou finalmente a minha vez de ir a Santiago de bicicleta [:cool:]
Parto já na segunda e por isso o nervoso miudinho já começa a aparecer, mas ainda não tive muito tempo para organizar a viagem. :sh)

Basicamente a única coisa que já delineei é que será feita em 4 dias e com a partida na sé do Porto.

A ideia não é somar quilómetros, por assim dizer, por isso decidi-me pelos 4 dias. Espero poder parar, apreciar as paisagens, fotografar e conhecer as histórias dos peregrinos e das gentes das terras por onde passar. [;)]

Assim de repente ainda tenho de ver onde vou dormir, que material levar de apoio à bike, que bagagem levar, e se a levo numa mochila ou alforges. :confused:

Por acaso também tava a pensar no mesmo. Mas no meu caso sairia de Ponte de Lima. Só que olhando para a meteorologia.. Não está fácil

Eu também já estive mais longe de me juntar à brigada dos reumáticos, é preciso poupar as costas, não vamos ser novos eternamente e mais para a frente é que as coisas se sentem no corpo.

Além de que, já tive situações em que HT me limitou claramente, principalmente a descer. O meu único entrave é que, como passaria para 29", tinha de vender algum do material que tenho e perderia talvez muito dinheiro. Por isso, vou aguentando.

Eu também vou fazer este ano Porto-Santiago.

As etapas que vou fazer são:
Porto-Ponte de Lima
Ponte de Lima-Porriño
Porriño-Caldas de Reis
Caldas de Reis-Santiago

Eu e os meus companheiros de viagem vamos levar todos mochila.

Pensa bem no que levas. Não leves peso a mais que as tuas costas agradecem.

Eu também vou fazer este ano Porto-Santiago.

As etapas que vou fazer são:
Porto-Ponte de Lima
Ponte de Lima-Porriño
Porriño-Caldas de Reis
Caldas de Reis-Santiago

Eu e os meus companheiros de viagem vamos levar todos mochila.

Pensa bem no que levas. Não leves peso a mais que as tuas costas agradecem.

Ainda não defini muito bem as etapas que vamos fazer. Não queria deixar muitos Km para o ultimo dia porque quero visitar a cidade.
Na estapas que definiste tens ideia dos quilómetros de cada uma?

Quanto ao peso da mochila, vai obviamente ser o menor possivel. Já fiz uma viagem(zita) do Porto até à Figueira da Foz e sei bem a mossa que o peso nas costas faz! :sh)

Last edited:
Já fui mais novo, mas isso do peso da idade ainda não me assiste...muito. Ainda estou nos 20´s.
Eu depois de ter a bike adequada ao meu tamanho nunca mais senti dores nas costas portanto a HT vai-se mantendo também porque a FS que queria é demasiado cara.
Se amanhã ganhar o euromilhões compro umas biclas para o pessoal do reumático [:D][:p]

Eu também já estive mais longe de me juntar à brigada dos reumáticos, é preciso poupar as costas, não vamos ser novos eternamente e mais para a frente é que as coisas se sentem no corpo.

Além de que, já tive situações em que HT me limitou claramente, principalmente a descer. O meu único entrave é que, como passaria para 29", tinha de vender algum do material que tenho e perderia talvez muito dinheiro. Por isso, vou aguentando.

Para isso mais vale vender a bike e comprar uma 29er de raiz, penso eu.

EDIT: Burry Stander - SONGO já na frente do cape epic, além de ganharem os 8min de atraso que tinham hoje ficaram na frente com 13 de avanço, que motas [:cool:]
Incrivel como os gajos do XCO se aguentam assim em ultra maratona.

Eu depois de ter a bike adequada ao meu tamanho nunca mais senti dores nas costas portanto a HT vai-se mantendo também porque a FS que queria é demasiado cara.
Se amanhã ganhar o euromilhões compro umas biclas para o pessoal do reumático [:D][:p]

Para isso mais vale vender a bike e comprar uma 29er de raiz, penso eu.

EDIT: Burry Stander - SONGO já na frente do cape epic, além de ganharem os 8min de atraso que tinham hoje ficaram na frente com 13 de avanço, que motas [:cool:]
Incrivel como os gajos do XCO se aguentam assim em ultra maratona.

Eu já há algum tempo que andava com a pulga atrás da orelha em relação às FS. Comecei a por na ideia que como não ando em competição e tenho todo o tempo do mundo para chegar onde quero, uma dose de conforto a mais...não é demais. E coisa que o zoulou não era, era confortável e nem se esperava que o fosse sendo um quadro ht de alumínio. Dores de costas, tb nunca tive derivado de inadequação do quadro à minha estatura. Tive-as sim, após longas tiradas como foi aquela que fiz há umas semanas atrás de 90km.
Depois, fruto do acaso, arranjei um bom negócio de um quadro em bom estado, completamente compatível com o meu material e em que o vendedor aceitava retomas o que tornou o negócio apetecível pela diferença não ser muito avultada. Nestes termos, juntou-se a fome à vontade de comer.

De outra forma, continuaria com a zoulou.

Sim, dores de costas propriamente ditas também nunca tive, mas uma FS é muito mais amiga da coluna. Com o passar dos anos, as costas só vão agradecer.

....

Espero que ganhes apr:) Cá estarei para escolher a minha FS [:p] [:D]

Ainda não defini muito bem as etapas que vamos fazer. Não queria deixar muitos Km para o ultimo dia porque quero visitar a cidade.
Na estapas que definiste tens ideia dos quilómetros de cada uma?

Quanto ao peso da mochila, vai obviamente ser o menor possivel. Já fiz uma viagem(zita) do Porto até à Figueira da Foz e sei bem a mossa que o peso nas costas faz! :sh)

Grosso modo as etapas são qualquer coisa como 90-60-60-40 km. A primeira etapa é a mais longa mas a mais rolante. Tem muito terreno plano. Ao ficar em Ponte de Lima tenho a vantagem de apanhar logo ao início a Serra da Labruja que é um dos troços mais difíceis do percurso. Penso que são 10 km sempre a subir, em terreno todo cheio de pedras soltas e em que levas a bicicleta às costas. É impossível subir a pedalar.
Na divisão das etapas segui as indicações de outras pessoas que fizeram o percurso. Mesmo os locais onde vou dormir foram escolhidos baseados nesses relatos.
Nós vamos pernoitar em pensão/residencial. Como é a primeira vez optamos por não usar os albergues.
Deixo indicações onde podes dormir.
Ponte de Lima: pousada da juventude
Porriño: hotel azul
Caldas de Reis não me estou a lembrar mas penso ser o Hotel O Cruceiro

Mais dúvidas que tenhas e se puder ajudar diz

Grosso modo as etapas são qualquer coisa como 90-60-60-40 km. A primeira etapa é a mais longa mas a mais rolante. Tem muito terreno plano. Ao ficar em Ponte de Lima tenho a vantagem de apanhar logo ao início a Serra da Labruja que é um dos troços mais difíceis do percurso. Penso que são 10 km sempre a subir, em terreno todo cheio de pedras soltas e em que levas a bicicleta às costas. É impossível subir a pedalar.
Na divisão das etapas segui as indicações de outras pessoas que fizeram o percurso. Mesmo os locais onde vou dormir foram escolhidos baseados nesses relatos.
Nós vamos pernoitar em pensão/residencial. Como é a primeira vez optamos por não usar os albergues.
Deixo indicações onde podes dormir.
Ponte de Lima: pousada da juventude
Porriño: hotel azul
Caldas de Reis não me estou a lembrar mas penso ser o Hotel O Cruceiro

Mais dúvidas que tenhas e se puder ajudar diz

Eu conheço o caminho apenas até Barcelos e concordo que pelo menos até aí é bastante rolante.
Parecem-me bem essas etapas que escolheste. [;)]
À partida vamos ficar em albergues porque toda a gente que já fez o caminho, mais que uma vez, me disse que a experiência não é a mesma sem dormir neles. Não sei ainda é em que cidades existem albergues. :sh) Mas a internet nisso deve dar uma ajuda. [:cool:]

Eu conheço o caminho apenas até Barcelos e concordo que pelo menos até aí é bastante rolante.
À partida vamos ficar em albergues porque toda a gente que já fez o caminho, mais que uma vez, me disse que a experiência não é a mesma sem dormir neles. Não sei ainda é em que cidades existem albergues. :sh) Mas a internet nisso deve dar uma ajuda. [:cool:]

depois se puderes deixa ficar o roadbook por aqui. Gostava de fazer uma coisa destas tb e assim ja tinha info.

obrigado

http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/dicas.php

Tens aí as infos que precisas. Vê no separador das dicas. Tem lá uma secção sobre os albergues ;)

Back