Tópico do BTT

Como algum de vós notaram estou tentado a comprar uma nova montada.

Ando a ler e ponderar bem o gasto, pois o tempo não é de av€nturas!!

Em conversa com um conhecido, descobri que ele vai comprar um quadro carbono e montar uma nova bicla, pelo que vai vender o material usado.

Então ele tem uma Trek 6700 de 2004 azul e branca (não descobri foto na net).

Segundo ele vende o seguinte material original: o quadro, espigão, rodas, desviador traseiro LX e guiador completo.
Vende o seguinte material que ele aplicou depois: V-brake XT completo, Pedaleira Deore XT (2008), desviador frente deore XT (2008) e penso que mudanças deore XT também (2008), corrente.

Ele está a pedir 250€ por tudo e paga uma cassete nova. Refere que o quadro tem alguns riscos mas tem garantia vitalícia. O prato central parece um pouco gasto e recomenda troca, assim como da corrente.
Bicicleta de algumas maratonas. Uso apenas de XC. Nada de down-hill. Usava-a com rodas Mavic e suspensão FOX (não sei o modelo).

As minhas dúvidas são:

- Que acham da possivel compra? Vale o que custa?
- Posso eventualmente pintar o quadro? Garantia como funciona?
- No futuro, posso colocar discos neste quadro?
- Pelo quadro vale a pena a compra?

- Tenho selim para ela. Não tenho suspensão. Terei de comprar.

- Compensa mais comprar uma 8.1 RR ou outra mas nova?

Orçamento 600€

Garantia vitalícia é só para o primeiro dono e SE tiver enviado o certificado de garantia (devidamente preenchido) que deverá ter sido entregue na altura da compra para o respectivo importador

Penso que a nível de compra é um bom preço, MAS em 5 anos o material ja evoluiu muito, inclusivé no material e concepção dos quadros.
Encontrei uma foto de uma 6700 de '04 e tinha apoios para disco, presumo que essa também.

E há que juntar a esse valor o custo de uma suspensão (se percebi bem) mais montagem, caso não o saiba fazer

Sim as contas ficam mais pesadas assim dessa forma.

Será melhor opção então ou a usada ou uma nova até 600€.
Obrigado pelas dicas. Vou ponderar bem.
Enquanto isso rolo com a minha montada velhinha.

Podes também aguardar, e estar atento as promoções e a modelos descontinuados.
Por vezes arranjam-se bons negócios assim.

Tens ai um belo frigorifico.
de que marca é o teu quadro? é mesmo muito parecido ao meu berg.

View attachment 46403
PICT1817.JPG

Obrigado [;)]

De facto são parecidos. Aqui fica o site da marca do meu: http://www.mscbikes.com/detall_quadre.php?idioma=CONS_ANG&bici=136&any=2009&mont=&dmont=

Contar os Km's

Contar os Km's

Boas.

Anda tudo a pedalar ou quê? O sol já aí anda [:cool:]

Bem, eu adquiri um ciclo-computador, este:
http://www.raleigh.co.uk/p_details.aspx?id=1026

ARC005.jpg

Sem fios, amanhã vou montá-lo e testá-lo.

Tem funções que nunca mais acabam, nem devo usar metade se calhar....
e a ver se "decoro" o que significam os símbolos [:blush:]

Alguém tem um ou da marca?

Obrigado.

Funciona OK.

Funciona OK.

Boas.

O conts-Km's parece funcionar perfeitamente... eu é que demorei até atinar com aquilo... [:D]

Montei as peças (o sensor no braço da suspensão, a peça dos raios (aquilo é um magneto????) e finalmente o leitor no guiador)

Depois foi configurar o leitor. Nunca tinha feito mas olhando para as instruções foi "fácil" (!!!), basicamente era meter a distância percorrida pela roda numa volta completa. Até tinha uma tabela com valores padrão mas medi "de pipo a pipo" e a medida obtida não se enquadrava em nenhuma das da tabela, por pouco. E acho que ficou a marcar bem os Km's.

Inicialmente marcava sempre 99Km/h e não mexia... lol "não deve estar a receber sinal do sensor", pensei.... "mas tem pilhas (confirmei!)".... depois de alguns minutos a olhar para "aquilo" resolvi voltar às origens e voltei a ler as instruções de montagem... et voilá... "passei à frente" a parte onde dizia que a distância máxima entre o sensor e o indicador era.... de 2mm!!! e estavam a 2 ou 3 dedos afastados! (fraquito o sensorzeco!) [:D]

Então lá ajustei o sensor, ao rodá-lo para o lado de dentro, e quase a roçar os raios....

Acho que dá para perceber na foto (ainda lama seca da semana passada)

Queria que ficasse "apontado para frente" mas devido a este "pormenor" teve de ficar enviesado... mas pelo menos funciona! apr:)

A partir daí parece-me que ficou a funcionar 5 estrelas. Mostra sempre a vel. actual nos números grandes e as restantes informações na linha de baixo.
Mostra distância total, distância da viagem actual, vel. máx, vel. média, tempo da viagem actual, temperatura (que não parece ser muito exacta...) e modo scan (onde vai passando estas funções alternadamente), isto no botão direito.
O esquerdo ainda não percebi bem a sua função...

Como hoje viram, esteve um dia solarengo, mas que não impediu de ver claramente os números no display.

Aqui uma amostra de por onde andei hoje:

Fiquem bem.... amanhã há mais uma voltita.

Uma pena dúvida para os mais expertes na matéria, o sensor não devia estar mais em baixo ?

Não. O sensor dá um sinal ao computador por cada volta. Ou seja, é um sensor de frequência, tanto vale estar em cima como em baixo pois o número de voltas por x tempo é o mesmo.

Depois o resto da conta é muito simples, vêm quanto tempo demora a dar uma volta, sabe o perímetro da roda (que é colocado pela pessoa) e assim fica a saber quanto tempo demora a andar x metros(centímetros,etc.) e o resto é só converter para km/h.

Obrigado air, é que eu pensei como o sensor estava mais em cima demorava mais a dar uma volta, mas já estive a ver e afinal não [;)]

... Mostra sempre a vel. actual nos números grandes e as restantes informações na linha de baixo.
Mostra distância total, distância da viagem actual, vel. máx, vel. média, tempo da viagem actual, temperatura (que não parece ser muito exacta...) e modo scan (onde vai passando estas funções alternadamente), isto no botão direito.
O esquerdo ainda não percebi bem a sua função...
...

Pelo que vi e pelo que disseste, esse parece ser muito parecido a um que comprei no Lidl (em termos de layout do ecran, funções, etc...) e se for assim o botão esquerdo serve para re-inicar os parciais (km's e velocidade média, os restantes são automaticamente re-iniciados assim que "limpas" os km's parciais) . Experimenta [;)] o pior que poderá acontecer é o ciclómetro auto-destruir-se ao fim de 5 segundos [:D]

PS: Bonitos sitios esses por onde andas apr:)

Hoje fui dar a minha primeira volta à noite, quer dizer fazer btt, e adorei mesmo, é espectacular não saber onde estamos a meter a bicicleta, dá mais adrenalina do que andar de dia [:p]

E aproveitei e experimentei as minha luzes, pois nunca as tinha usado, a luz da frente parece os médios de um carro, e a de trás faz o seu trabalho que é fazer com que sejamos vistos pelos carros e pessoas.
Ambas as luzes são da sigma, não me lembro do modelo da luz da frente, a de tras é uma diode [;)]
Fiquei muito impressionado com o poder da luz da frente, é pena é levar 5 pilhas AA :(

Fotos só tenho uma , mas depois logo a ponho aqui ...

Hoje, e para comemorar os 2.000km's já feitos, levei a Koncept até ao ar puro da serra de Sintra. Já não ia lá à meses e adorei o regresso, os trilhos estão melhores do que eu me lembrava, a beleza continua lá toda bem como a emoção de andar em btt puro e duro num local daqueles apr:)

Hoje usámos e abusámos de alguns dos melhores trilhos de Sintra, entre os quais diversos Km's de single-track em que tão depressa estamos a sentir o calor do sol, como andamos totalmente cobertos pela vegetação. Só visto.

img003.jpg

Aqui numa paragem perto do Convento dos Capuchos para comer uma barrita

img004b.jpg

Depois de muito subir (quem disse que a Serra de Sintra é baixa...) lá chegámos ao cimo e começou uma sequência de vários km's de descida...

img007.jpg

numa paragem para a mijinha a meio da descida

img008.jpg

Depois de sairmos do meio da densa vegetação e ainda a meio da descida, temos esta visão. Oceano a perder de vista

img010.jpg

Depois de uma longa descida em single, estradão e algum alcatrão, lá seguimos em direção à praia em mais um single que é de ficar sem palavras. Mais alguns km's de puro prazer

img011.jpg

Se continuar a descer quase que dá para ir molhar os pés à praia. Com o cabo da Roca lá ao fundo:

img013i.jpg

Depois foi ir até casa quase sempre com a presença do Al Catrão esse árabe que anda a invadir os caminhos.

Paragem na praia de Paço de Arcos para a sandocha

img015.jpg

Com 2000km's feitos, estou muito satisfeito com a bike, mas como existe sempre algo que queremos/podemos mudar, estou a contar trocar o seguinte:
img018.jpg

Suspensão: A Axon vai ter que passar para a BH por causa do suporte para disco IS. Para a substituir vai vir uma Marzocchi Corsa com o mesmo peso que esta. Esperar que seja tão boa, visto que esta nem parece uma Suntour...

Rodas: Apesar de gostar muito de a ver com as rodas brancas, o peso nota-se e gostava de lhe meter algo mais leve ficando estas reservadas para passeios mais duros.

Pneus: Estes são bons, excelentes a rolar, e mesmo nos trilhos não comprometem, excepto no peso. Vão dar lugar a uns mais leves.

Com estas trocas todas, vai sair cerca de 1100grs. Penso que vai ficar mesmo a meu gosto.

Pelo que vi e pelo que disseste, esse parece ser muito parecido a um que comprei no Lidl (em termos de layout do ecran, funções, etc...) e se for assim o botão esquerdo serve para re-inicar os parciais (km's e velocidade média, os restantes são automaticamente re-iniciados assim que "limpas" os km's parciais) . Experimenta [;)] o pior que poderá acontecer é o ciclómetro auto-destruir-se ao fim de 5 segundos [:D]

PS: Bonitos sitios esses por onde andas apr:)

Pois, acho que serve para isso mesmo, fazer o reset a algumas funções.
Agora só o devo experimentar 6ª de manhã ou daqui a duas semanas... vai custar estar tanto tempo afastado dela.... lol

Os sítios são cá na aldeia. O pessoal com as fazendas têm de ter caminhos para passarem com os tractores, carrinhas e afins.. e nós aproveitamos... agora estão com a terra seca e duuuura das últimas chuvadas, o que é um "perigo" para as escorregadelas laterais dos pneus... [:D]
Também temos aqui ao lado uma autoestrada, que como devem saber, têm acessos nas laterais que serviam para passarem com as máquinas da obra, e agora são também mais um caminho a usar.... tem muitos "sobe e desce"!

Hoje fui dar a minha primeira volta à noite, quer dizer fazer btt, e adorei mesmo, é espectacular não saber onde estamos a meter a bicicleta, dá mais adrenalina do que andar de dia [:p]

E aproveitei e experimentei as minha luzes, pois nunca as tinha usado, a luz da frente parece os médios de um carro, e a de trás faz o seu trabalho que é fazer com que sejamos vistos pelos carros e pessoas.
Ambas as luzes são da sigma, não me lembro do modelo da luz da frente, a de tras é uma diode [;)]
Fiquei muito impressionado com o poder da luz da frente, é pena é levar 5 pilhas AA :(

Fotos só tenho uma , mas depois logo a ponho aqui ...

Sem se ver por onde se anda... vai lá vai...
Coloca, para se ver a iluminação.
A minha trazia uma lâmpada para a frente mas aquilo quase só ilumina um pequeno rectângulo à nossa frente...

Hoje, e para comemorar os 2.000km's já feitos, levei a Koncept até ao ar puro da serra de Sintra. Já não ia lá à meses e adorei o regresso, os trilhos estão melhores do que eu me lembrava, a beleza continua lá toda bem como a emoção de andar em btt puro e duro num local daqueles apr:)

Hoje usámos e abusámos de alguns dos melhores trilhos de Sintra, entre os quais diversos Km's de single-track em que tão depressa estamos a sentir o calor do sol, como andamos totalmente cobertos pela vegetação. Só visto.

(...)

Depois de sairmos do meio da densa vegetação e ainda a meio da descida, temos esta visão. Oceano a perder de vista

(...)

Pneus: Estes são bons, excelentes a rolar, e mesmo nos trilhos não comprometem, excepto no peso. Vão dar lugar a uns mais leves.

Com estas trocas todas, vai sair cerca de 1100grs. Penso que vai ficar mesmo a meu gosto.

Fónix..... belos caminhos e belas vistas, sim sr...
A andar nesses caminhos estreitos, a pensar quando é que o próximo ramo nos atinge... apr:)
nunca andei pela Serra de Sintra.

Os pneus de origem da minha são esse Michelin XC dry 2.
Se dizes que são bons ainda bem, fico mais descansado.

Fiquem bem.

Back