Tópico do BTT

Hoje fui experimentar a bike a treinar com pedais de encaixe. Rolei 33km pela cidade e pelo choupal. Degraus altos que antes passava sem tirar os pés dos pedais, "obrigam-me" a desencaixar os pés e subir a pé. LOL. Gostei da sensação de ter os pés presos e de termos uma pedalada mais eficaz. Os sapatos são impec.

A bike portou-se bem. A transmissão é tipo disparo. Clicas e trás. Já está. Mesmo em esforço é assim.apr:)Gosto dos manípulos XT. Fáceis de usar.

A suspensão é outra novidade e não tenho maneira de comparar. O pop-lock é muito bom.

Não gostei do selim. Tenho um trans am da pro na outra bike e se calhar vou optar por ele. Menos nome é certo, mas o meu rabo agradece. Este X2 da Selle é fracote.

Os travões são potentíssimos e conseguimos facilmente dosear intensidade. Brutal.

Falta-me um suporte de bidon à altura da máquina, embora não pretenda nada de carbonos.

Comentários aceitam-se!

Última edição:
Hoje lembrei-me de pesar o meu "avião" [:cool:]: Quase 15 kg :(

Está a ser uma boa experiência. O comportamento dela é totalmente diferente da 6500. A subir dá mais segurança, mas as pernas sofrem mais. A próxima cassete terá que ser uma 11-34. Até lá vou continuar a sofrer :(

A descer, no domingo, apanhei um susto valente. Senti que perdi o controlo e numa curva com gravilha quase me enfiei numa valeta com 1 metro de fundo [8b] O irc Mythos xcII que tinha atrás estava gasto, e também não ajudou.

Agora meti um Schwble Nobby nic 2.25 atrás e um Schwable racing ralph à frente. Alguém já teve experiência com eles?
O piso tem um óptimo aspecto nos 2, e do que li, têm grandes prestações.
É pena o preço alto deles.

Em relação ao peso da bike, não estou a pensar fazer nada para já. Talvez um dia troque as rodas por umas mais leves.

Os travões estão a deixar-me um bocado intrigado [:blush:]
Tenho um LX novo atrás um um XT usado à frente, ambos com discos de 180. No domingo ao fim de uma descida com cerca de 1 km, senti falta de força na travagem :( Tive que fazer muita força para conseguir parar a tempo. Será problemadas pastilhas? As do lx acredito que sejam as de origem (comprei completo na fizzbikes, mas pelo menos o disco não é de origem). As do xt ainda nem as tirei, mas penso que sejam ainda as primeiras (também foi comprado na fizzbikes).

O amortecedor Rock Shox MC 3.R até pode ser bom, mas é difícil de acertar com a "afinação ideal".
Para já tenho o floodgate no máximo. Desta forma bloqueia totalmente, mas apenas uso o bloqueio em estrada. Estou a pensar mexer no rebound também. Acho que está a recuperar rápido de mais, e por isso sinto pouca confiança a descer.

No geral, estou contente por ter mudado para uma fs, mas sinto saudades de pedalar na semi-rigida.

Cheguei a ter o quadro à venda, mas desisti. Está na garagem à espera de alguns componentes para o voltar a montar. Para já vou andar atento a ver se encontro algum material barato. O mais importante são os crenques octalink, porque o resto até posso comprar novo nas lojas.

Em casa disse à maria que é para a vender depois, mas a ideia é ficar com ela também [:D]

Boas,

Em relação aos pneus que colocaste, sei de quem usa os mesmos e adora essa combinação, mas no entanto ele usa o Racing Ralph atrás e o Nobby Nic á frente. Penso que o piso do Racing Ralph deve de dar pouca confiança à frente. Se sentires isso, experimenta a inverter a posição deles. De resto, excelente escolha essa dos pneus apr:)

Os travões, se calhar o problema foi terem aquecido durante a descida, o óleo ao aquecer faz expandir o tubo/bicha o que faz sentir essa sensação de falta de potência. Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade :sh), mas foi assim que me disseram que acontecia....

Já o peso, isso implicava gastar alguns €€€€ para tirar algum. Vai fazendo isso aos poucos à medida que tiveres que trocar as peças por desgaste (pedaleira, rodas, etc...) [;)]

Para o problema dos travões tenho a solução ideal!. Não traves, que não aquecem e ainda poupas as pastilhas[:)]

De qualquer forma acho estranho, ou fizeste esse km sempre a travar ou algo não está bem. Tenho uns travões fraquitos e nunca senti falta de potência, e atenção que não sou levezinho e a bike pesa 15,5kg:sh)

Para o problema dos travões tenho a solução ideal!. Não traves, que não aquecem e ainda poupas as pastilhas[:)]

De qualquer forma acho estranho, ou fizeste esse km sempre a travar ou algo não está bem. Tenho uns travões fraquitos e nunca senti falta de potência, e atenção que não sou levezinho e a bike pesa 15,5kg:sh)
Também pode ter sido impressão minha. O pneu de trás estava nas últimas, a descida foi longa e acentuada (é normal que tenham aquecido).

Sapatos BTT

Sapatos BTT

Boas, tou a pensar em fixar os pés [:D], mas ainda não decidi pelo tipo de sapatos, tenho duvidas entre 2 tipos, uns mais praticos também para andar a pé, mais parecidos com sapatilhas, e os mais tradicionais penso eu. Seguem os links de um exemplo de cada tipo de sapatos.
Alguém utiliza uns ou outros, e me possa enumerar vantagens, ou desvantagens.

Decathlon - sapatos SHIMANO - Sapatilhas MT 41 SHIMANO - a prtica desportiva de BTT.

Decathlon - sapatos ROCKRIDER - Sapatilhas 8 XC Cinzentas ROCKRIDER - a prtica de BTT intensivo ou de competio.

Tenho uns 8XC já há uns anos e são excelentes.

Comprei agora uns parecidos com os outros no lidl.
São diferentes. Os 8XC têm a sola em plástico duro, e para andar a pé escorregam um pouco e não são bons para andar 'desencaixado' nos pedais que o pé escorrega.

Os outros ainda só fiz uma saida com eles e são mais práticos para andar, mas também são mais quentes [:)]

Olha... vais para os mais baratos que o efeito é o mesmo.[;)]

Dá uma vista de olhos nos decathlon 6. que são baratos e tÊm bom aspecto.

Última edição:
Tenho uns 8XC já há uns anos e são excelentes.

Comprei agora uns parecidos com os outros no lidl.
São diferentes. Os 8XC têm a sola em plástico duro, e para andar a pé escorregam um pouco e não são bons para andar 'desencaixado' nos pedais que o pé escorrega.

Os outros ainda só fiz uma saida com eles e são mais práticos para andar, mas também são mais quentes [:)]

Olha... vais para os mais baratos que o efeito é o mesmo.[;)]

Dá uma vista de olhos nos decathlon 6. que são baratos e tÊm bom aspecto.

Também tinha visto os 6, tem bom aspecto mesmo, tenho que passar por lá para os ver ao vivo.

Mais uma questão, ao comprar os pedais o conjunto traz o sistema todo de encaixe, certo? É que os sapatos só trazem os furos, ou aquilo é mesmo assim? :sh):sh)

Também tinha visto os 6, tem bom aspecto mesmo, tenho que passar por lá para os ver ao vivo.

Mais uma questão, ao comprar os pedais o conjunto traz o sistema todo de encaixe, certo? É que os sapatos só trazem os furos, ou aquilo é mesmo assim? :sh):sh)

Geralmente os "cleats" (peçinhas de ferro que se prendem nos sapatos e que vão fazer o encaixe nos pedais), costumam vir com os pedais, não com os sapatos [;)]

Isto são os "cleats":

53114_01.jpg

E é assim que devem de ficar no sapato:

2541291278_e359a35976.jpg

[;)]

Finalmente e depois de mais de 5 meses a escolh€€€€r os componentes, lá consegui finalizar a montagem do meu novo quadro rígido.

14mar2009005.jpg

O único componente que não está a 100% tendo em conta a montagem que pretendo, são as rodas. Estas foram compradas a pensar na Koncept, neste caso não ficam a 100% (talvez a 90% na minha opinião), mas como tinha a bike parada por falta de rodas, por agora fica assim, e não fica mal:

14mar2009009.jpg

A Fox foi exactamente o que estava à espera, muito suave e bom funcionamento. Único reparo negativo à falta do bloqueio remoto no guiador, se o tivesse seria perfeita.

Já os pneus foram uma agradável surpresa. Tinha receio por serem medida 2,1 mas não são excessivamente largos. Não foram muito caros, são mais leves que o declarado pela marca e gostei do comportamento deles nos trilhos, mas tinha-os com muita pressão, pelo que o comportamento se ressentiu um pouco disso, mesmo assim, ficaram aprovados

Em termos de transmissão, optei por colocar tudo XT, visto que oferece uma boa relação preço /qualidade

14mar2009015.jpg

14mar2009013.jpg

Aqui já dá para ver uma das "loucuras" que cometi, optei por colocar uma cassete de estrada com 9v e 11-21. Esta escolha foi relativamente ponderada tendo em conta os carretos que costumo utilizar normalmente. Acabou por se revelar uma opção acertada, visto que mesmo nas "paredes" que o Edias me levou a subir na voltinha de estreia, a relação 11-21 não se revelou limitativa nesse aspecto

14mar2009014.jpg

Em termos de travões, optei novamente pelos Formula Oro Puro que já tinha na Koncept. 5 Estrelas excepto nas bichas que estão muito longas

14mar2009021.jpg

Aspecto do "cockpit"

14mar2009011.jpg

Aspecto geral

14mar2009028.jpg

E um dos detalhes na escora

14mar2009029.jpg

Em termos de comportamento do quadro, fiquei rendido ao mesmo. Passei numa estrada de paralelos onde costumo passar todos os dias com a BH (rigida de aluminio). O que sinto com cada uma delas nessa estrada de paralelos:

BH (HT de aluminio) -> É um suplicio lá passar, sempre com a traseira aos saltos tornando-se desconfortável

Koncept (FS de aluminio) -> Com o amortecedor aberto, não se nota nada. Paralelos, quais paralelos?

Tuareg (HT de titanol) -> Está a meio termo entre as duas anteriores. Tive a sensação de ir com a Koncept com o amortecedor no Pro-Pedal (posição de fechado mas sempre com algum curso disponível, para quem não sabe)

Já nos trilhos, a sensação de conforto extra em relação à BH mantêm-se, a juntar a isso, a beleza que só o titânio consegue (relativo) e a leveza com que ficou, nunca tinha tido uma bicicleta tão leve e isso nota-se bem, não é Edias [;)]

Última edição:
Está espetacular PC [;)]

As rodas realmente não casam aí muito bem. Mas na minha essas rodas devem ficar mesmo bem. Diz-me só o que achas delas, o peso, o preço e onde compraste [;)]

A Fox sei o que dizes, embora nunca tive nenhuma com trancador no guiador por isso não sinto a falta! [:D]

A cassete também nunca tinha visto nenhuma BTT com essas relações, o aspecto fica muito bom! E com certeza faz pouca falta sim, embora eu às vezes use a mais leve, apenas porque sou dos que pedale em rotação e não em força!

Parabéns apr:)

Tá espectacular a bike pc, mas para já isso ainda é muita "fruta" para mim... [br:)]

Mais umas questões, que eu ainda sou novo nisto... [:cool:]

1º Qual a pressão correcta para os trilhos para um pneu 1.95 (acho que é este o tamanho) Ou onde posso encontrar essa informação.

2º Eu queria colocar no capacete algumas letras, normalmente as que se colocam, são coladas ou pintadas?

eu também tenho uns!

eu também tenho uns!

Boas, tou a pensar em fixar os pés [:D], mas ainda não decidi pelo tipo de sapatos, tenho duvidas entre 2 tipos, uns mais praticos também para andar a pé, mais parecidos com sapatilhas, e os mais tradicionais penso eu. Seguem os links de um exemplo de cada tipo de sapatos.
Alguém utiliza uns ou outros, e me possa enumerar vantagens, ou desvantagens.

Decathlon - sapatos SHIMANO - Sapatilhas MT 41 SHIMANO - a prtica desportiva de BTT.

Decathlon - sapatos ROCKRIDER - Sapatilhas 8 XC Cinzentas ROCKRIDER - a prtica de BTT intensivo ou de competio.

Boas.

Aqui à uns dias também comprei uns sapatos (mais aprece ténis/sapatilhas) no Lidl. Até contei aqui o acaso.

São agradáveis à vista e confortáveis. Penso que no verão serão mais quentes que o desejável mas depois logo verei.

Agora deixo umas fotos dos referidos:

Os cleats ficam "encaixados" por entre a sola mais elevada, quase dando para andar normalmente sem nos apercebermos que temos o encaixe montado. "Quase" porque ficam um pouco à face e tocam no chão.

Custaram 25€ (24,99€) e estou a gostar [kiss]

Apenas acho (tenho a certeza!) que os atacadores são muito grandes!!! Vou ter de os cortar ou arranjar outros mais curtos que aquilo ainda tem fio para dar duas voltas ao tornozelo!!! [:D]

Boas.

Aqui à uns dias também comprei uns sapatos (mais aprece ténis/sapatilhas) no Lidl. Até contei aqui o acaso.

São agradáveis à vista e confortáveis. Penso que no verão serão mais quentes que o desejável mas depois logo verei.

Agora deixo umas fotos dos referidos:

http://img14.imageshack.us/my.php?image=fotos0127.jpg

Os cleats ficam "encaixados" por entre a sola mais elevada, quase dando para andar normalmente sem nos apercebermos que temos o encaixe montado. "Quase" porque ficam um pouco à face e tocam no chão.

Custaram 25€ (24,99€) e estou a gostar [kiss]

Apenas acho (tenho a certeza!) que os atacadores são muito grandes!!! Vou ter de os cortar ou arranjar outros mais curtos que aquilo ainda tem fio para dar duas voltas ao tornozelo!!! [:D]

Também cheguei a ver no site do lidl, mas não tive oportunidade de lá ir, era boa opção... e em conta €€€

Ainda não me decidi qual comprar, pesquisei no forum btt, que não dizem muito bem do modelo da decathlon (os que se parecem sapatilhas). Ou seja subindo para o outro tipo de sapatos, já me leva para os 60/70€, mais os pedais. Vamos ver.....

Esses do lidl eram uma boa opção, mas pronto...

Está espetacular PC [;)]

As rodas realmente não casam aí muito bem. Mas na minha essas rodas devem ficar mesmo bem. Diz-me só o que achas delas, o peso, o preço e onde compraste [;)]

A Fox sei o que dizes, embora nunca tive nenhuma com trancador no guiador por isso não sinto a falta!

A cassete também nunca tinha visto nenhuma BTT com essas relações, o aspecto fica muito bom! E com certeza faz pouca falta sim, embora eu às vezes use a mais leve, apenas porque sou dos que pedale em rotação e não em força!

Parabéns apr:)

As rodas esteticamente são muito bonitas, assim que as tirei da caixa comecei a [br:)]. Este modelo RM1 pesa 1665grs (mais coisa menos coisa) segundo a marca, não são das mais leves, mas não foi isso que procurei, queria umas rodas relativamente leves mas acima de tudo bonitas (muito relativo, mas para mim são muito bonitas). Estive para comprar as Mavic SLR 2008, mas pesquisei da net e informei-me junto de quem sabe, e o cubo traseiro destas dão algumas dores de cabeça e exigem manutenção frequente (algo que não me interessa muito). Por agora, que só dei uma volta de 60km com elas, as Fulcrum RM1 estão aprovadas, resta ver como se comportam ao longo dos meses/km's. Em relação à compra, optei por comprar cá em PT, mas isso vou-te enviar um PM com os detalhes [;)]

Tá espectacular a bike pc, mas para já isso ainda é muita "fruta" para mim... [br:)]

Mais umas questões, que eu ainda sou novo nisto... [:cool:]

1º Qual a pressão correcta para os trilhos para um pneu 1.95 (acho que é este o tamanho) Ou onde posso encontrar essa informação.

2º Eu queria colocar no capacete algumas letras, normalmente as que se colocam, são coladas ou pintadas?

Para mim também [;)] mas com aquilo que poupo ao ir de bike para o trabalho (já o faço desde 2005), dá para estes mimos [:cool:]

Em relação à pressão dos pneus, depende de algumas coisas:
- tipo de piso
- tipo de bicicleta
- peso do ciclista

Por exemplo, eu costumo andar com 30 a 35psi, mas conheço quem ande com 40 a 45psi. Meu conselho, vai testando até encontrares a pressão com que te sintas melhor [;)]

Para mim também [;)] mas com aquilo que poupo ao ir de bike para o trabalho (já o faço desde 2005), dá para estes mimos [:cool:]

Em relação à pressão dos pneus, depende de algumas coisas:
- tipo de piso
- tipo de bicicleta
- peso do ciclista

Por exemplo, eu costumo andar com 30 a 35psi, mas conheço quem ande com 40 a 45psi. Meu conselho, vai testando até encontrares a pressão com que te sintas melhor [;)]

Obrigado, vou experimentar como dizes.

Ah, e manda-me também por pm a specs das rodas, já agora também fico com uma ideia, são muito bonitas.

Esta questao ja deve ter sido feita umas 500 vezes, mas o topico ja vai longo...alguem conhece um site que ilustre bem como afinar desviadores traseiros? Procurei no fabricante (Suntor) mas nao encontrei nada.

cumps

P.S. Desculpem a falta de acentuacao.

Voltar
Superior