Tópico do BTT

Viva,
Tenho 2 RS Tora nas minhas bikes, uma de 100 outra de 120, na da Rockrider talvez faça a alteração para ar, já contactei o importador nacional e tal alteração é possivel e rápida, sendo assim fico com a suspensão frente e trás a ar, o que vai tornar a bike mais agradável de "pilotar".

Quanto á afinação actual, costumo andar com a pré-carga da mola no - e o rebound na tartaruga, gosto mais assim.

Boas.

Mas vais trocar a suspensão em si, ou apenas alguns componentes internos da mesma?
E que custos terá essa operação? Compensa em relação a comprar uma a ar de origem?

Pelo que vi, o modelo da 9.1 é igual ao da 8.1 (302 CL), apenas mudando o curso (100mm na minha).
Depois conta como vai decorrer/decorreu a mudança.

Viva,
Tenho 2 RS Tora nas minhas bikes, uma de 100 outra de 120, na da Rockrider talvez faça a alteração para ar, já contactei o importador nacional e tal alteração é possivel e rápida, sendo assim fico com a suspensão frente e trás a ar, o que vai tornar a bike mais agradável de "pilotar".

Quanto á afinação actual, costumo andar com a pré-carga da mola no - e o rebound na tartaruga, gosto mais assim.

Vê lá os custos que vais ter com essa operação.
Esta semana comprei a Epicon RLD a Ar por 180€ já com portes. Testei-a hoje e é excelente para o que custa.
Tinha era ar a mais. Agora é só ir afinando ao longo do tempo, mas é excelente e pesa apenas 1,7KG.

Vê bem se compensa mesmo passar a tora a AR ;)

São aproximadamente mais 60€, sendo a suspensão nova acho que vale bem a pena, comprar outra ficava-me sempre mais caro, no entanto posso fazer só a troca de mola que fica um pouco mais barato.

Vê lá os custos que vais ter com essa operação.
Esta semana comprei a Epicon RLD a Ar por 180€ já com portes. Testei-a hoje e é excelente para o que custa.
Tinha era ar a mais. Agora é só ir afinando ao longo do tempo, mas é excelente e pesa apenas 1,7KG.

Vê bem se compensa mesmo passar a tora a AR ;)

Se é excelente não sei, mas que ele gostou dela gostou [:D]

cpiadeimg003.jpg

cpiadeimg002.jpg

"mudança de mola" ?!

Foi pedido à Rock Shox para alterar a suspensão? Como é que isso funciona? É que eu também tenho uma Tora (302) da 8.1 e também não "afoga" com muita facilidade (por ex, quando me meto em cima da bike, não desce os tais 20%, nem lá perto).

Já agora, ajudem-me a perceber se fiz bem.
Coloquei o rebound todo para o lado do menos (-). Este ajuste é a "força" que a mola faz, certo? (-, para pessoal mais leve, para poder ter mais sensibilidade, e o +, para pessoal mais pesado, é isto?)

E no braço direito, no fundo, coloquei do lado da lebre, que faz com que a recuperação do afundamento seja mais rápida, certo?

Estou a pensar bem nas definições dos ajustes?
Obrigado.

No topo a perna direita regulas a pré-carga da mola.
O peso do utilizador é tomado em linha de conta na escolha da mola. Este ajuste é apenas para personalizar o comportamento da suspensão a gosto (limitado neste caso)
Não sei como é nas B'Twin, mas normalmente as rockshox oem e de venda ao publico vêm com uma mola para um utilizador de 80kgs

No fundo da perna direita regulas o rebound.
Isto vai alterar a velocidade com que a suspensão recupera a posição inicial. deves regular consoante o tipo de trilho/piso/utilização vais fazer, regra geral para saltos ou impactos grandes deves por um rebound mais lento

O peso do utilizador é tomado em linha de conta na escolha da mola. Este ajuste é apenas para personalizar o comportamento da suspensão a gosto (limitado neste caso)
Não sei como é nas B'Twin, mas normalmente as rockshox oem e de venda ao publico vêm com uma mola para um utilizador de 80kgs

Isto vai alterar a velocidade com que a suspensão recupera a posição inicial. deves regular consoante o tipo de trilho/piso/utilização vais fazer, regra geral para saltos ou impactos grandes deves por um rebound mais lento

Boas.

Obrigado pela correcção.
No topo do braço esquerdo realmente não é o rebound (como referi erradamente por estar a falar de cor) mas agora já vi e é o preload.
O rebound é mesmo em baixo do braço direito. Troquei os nomes.

Hoje tive o prazer de regressar a Sintra e aos seus trilhos maravilha. Volta perfeita com direito a muitos singles, muitas descidas, e muitas subidas [:D]

Ainda tive o prazer de rever o jose_ferreira [;)] mas se não fosse ele a reconhecer-me nem o tinha visto, tal era a velocidade a que eu ia [:)][:)] [:)]

Hoje tive o prazer de regressar a Sintra e aos seus trilhos maravilha. Volta perfeita com direito a muitos singles, muitas descidas, e muitas subidas [:D]

Ainda tive o prazer de rever o jose_ferreira [;)] mas se não fosse ele a reconhecer-me nem o tinha visto, tal era a velocidade a que eu ia [:)][:)] [:)]

Qual velocidade ? A única velocidade que eu vi , foi tu a devorares uma sandes .[:)]Um abraço e espero ver-te mais vezes por Sintra .

Tenho uma RR 8.1, com a Tora, e de facto acho-a muito "dura". Ainda nem 50 kms tem e, como tal, só ainda mexi no pre-load, tendo-o colocado para o "-". Agora, no próximo fim-de-semana, vou mexer o rebound para ver no que dá. De qualquer modo já percebi, pelo que aqui li, que a dita Tora atira para o lado do "duro", dêem-se-lhe as voltas que se derem. E logo eu que gosto de suspensões a atirar para o mais "macio" (nas bikes).

Viva!

Estou aqui com um problema que me está a deixar K.O. :(
Comprei um novo conjunto de v-brakes pra minha bike, o problema é que não os consigo instalar porque a roda traseira não está centrada...
Já fiz 30 por uma linha, mexi no eixo, joguei com anilhas mas nada. Sempre que meto a roda ao sitio e aperto o aperto rápido, fica des-centrada... Ou seja, o problema é que a roda no lado da cassete fica muito afastada da escora, e no outro lado é o contrario... No lado mais afastado devo ter uns 2cm de distancia á escora, e do outro cerca de 0.5cm... Ora o problema é que assim, não consigo instalar os travões, pois de um lado o calço passa pra baixo do aro entrando na zona dos raios e do outro o calço toca na lateral do pneu, não ficam equilibrados. Os travões antigos eram v-brake, mas daqueles em que é possivel jogar com a distancia do calço ao aro, agora nestes tá mau...
Começo a pensar que a roda está mal raiada! :confused:

antigos:
232338538-L.jpg

Não eram estes lol, é so pra mostrar que eram deste tipo em que a distancia do calço é ajustavel através daquela sextavada...

novos:
FreioVBrakeShimanoAcera.jpg

Última edição:
Isso realmente o problema parece ser na roda, a distancia à escora devia de ser igual em ambos os lados :confused:

Se vires bem, nos travões novos tens umas "anilhas" no sitio onde o calço está preso, tenta jogar com isso, tirar algumas do lado onde precisas de afastar...

O problema pode estar num dos calços.
Não terás montado mal as anilhas?? Basta uma virada ao contrário, ou pela ordem errada e já ficam mal montados.

Se antes a roda estava centrada, então só pode ser dos travões.

Eu ando à caça de um espigão de selim.
A 6500 já está montada. Faltam só uns pedais de plataforma para ela começar a ser o meio de transporte para o trabalho.
Agora falta-me um espigão de selim na medida 31,6 x 400 para a Fuel EX.

Estive a ver um Truvativ (bastou pegar nele para dizer que era muito pesado) e um BBB. Este tinha o peso marcado: 375g na medida 27,2 [8b]. Ambos por cerca de 20€.

Não queria gastar muito mais de 20€, podendo ser usado.
Estive a pesquisar e o único que encontrei relativamente leve e por este preço foi o modelo que já tinha, que vinha de origem na 6500. É um Bontrager Select. Pesa 275g (provavelmente na medida 27,2) e custa cerca de 19€.
Estou a pensar comprá-lo mas ainda não sei onde. A loja mais perto que em principio o tem fica a mais de 40 km [s)]

Alguém conhece mais soluções leves e baratas?

Pois... a roda nunca esteve centrada que eu me lembre, mas como usava os outros travões nunca me importei com isso.. até agora. :sh)[8b]
Os calços também estão bem montados.

Em tempos, pouco depois de comprar a bike, deram-me uma pancada na roda em que esta dobrou bastante mas sem vinco, a roda só foi desempenada devido ao aro/cassete em causa - segundo o garagista porque pra mim aquilo não é material por aí além - porque senão mais valia uma nova. Pode ter sido nessa altura que foi mal raiada.

É nestas alturas que vejo o bem dos eixos antigos, em que uma pessoa desapertava as porcas e toca a medir... Ainda não experimentei meter lá uma roda diferente a ver se o problema persiste.

Vou tentar andar de volta daquilo a ver, senao levo a bike a uma oficina ou loja e vejo o que dizem.

@pc: mesmo jogando com essas anilhas a coisa nao vai la... :(

Última edição:
Eh pá, se fosses mais de perto desenrascava-te uma roda :( tenho aqui umas rodas v-brake encostadas.

Tens que ver se compensa arranjar essa, uma roda v-brake de qualidade aceitável fica barato, por exemplo umas Rodi X-Rambler, consegues arranjar por menos de 40€ cada, penso eu. Pondera também essa opção.

Eh pá, se fosses mais de perto desenrascava-te uma roda :( tenho aqui umas rodas v-brake encostadas.

Tens que ver se compensa arranjar essa, uma roda v-brake de qualidade aceitável fica barato, por exemplo umas Rodi X-Rambler, consegues arranjar por menos de 40€ cada, penso eu. Pondera também essa opção.

Obrigado pela disponibilidade mas não é necessário. [;)]

Já pensei na opçao de roda nova, mas mesmo assim vou experimentar com outra roda de uma bike velha e ver... acho que nunca vi um caso de uma escora com defeito...

A da frente está impecavel, mas também não é v-brake, tem disco montado.

Última edição:
O problema pode estar num dos calços.
Não terás montado mal as anilhas?? Basta uma virada ao contrário, ou pela ordem errada e já ficam mal montados.

Se antes a roda estava centrada, então só pode ser dos travões.

Eu ando à caça de um espigão de selim.
A 6500 já está montada. Faltam só uns pedais de plataforma para ela começar a ser o meio de transporte para o trabalho.
Agora falta-me um espigão de selim na medida 31,6 x 400 para a Fuel EX.

Estive a ver um Truvativ (bastou pegar nele para dizer que era muito pesado) e um BBB. Este tinha o peso marcado: 375g na medida 27,2 [8b]. Ambos por cerca de 20€.

Não queria gastar muito mais de 20€, podendo ser usado.
Estive a pesquisar e o único que encontrei relativamente leve e por este preço foi o modelo que já tinha, que vinha de origem na 6500. É um Bontrager Select. Pesa 275g (provavelmente na medida 27,2) e custa cerca de 19€.
Estou a pensar comprá-lo mas ainda não sei onde. A loja mais perto que em principio o tem fica a mais de 40 km [s)]

Alguém conhece mais soluções leves e baratas?

Material novo não encontrei nada dentro dos teus parâmetros :(
O mais parecido foi este:

RITCHEY COMP V2 31,6mm 350mm Probikeshop

Mas é de 350mm e ainda terias que adicionar os portes...

...
Em tempos, pouco depois de comprar a bike, deram-me uma pancada na roda em que esta dobrou bastante ....

Obrigado pela disponibilidade mas não é necessário. [;)]

Já pensei na opçao de roda nova, mas mesmo assim vou experimentar com outra roda de uma bike velha e ver... acho que nunca vi um caso de uma escora com defeito...

A da frente está impecavel, mas também não é v-brake, tem disco montado.

Acho que o problema não é na escora, pelo que disseste em tempos a roda levou uma grande pancada. Deve de ser mesmo na roda o problema [;)]

Acho que o problema não é na escora, pelo que disseste em tempos a roda levou uma grande pancada. Deve de ser mesmo na roda o problema [;)]

Talvez... recordo-me que na altura, aqui num "manel gt" das bikes, salvo erro um desempeno rondava os 300 ou 500 escudos, aquele foi para os dois contos!!
Mas a roda veio sem um unico desvio, muito boa mesmo... agora se mal raiada... já não digo nada.

Vou começar a equacionar a compra de roda nova. Em todo o caso aceitam-se ideias de resoluçao.

[;)]

Última edição:
Voltar
Superior